Aquário Nunext84 - Iniciante


Nunext84

Recommended Posts

Boas, sou o Nuno e estou a montar o primeiro aquario. Segui algumas indicações da loja onde comprei (Ornimundo).
Para já em cerca de 48h noto a agua muito turva (penso que esteja a ficar cada vez mais). Vou necessitar de ajuda e conselhos, a ideia é ter peixes de cardume. (Guppies e Neons na maioria)

 

1 - Nome do Aquário - Nunext

2 - Data da montagem - 12-05-2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil -
81 x 36 x 45 cm - 110L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - 
Pump Juwel ECCOFLOW 300 l/h Int.
4.2 - Termostato - Juwel AquaHeat 100 W
4.3 - Iluminação/Foto-período - NovoLux 80 LED - 10.5 W
4.4 - Sistema de CO2 - Pump Juwel ECCOFLOW 500 l/h Int.
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil -
Usei um que vem em balde recomendado pela loja na zona das plantas
5.2 - Substrato inerte
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
- Apenas pedras no fundo

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - 110 gotas de Aquaflorin - 110 gotas de BactoActive

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
- ainda sem peixes
7.2 - Quantidade e espécie
...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie -
3 Eleodea
8.2 - Quantidade e espécie
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - Temperatura 27º
9.2 - Frequência das TPA's
...
 
10 - Fotos
 
[gallery640x480]
[photo=http://i.picasion.com/resize85/cd1336fa41451dc610ada8c7a653d190.jpg][/photo]
[/gallery]

 
Editado por Nunext84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...
Necessito dos vossos conselhos e ajuda.
Tenho o aquario com agua a 3 dias e continua turva de branco e penso que a piorar. Pelo que tenho lido penso que já cometi alguns erros. Tinha substrato com poucas pedras por cima ou seja em contacto directo com a agua e abri com o dedo um espaço para plantar ou seja mais contacto teve ainda. 
Outro erro foi deixar quase 24h por dia a luz acesa. Hoje já ficou desligada.
Alem de turvo hoje tinha uma minhoca no vidro com um bocado (uma pontinha) da planta agarrada. Podia eventualmente já vir quando comprei a planta.

Devo fazer um TPA de alguma percentagem de agua? Agua da torneira devo tirar um dia antes para garrafões e só depois colocar no aquário?
Ou é normal esta situação por ser tudo novo e devo esperar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente a água branca será um boom de bactérias, é natural que aconteça. Podes fazer tpa's diárias mas não retires mais que 50% e usa água tratada com anti cloro e cloramida para não correres o risco de destruir as bactérias que começam a estar presentes no aquário.

Podes deixar repousar a água, mas quanto mais pequena a superfície exposta ao ar, mais tempo tem que ficar a repousar. Por exemplo, num garrafão evapora mais devagar que num alguidar. Se tiveres uma bomba de ar podes pôr dentro da água a tratar ( não é a bomba toda ). Aconselho te a comprar o seachem prime para tratares da água.

Se ainda tiveres areão, podes acrescentar. Agora não consigo pôr links, mas caso ainda não conheças, convém ler sobre o ciclo de azoto e não ponhas fauna enquanto tiveres dúvidas.

Cumprimentos

Edit : o que tens é só essa bomba? Isso não é um filtro, parece me apenas uma bomba de circulação.

E o sistema de co2 puseste o mesmo mas um modelo acima. Confirma o material que tens.

Desculpa estar sempre a editar mas, o fertilizante, um é só potássio e o outro não é fertilizante mas sim bactérias para o arranque do aqua e para quando fazes tpa's. Na minha opinião, não é necessário usares isso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leitura obrigatória, para começar bem e sem surpresas 

Em especial: Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário

E os vários tópicos fixos em: OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Biobox tenho estes 4 filtros... Tem espaço para mais um mas vem vazio.

https://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Filtering/Filter-media/Nitrax/
https://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Filtering/Filter-media/BioPad/
https://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Filtering/Filter-media/BioCarb/

https://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Filtering/Filter-media/BioPlus-fine/

O Aquario que comprei com todos os extras é este...
https://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Primo-Line-LED/Primo-110-LED/#sticky-navigationbar

Devo comprar alguns testes para fazer a agua de forma a saber quando posso colocar fauna?
Estive a ler o ciclo de azoto e já vi que cometi alguns erros de principiante... 

Acrescentar areão resolve em algo? Posso colocar uma camada de areão mais fino por cima.

Obrigado por todas a dicas e ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar testes de amónia, nitritos e Nitratos.

A sugestão de acrescentar areão foi porque disseste que a camada era fina. É muito importante que o fértil não esteja "em contacto " com a coluna de água.

Infelizmente essa filtragem biológica é das piorzinhas. Se tiveres possibilidade, começa a pensar num filtro melhor, um externo de preferência. Até lá podias arranjar matéria filtrante biológica como siporax, seachem matrix ou eheim bio mech, para adicionares a esse filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha já vou buscar mais um bocado de areão para garantir que o substrato fica bem "guardado", vou fazer um mini canteiro com areia mais fina nessa zona a ver se estabiliza.

Mais dicas são sempre bem vindas e necessárias.

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Estou prestes a completar a primeira semana. Tenho 3 Eleodeas plantadas e aparentemente duas morreram porque mudaram de tom para uma cor quase branca e perderam as folhas ou parte delas.Costuma acontecer ou algo mal com a agua?
Tinha temperatura nos 27º e já reduzi para cerca de 25.5º.

55ca823bffc6657cd0057a3ff400ec75.jpg

Editado por Nunext84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas, quando mudam de ambiente, (água diferente, paramentos químicos, temperatura, etc...) pode sofrer um processo que vulgarmente chamamos de "melt" onde a planta sacrifica parte da sua estrutura e depois volta a criar rebentos novos.

Pelo que li usaste fértil por baixo desse substrato/areão, dá tempo e tem paciência para ver se ela recupera...

Baixa a temperatura para 25ºC e mantém o foto período constante... Por exemplo 6 a 7 horas de iluminação com relógio de tomada. A luz não pode ligar só quando queremos olhar para o aquário, as plantas necessitam dela para a fotossíntese, o que fazemos é ajustar o ligar e desligar da iluminação de forma a desfrutar do aquário na altura que estamos em casa... Por exemplo ligar às 16h00 e desligar ás 22h00. (isto caso já não o tenhas assim :rolleyes: )

Se as plantas vingarem bem nesse areão, depois é podar e replantar ao lado para ir compondo a aumentando o volume vegetal que muito ajuda ao equilíbrio do sistema e à estética da composição.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,
Necessito de uma ajuda. Estive 3 dias fora e foi a minha vizinha a colocar comida aos peixes. Abusou bastante nas quantidades. 
Tenho Neons, Gyppies, mollys e coridora. 

Desde que voltei já morreram 2 das 3 coridora (limpa fundos) e a outra deve estar para morrer porque anda "mole". Pode ter sido o excesso de comida e só afectar os limpa fundos?
Vidros do aquario até ganharam verdete, algo que nunca tinha aparecido mas alem da comida ficou a luz ligada quase 3 dias.

Necessito das vossas opiniões. Todos os outros parecem bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Nunext84,

Primeira coisa que deves fazer é uma troca de pelo menos 40% de água, aproveitas a troca de água para limpar todo o verdete existente no aquário.
O verdete apareceu por 2 razões, possível alimentação a mais e luz em demasia, a luz em demasia causa stresse à fauna, e isso tornou-a vulnerável a possíveis doenças.

Faz o teste aos nitratos, os mesmos devem estar entre os 25ppm e os 40ppm.

Analisa bem o comportamento da fauna e se apresentam algo como pintas brancas, apodrecimento de barbatanas, barbatanas fechadas, nadar descontrolado, respiração ofegante, se estão sempre na superficie, etc, isso te ajudará a detectar a doença para a poderes tratar. Para o tratamento tens o eSHa 2000 e o eSHA EXIT vê a ficha de cada um tens lá todos os sintomas e possíveis curas.

Cumps, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda já iniciei o tratamento com ESHA 2000 a ver se resulta. Unica duvida é se devo aumentar a temperatura da agua neste caso ou manter.
Entretanto já perdi mais um Guppy e tenho um Neon sem rabo. (Até parece que perderam todos um bocado de cor)

Isto tudo possivelmente devido ao excesso de comida que tiveram durante 3 dias.

Para já vai em 4 mortes... Espero que tenha conseguido resolver o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes subir a temperatura para os 29/30º não mata as bactérias mas irá acelerar o metabolismo das mesmas fazendo com que morram mais depressa.

Quando eu utilizo tratamentos, não dou comida, não fertilizo, nem ligo a luz, mania minha mas acho lógico ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

Boas...
O pior cenário tem acontecido... Dos 8 neons restam 2 e não me parecem a 100%, um outro guppy não parece estar 100% tambem.
Subi a temperatura para 29º, agua ficou meio esverdiada com a aplicação do ESHA 2000 (normal certo ? )

Só esta noite morreram 6 peixes, já fiz um TPA de urgência mas a pouco acabou de morrer mais um Neon
Não sei mais o que fazer... se espero, meto sal, não sei... 

Esteve sempre tudo bem até ter passado 2 dias fora de casa e a minha vizinha ter colocado carradas de comida aos peixes em dois dias. (aquário ficou com algas nos vidros, peixes ficaram a respirar muito rápido e apareceram vários com caudas meio comidas ou podres...) fiz logo um TPA assim que cheguei mas desde esse dia (uma semana) já morreram 11 peixes. Desde ontem está com ESHA 2000

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Nunext84,

É normal a água ficar verde, não deves fazer tpa durante o tratamento, senão estás a dificultar o tratamento perdendo efeito, também não deves dar comida, e eu sempre que faço tratamento também não ligo a luz mania minha...... terá sido assim tanta comida? terá ficado comida no fundo que a tpa não removesse? consegues ver a olho nu alguns restos de comida no fundo?

Seja o que for, só te resta esperar que o tratamento faça efeito, agora quanto mais mexes pior fica, no final do tratamento se veres que o problema persiste repetes o tratamento até isso estabilizar.

Um conselho numa próxima ausência: Por 2 ou 3 dias não faz mal nenhum a fauna ficar sem comer, por vezes até é bom. Em relação à luz compra um temporizador e não te chateias mais com o ligar/desligar a luz.

Boa sorte e vai dando notícias!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizando aqui um pouco este terror...

Os Neons morreram todos (8) e as corydoras também (3). A Boa noticia é que a cerca de 48h que não tenho nenhuma morte e a fauna (embora ainda um pouco tipo assustada) já nada mais a meia agua, quando andavam quase sempre a superfície.

Agora vou esperar uns dias para estabilizar e depois reponho alguma fauna.

O Esha 2000 fiz 3 dias (1 forte e dois com meias doses como manda a embalagem) faço mais algum dia agora ou espero apenas?

Obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.