Eheim 2213 barulho constante


Recommended Posts

Olá a todos!

Coloco este tópico para vos pedir ajuda acerca do meu Eheim 2213.

Gostava de dizer que li os diversos tópicos relacionados com este filtro e com este problema, quer neste fórum, quer na Internet / Youtube.

Comprei um Eheim 2213 em segunda mão, sem garantia. Quando o ponho a funcionar, faz um barulho, que pode ser ouvido neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=L9pBoFT3Q2Q

O que já fiz para solucionar o problema:

- Lubrifiquei o iman com silicone - melhorou durante uns 30 segundos depois voltou a ficar igual

- Limpei tudo

- Confirmei que as duas borrachas (superior e inferior) do veio estão presentes

- Confirmei que o veio não está torto nem partido

- Tentei 1001 primings diferentes para excluir que seja ar.

- Contactei algumas lojas da zona para ver se me poderiam ajudar a identificar o problema, testando mudar alguns componentes (roto, veio, etc) mas cada peça testada tem que ser comprada.

Em anexo vão fotos do meu rotor e veio, para que possam ver que parecem integros (o aspeto viscoso do íman) é do silicone. As borrachas não se vêm bem na foto mas estão lá.

Assim, gostaria de saber se existirá alguem da zona do Porto que me pudesse ajudar a saber o que devo comprar (rotor? veio? outro), por exemplo intercalando componentes noutro 2213 para perceber onde será o problema.

Obrigado

[gallery640x480]
[album]4776[/album]
[/gallery]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas herpez

Olha eu já tive um 2213,e pelo que eu acho e

que tens que comprar um retor,porque esse

retor que mostras esta separado,e ele devia

estar intero,e não separado,mas qualquer das

maneiras,espera por outras opiniões.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Super cola 3, crazy glue ou cianoacrilato, eu sou do Porto e vivo cá, mas a cola que tenho foi-me oferecida há muito tempo e já não está funcional.

As peças que são atravessadas pelo veio têm de estar coladas uma à outra.

Limpas o silicone besuntado com álcool, deixas secar e depois, centrando as duas peças com a ajuda do veio (a 'ventoinha' e o íman já sem besuntado de silicone) aplicas umas gotas da super cola e aguardas. Não percas as borrachas, só as podes comprar com um novo conjunto de rotor e veio, por isso se estimares esse só daqui a uns 15 ou 20 anos terás de comprar outro. Mas limpa bem o besuntado, senão não cola. Depois de seco podes besuntar o veio, não é preciso porque é de cerâmica mas podes.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já tinha explicado isto em outro tópico, mas este é o teu problema, não precisas de gastar dinheiro....

Para já relativamente ao rotor (exemplo do 2213) o mesmo deve ser assim como a imagem abaixo, para além deste exemplo é importante que se verifique que o íman não esteja danificado (tipo lascado, como se a tinta de um carro de descolasse)

rotor.jpg

Depois deve-se verificar se o eixo (penso ser tipo porcelana) não ter um desgaste deformado ou estar mesmo partido, verificar a existência das duas borrachas onde esse mesmo veio vai rodar

 

m5bao2lDThqUzynj9DZOu_g.JPG

O rotor deve rodar livremente neste veio acima.

Temos de ter em conta que, se a entrada de água estiver a ser estrangulada pelo inflow (lily pipe com poucos cortes por exemplo) ou mesmo provocado pela sujidade é normal que o rotor faça muito barulho porque não está a rodar livremente, significa que o rotor está a tentar rodar mais rápido que a entrada da água e como não é possível rodar livremente essa pequena oscilação da hélice no eixo (plástico branco) acaba por fazer barulho que é a hélice a bater nos bloqueios....

Já cheguei a colar uma vez a hélice ao eixo (por não entender o motivo da oscilação) e funciona mas só funciona se o ferrares com a boca, se desligares o filtro e voltares a ligá-lo já não funciona, é necessária essa oscilação para provocar o arranque da hélice ferrando assim o filtro.

Explicando de outra forma:

Motor faz rodar o íman >> íman roda até bater no bloqueio >> após bater no bloqueio a hélice acompanha a velocidade do íman

Espero ter conseguido explicar de uma forma clara sem complicar muito :(

Cumps,

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutes ago, Miguel Simões said:

 

Boas,

Já tinha explicado isto em outro tópico, mas este é o teu problema, não precisas de gastar dinheiro....

Para já relativamente ao rotor (exemplo do 2213) o mesmo deve ser assim como a imagem abaixo, para além deste exemplo é importante que se verifique que o íman não esteja danificado (tipo lascado, como se a tinta de um carro de descolasse)

...

Depois deve-se verificar se o eixo (penso ser tipo porcelana) não ter um desgaste deformado ou estar mesmo partido, verificar a existência das duas borrachas onde esse mesmo veio vai rodar

..

O rotor deve rodar livremente neste veio acima.

Temos de ter em conta que, se a entrada de água estiver a ser estrangulada pelo inflow (lily pipe com poucos cortes por exemplo) ou mesmo provocado pela sujidade é normal que o rotor faça muito barulho porque não está a rodar livremente, significa que o rotor está a tentar rodar mais rápido que a entrada da água e como não é possível rodar livremente essa pequena oscilação da hélice no eixo (plástico branco) acaba por fazer barulho que é a hélice a bater nos bloqueios....

Já cheguei a colar uma vez a hélice ao eixo (por não entender o motivo da oscilação) e funciona mas só funciona se o ferrares com a boca, se desligares o filtro e voltares a ligá-lo já não funciona, é necessária essa oscilação para provocar o arranque da hélice ferrando assim o filtro.

Explicando de outra forma:

Motor faz rodar o íman >> íman roda até bater no bloqueio >> após bater no bloqueio a hélice acompanha a velocidade do íman

Espero ter conseguido explicar de uma forma clara sem complicar muito :(

Cumps,

Tentando sistematizar a resposta...

Antes de tudo, muito obrigado pela ajuda.

Confesso que já tinha lido o post que o Miguel Simões tinha publicado, mas não tinha entendido.

Do que consigo apurar:

- o veio e as borrachas estão integras. 

- A hélice rodas ~5-10 mm para cada lado, sendo que após essa distancia sente~se uma resistência mas que é ultrapassável...

Assim, sugerem -me colar os componentes 1 e 2 da imagem anexa, de maneira a que rodem juntos sobre o veio, ou seja, quando o iman rodar, a helice tb roda?

large_IMG_20170505_194551_jpg_0b823684ad

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, herpez disse:

Tentando sistematizar a resposta...

Antes de tudo, muito obrigado pela ajuda.

Confesso que já tinha lido o post que o Miguel Simões tinha publicado, mas não tinha entendido.

Do que consigo apurar:

- o veio e as borrachas estão integras. 

- A hélice rodas ~5-10 mm para cada lado, sendo que após essa distancia sente~se uma resistência mas que é ultrapassável...

Assim, sugerem -me colar os componentes 1 e 2 da imagem anexa, de maneira a que rodem juntos sobre o veio, ou seja, quando o iman rodar, a helice tb roda?

Conforme disse o nosso amigo Filipe, é exactamente isso!! ;)

Dica: Limpar bem a zona a colar e usar uma única marca de cola super 3 que é a CEYS, é tipo pilhas duracell, dura....e dura...e dura!

Fico aguardar o resultado final ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho aqui UHU, serve?

Última questão antes de colar... Coloco cola apenas na borda superior do íman / bordo inferior da parte branca da hélice, ou vale também a pena pôr cola dentro do íman onde vai entrar o tubo branco da hélice?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, herpez disse:

Tenho aqui UHU, serve?

Última questão antes de colar... Coloco cola apenas na borda superior do íman / bordo inferior da parte branca da hélice, ou vale também a pena pôr cola dentro do íman onde vai entrar o tubo branco da hélice?

Sim podes colar também o íman ao tubo onde é "enfiado", ou seja fica melhor colado.

UHU, mas é super cola 3 ou cola normal? se for cola normal não é muito viável.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, sim pode ser, essa marca tb é viável, força com isso e depois dá novidades! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está colado.

Amanha testo ligar o filtro... Se fosse agora este seria o meu ultimo post pois a patro matava-me.

Até amanha entao.

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvido!!!

Mega obrigado!!

Antes de vir aqui andei em fóruns internacionais, pesquisas, etc.

E aqui em 1 dia resolveram.

Ajudaram e sabem mais que todas as lojas que contactei.

Um enorme obrigado!!!

Vejam o vídeo

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, herpez disse:

Resolvido!!!

Mega obrigado!!

Antes de vir aqui andei em fóruns internacionais, pesquisas, etc.

E aqui em 1 dia resolveram.

Ajudaram e sabem mais que todas as lojas que contactei.

Um enorme obrigado!!!

......

Bom dia herpez!

Fico contente por ter ficado resolvido e teres poupado algum dinheiro, esse é o nosso intuito neste mundo que nem tudo é barato e o dinheiro deve ser bem investido!

Obrigado pelas tuas palavras e agora já sabes onde te dirigir quando precisares de ajuda ;) ;)

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pedindo desde já desculpa pela piada fácil, cito a Candace, irmã do Phineas e do Ferb, da (fantástica) série homónima e pergunto: Esse filtro está ligado a quêêêêêêê?

Podes criar outro tópico na boa, não precisa de ser aqui a resposta, na série também há episódios duplos.

Se não tiveres um ornitorrinco podes quitar uma tarta que quase não se nota a diferença, não sei é se será tão eficaz a lutar com o Prrofesorr Doofenshmirtz...

Abraço

Editado por babykhan
erro, eficaz em vez de eficaze
Link to comment
Partilhar nas redes sociais