Big Dream (60L)


joaoaraujo

Recommended Posts

Bom dia malta, comecei a tão esperada montagem do aquário, passado alguns anos lá consegui montar o aqua outravez. Reaproveitando o que já tinha. Por agora só tenho 2 fotos e não são as melhores, tirei quando fiz o hardscape e foi até as tantas da manha porque o trabalho não me permite faze-lo mais cedo, o aquário já está plantado assim que tiver mais tempo tiro umas fotos melhores e posto.

BIG DREAM 
2 - Data da montagem

4/5/2017
3 - Dimensões do aquário 
60x30x30 - 60 L

4 - Equipamentos Instalados
Não me lembro da marca ; Mas acho que era Resun External Canister; (Para trocar)
4.2 - Termostato
EHEIM 150W - a 22º;

4.3 - Iluminação/Foto-período
Calha Chihiros A601
39W
8000º Kelvins
4800 lumen
Por agora 6 Horas , e a metade da força .

4.4 - Sistema de CO2 -
Para já sem co2; Agradecia alguma ajuda sem gastar muito dinheiro para a compra de um sistema .
4.5 - Outro equipamentos adicionais
Lily Pipe Outflow;
Lily Pipe Skimmer Inflow;

5 - Substratos & decorações
5.1 -
Tropica Plant Growth
5.2 - ADA Amazonia + Areia de Silica "Sugar size"

5.3 - Dragon Stone; Petrified Wood; Red Moor Branch x1


6 - Fertilização 
Plano de fertilização Estimative Index com Micro e Macro Nutrientes;
3x semana 25ml Macros ;
12/13 ml por semana Micros;

Macro:
  • Fosfato
  • Nitrato
  • Potássio
  • Magnésio

Micro:

  • Ferro (Fe) 7,4 CX%
  • Manganês (Mn): 3,3%
  • Zinco (Zn): 0,6%
  • Boro (B): 0,71%
  • Cobre (Cu): 0,25%
  • Molibdenio (Mo): 0,1%

 

7 - Fauna
Ainda nada decidido , apenas que vai ter com certeza red cherry's

8 - Plantas
Alternanthera Reinickii Mini
Hydrocotyle Tripartita
Hygrophila Siamensis
Hemianthus Micranthemoides
Eleocharis Mini
Anubia Barteri
Hemianthus calitrichoides
Rotala sp. 'Vietnam
Micranthemum umbrosum
Hemianhtus glomeratus
Riccardia chamedrifolia
Fissidens fontanus
Erect moss

9 – Observações
Para já ainda não tenho parametros da água , está a ciclar , e os testes mandei vir e ainda não chegaram.
Preciso de trocar o filtro pois está a verter agua e não tem um caudal muito forte é quase minimo, precisava de concelhos para 1 filtro externo bom para este aquário ou se alguem tiver 1 que me mande MP para fazermos negócio.
 
 
10 - Fotos
Deixo apenas duas fotos que tirei na altura , já está plantado quando puder ponho fotos com as plantas introduzidas.
 
IMG_0541.jpg
Frontal
IMG_0543.jpg
Upview
Editado por joaoaraujo
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João
Bem vindo de volta ao hoby.

Em relação ao layout está engraçado mas acho que devias dar um jeito nas pedras que dividem os substratos assim estão com um aspecto muito artificial.

Em relação ao filtro para essa litragem não é difícil é apenas uma questão de carteira e gosto.
Podes optar pelo eheim eccopro 130 por exemplo que custa na ordem de 90 euros e faz cerca de 500 l/h podes optar pelo jbl cristalprofi e901 mais caro 10 ou 15 euros nas faz 900 l/h tens os fluval 106 ou 206 também dentro da mesma gama de potências e preços.
Tudo depende do que quiseres gastar.

A minha experiência e com eheim e jbl e são ótimos filtros.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João bom dia.
Bom projecto em curso.

Em relação ao filtro eu optaria pelo Eheim Eco 300 uma vez que tens Lily Pipes e eles retiram muita força ao filtro.
Por isso um filtro mais potente para compensar e até servir para o futuro.

Dentro dele aplicava cerâmicas da Equo Stilla e lã.
Não metia mais nada.

Sobre o CO2 tens um tópico meu no fórum do Co2.
Fazes um sistema completo para qualquer aquario com menos de 80 euros na boa.
Vai lá ver esse tópico. Ficas muito bem servido.

Para regulares o CO2 podes ir ao tópico do André "Cristal Wood" e lê lá o que lhe disse.

Fertilização.. qual a receita completa que aplicas?
Eu para 60 litros não usava "EI ".
Mas descreve a receita completa para vermos isso. Não alargues muito os horizontes com o "Ei"..

Se me recordo essa Amazónia é reaproveitada certo?
À quanto tempo a tinhas armazenada?

A que altura está a calha de luz até ao fundo do aquario?

Nota : Fazes muito bem em arrancar com ela a 50%. Agora uma dúvida.. Esses 50 % equivale a dizer que está com 2400 lúmens?

Concordo e aconselho que arranques mesmo devagar e durante o primeiro mês deixa as plantas enraizarem bem bem, irem ganhando corpo a pouco e pouco (até porque sem co2..) e a partir do segundo mês mais coisa menos coisa vais acelerando o motor à máquina a pouco e pouco.
É como se estivesses a fazer a rodagem ao carro..
Na fase inicial menos é mais!
Podes até poder dar mais tempo de foto período se a luz andar nos 3000 lúmens.
Menos gás a púchar da máquina mas mais tempo de rolamento topas

Devagarinho vais ver as plantas dia após dia e com calma a ganharem vida.
Crescimento lento mas sustentado.
Sem pressas .. que é o maior inimigo deste hobby e não as algas.. as algas somos nós que as fazemos por falta de paciência . Queremos resultados rápidos e neste hobby isso não é bom conselheiro.

TPA ? Que cadência vais fazer?

Abraço



Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto do layout, sempre gostei de ver "praias". Mas prepara te que essa areia branquinha vai exigir muita manutenção para se manter assim, tanto por causa das algas, como dejectos e o substrato.

Quanto ao co2, dá uma vista de olhos nos nossos patrocinadores e também à co2art, recente patrocinador dos aquários Hope e Harmony. Aproveitas e vê também os lilly pipes.

Quanto ao E. I., eu gosto e uso num aquário muito semelhante ao teu, medidas idênticas, mesma calha, amazonia. Tenho é a mão leve e fertilizo, digamos, cerca de 40% do recomendado e pela receita da aquariumplantfood uk ( na minha opinião a melhor) com a calha no nível 4. O filtro que uso é o 2213, chega mas preferia o ecco pro 300.
Cumprimentos

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Filipe Sampaio disse:

Boas João
Bem vindo de volta ao hoby.

Em relação ao layout está engraçado mas acho que devias dar um jeito nas pedras que dividem os substratos assim estão com um aspecto muito artificial.

Em relação ao filtro para essa litragem não é difícil é apenas uma questão de carteira e gosto.
Podes optar pelo eheim eccopro 130 por exemplo que custa na ordem de 90 euros e faz cerca de 500 l/h podes optar pelo jbl cristalprofi e901 mais caro 10 ou 15 euros nas faz 900 l/h tens os fluval 106 ou 206 também dentro da mesma gama de potências e preços.
Tudo depende do que quiseres gastar.

A minha experiência e com eheim e jbl e são ótimos filtros.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Boas Filipe,
Pois achei o mesmo até começar a encher o aquário com a ideia de depois de ter água iria mudar as pedras mas como azelha que sou a encher o aquário as pedras com a força da água deram umas voltas sozinhas e acabei por achar engraçado vê nas fotos em baixo bang Pena ter o substrato amazonia misturar um pouco com a areia de silica mas com paciência e jeito aquilo já vai ao sitio. 

Se encontrar um usado "novo" dessas marcas referidas irei optar por tal , se for para comprar novo irei com certeza para a marca eheim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, PAFS disse:

Olá João bom dia.
Bom projecto em curso.

Em relação ao filtro eu optaria pelo Eheim Eco 300 uma vez que tens Lily Pipes e eles retiram muita força ao filtro.
Por isso um filtro mais potente para compensar e até servir para o futuro.

Dentro dele aplicava cerâmicas da Equo Stilla e lã.
Não metia mais nada.

Sobre o CO2 tens um tópico meu no fórum do Co2.
Fazes um sistema completo para qualquer aquario com menos de 80 euros na boa.
Vai lá ver esse tópico. Ficas muito bem servido.

Para regulares o CO2 podes ir ao tópico do André "Cristal Wood" e lê lá o que lhe disse.

Fertilização.. qual a receita completa que aplicas?
Eu para 60 litros não usava "EI ".
Mas descreve a receita completa para vermos isso. Não alargues muito os horizontes com o "Ei"..

Se me recordo essa Amazónia é reaproveitada certo?
À quanto tempo a tinhas armazenada?

A que altura está a calha de luz até ao fundo do aquario?

Nota : Fazes muito bem em arrancar com ela a 50%. Agora uma dúvida.. Esses 50 % equivale a dizer que está com 2400 lúmens?

Concordo e aconselho que arranques mesmo devagar e durante o primeiro mês deixa as plantas enraizarem bem bem, irem ganhando corpo a pouco e pouco (até porque sem co2..) e a partir do segundo mês mais coisa menos coisa vais acelerando o motor à máquina a pouco e pouco.
É como se estivesses a fazer a rodagem ao carro..
Na fase inicial menos é mais!
Podes até poder dar mais tempo de foto período se a luz andar nos 3000 lúmens.
Menos gás a púchar da máquina mas mais tempo de rolamento topas emoji4.png

Devagarinho vais ver as plantas dia após dia e com calma a ganharem vida.
Crescimento lento mas sustentado.
Sem pressas .. que é o maior inimigo deste hobby e não as algas.. as algas somos nós que as fazemos por falta de paciência emoji111.png. Queremos resultados rápidos e neste hobby isso não é bom conselheiro.

TPA ? Que cadência vais fazer?

Abraço



Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Olá PAFS,

Bem ainda não comecei a fertilização mas comprei os pós no OLX, e perguntei qual o plano apenas me disse aquilo que referi no setup mais o que continha cada "pó" , vieram 2 sacos , um de macros e outro de micros. Estarei a fazer mal em aplicar essa fertilização?

O substrato há algum tempo não me recordo :s
A calha está a uns 25 cm penso eu mais os 30 cm do aquário , a calha está apenas com os suportes que vem no pacote da chihiros.Não tenho possibilidades de medir os lumens da calha, apenas a olho sendo que a calhar na força máxima está no 6 click do dimmer eu apenas pus 3 clicks.

Amanha (domingo) dia de TPA irei fazer 30% todas as semanas . Achas que devo fazer mais frequente ? Menos ou mais do que 30%?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Inácio Sanches disse:

Também gosto do layout, sempre gostei de ver "praias". Mas prepara te que essa areia branquinha vai exigir muita manutenção para se manter assim, tanto por causa das algas, como dejectos e o substrato.

Quanto ao co2, dá uma vista de olhos nos nossos patrocinadores e também à co2art, recente patrocinador dos aquários Hope e Harmony. Aproveitas e vê também os lilly pipes.

Quanto ao E. I., eu gosto e uso num aquário muito semelhante ao teu, medidas idênticas, mesma calha, amazonia. Tenho é a mão leve e fertilizo, digamos, cerca de 40% do recomendado e pela receita da aquariumplantfood uk ( na minha opinião a melhor) com a calha no nível 4. O filtro que uso é o 2213, chega mas preferia o ecco pro 300.
Cumprimentos

Hahah quanto á "praia" tarde demais , quando fui encher o aquário lá se misturou pó e substrato por cima , mas irei com muita paciencia fazer o melhor que posso para deixar a praia impec (:
Irei me informar quanto ao c02 obrigado. 
Já agora podes deixar link dessa receita ? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE
O que acham em relação à posição dos lily pipes? Acham que vou ter algum angulo morto? Ou esta bom assim? 
Sim o aquário não está cheio pois o filtro verte água, estou a tentar encontrar outro filtro para a troca do mesmo. :s 
Amanha vai ser dia de TPA, irei tentar remover o substrato da areia da silica e o pó que está nas folhas das plantas e encher até ao topo o aquário
Estou à espera que os testes que encomendei cheguem e irei postar parâmetros da água. (Testes King British alguem tem feedback sobre eles?)


Irei quando tiver tempo, tirar umas fotografias melhores. O que acham? Venha daí esse feedback (;

S2XBEXN.jpglNxp4U6.jpgAiktzLP.jpgxg8A29E.jpgpG8BmXQ.jpgDIpYmN7.jpgofD0lDL.jpgVoCZcpF.jpgI9FoiC9.jpg92dNHJK.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou muito verdinho no aquascaping, mas posso te dizer que se conseguires arranjar outra(s) Dragon stone e substituir a grande atrás, melhorava bastante. E na minha opinião também retirava já a praia, não está a acrescentar nada assim suja.

No outro post, não sei porquê mas pensei que ainda andavas a procura de lilly pipes .
Tu serás a melhor pessoa para avaliar a melhor posição do inflow e outflow, mas para mim o ideal é estarem sempre os dois do mesmo lado, lembra te que debaixo do outflow deve ser normalmente a zona com menos circulação, logo compensas um pouco essa falta de circulação ao ter o inflow a puxar água.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha que até gosto mais da "praia" assim parece natural... E no geral gosto do potencial do layout, apenas tinha usado pedras iguais, mas não é por ai...

Os lily é experimentares, mas acho que optimivas a corrente da coluna de água e também à superfície uma vez que tens skimmer, se colocares tudo a esquerda, mas ai é mesmo na base da experimentação.

Sobre o uso do E.I. eu uso desde do início neste hobby e nunca tive problemas com algas! Podes usar receitas ou podes adaptar usando calculadoras para o efeito onde sabes que x gramas de cada composto adicionam x ppm de cada macro

No meu caso a diferença é que nunca abandonei os testes por completo... Principalmente num início de montagem ou vou fazendo alguns ajustes em face do crescimento e propagação das plantas bem como dos nitratos e fosfatos gerados pelos dejectos da fauna e adição de alimento.

Depois de atingir o equilíbrio sabendo o que se gera e o que se consome "afino" as soluções de férteis entrando em modo velocidade cruzeiro sem grandes preocupações e sempre com a TPA semanal.

Agora se ainda não tens CO2 tens de adaptar mesmo, pois adicionar nutrientes com base no E.I. sem CO2 não vai resultar com as quantidades médias que são indicadas nas calculadoras ou receitas. Eu não usaria essas misturas que compraste sem saber em concreto a sua composição...

Não vou defender teses nem dizer que outros métodos não funcionam...! Ai assim como noutros aspectos da aquariofilia sou muito pragmático.

Mais que uma opinião ou conselho deixo a minha experiência e na relação qualidade preço, sais férteis foi a forma mais económica e eficaz para mim...

Mas não é comprar misturas feitas, tens aqui no fórum uma loja patrocinadora que tem sais de qualidade, produto nacional e podes comprar tudo em separado para os macros (KNO3, KH2PO4, MsSO4*7H20, KCL) 

Agora reforço sem CO2 a fertelização tem de ser muito pouca e moderada.

Uma questão, colocaste o tópico em LOW-TECH, mas não é esse o conceito que vais seguir pelo que percebi vais mesmo adicionar CO2 certo?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

Não compres as coisas sem primeiro informares-te bem..

Bastava-te o teste de no3 da jbl. Ficavas bem servido e com um teste cuja margem de erro é mínima.

Isso aí das tiras..
Agora já está

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Inácio Sanches disse:

Sou muito verdinho no aquascaping, mas posso te dizer que se conseguires arranjar outra(s) Dragon stone e substituir a grande atrás, melhorava bastante. E na minha opinião também retirava já a praia, não está a acrescentar nada assim suja.

No outro post, não sei porquê mas pensei que ainda andavas a procura de lilly pipes emoji5.png.
Tu serás a melhor pessoa para avaliar a melhor posição do inflow e outflow, mas para mim o ideal é estarem sempre os dois do mesmo lado, lembra te que debaixo do outflow deve ser normalmente a zona com menos circulação, logo compensas um pouco essa falta de circulação ao ter o inflow a puxar água.

Irei colocá-los lado a lado , vai ter de ser no lado esquerdo à frente pois a trás como tem relevo não cabe o inflow.
 

há 8 horas, Pedro Bernardo disse:

Boas

Olha que até gosto mais da "praia" assim parece natural... E no geral gosto do potencial do layout, apenas tinha usado pedras iguais, mas não é por ai...

Os lily é experimentares, mas acho que optimivas a corrente da coluna de água e também à superfície uma vez que tens skimmer, se colocares tudo a esquerda, mas ai é mesmo na base da experimentação.

Sobre o uso do E.I. eu uso desde do início neste hobby e nunca tive problemas com algas! Podes usar receitas ou podes adaptar usando calculadoras para o efeito onde sabes que x gramas de cada composto adicionam x ppm de cada macro

No meu caso a diferença é que nunca abandonei os testes por completo... Principalmente num início de montagem ou vou fazendo alguns ajustes em face do crescimento e propagação das plantas bem como dos nitratos e fosfatos gerados pelos dejectos da fauna e adição de alimento.

Depois de atingir o equilíbrio sabendo o que se gera e o que se consome "afino" as soluções de férteis entrando em modo velocidade cruzeiro sem grandes preocupações e sempre com a TPA semanal.

Agora se ainda não tens CO2 tens de adaptar mesmo, pois adicionar nutrientes com base no E.I. sem CO2 não vai resultar com as quantidades médias que são indicadas nas calculadoras ou receitas. Eu não usaria essas misturas que compraste sem saber em concreto a sua composição...

Não vou defender teses nem dizer que outros métodos não funcionam...! Ai assim como noutros aspectos da aquariofilia sou muito pragmático.

Mais que uma opinião ou conselho deixo a minha experiência e na relação qualidade preço, sais férteis foi a forma mais económica e eficaz para mim...

Mas não é comprar misturas feitas, tens aqui no fórum uma loja patrocinadora que tem sais de qualidade, produto nacional e podes comprar tudo em separado para os macros (KNO3, KH2PO4, MsSO4*7H20, KCL) 

Agora reforço sem CO2 a fertelização tem de ser muito pouca e moderada.

Uma questão, colocaste o tópico em LOW-TECH, mas não é esse o conceito que vais seguir pelo que percebi vais mesmo adicionar CO2 certo?

Também gosto da "praia" assim, sim irei colocar os lily pipes nas esquerda (;

Pois secalhar irei fertilizar com tropica, por agora as plantas tem o boost da tropica growth plant... Coloquei o tópico aqui pois ainda não tem CO2, e até arranjar ainda vai demorar .

há 7 horas, PAFS disse:

João,

Não compres as coisas sem primeiro informares-te bem..

Bastava-te o teste de no3 da jbl. Ficavas bem servido e com um teste cuja margem de erro é mínima.

Isso aí das tiras..
Agora já está emoji36.png

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

PAFS embora tenha lido muito , e muito mais para ler optei por comprar aqueles vamos ver , no futuro irei informar-me melhor . Assim que chegarem irei postar parâmetros dos mesmos. 
Reparei que o inflow está de lado ou é impressão minha?:eusathink:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está de lado mesmo por baixo do outflow que é onde ocorre menos circulação de água. Repara que que o meu inflow tem 10 inlets. E deitado como está suga a água de uma forma que estando em pé não sugaria. É como se tivesse uma corrente horizontal ao invés da vertical. Púcha a água do centro todo do aquario. Na vertical não tem tanto lastro. Já testei com corante e bolinhas de esferovite. As diferenças são notórias.
Agora num inflow de 5 inlets não sei dizer..
Abracao

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, PAFS disse:

Está de lado mesmo por baixo do outflow que é onde ocorre menos circulação de água. Repara que que o meu inflow tem 10 inlets. E deitado como está suga a água de uma forma que estando em pé não sugaria. É como se tivesse uma corrente horizontal ao invés da vertical. Púcha a água do centro todo do aquario. Na vertical não tem tanto lastro. Já testei com corante e bolinhas de esferovite. As diferenças são notórias.
Agora num inflow de 5 inlets não sei dizer..
Abracao

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Boa dica não fazia a minima (:
O meu é impossivel por causa do skimmer , mas também tem 10 não 5 xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joaoaraujo

Tá muito bom,gostei do teu layout,os meus parabéns,

agora acho que devias de mudar a anubia para o lado

da pedra grande,onde esta mais sombra,porque as 

anubias com muita luz directa criam algas,e ficam feias,

de resto,boa sorte.

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas joaoaraujo

Tá muito bom,gostei do teu layout,os meus parabéns,

agora acho que devias de mudar a anubia para o lado

da pedra grande,onde esta mais sombra,porque as 

anubias com muita luz directa criam algas,e ficam feias,

de resto,boa sorte.

Comp: Álvaro Silva

Olá Álvaro Silva,
muito obrigado (:
Eu acho que vou dividir o rizoma em dois o que achas? e por os dois do outro lado como tu dizes..

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joaoaraujo

Se o rizoma e grande e der para cortar,ate podes

cortar,mas não tens lugar para as duas anubias

há sombra,uma delas vai ficar mais exposta há

luz,talvez deixares as plantas crescerem mais

e ai divides a anubia,e colocas onde elas fiquei

mais há sombra.

Abraços Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

UPDATE 4/6/2017 - 1 Mês
 

Boa noite, trago um update do meu setup.

Upgrade no filtro

  •  Comprei usado o preço foi mesmo bom, Eheim Professional 3 350 , com litragem máxima de 1050 L/H, 16 w . Com válvula de ajuste de corrente senão iria parecer um vendaval dentro do aquário bang estou com os pipes que vierem no filtro porque encomendei uns redutores de mangueiras de 16/22 mm para 12/16 mm e ainda não chegaram para puder por os meus lily pipes . (parecem uns monstros dentro do aquário) .

Upgrade na fauna 

  • 6 Red Cherry;
  • 4 CRS
  • 2 Otocinclus Affinis
  • 2 Neritas
  • 1 Ancistrus sp.

Tenho fertilizado com Tropica Premium (4x -1 Push por dia 4,8ml ) e Tropica Specialized (2x - 2,4ml).  Ainda a ver de co2.

Os Red Cherry's não vinham ovadas , ovaram cá no aquário mas passado algum tempo 2 que tinham bastantes ovos foram deixando de ter quer dizer o que? nasceram ou perderam os ovos? (exemplo foto em baixo antes cheia de ovos agora só 3 ou quatro ).

E agora as fotos 

N4dv6yg.jpg

52iSncN.jpg

wvl0pxv.jpg475f5b81cf.jpg

475f81cf19.jpg

475f94e97b.jpg4763a52a15.jpg476395c6f4.jpg476424729e.jpg476464de57.jpg476440dca5.jpg47647d0de8.jpg4764046de0.jpg47641498a2.jpg476409e3fd.jpg4763dbdffd.jpg

Feedback? (:

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito o aquário, com aspecto bem saudável.

Quanto tempo passou entre veres as gambinhas ovadas e o desaparecimento de ovos? Normalmente, pela minha ainda curta experiência em camarões, quando nascem, nascem praticamente todos num curto espaço de tempo. Se elas estavam cheias e andam com menos ovos pode ser por vários motivos, stress é um deles e pode vir de uma mudança brusca nos parâmetros da água(temperatura, ph, tds... ) ou então por se sentirem ameaçadas.

Já li em algum sítio mas não me lembro onde, (desculpa mas no meio de tanta coisa que leio) que a restrição de caudal tem um limite na ordem dos 35% para períodos mais longos. Mais do que isso não é saudável para o filtro.

Edit : li o manual do pro 4, pois são semelhantes e nada diz sobre a redução, no site até é uma das características em evidência.

Mas no manual da jbl já alertam para não reduzir o caudal em mais de metade

6958ee865be2934bd61ecd9b6cb70ba5.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Inácio Sanches disse:

Está bonito o aquário, com aspecto bem saudável.

Quanto tempo passou entre veres as gambinhas ovadas e o desaparecimento de ovos? Normalmente, pela minha ainda curta experiência em camarões, quando nascem, nascem praticamente todos num curto espaço de tempo. Se elas estavam cheias e andam com menos ovos pode ser por vários motivos, stress é um deles e pode vir de uma mudança brusca nos parâmetros da água(temperatura, ph, tds... ) ou então por se sentirem ameaçadas.

Já li em algum sítio mas não me lembro onde, (desculpa mas no meio de tanta coisa que leio) que a restrição de caudal tem um limite na ordem dos 35% para períodos mais longos. Mais do que isso não é saudável para o filtro.

Edit : li o manual do pro 4, pois são semelhantes e nada diz sobre a redução, no site até é uma das características em evidência.

Mas no manual da jbl já alertam para não reduzir o caudal em mais de metade

6958ee865be2934bd61ecd9b6cb70ba5.jpg

Olá Inácio Sanches,

Obrigado pelo resposta. Os parâmetros  devem (pelo menos eu acho, tenho de comprar uns testes mais fiáveis) andam sempre iguais não sei do que possa ser vamos esperar e ver. O filtro está a metade do caudal , assim que tiver os lily pipes irei aumentar um pouco mais pois reduzem os mesmos reduzem muito o fluxo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, brunofasoares disse:

Viva João,

Sempre compraste os testes da King British? O que achaste?

Boas Bruno,

Sim comprei, são difíceis de comparar na escala cromática . Mas quando os tive pelo sim pelo não fiz testes a água da rede e deu-me cores de comparação diferentes por isso alguma coisa ali é verdade bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João. Tenho um 5 em 1 da marca Aquili mas falta-lhe o teste de amónia. Era uma hipótese para a próxima compra. Mas se tiveste dificuldade na leitura é melhor continuar a pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, brunofasoares disse:

Obrigado João. Tenho um 5 em 1 da marca Aquili mas falta-lhe o teste de amónia. Era uma hipótese para a próxima compra. Mas se tiveste dificuldade na leitura é melhor continuar a pesquisar.

Se fores comprar compra da JBL, como o PAFS disse, são bastante fiáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.