Honey, I shrimped the kids.


Recommended Posts

Viva pessoal,

Sou membro do fórum já à uns anos e nunca fiz um post porque nunca consegui colocar fotos. Vamos ver se é desta.

Como o próprio título diz, é um aquário montado para camarões, neste caso para reprodução. A espécie ainda está a ser escolhida mas muito provavelmente será para caridina.

Antes de mais o setup (se me esquecer de alguma coisa digam s.f.f.):

- Estrutura metálica de 100x70x40 (AxCxL);

- Aquário 62x30x35 (CxLxA);

- Calha com lâmpada T8 de 15W;

- Eheim Ecco Pro 300

- H.E.L.P. Shrimp Soil;

- Musgo de Java, Fontinalis Antipyretica Gigantea, Heteranthera Zosterifolia, Feto Windelow, Bucephalandra Deep Purple e Feto Trident (em substituição das Anubias Bonsai).

- Neocaridina Blue Dream (e descendência), 2 Ottocinclus Affinis.

 

A estrutura é em aço galvanizado, com tampo em madeira, forrado (impermeabilizado) e colado por mim. Espero que se aguente bem. Não quero ver o meu aquário no chão.

O aquário foi comprado em 2ª mão mas está impecável, apenas um risco pequeno no vidro da frente mesmo a meio e sempre que olho para ele a primeira coisa que vejo é o raio do risco. Acho que é porque sei que ele está lá. Acontece a mais alguém, ou sou só eu que sou "paranóico" com estas coisas.

A calha já tinha cá por casa. Podia usar a que comprei junto com o aquário, mas como é uma calha com 2 lâmpadas de 36w cada uma, e na minha opinião é muita luz para um aquário de camarões, especialmente tão low-tech que é, decidi não arriscar. O mal é que as lâmpadas não dão para ligar individualmente, senão seria uma excelente opção. Como não percebo muito de electricidade prefiro não estragar uma boa calha, e ter um pouco de luz a menos. Já falei com um amigo a ver se ele consegue arranjar maneira de ligá-las em separado. Aqui acho que vou ter de alterar alguma coisa, porque 15w também me parece pouco. Para já não há alternativa.

O filtro é um Eheim Ecco Pro 300 que já comprei à muitos anos e continua a funcionar perfeitamente. Além de silencioso e económico, acho que chega e sobra para esta montagem. Tem sido utilizado em muitos aquários deste tamanho e a maior parte deles plantados, alguns com níveis de exigência média-elevada e sempre correspondeu muito bem. Neste aspecto estou muito bem servido.

O solo já utilizo noutros aquários de criação de camarões e tem sido uma boa escolha. Os outros têm cerca de 36 litros, este um pouco maior e espero que mantenha a qualidade mesmo em aquários com mais litragem.

Como plantasarrow-10x10.png utilizei o musgo de Java dado fornecer bom esconderijo, a Heteranthera Zosterifolia dado o seu crescimento rápido e ajuda no consumo de nutrientes em excesso, umas Anubias Bonsai, Fetos Windelow e a belíssima Bucephalandra Deep Purple como decoração. Vieram de outros aquários que tenho, escepto os fetos que foram oferta de um membro aqui do fórum a quem agradeço novamente (Grande abraço) e a Buce foi escolha de outra pessoa, mas foi uma excelente escolha.

Agradeço a vossa opinião e espero que gostem.

 

O espaço já com a estrutura:

DSC_1293_zpsoevznbkk.jpg

 

O espaço com a estrutura e já com o aquário. Esta calha é a que tem as 2 lâmpadas. Mais à frente vão ver a diferença entre a luminuzidade de uma e da outra.

DSC_1323_zpstbpdqr8e.jpg

 

Já com o layout quase definido.

DSC_1329_zpszglpvgkc.jpg

 

Entretanto já com mais algumas alterações. Ainda não será o layout final, mas não deve alterar muito.

DSC_1362_zpst4vwoo0z.jpg

 

Agora já com a calha de 15w apenas. Penso que para camarões não é preciso muito mais. Mesmo assim gostava de ter pelo menos 24w. Acho que seria o ideal. O que acham?

DSC_1376_zps4at6tphp.jpg

O aquário está a ciclar à uma semana.

Editado por brunofasoares
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, brunofasoares disse:

.........

Entretanto tentei colocar aqui umas fotos que tenho no photobucket e não consegui. Se me disseram como fazem ou que programa usam agradeço. Não queria ter um post, especialmente uma montagem de novo e não conseguir partilhar a melhor parte.

Agradeço a vossa opinião e espero que gostem.

Boas Bruno,

Se usas o photobucket é muito fácil, vais ao teu Library clicas na foto pretendida e depois copias o link que diz "Direct" e é só colar no tópico que automaticamente assume a imagem:

Capturar5.jpg

Espero ter ajudado! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BrunoGLopes estou a usar o Photobucket por sugestão de membros do fórum e agora que já sei como é, é muito fácil mesmo. Obrigado pela ajuda Miguel Simões.

Obrigado a ambos por comentarem.

Como perceberam já alterei o início do post e já inclui as plantas também no setup e claro as fotos. Não têm muita boa imagem porque são tiradas com um telemóvel. Mesmo assim pensei que estivessem piores.

Editado por brunofasoares
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto agora com fotos vai ser uma festa.

Alguns pormenores da lindissima Bucephalandra Deep Purple.

Esta 1ª foto foi logo a seguir a encher o aquário com água. Nota-se...

DSC_1360_zpscuorb9rk.jpg

Já com 3 dias de montagem.

DSC_1370_zpspzuzrdzn.jpg

DSC_1369_zpsckfxhzgk.jpg

Nesta última foto, será que as Buce estão muito na sombra? Como a luz não é muita, será que vão ter dificuldade em prosperar? Tenho apenas 2 espécies e a experiência com esta planta ainda é muito pouco. Tenho uma Wavy Green num outro aquário, tem-se aguentado bem, mas como o crescimento é lento, por vezes é difícil perceber o quanto está diferente.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, brunofasoares disse:

(....)

...será que as Buce estão muito na sombra? Como a luz não é muita, será que vão ter dificuldade em prosperar? Tenho apenas 2 espécies e a experiência com esta planta ainda é muito pouco. Tenho uma Wavy Green num outro aquário, tem-se aguentado bem, mas como o crescimento é lento, por vezes é difícil perceber o quanto está diferente.

Boas

Não creio que venhas a ter problemas com as Buce, no meu aquário só se dão bem mesmo na sombra de outras plantas ou em zonas mais baixas porque tenho luz intensa, e a luz intensa vai originar alguedo nas folhas assim como nas anubias, são como dizes plantas de crescimento lento...

Pelo que dizes da luz até terás um ambiente ideal para elas.

Ressalvo que a minha experiência com Bucephalandra não é muita, tenho e já as tive em vários locais do aquário com variação na exposição à luz e o melhor resultado foi como descrevi...

Editado por Pedro Bernardo
duplicação das fotos na citação
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro Bernardo pelo teu comentário. Como fiquei na dúvida quando fiz a montagem, acabei por colocar umas mais na sombra e outras com mais luz e ver quais vão responder melhor, tal como fizeste. Imaginei as anubias que tinha num plantado e que as tive de mudar de sítio porque estavam sempre a ficar cobertas com algas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 dias a ciclar.

Ontem encontrei os primeiros habitantes. Pois, caracóis.

Para já noto um pouco de crescimento na Heteranthera Zosterifolia, o que é normal dado ser uma planta muito fácil e de muito rápido crescimento. Era precisamente o que pretendia para consumir qualquer excesso de nutrientes na coluna de água.

Entretanto vou fazer os primeiros testes à água. Sendo para camarões, muito provavelmente caridina, procuro um GH entre 4 e 8, KH o mais perto de 0 possível e o Ph perto dos 6, mas valores entre os 5,5 e os 6,5 são aceitáveis. Claro que os valores variam um pouco consoante a espécie, mas desde que estejam nestes parâmetros, tenho uma boa margem de manobra, inclusivé na escolha da espécie.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

Então tinha-me esquecido deste pequeno pormenor. Um pedaço de Fontinalis Antipyretica Gigantea oferecido pela loja onde comprei a Buce. É o que dá levar a mulher às compras. Se ela diz que gosta...

DSC_1419_zpsu4et1hru.jpg

A HZ está a crescer. Pelo menos noto um pouco em relação ao cimo da rede de inox. Estão com um pocuo do pó do solo em cima delas. Já sacudi e está melhor.

DSC_1416_zpspqmculee.jpg

Uma geral.

DSC_1414_zpsshnisst9.jpg

O habitante estava em cima de uma folha de catappa e enquanto fui buscar o telemóvel desapareceu. Um caracol com turbo.

Quanto aos testes, neste momento tenho apenas uma embalagem da Aquili, os resultados foram:

GH - 3

KH - Entre 0 e 1

PH - 6,5

NO2 - 0,1 mg/L

NO3 - 75 mg/L

Dentro do expectável. Acrescentei mais uma folha de catappa a ver se o PH ainda desce até aos 6. O GH vou ter de subir mais um pouco, mas antes ainda quero voltar a fazer testes às 3 semanas de ciclo.

Mais algumas fotos, porque sei que é o que o pessoal mais gosta.

DSC_1421_zpsjstzzsuf.jpg

DSC_1417_zpsmuulj1ns.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já sei qual o caracol que tem residência nesta montagem... Physa. O que acham, fica ou dou-lhe ordem de despejo?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deixa, se ele aguentar os parâmetros da água porque não? Não é feio, não creio que vá competir com a comida dos camarões, e até pode ajudar na "limpeza"  :rolleyes:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Pedro Bernardo disse:

Boas

Deixa, se ele aguentar os parâmetros da água porque não? Não é feio, não creio que vá competir com a comida dos camarões, e até pode ajudar na "limpeza"  :rolleyes:

Verdade. Até gosto do aspecto deles. Sempre são diferentes. A única questão é tornarem-se uma praga, estes bichinhos reproduzem-se depressa. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas se já tens ai algum deve de haver mais ovos nas plantas e vão aparecer, eu tenho no meu aquário e não são praga, no teu acho que será facil controlares isso os camarões não poluem como os peixes não vais abusar na comida acho que não é por ai, mas se tens dúvidas e não queres arriscar começa a catalos já :smile2:

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim. Aliás só podem ter vindo de alguma planta que comprei. Nos outros aquários não tenho physas, aliás é a 1ª vez que tenho physas.  Vou pensar se retiro ou não. 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a physa foi para um outro aquário que tenho montado, um plantado onde penso que podem ser mais úteis. Fiz isto porque reparei que tenho outros habitantes. Estes são lapas e vieram, quase de certeza, de outro aquário que tenho montado, junto com o musgo de java. Como nesse aquário não notei uma sobrepopulação, vou deixar ficar. Espero não me arrepender. 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Boas Bruno e uma boa noite a todos os nossos companheiros!

 Já tinha visto algumas fotos, mas não tinha acompanhado os passos da montagem. Está, de facto, bastante interessante e com um visual amplo e limpo, algo que para o pessoal dos plantados é um longo processo de aprendizagem... deixar 1cm2 sem um pé parece tortura!  :p

 Em relação às phisas, bem, eu luto contra elas há anos, não as mato mas retiro-as para um único aquário, ainda assim elas vão aparecendo. São um daqueles bichinhos incríveis, que se autofecundam e basta apenas UM para que consiga tornar-se uma praga. Pessoalmente gosto mais de planorbis e daqui a uns dias estou em condições de te poder dar uns quantos da minha criação, pelo menos esses reproduzem-se a um ritmo mais modesto.

 Agora é deixar ciclar bem, sabes que é um processo complexo e que requer o seu tempo em montagens novas e tb me trouxe bastantes dissabores, mas quando estiver pronto vai valer a pena :)

 Quando decidires qual a "marca" dos bicharocos que vais colocar aí diz, pode ser que me influencies a mim tb no meu projeto ;)

 Abração e tudo a correr bem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jorge,

Ainda não tenho a certeza, mas já sabes para que era. Já agora divulgo a todos. A ideia era pôr uns Golden Bee, mas entretanto estiveram com os Red Cherry à espera de montar o novo. Agora e depois de um pico de amónia morreram alguns e fiquei apenas com 3. Ainda podem ir para lá, mas já com mistura de outros caridina. Tenho tempo para decidir, mas fiquei apreensivo quanto à espécie. Quero uma espécie vistosa.

Sempre podemos fazer uma compra maior e talvez saia mais barato. Não custa tentar.

Quanto à ciclagem, vai ser demorada. Apenas quando tiver a certeza absoluta que não vai haver nenhuma surpresa. As physas são realmente pestinhas, por isso é que retirei. Apenas para não começar já a preocupar-me com futuros problemas com caracóis.

Abraço Jorge. Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Sabes bem quais são as minhas "tentações" neh... XD

 Neste momento o mais importante é dar tempo ao tempo, deixar o aquário ciclar perfeitamente e maturar um pouco. A seu tempo testar com uns planorbis que te vou dar que ajudam ao efeito e fazer a rodagem com uns neos durante 1 mesito, quando tudo estiver estabilizado e seguro, tens as condições criadas para qualquer espécie que queiras ter. Entretanto vai abusando do Stability que o coração agradece :)

 No que toca a linhagens e qualidade, temos conhecimentos nas melhores origens por isso é apenas uma questão de gosto. Sabes que eu ainda vou demorar mais que tu a completar o projeto e sabes qual a minha ideia, mas não está nada decidido.

 Os caracóis são algo excelente para todos os aquas, mas não propriamente as phisas. Ajudam na ciclagem, contribuem para a decomposição de matéria orgânica e para a limpeza geral, assim como para o controlo de algas, são um adereço natural lindo, mas quando chegas ao ponto em que são a espécie dominante torna-se muito chato. Sabes que eu tenho quase tudo nos meus... melanoides, phisas, planorbis, ampularias, neritinas, clithons, lapas... mas de facto controlar as phisas é um trabalho inglório, talvez mesmo impossível, uma vez instalados...

 Talvez se houvesse phisas azuis eu mudasse de opinião! XD

 Abração!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JocaAlex disse:

Sabes que eu tenho quase tudo nos meus... melanoides, phisas, planorbis, ampularias, neritinas, clithons, lapas... mas de facto controlar as phisas é um trabalho inglório, talvez mesmo impossível, uma vez instalados...

E ostracods....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha colocado uma bola de spirulina no início da semana, aliás como faço em todos os aquários em ciclagem costumo sempre pôr um pouco de comida, e na 3ª feira quando cheguei a casa notei que tenho alguns vermes. Penso que poucos, pelo menos só vi 4. São tipo minhoca, mas muito finos e com cerca de 1 cm, no máximo.

O que poderão ser? Planárias? Penso que as planárias costumam ser mais grossas. Logo se ainda as vir tiro foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma actualização dos acontecimentos.

Fez 3ª feira 3 semanas de ciclo e os valores de nitritos e nitratos estão praticamente a 0. Penso que posso começar a pensar em adquiri-los.

Esta mesma 3ª feira ofereceram-me 2 Ottocinclus Affinnis, daí ter feito logo os testes, e foram colocados nesse mesmo dia. Uma história "engraçada" mas com muito pouca piada... quando terminei a aclimatação dos Ottos, apanhei-os com a rede grande e logo os 2 ao mesmo tempo, coloquei a rede por cima do aquário virei-a e um dos ottos caiu para dentro de água, mas não vi o outro cair. Virei novamente a rede e lá estava ele. Novamente com a rede virada tentei que ele caísse mas sem sucesso. Ficou pendurado na rede. Ora puxei-lhe um pouco pelo cauda e nada. Puxei com mais força e nada. Não saia. Decidi não puxar mais ou arriscava-me a ficar com 1 otto e 2 metades... Estava preso pelos bigodes mesmo na parte da cosedura. Alarguei a rede e ele lá saiu. 

A mim nunca me tinha acontecido com peixe nenhum. Sinceramente em 18 anos de aquariofilia nunca tinha visto.

Até fazem fila....

DSC_1468_zpsrulsyxyr.jpg

Já agora uma geral. Ainda vai sofrer alterações. Estão uns fetos Trident ao cimo de água à espera que trate um tronco para os agarrar.

DSC_1469_zpsauivgzgh.jpg

Bucephlandra Deep Purple vista de cima (mais os fetos e a HZ)

DSC_1472_zpskxu17t0j.jpg

DSC_1473_zpsrbv5bbyo.jpg

Anubias Bonsai e musgo.

DSC_1474_zpsfdipq5sm.jpg

Mais uma semana e devem entrar os camarões. Ainda a decidir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-18 at 09:56, brunofasoares disse:

Tinha colocado uma bola de spirulina no início da semana, aliás como faço em todos os aquários em ciclagem costumo sempre pôr um pouco de comida, e na 3ª feira quando cheguei a casa notei que tenho alguns vermes. Penso que poucos, pelo menos só vi 4. São tipo minhoca, mas muito finos e com cerca de 1 cm, no máximo.

O que poderão ser? Planárias? Penso que as planárias costumam ser mais grossas. Logo se ainda as vir tiro foto.

Boas,

Verifica se têm a cabeça triangular, se tiverem são planárias, se não trata-se de sobrealimentação e isso desaparece com a redução da mesma.

Mas tenta tirar uma foto para melhor análise.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Miguel Simões disse:

Boas,

Verifica se têm a cabeça triangular, se tiverem são planárias, se não trata-se de sobrealimentação e isso desaparece com a redução da mesma.

Mas tenta tirar uma foto para melhor análise.

Cumps,

Já não noto que lá estejam. Talvez uma ou 2 muito pequenas no vidro. Mas não têm a cabeça triangular. Aliás parecem mesmo uma linha, nem cabeça se nota. A ver se amanhã consigo apanhar uma a jeito e tiro foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloquei fotos porque realmente já não vejo nenhum dos bicharocos. Menos mal. Antes de mais irei colocar um pouco mais de solo. Talvez mais 2 ou 3 cm, por indicação de um expert em camarões. Além disso tenho urgentemente de conseguir subir o GH, dado estar perto dos 2. Comecei com um GH de 3 (pelo menos nos primeiros testes) e tem sempre vindo a descer. Queria deixar primeiro estabilizar, mas vou mesmo ter de começar a utilizar um mineral para segurar os valores e subir no mínimo até 4. O objectivo será mesmo um GH de 5 ou 6. O PH está perto dos 6 que será muito bom, senão excelente, para caridinas. Será com 99% de certeza uma espécie de caridina que irá ser introduzida. Assim sendo apenas Taiwan´s.

Ainda vou fazer umas alterações ao layout. As anubias como vinham de aquário com injecção de CO2 ressentiram-se e já perdi algumas folhas. Mesmo assim noto algumas folhas novas a rebentar o que é sempre bom sinal. Como precaução vão sair da montagem. Vou então colocar uns fetos que me ofereceram este fim de semana. Para já é surpresa. Quando estiver alterado coloco novamente fotos.

Ciclagem de aquários para camarões é sempre mais demorada, especialmente quando se utilizam solos próprios. Vou começar com um condicionador, que ajuda bastante na criação de biofilme que irá servir para alimento dos camarões, especialmente para as crias. Além disso também acelera a ciclagem um pouco. Não será esse o meu objectivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.