Red Cherry Shrimp nano tank


Recommended Posts

Viva pessoal.

Estou neste momento a ciclar um aquário de 25L para manter apenas camarões crystal red.

Neste altura, o aquário conta com uma semana de ciclagem, pelo que já fiz umas quantas trocas de água e na última delas usei água do supermercado com um pH de 6.6. Neste momento o pH encontra-se perto dos 7. 

De momento ainda não consegui comprar os testes necessários para determinar a dureza da água, pelo que li é um dos factores mais importantes para a manutenção destes camarões. 

O areão é de uma antiga montagem, já tenho musgo atado a umas pedras e plantei umas pontas de Rotala provenientes do meu plantado. 

Vi bastantes tutoriais de setups de aquários para estes camarões, e vi que alguns deles contam com a adição de uma infinidade de minerais à água. 

Penso que no meu caso, baste comprar os testes gH/kH e caso seja necessário adicionar um gH+ para acertar valores.

Vi também que folhas de amendoeira e pinhas de amieiro são muito usadas para criar o biofilm que os camarões tanto gostam.

Agradeço todo o tipo de dicas que me possam dar de forma a ser bem sucedido neste novo projeto.

Cumprimentos a todos,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Nunes.

O fundamental nos camarões é não "inventarmos" muito, ou seja arranjares maneira que a água que substituis nas TPA's, seja o mais semelhante possível à que retiras do aqua, para não haver oscilações nos parâmetros, se fizeres isso vais te dar muito bem.

Testes é bom ter ou uma caneta de TDS.

Além dos testes de GH e KH deves também pelo menos ter o de PH.

Na minha experiência que tenho em Camarões, começares com areão de uma outra montagem, nunca é bom sinal, mas....

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Desde já obrigado pela resposta.

Em relação à ideia de inventar o menos possivel é o que tenho feito com todos os aquários que tenho tido até hoje, mas como nunca me aventurei com crystal red's fui obrigado a pesquisar.

Em relação à caneta de TDS já encomendei uma que já tinha visto que seria necessária, assim bem como os testes de gH e kH. Teste de pH já tenho.

Acerca do areão, porque não é recomendado usar? Foi uma sobra de um aquário de um colega e pelo que sei pouco ou nenhum tempo esteve no aquário. Esteve seguramente um mês em água e só depois de bem lavado é que o coloquei no aquário.

Visto que o aquário é pequeno, posso ponderar em trocar o areão por um novo. Como tal agradeço sugestões.

Cumps 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato em questão não é inerte. Tem características para baixar o pH. Vou continuando a verificar o pH durante a ciclagem. Caso no final da mesma não consiga atingir os valores ideais para os crystal red opto pelos red cherry ou algo do género.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário desse género só com Crystal red há cerca de um ano, nunca controlei qualquer parâmetro da água, mesmo a temperatura "é um bocado à balda", reproduzem-se como coelhos e nunca morreu nenhum!  

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tive problemas de maior nos meus aquários usando apenas a agua da minha zona. Só agora para os CRS é que pesquisei mais um pouco e decidi adquirir testes e otimizar os parâmetros para a espécie. Como disse, vou deixar acabar o ciclo de azoto e fazer medições. Logo decido se arrisco com 2/3 CRS ou se começo logo com os red cherry. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Teodoro disse:

Tenho um aquário desse género só com Crystal red há cerca de um ano, nunca controlei qualquer parâmetro da água, mesmo a temperatura "é um bocado à balda", reproduzem-se como coelhos e nunca morreu nenhum!  

Podes partilhar connosco esse teu aquário, talvez consigamos avançar no conhecimento sobre os crystal red com a tua experiência.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

também fiquei curioso, bota aí uma foto dessa "praga" :biggn:

tens muitos musgos?

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, jNuNeS-_- disse:

Boas Paulo.

Desde já obrigado pela resposta.

Em relação à ideia de inventar o menos possivel é o que tenho feito com todos os aquários que tenho tido até hoje, mas como nunca me aventurei com crystal red's fui obrigado a pesquisar.

Em relação à caneta de TDS já encomendei uma que já tinha visto que seria necessária, assim bem como os testes de gH e kH. Teste de pH já tenho.

Acerca do areão, porque não é recomendado usar? Foi uma sobra de um aquário de um colega e pelo que sei pouco ou nenhum tempo esteve no aquário. Esteve seguramente um mês em água e só depois de bem lavado é que o coloquei no aquário.

Visto que o aquário é pequeno, posso ponderar em trocar o areão por um novo. Como tal agradeço sugestões.

Cumps 

José, fazes bem em comprar a caneta.

Em relação ao areão só referi, porque podia trazer alguns problemas para o aqua da outra montagem, mas se teve pouca utilização e se foi bem limpo, não deve haver problemas, faz bem o ciclo do azoto,  se tiveres hipótese não compres 2 ou 3, para começar devias de ter uma colónia de uns 10 é melhor, porque nem todos nós podemos ter o saber do Teodoro, e pode morrer um ou outro e sempre tens mais hipóteses de teres algumas fêmeas a desovar e fazeres a colónia ir crescendo aos poucos como os comuns dos mortais, à excepção da pessoa que nós sabemos :tongue:.

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Paulo SS Conceição disse:

José, fazes bem em comprar a caneta.

Em relação ao areão só referi, porque podia trazer alguns problemas para o aqua da outra montagem, mas se teve pouca utilização e se foi bem limpo, não deve haver problemas, faz bem o ciclo do azoto,  se tiveres hipótese não compres 2 ou 3, para começar devias de ter uma colónia de uns 10 é melhor, porque nem todos nós podemos ter o saber do Teodoro, e pode morrer um ou outro e sempre tens mais hipóteses de teres algumas fêmeas a desovar e fazeres a colónia ir crescendo aos poucos como os comuns dos mortais, à excepção da pessoa que nós sabemos :tongue:.

Eu nunca tive CRS, por isso é que vim pedir ajuda e como tal agradeço a todos. A ideia sempre foi comprar uma colónia maior mas depois de começar a pesquisar vi que tinha de ser rigoroso com os parâmetros da água para os animais e depois do que este colega referiu ponderei em deixar andar o aquário e introduzir 2/3 para ver no que dava :biggn:. Estou à espera que os testes e a caneta cheguem para começar a tirar valores de forma regular para ver a evolução do aquário. 

Amanhã com tempo ponho fotos do estado atual do aquário.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a foto do aquário.

Introduzi uma folha de catappa para ajudar ao pH.Os filtros são diy, feitos a partir de una esponja com uma pedra difusora e um fundo de uma garrafa com ceramicas e areia grossa. 

IMG_20170428_113911_HDR.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pontos importantes que eu acho que deves ter em conta é o substrato, para caridinas não serve um "qualquer" substrato(salvo raras excepções), terá que ser um que consiga manter um ph estável entre os 6.2/6.8 e que ao mesmo tempo consiga manter um kh de 0/2.
Quanto ao gh, podes(e deves) usar um gh+ indicado para shrimps, pois eles necessitam de ter gh entre 4/6 para conseguirem fazer bem a ecdise, caso contrário eles não conseguirão efectuar a muda em condições e acabam por morrer(tive esse problema à poucos meses e perdi dezenas, senão centenas de shrimps, mas no meu caso era por ter gh a 7).
Outro ponto importante é a flora, os shrimps adoram musgos por vários factores, servem de abrigo/barreira para as crias e ao mesmo tempo cria alimento para eles, deverias apostar em um pouco disso.
Quanto ao filtro, um filtro de esponja fica bem baratinho(no tal de Rio Tinto que te falei fica a cerca de 2.80€) e pelo menos tens a certeza que efectua perfeitamente o seu serviço.
Outra questão é o numero de shrimps, tal como falaram aqui, o melhor é começar com pelo menos 10 elementos por vários factores, irão se sentir mais seguros e explorar muito mais, só 2/3 irão andar mais tempo escondidos e raramente irás os ver. Na alimentação, apenas com 2/3 irás acabar por colocar demasiada comida no aqua, pois 2/3 não irão comer quase nada, o que acabará por criar amónia.

No que puder estarei cá para ajudar ;)

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Abel Carvalho disse:

Boas,

Pontos importantes que eu acho que deves ter em conta é o substrato, para caridinas não serve um "qualquer" substrato(salvo raras excepções), terá que ser um que consiga manter um ph estável entre os 6.2/6.8 e que ao mesmo tempo consiga manter um kh de 0/2.
Quanto ao gh, podes(e deves) usar um gh+ indicado para shrimps, pois eles necessitam de ter gh entre 4/6 para conseguirem fazer bem a ecdise, caso contrário eles não conseguirão efectuar a muda em condições e acabam por morrer(tive esse problema à poucos meses e perdi dezenas, senão centenas de shrimps, mas no meu caso era por ter gh a 7).
Outro ponto importante é a flora, os shrimps adoram musgos por vários factores, servem de abrigo/barreira para as crias e ao mesmo tempo cria alimento para eles, deverias apostar em um pouco disso.
Quanto ao filtro, um filtro de esponja fica bem baratinho(no tal de Rio Tinto que te falei fica a cerca de 2.80€) e pelo menos tens a certeza que efectua perfeitamente o seu serviço.
Outra questão é o numero de shrimps, tal como falaram aqui, o melhor é começar com pelo menos 10 elementos por vários factores, irão se sentir mais seguros e explorar muito mais, só 2/3 irão andar mais tempo escondidos e raramente irás os ver. Na alimentação, apenas com 2/3 irás acabar por colocar demasiada comida no aqua, pois 2/3 não irão comer quase nada, o que acabará por criar amónia.

No que puder estarei cá para ajudar ;)

Abraço

Viva. Obrigado pelas dicas.

Em relação ao filtro esta planeada a compra mas ainda não tive disponibilidade de passar lá na loja. Em relação à flora, neste momento tenho musgo de java atado à pedra do canto, mas tenho uma grande quantidade que posso introduzir no aquário. Entretanto já tenho os testes do KH e GH e amanha com tempo já devo ver como estão as coisas. 

O pH ontem estava a chegar aos 7. (É teste da sera e a cor está entre 6.5 e 7). 

Vou dando noticias. 

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sai mais cedo das aulas e como tal não consegui esperar para fazer os testes. Neste momento:

pH-6.5/7.0

GH-6

KH-4

O KH está alto, correto? Isto são testes a meio da ciclagem, deverão mudar ao longo da mesma. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Lá para Segunda-Terça irei lá a loja, se não quiseres ir lá a loja de propósito só para comprar um filtro, posso te trazer um e depois vens buscar a Lordelo ou em Carvalhosa onde estou a trabalhar ;)

Sim, está um pouco alto o KH, mas por enquanto não te preocupes muito com isso, os valores vão subindo e descendo até o aqua estar ciclado, não é necessário estar a gastar testes por enquanto.
Outra coisa importante para teres a certeza que o ciclo está completo é teres que medir os nitritos e amónia, só assim terás garantias que o ciclo completou(mas já deverás saber disso :) ).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Até te pedia para me trazeres o filtro mas nesta altura é muito raro passar por Lordelo. No ano passado estive em estágio ai perto, mas agora é complicado. Mas obrigado na mesma.

Em relação aos testes, eu vou medir ao meio da semana os nitritos e a amónia que um colega tem os testes para ver a evolução da coisa.

Obrigado mais uma vez.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na boa, se precisares de algo já sabes, estarei cá "pertinho" quando necessitares, não tenhas receio de mandar pm quando quiseres ;)

Vai dando noticias e actualizando o tópico com a evolução desse novo projecto ;)

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Devias ter o filtro montado desde a montagem. O filtro é uma superfície importante para fixação das bactérias benéficas.
Além disso, não tenhas pressa com o ciclo.

Boa sorte.
Cumprimentos

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

SLOBODA ILI SMRT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Eu tenho o filtro montado desde o inicio da montagem. Compreendo que sendo um DIY possa não ser o mais eficaz. Entretanto já comprei um e deve entrar hoje no aquário. Vou manter o filtro caseiro a funcionar mais uns dias por causa das bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/05/2017 at 14:49, jNuNeS-_- disse:

Viva. Eu tenho o filtro montado desde o inicio da montagem. Compreendo que sendo um DIY possa não ser o mais eficaz. Entretanto já comprei um e deve entrar hoje no aquário. Vou manter o filtro caseiro a funcionar mais uns dias por causa das bactérias.

Boas
Palermice minha. Desculpa!
Há muita gente que usa os DIY e parece que são tão eficazes como os outros. O único 'senão' será, talvez, o aspecto estético.
Mantém os dois durante algum tempo no aquário, para dar tempo de as bactérias se fixarem no novo.
 

Cumprimentos

  • Votar + 1

SLOBODA ILI SMRT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Entretanto já introduzi o filtro novo e dois esconderijos com musgo.

Já tenho também a caneta de TDS e neste momento os valores estão nos 120 ppm.

Ainda não fiz mais nenhuns testes ao gh/kh, tenho só verificado o pH que anda à volta dos 7.0.

Amanhã sou capaz de fazer o teste da amonia/nitritos para ver em que estado está a ciclagem.

Segue a foto do estado atual do aquário.

2expoo1.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Parece estar no bom caminho ;)
Tem é atenção ao TDS medido no aquário e nunca te fies com a medição lá feita, o tds com a água do aqua nunca dá o valor exacto do GH(como muita gente pensa), mas sim o valor total de sólidos dissolvidos na água, incluindo KH, nitritos, nitratos e amónia.
Podes ter TDS a 120 e pensares que tens o GH a 5/6 e quando vais a medir o GH está a 2/3, isto derivado aos outros parâmetros que mencionei acima.
Por exemplo, eu uso água de osmose e engarrafada(50/50) para as tpas e faço TDS de aproximadamente 160, mas o GH está sempre a 5 apenas, pois a água engarrafada já trás outros sólidos(aproximadamente 30 e tal de TDS, mas 0 de GH).

Espero ter sido explicito e bem explicado xD
 

Abraço

Editado por Abel Carvalho
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.