Red Cherry Shrimp nano tank


Recommended Posts

Viva. 

Sim, eu sei que o medidor de TDs é mais um complemento para ver como as coisas vão com a água e por isso já tenho os outros testes, nomeadamente os das durezas.

Vou ver se amanha já vejo como vai a ciclagem e logo digo aqui alguma coisa.

Já agora obrigado pelos conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Ainda não tive tempo para verificar quais os valores dos nitritos/amonia/etc.

À experiência, introduzi dois planorbis e por enquanto parecem em óptimas condições. Já ocorreu uma desova e tudo.

Em relação aos testes que tenho cá por casa, o kH permanece nos 4, não medi o gH mas o que me preocupa é o pH que neste momento está ligeiramente acima dos 7.

Eu na semana passada introduzi uma folha de amendoeira para ver se conseguia baixar o pH, mas pelo que li, tendo o kH alto, o pH pouco vai ser influenciado por folhas/pinhas/trufa. Estou correto?

Já pensei em comprar água engarrafada com um pH mais baixo ou próximo de 6 para ver se a coisa equilibra, mas ainda não tive tempo para procurar.

Agradeço conselhos do que possa fazer para ir acertando a coisa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Sim é verdade, isso é o que é chamado de "efeito tampão".
Pensas-te e pensas-te bem, com a água engarrafada metes logo isso ao sitio. O que te aconselho é quando vires que o ciclo está completo, fazeres logo uma tpa de 80% e adicionares logo a água engarrafada com o gh já adequado para receber os primeiros habitantes e esperares uma semana, no fim dessa semana vês se nada se alterou, se estiver tudo em ordem podes começar a colocar habitantes ;)

Quanto à agua engarrafada, eu tenho usado a do Continente e estou satisfeito, tem ph perfeito para eles(só que eu faço 50/50 com engarrafada e osmose para poupar, são muitos aquas).

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. 

Eu ontem já fiz uma troca de água com água engarrafada. A água tem um pH de 4.6, pensei que fosse baixo demais mas decidi arriscar. Hoje de manha o pH já está a 6.6. Estou a ponderar tirar a pedra para ver se está a influenciar a coisa. 

Vou continuando a acompanhar o desenvolvimento do aquário.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
É normal o ph se alterar durante o ciclo, até nem pode ser a pedra que esteja a influenciar, testas-te antes a ver se era calcária?
4.6 é muito baixo para as tpas, caso não faças misturas de águas para aumentar o ph dessa água, de onde é essa água?

Cumprimentos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A pedra não é calcária, mas pelo sim pelo não já a tirei.

A água comprei no E.leclerc. Eu na altura usei água engarrafada do continente que tem o pH de 6.5. 

Neste momento o pH já está de novo perto dos 7. O tds também baixou bastante como era espectável. Só não medi o kH.

Vou deixar passar a semana a ver o desenvolvimento da coisa.

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

Cumps

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nunes.

Também andei assim, meio obcecado com parâmetros ideais. E deixei-me disso, havia poucas perdas mas não havia femeas ovadas.

Apesar os meus shrimp terem bom tamanho só tinha uma ovada.

Uso muito ramos de carvalho (bem secos), folhas e algumas pinhas de amieiro. Só alimento uma vez ao dia com ração. Os tipos vão sobrevivendo. No outro dia vi que os brancos começaram a desaparecer ainda não tinha comprado suplementos minerais para combater a falta de cálcio.  Deu-me a ideia de colocar um bocado de pedra calcaria (costumam usar nos ciclideos dos lagos africanos) e não é que agora tenho não 1, não 2 ou 3 fêmeas ovadas mas 4. Acho que a pequena pedra criou o efeito final para a reprodução, desde que coloquei aquele bocado só vejo os camarões a "voar" dentro de agua e a fazerem pequenas visitas a outros shrimps.

Agora até tenho medo de fazer tpa :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Eu também nunca fui muito obcecado com os outros aquários que tenho. Neste é que quis ser mais rigoroso. É visto como um desafio. 

Hoje de manha o pH não se alterou em relação a ontem, ou seja, está em 6.6 .

Vou deixar tudo como está durante a semana e logo volto a tirar conclusões. 

Andei a ver condicionadores para o GH. Quais são os mais indicados? Vi o salt bee shrimp. Aceito sugestões. 

Em relação ao cálcio. Tenho aqui umas pedras exatamente iguais a que falaste. Mas logo se vê se serão necessárias.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei se estão a confundir, mas pedra calcária é mesmo uma pedra(normalmente branca) que faz com que o ph suba, pedra de cálcio(pedra de choco) é um suplemento de cálcio dado a tartarugas e pássaros.
Se o NGE estiver a falar na pedra de cálcio, é de esperar essa mudança drástica, pois os shrimps precisam de bastante cálcio para que possam fazer bem as ecdises(mais ecdises, maiores e mais chances tem de haver fêmeas ovadas com sucesso).
Quanto aos brancos, é o mesmo que o anterior, para que mantenham bons brancos, necessitam de cálcio e magnésio entre outros secundários, mas fundamentais.

Já agora NGE, sabes os parâmetros antes e depois de adicionares a tal pedra?

jNunes, eu tenho usado o da ShrimpNature e não tenho tido queixas desde que mantenha um GH bom, por acaso nunca cheguei a experimentar da SaltyShrimp mesmo por o de Rio Tinto nem sempre ter e não querer estar a fazer constantemente alterações.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu considerei que fosse pedra calcária, das que se usam nos aquários de ciclideos e assim.

Os parâmetros têm estado estáveis. Vou ver se compro o condicionador de gH para começar a por as coisas em condições para introduzir os bichos.

Falta só ter a certeza que a ciclcagem já ta feita.

Vou dando noticias.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Abel Carvalho disse:

Boas,

Não sei se estão a confundir, mas pedra calcária é mesmo uma pedra(normalmente branca) que faz com que o ph suba, pedra de cálcio(pedra de choco) é um suplemento de cálcio dado a tartarugas e pássaros.
Se o NGE estiver a falar na pedra de cálcio, é de esperar essa mudança drástica, pois os shrimps precisam de bastante cálcio para que possam fazer bem as ecdises(mais ecdises, maiores e mais chances tem de haver fêmeas ovadas com sucesso).
Quanto aos brancos, é o mesmo que o anterior, para que mantenham bons brancos, necessitam de cálcio e magnésio entre outros secundários, mas fundamentais.

Já agora NGE, sabes os parâmetros antes e depois de adicionares a tal pedra?

jNunes, eu tenho usado o da ShrimpNature e não tenho tido queixas desde que mantenha um GH bom, por acaso nunca cheguei a experimentar da SaltyShrimp mesmo por o de Rio Tinto nem sempre ter e não querer estar a fazer constantemente alterações.

Cumprimentos.

Sim foi uma pedra calcaria do tipo que usam nos ciclideos africanos (dos lagos), pela investigação que fiz aquilo tem uma boa percentagem de cálcio. Tenho sempre um camarão em cima dela. Noto os brancos a melhorarem, só devo ver o efeito final quando mudarem de exoesqueleto.

Os parâmetros antes tenho (estão no meu tópico tive de voltar aos camarões), os parâmetros  depois ainda não. Estava a ver se a pedra ficava bem demolhada para saber que efeitos nos parâmetros poderia ter. Devo poder fazer durante o fim de semana.

 E afinal são 5 fêmeas e 2 delas já são velhotas e nunca tinham ovado (são snow white). 

Ver como corre, pode se dar o caso da pedra começar a desfazer-se muito e dar problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Se for mesmo as pedras calcárias dos ciclideos elas não se desfazem(são brancas e normalmente muito duras, bem pesadas e arredondadas), pode é ser pedra coral, faz o mesmo efeito e tenho visto muitos layouts com essas.
Tens que ver os testes, principalmente do ph a ver se a pedra aumentará em demasia o ph.
Pelo que percebi esse aqua de que falas é recente(pelo titulo já tivestes shrimps antes), mas tens aí valores que podem estar na causa de poucas ovadas(segundo os teus últimos testes):
PH está excelente, não mexia nisso.
KH está bom, entre 0/1dkh
GH muito baixo(ideal para crystais 4/5), esta deve ser a principal causa, Gh baixo significa menos ecdises e mais risco de mal ecdises, o que poderá levar à morte do shrimp(aconteceu-me isso a bem pouco tempo, mas a mim foi o inverso, tinha GH a 7). Resumindo, menos ecdises significa menos chances das que estão preparadas para desovar não desovarem por não efectuarem a ecdise.

Outro ponto importante, o cálcio só é fundamental num shrimp apenas para depois da ecdise, para que o seu exoesqueleto endureça.

Não me leves a mal, mas é a minha opinião e simplesmente não passa disso ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes tive um de 15/17l plantado, que dava uma trabalheira de 3 em 3 dias...

O aquário deve ter 9/10 meses. 

É um bocado deste tipo rocha. Isto desfaz-se na agua e ajuda a subir o ph.

https://i.ytimg.com/vi/7OjKLrXyRO8/maxresdefault.jpg

Não levo a mal, bem pelo contrário. O Nunes é que pode se chatear.  :D

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Hoje como foi dia de rally não houve novidades, mas ontem verifiquei que o pH está em 7.1, tds a 80 e kh ainda a 4.

Pelo que vejo, o pH tende sempre a aumentar e estabilizar perto dos 7. Os caracóis que lá pus estão impecáveis e já se nota crescimento nos mais pequenos que lá nasceram.

Vou continuar a estar atento à alterações que possam surgir.

Pelo que li, alguns dos condicionadores de gh ajudam a baixar o pH também. Estou a pensar em comprar o condicionador e fazer uma troca de água já com ele de modo a ver como evolui a coisa sem os camarões lá dentro. Estou a pensar também em comprar aqueles trocos pequenos de madeira indicados para camarões.

Outra coisa que vi são umas bolas de nutrientes para os camarões. Alguém já usou? Aquilo pelo que diz introduz bastantes nutrientes, tais como cálcio.

Em relação à rocha, a que tenho é mesmo calcária e não de coral, e claro que não levo a mal ahah (até rimou lol).

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Depois de alguns dias sem dizer nada, venho aqui dar um update.

Neste momento o aquário já conta com habitantes. 11 pequenos neocaridinas wild.

Por enquanto vão se estes o moradores pois estou preste a entrar em época de exames e sei que não vou ter tanto tempo como gostava para acompanhar o aquário ao pormenor mas passando a fase de exames vou avançar para os crystal red pois tenho já um destino para os wild.

Em relação a parâmetros, o pH do aquário não se alterou marcando neste momento 7.1. As durezas estão também idênticas.

Entretanto continuei a pesquisa em relação às durezas e li algures que o sal marinho que se usa nos aquários de água salgada ajuda a aumentar a dureza da água mole. Alguém tem experiência com esta técnica?

Amanhã vou tentar tirar umas fotos com qualidade dos novos habitantes.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

Venho fazer um update. 

Até a este momento não tive nenhuma baixa e o aquário parece tar em bom rumo.

Tenho já uma boa população de caracois e já tenho pelo menos dois camarões com ovos. Também já contei cerca de 5 eclises. 

Para já os camarões têm se alimentado nos musgos e folhas de amendoeira que vou colocando. Uma vez por semana dou ervilhas fervidas sem casca. Adoram o petisco. Devo ponderar comprar comida especifica para os bichos ou basta ir colocando folhas de amendoeira e variar nos vegetais? 

Para já noto já algum crescimento e cores bastante mais fortes, especialmente num red cherry e num wild de maior tamanho.

Ficam aqui umas fotos (peço desculpa pela qualidade e pelos riscos do vidro):

19181776_1412843925463685_1787020678_o.j

19238411_1412843848797026_1113557952_o.j

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Nunes. 
Esse projecto esta a ir bem. Diz-me que shrimp são?

p.s os meus cbs adoraram a pedra e tenho montes de mini cbs. Aquilo resultou bem de mais. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O projeto está no bom caminho. Já tenho pelo menos o dobro do camarões do que comecei. Os que nasceram, vingaram bem.

Neste momento tenho red cherrys e wilds. 

Em relação à pedra, eu também coloquei uma lasca dentro do aquário para ver no que dava. Comprei na altura os sais para a dureza da água, mas nem usei. Volta e meia vejo eclises, por isso nem pensei em usar os sais, pareceu-me tar a correr bem.

Ainda ando com a ideia de adicionar crystal reds, mas não sei até que ponto é aconselhável misturar com os que tenho.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe pessoal que mantém os dois tipos. Mas não é aconselhável. Porque, os reds crescem e desenvolvem-se mais rápido. E os parâmetros para os crs são mais especificos.
Se quiseres ter os crs (crystal red shrimp) pensa em montar um novo aquário ou retirar os reds cherrys e wilds deste. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato, era a ideia que tinha. 

Não tenho planos de fazer um aquário novo, pelo menos para já.

Vou continuar com este, tentar apurar as cores dos cherry. 

 

Em termos de alimentação, eu tenho dado uma papa seca que fiz com muitos vegetais e um pouco de comida de peixe. Tenho dado alguns vegetais escaldados, como ervilhas e courgette. 

Que outras comidas potenciam as cores dos cherrys?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá, acho que paprica ajuda nas cores vermelhas. Já não me recordo bem. Existem dezenas de tópicos de camarões e melhoramento de cores através de comida, li alguns. Mas, já foi há anos. E a memoria já não se lembra.

 

http://www.shrimpbrasil.com.br/2017/07/camaroes-e-paprica.html

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Hoje já testei a dica do pimento. Como de costume, em pouco tempo estava lá tudo agarrado à comida.

Enquanto estava a apreciar os bichos a comer, reparei num habitante estranho 

IMG_20170721_174731_1.jpg

IMG_20170721_174737_1.jpg

IMG_20170721_174739_1.jpg

Será que me devo de preocupar?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.