山 Yama


Gonçalo84

Recommended Posts

há 13 horas, Luiz Medeiros disse:

Sem palavras,

Ver este vídeo fez-me vontade de desmontar o meu e começar tudo de novo :p

Agora é so apreciar o desenvolvimento.

Parabéns pelo belo trabalho.

Obrigado Luiz. O teu está muito fixe! Não tens nada para invejar! Para primeiro plantado está excelente! E cada vez aprendo mais e digo: da próxima faço assim e assado...

há 11 horas, Miguel Simões disse:

Boas Gonçalo,

Ficou espantástico, agora sim já posso fazer as pipocas para assistir ao crescimento da coisa! :)

Vou acompanhar esta beldade :drool3: 

Cumps,

Obrigado Miguel! Faz lá o teu vá, que isto quanto mais melhor. Ver se dinamiza aqui o fórum.

Da minha parte vou tentar pôr fotos ou videos semanalmente.

há 5 horas, ismael_figueira disse:

Boa tarde Gonçalo, 

Sem grandes palavras porque a montagem por si só já diz tudo! Muito boa aposta de vermelhos aí mesmo no centro, vai ser o ponto de destaque aí no meio dos verdes!

Estou certo de que ainda vais fazer aí mais umas adições de plantas, vindo de ti sei que vais querer mais variedade!

Muitos parabéns por mais esta montagem bastante prometedora.

Grande abraço 

Boas Ismael. Obrigado :happy:

O objectivo da reinecki era só dar um apontamentozinho, mas isto que está aqui é só um pote! Aliás uma taça 1-2-grow. Sempre altamente bem aviado. Então optei por encher aquela parte toda, uma delas estava reservada para glosso.

Vou tentar não adicionar mais, estou contente como está agora e vou mesmo tentar manter. Claro que nunca digas nunca excepto se for para dizer "nunca digas nunca"...

O objectivo de ser quase só plantas baixas é mesmo não perder a pedra. Quero fazer da pedra o ponto principal deste aqua, e com as plantas a complementar, e não o contrário como é mais usual. Hardscape antes do softscape.

há 8 minutos, Bruno Santos_59694 disse:

Mais uma montagem espetacularemoji39.png que se adivinha.
A seguir na certa.
Cumps

Enviado do meu A3-A20FHD através de Tapatalk
 

Obrigado Bruno. 

Este vídeo deu um trabalhão a fazer e a editar, especialmente porque tanto eu como a cameragirl somos maçaricos nisto. E o programa que editei foi o Windows Movie Maker... 

Mas estamos orgulhosos do aqua e do vídeo :happy:.

abraço a todos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo

Eu tinha razão,só com as pedras,estava já um

espectáculo,quando tivesse as plantas passava

as 5*muito mais ******* muitos parabéns muitoooo

bommmm.

Abraços Álvaro Silva    :crazyeyes:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo,

Há alguma maneira de neutralizares essa mancha branca que se vê por cima da reinecki? Na minha modesta opinião esse pequeno detalhe está a distrair um bocadinho as vistas, a não ser que tu gostes é claro!

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, ismael_figueira disse:

Gonçalo,

Há alguma maneira de neutralizares essa mancha branca que se vê por cima da reinecki? Na minha modesta opinião esse pequeno detalhe está a distrair um bocadinho as vistas, a não ser que tu gostes é claro!

Grande abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas Ismael. Só removendo a pedra que aquilo é quartzo. Ou tapando com musgo. 

E de facto gostamos daquela pedra! Tivemos bastante tempo a decidir onde a meter. 

Relembro a todos que este não é pensado para concurso, senão o próprio hardscape era diferente, a puxar mais para a profundidade e tal. Este é só para desfrutarmos porque este resto de ano e o próximo vão ser bem cheios. 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, 

Esse aquário ainda vai dar umas belas fotos, nós vamos estar aqui a acompanhar para ver.

Abraço 

  • Votar + 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquema de iluminação actual feito com o controlador TC420:

Primeiro mês:

16.00h - 0% subindo até ás 18.00h - 60% (+/- 6600 lumens teóricos)

23.00h - 60% diminuindo até ás 00.00h - 0%

Depois do primeiro mês:

16.00h - 0% subindo até ás 18.00h - 100% (11000 lumens teóricos)

23.00h - 100% diminuindo até ás 00.00h - 0%

Claro que isto não está escrito em pedra e se tiver necessidade de mudar é só puxar pelo cabo USB e mudar a programação.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo.
Gosto bastante do setup.
Acho que devias ponderar acrescentar um tom vermelho entre as duas pedras traseiras do lado direito do caminho.
O vermelho assim não te leva na continuidade do caminho.
Se queres acrescentar cor não o deves fazer só dum lado.
O olhar vai-se fixar na zona vermelha e não no caminho que acho que é a zona principal.
De resto é esperar que as moitas cresçam.
Abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-9 at 19:50, Luís Cardoso disse:

Boas Gonçalo.
Gosto bastante do setup.
Acho que devias ponderar acrescentar um tom vermelho entre as duas pedras traseiras do lado direito do caminho.
O vermelho assim não te leva na continuidade do caminho.
Se queres acrescentar cor não o deves fazer só dum lado.
O olhar vai-se fixar na zona vermelha e não no caminho que acho que é a zona principal.
De resto é esperar que as moitas cresçam.
Abraço

Boas Luis. 

Obrigado!

Percebi o que queres dizer e vou ter em conta. Por enquanto vou só deixar crescer e logo se vê. A partir do segundo mês ou assim analiso a situação e vejo que mudanças posso/quero/tenho de fazer. Espero que me ajudem também aqui :happy:

Agora um relatório desde primeiros 4 dias:

Tpa diária de 40/50%.

A HM e a gratiola já está toda direitinha, mas a glosso, a stau e alguma cuba estão com um aspeto menos bom. Tenho aspirado as folhas mortas/soltas e pouco mais. Não vou mexer.

Alguém já trabalhou com a glosso? Que dicas dão?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo essa luz vai ser sempre a bombar... mais uma montagem de encher o olho

Mãozinhas  nisso.. ;)

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo atribulado!

Acho que vou mudar o nome do aqua para "The melting".

Glosso e cuba entraram em melting completo. HM melting parcial, stau e reinecki melting ligeiro.

CO2 estável, luz estável, tpas regulares, filtro dimensionado. 

Há coisas do carago.

Reparem na desevolução:

Dia 2

34412207551_566050a02c_o.jpgYama - Dia 2 by Gonçalo Silva, no Flickr

Dia 5

34559994206_26a9cbd81f_o.jpgDia 5 by Gonçalo Silva, no Flickr

Dia 6 (hoje)

34575899206_10b8c63f74_o.jpgDia 6 by Gonçalo Silva, no Flickr

Nunca tive assim um caso de melting, aliás nunca tinha tido melting (não que tenha feito assim tantas montagens).

Tenho andado a aspirar o que está mal e a rezar para que recupere. Acho que não posso fazer mais nada...

Abraço ligeiramente desanimado. :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Luís Cardoso disse:

Já viste como andam as durezas da água?
Podes sempre por já umas japonicas que elas ajudam a comer os melts

Já não meço a algum tempo, porque sempre se manteve estável nos 4... Mas posso medir.

Pus uns 12 red sakura para irem penicando. Tem sido um festim.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Começo atribulado!

Acho que vou mudar o nome do aqua para "The melting".

Glosso e cuba entraram em melting completo. HM melting parcial, stau e reinecki melting ligeiro.

CO2 estável, luz estável, tpas regulares, filtro dimensionado. 

Há coisas do carago.

Reparem na desevolução:

Dia 2

34412207551_566050a02c_o.jpgYama - Dia 2 by Gonçalo Silva, no Flickr

Dia 5

34559994206_26a9cbd81f_o.jpgDia 5 by Gonçalo Silva, no Flickr

Dia 6 (hoje)

34575899206_10b8c63f74_o.jpgDia 6 by Gonçalo Silva, no Flickr

Nunca tive assim um caso de melting, aliás nunca tinha tido melting (não que tenha feito assim tantas montagens).

Tenho andado a aspirar o que está mal e a rezar para que recupere. Acho que não posso fazer mais nada...

Abraço ligeiramente desanimado. :sad2:

Boas,

Compreendo-te perfeitamente a qualidade da água na minha zona é pura rocha, não te vou mentir mas quando meço a dureza da minha água desisto sempre nas 30 gotas, quando vejo os boletins das águas cedido pela Câmara até me assusto. Existem algumas plantas que nem as consigo manter nos meus aquários, "puro melting", mas sempre que começo uma nova montagem sofro sempre com esse mal. Provavelmente houve alteração da mesma. Não desanimes e vai controlando, pode ser so nesta fase de habituação das plantas. Continua o bom trabalho.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho melting no meu nas helferi, e nem sabia que se chamava assim ;p

Se descobrir a causa avisa, eu pensei que fosse problema na fertilização.

Boa sorte e não desanima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Toda a cuba, reinecki e glosso foram com os cães...

Ontem retirei tudo e era só "lama" de plantas. Impressionante!

Entretanto para não ficar vazio e ter massa vegetal plantei monte carlo em vez da cuba, eleocharis e helferi pela glosso e ranunculus pela reinecki. Tudo retirado do Red Canyon.

Vai servir para ver se é algo no aqua ou se era mesmo das plantas. Estas estão já em estado imerso (relembro que a micranthemoides veio em pote, logo em imerso) e estão saudáveis. Se estas sofrerem também melt é porque é da água ou qualquer coisa no aqua.

Não tirei foto do "antes" mas mais logo ponho a foto do "depois".

De qualquer modo mesmo que estas peguem bem vou retirá-las no futuro para seguir com o plano original. Quero cuba, glosso e reinecki! Mas primeiro vou deixar estabilizar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Luis, não cheguei a ver, este fim de semana foi de loucos, mas hoje vou medir. Ph, KH e GH.

Será que a água da rede mudou assim tanto? Impressionante como nem sequer tive algas no Red Canyon que tem o mesmo substrato e aqui foi uma desgraça total.

Será que foi alguma "doença"? Existem doenças que ataquem assim as plantas? Começou na glosso, alastrou-se para a cuba e HM e por fim atacou na reinecki...

Felizmente parece que parou na HM, ainda me sobrou umas plantas suficientes para refazer a moita, com um bocadinho mais de paciência mas neste não tenho pressa nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Gonçalo84 disse:

......

Será que a água da rede mudou assim tanto? Impressionante como nem sequer tive algas no Red Canyon que tem o mesmo substrato e aqui foi uma desgraça total.

.....

Gonçalo, por acaso sim, a água da rede altera muito os valores quando nos aproximamos do verão por causa do calor, um dos valores que se nota mais alteração é no cloro, no restantes parâmetros as alterações são quase nulas, mas adiante não creio que este seja o problema das tuas plantas!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Não Luis, não cheguei a ver, este fim de semana foi de loucos, mas hoje vou medir. Ph, KH e GH.

Será que a água da rede mudou assim tanto? Impressionante como nem sequer tive algas no Red Canyon que tem o mesmo substrato e aqui foi uma desgraça total.

Será que foi alguma "doença"? Existem doenças que ataquem assim as plantas? Começou na glosso, alastrou-se para a cuba e HM e por fim atacou na reinecki...

Felizmente parece que parou na HM, ainda me sobrou umas plantas suficientes para refazer a moita, com um bocadinho mais de paciência mas neste não tenho pressa nenhuma.

Gonçalo não podes comparar os dois pois a proporção de substrato não é a mesma.

Acredito que as durezas da água tenham baixado sim, pois tens muito mais substrato neste aquário.

Isso foi a transição de emerso para submerso, nada mais. Não é assim tão pouco frequente.

Se na fase inicial tiver havido descidas das durezas e consequente ph pode ter causado isso, normalmente ao fim de 4 ou 5 semanas a coisa estabiliza, dependendo da agua que la se mete.

Cumprimentos

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais