山 Yama


Gonçalo84

Recommended Posts

On 29/10/2017 at 17:01, Ricardo Alexandre disse:

Está top 

já estás a pensar em mudar ?

e eu que adoro ver as evoluções 

Obrigado.

Quando se chega ao máximo que um layout pode dar, pensa-se logo em mudar. Tenho muitas coisas que quero experimentar e desenvolver. É a única maneira de evoluir!

há 14 horas, brunofasoares disse:

Sem tópico... não sei se consegues... :my_biggrin:

Isso não vai ser fácil não :my_biggrin:

há 12 horas, ismael_figueira disse:

Boas Gonçalo, 

 

Isso está a respirar saúde! Já vi que não tens sido meigo com a escova, essas pedras estão bem limpinhas!

Então mandaste os "la plata" jantar fora no Sábado? :default_jcb_cheers:

 

Abraço 

Obrigado Ismael, tive de evoluir nas escovas. Primeiro comecei com uma média, depois arranjei uma hard e agora pensei: tenho de ser mais hardcore! Comprei uma escovinha de aço suave para camurças (era o que dizia a embalagem), e assim que comecei a esfregar, ui que luxo, mínimo esforço e máxima limpeza. Amanhã já ponho aqui uma foto dela, e também o aqua já começa a estabilizar com esta luz e tenho muito menos gda.

 

Os La plata odiaram a mudança de luz... assim que ligava passavam-se completamente, chegaram a saltar 6 de uma vez! Então mudei para os simulans, amanhã chegam mais 13 para fazer o total de 20, escolhi menos quantidade porque estes saltam muito mais à vista.

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Gonçalo84 disse:

Os La plata odiaram a mudança de luz... assim que ligava passavam-se completamente, chegaram a saltar 6 de uma vez! Então mudei para os simulans, amanhã chegam mais 13 para fazer o total de 20, escolhi menos quantidade porque estes saltam muito mais à vista.

Gonçalo, 

 

Comigo também acontecia isso, ainda consegui salvar alguns... A solução que encontrei foi fazer que o ligar das luzes não fosse tão brusco. Basta deixar o estore de uma das janelas para cima e permitir que entre alguma claridade dentro da sala, assim quando liga a luz não estão num ambiente de escuridão completa e já não causa tanto stress aos vivos. 

Imagina tu estares a dormir e subitamente ligam-te um conjunto de holofotes daqueles dos estádios mesmo nos olhos...  

 

Cheers

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/10/2017 at 09:44, ismael_figueira disse:

Gonçalo, 

 

Comigo também acontecia isso, ainda consegui salvar alguns... A solução que encontrei foi fazer que o ligar das luzes não fosse tão brusco. Basta deixar o estore de uma das janelas para cima e permitir que entre alguma claridade dentro da sala, assim quando liga a luz não estão num ambiente de escuridão completa e já não causa tanto stress aos vivos. 

Imagina tu estares a dormir e subitamente ligam-te um conjunto de holofotes daqueles dos estádios mesmo nos olhos...  

 

Cheers

Tentei isso tudo. Acho que o facto de ser mono espécie contribuiu bastante para a parvalheira deles. Se tivesse outra espécie mais calma acho que eles acalmavam também.

E sim, tenho noção da porrada de luz que eles levam pelas pestanas (não existentes) a dentro. Por isso é que tinha o dimmer, mas não consigo meter neste calha que é de 220V, pelo menos programável, manual é fácil, mas não dá jeito.

Bem mas agora tenho os Simulans que são brutais mesmo. Não me atacam os camarões (desde que sairam os stressadinhos já tenho umas 5 camaroas ovadas), e têm uma côr que nunca imaginei. Tanta côr que até me vou ficar apenas com os 20 atuais para não ser demais.

 

Abraço, mais logo tpa e fotos (já ando a ensaiar a foto final com light boxes, backlights e fundos).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a casa, tirei as sapatilhas, abri o gato, alimentei-o para me deixar de chatear e meti mãos à obra.

Comecei por observar o estado geral da piscina. Tudo ok, mas não gosto daquela zona com eleocharis. 

Filtro desligado, deixar repousar a água e gentilmente retirar a relvinha, aproveitei e plantei-a aqui e ali. Meti pedras ali, já não fazia sentido a erva ali porque a reinecki ia acabar por tapá-la do ponto de vista da foto.

Fase seguinte, poda. Hemianthus micranthemoides está selvagem, mas só a cabecinha (por vezes só a cabecinha é que é bom), um bocado do tapete de monte carlo ao centro que cresce mais que o resto visto apanhar mais luz, folhas velhas da staurogyne e... qué isto? O gato está prali a miar feito parvo. Seca mãos e vai lá ver. Oh palerma, fechou-se no quarto... Bem problema resolvido e onde ia eu? Ah a stau. Feito isso corta os runners invasivos da tripartita e uns pés da hygrophila araguaia que estava a pender demasiado, plantei-a num sítio em que já estiveram 4 plantas, vai ser desta que vai ficar ali uma coisa fixe.

Ok vamos lá à parte pior, apanhar as folhas. Ai que esta hm e a monte carlo é uma chatice para apanhar... 

Vamos aos vidros, tiro o meu raspador da Eheim, levezinho, preciso, largo e fino. É bastante bom para os 10 euros que custou. Pff, a pensar que mandei vir um da china que custou 8... e não vale um flato.

Saco a mangueira para fora e espeto-a dentro do aqua, a outra ponta vai para o lava loiças, sensivelmente a uns 5 metros, prendo as duas pontas com um grampozinho de plástico jeitoso e uso o chupa maria. Começo a apanhar o máximo de caracóis que vejo, esses malvados por vezes são chatos de sair do vidro, embora das pedras tenham pouca tração. No fim disso aspiro os bocados de substrato que as nipónicas fazem questão de ir buscar, sabe-se lá de onde! Ah porra ia aspirando um camarão! A culpa foi dele, não tinha nada de ser transparente, se fosse azul ou vermelhinho como os outros isso não acontecia.

Bolas Ruca larga a mangueira pah! Que mania que ele tem de implicar com isto...

Ai agora é que foi! Aspirei um vermelhinho! Fui a correr para o lava loiças à espera dele mas era só uma folha de reinecki...

Água tirada, água posta, 4.5ml de anti cloro da Aquavitro e está feito. Limpa os vidros por fora, arruma a mangueira, dá comer aos peixes e aprecia.

Foto antes:

24294674608_83a2d7fa93_o.jpgAntes by Gonçalo Silva, no Flickr

Abraço

 

 

 

 

  • Gosto 5
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil apanhar estes sacanas!

 

38095618386_694dd02985_o.jpgDSC_0056 by Gonçalo Silva, no Flickr

37441244984_afaba33e96_o.jpgDSC_0059 by Gonçalo Silva, no Flickr

37441241364_f86b0678b9_o.jpgDSC_0063 by Gonçalo Silva, no Flickr

26374211509_9fa7e3f70a_o.jpgDSC_0066 by Gonçalo Silva, no Flickr

37441231214_e797cc8b00_o.jpgDSC_0073 by Gonçalo Silva, no Flickr

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois:

50mm

24313103258_1b916dcd30_o.jpg50mm by Gonçalo Silva, no Flickr

 

18mm

24313111738_49f7ba9285_o.jpg18mm by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Fotos sem nenhuma edição a não ser crop.

Abraço

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, experimenta tirar umas fotos um bocado mais de baixo e retira água até ficar só a cobrir um bocadinho a pedra mais alta ;) e usa luz por trás!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/11/2017 at 17:28, Tozé Nunes disse:

Gonçalo, experimenta tirar umas fotos um bocado mais de baixo e retira água até ficar só a cobrir um bocadinho a pedra mais alta ;) e usa luz por trás!

Irei fazê-lo, mas se calhar preciso de ajuda de alguém que perceba um pouco mais que eu de fotografia, ou seja um pouco mais que nada!

Também estou a tratar de arranjar um projectores para ajudar na iluminação. E já cortei um bocado de cartão maior para bloquear mais a luz. Vamos ver.

 

Queria partilhar aqui uma foto e queria que sugerissem uma legenda para ela:

38227258896_6c78bcb11d_k.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

A minha legenda: "Pessoal, reunião da Tupperware ali no canto!"

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo sem dúvida a foto a 18mm, se tiveres uma lente de 10mm melhor ainda! O nível de água um pouco mais baixo e mais luz por trás tal como o Tozé diz vão ajudar  a dar-te mais dimensão ao aquário!

Pena os simmulans não serem muito coordenados... 

Força nisso e tira umas valentes chapas!

 

"Ménage à cinq" seria uma boa legenda para a última foto :my_biggrin:

 

Abraço 

 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irei fazê-lo, mas se calhar preciso de ajuda de alguém que perceba um pouco mais que eu de fotografia, ou seja um pouco mais que nada!
Também estou a tratar de arranjar um projectores para ajudar na iluminação. E já cortei um bocado de cartão maior para bloquear mais a luz. Vamos ver.
 
Queria partilhar aqui uma foto e queria que sugerissem uma legenda para ela:
38227258896_6c78bcb11d_k.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr
A minha legenda: "Pessoal, reunião da Tupperware ali no canto!"
 

Boas Gonçalo!

A minha legenda seria tendo em conta o panorama atual “Jantar no panteão nacional “

Quanto ao aqua está muito bom, parabéns!


Abraço
  • Gosto 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 13 horas, RaposoAlves disse:

Está mesmo impec, gosto muito como o aquário está!

Obrigado Laurence ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Que vergonha! Dois meses sem atualizar!

Bem, então cá vai. 

Retirei a eleocharis sp mini (substituí por monte carlo), a higrophila araguaia (por rotala h'ra), a reinecki mini (por staurogyne)  e a rotala bonsai (por HM)

No geral está em  velocidade cruzeiro. É tudo fácil menos o esfrega pedras quinzenal, mas isso não consigo evitar. 

A HM está a dar as úlimas, bonita por fora, horrivel por baixo, isto porque estou a mantê-la numa altura que não é a dela. Precisava de recomeçar com ela, ou seja, cortar os topos bons e tirar os maus de baixo (a chamada poda invertida) mas estou a aguentar o barco até a h'ra estar em condições e tirar uma foto.

Fotos mais tarde.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estão as prometidas.

39551523662_b179d0c3b9_k.jpgDSC_0029 by Gonçalo Silva, no Flickr

39551520062_9ac9225685_k.jpgDSC_0034 by Gonçalo Silva, no Flickr

27804099489_d4a23a020b_o.jpgDSC_0025 by Gonçalo Silva, no Flickr

39551529082_bc6a1fd4e3_o.jpgDSC_0023 by Gonçalo Silva, no Flickr

27804109669_0c6d79d0c3_o.jpgDSC_0020 by Gonçalo Silva, no Flickr

24713280827_8d4cb25656_o.jpgDSC_0018 by Gonçalo Silva, no Flickr

24713281907_ef1270c949_o.jpgDSC_0015 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Abraço

  • Gosto 5
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, 

 

Isso está muito bom, fizeste bem retirar a rotala bonsai, não estava a gostar de ver a forma como se destacava do restante layout (já tínhamos falado sobre isto). 

A h'ra foi muito boa escolha, essas cores suaves combinam muito bem com o verde e não distraem do layout no seu todo, ainda tens tempo para deixar crescer e adensar mais um pouco. 

Um pequeno retoque de MC a cair pela pedra grande (esquerda) na frente, era capaz de "aliviar" a saliência do meio. :my_rolleyes:

 

De resto dedo no gatilho e faz figas!

 

Força nisso 

 

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Filipe Sampaio disse:

Boas Gonçalo

Isso está com otimo aspeto...

Parabéns

Obrigado Filipe desaparecido :my_rolleyes:

 

há 7 horas, ismael_figueira disse:

Gonçalo, 

 

Isso está muito bom, fizeste bem retirar a rotala bonsai, não estava a gostar de ver a forma como se destacava do restante layout (já tínhamos falado sobre isto). 

A h'ra foi muito boa escolha, essas cores suaves combinam muito bem com o verde e não distraem do layout no seu todo, ainda tens tempo para deixar crescer e adensar mais um pouco. 

Um pequeno retoque de MC a cair pela pedra grande (esquerda) na frente, era capaz de "aliviar" a saliência do meio. :my_rolleyes:

 

De resto dedo no gatilho e faz figas!

 

Força nisso 

 

Abraço  

Sim a H'ra ainda nem sequer foi podada. Vou trabalhar nela e depois acho que está pronto (já disse isto há algum tempo lol)

E olha lá bem para a foto. Faz zoom lá no tal lado esquerdo. Já lá está a monte carlo a cair pela pela abaixo :my_cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Não acho de todo um mau layout, mas ainda vais a tempo de molhorar, dois reparos:

 

1- As duas pedras ao centro junto ao vidro traseiro tiram muita profunfidade ao layout eu optaria por deita-las, percebo que sigam a orientação das laterais mas acabam por ser 2 massas pretas em conflito que puxam o nosso olhar lá para o fundo !!!

 

2- A lateral direita onde tens MC junto ao vidro obtaria por colocar tambem staurogyne até praticamente ao topo, para quebrar a monotonia visto já teres muita stau no layout podes utilizar a Pogostemon Helferi, deste modo o reflexo no vidro da a sensação de continuidade abrindo mais o layout !!!

 

São apenas reparos que no meu ponto de vista beneficiária muito o teu layout !!!

 

Abraço

 

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

 

 

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Nuno M. disse:

Boas Gonçalo,

 

Não acho de todo um mau layout, mas ainda vais a tempo de molhorar, dois reparos:

 

1- As duas pedras ao centro junto ao vidro traseiro tiram muita profunfidade ao layout eu optaria por deita-las, percebo que sigam a orientação das laterais mas acabam por ser 2 massas pretas em conflito que puxam o nosso olhar lá para o fundo !!!

 

2- A lateral direita onde tens MC junto ao vidro obtaria por colocar tambem staurogyne até praticamente ao topo, para quebrar a monotonia visto já teres muita stau no layout podes utilizar a Pogostemon Helferi, deste modo o reflexo no vidro da a sensação de continuidade abrindo mais o layout !!!

 

São apenas reparos que no meu ponto de vista beneficiária muito o teu layout !!!

 

Abraço

 

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

 

 

 

 

Oh Nuno eu sei bem disso :my_smile:

Estou "farto" de pensar nisso, no meu ponto de vista essa duas pedras eram trocadas pelas que estão imediatamente antes delas, atingindo assim uma maior profundidade.

Mas de facto este aqua não foi propriamente pensado para concurso, o próximo vai ser, com todas as paneleirices que isso implica. 

Era só um aqua para disfrutar e feito em conjunto com a noiva. Aliás, ontem no fim de ter lido o teu comentário houve esta conversa:

 

Eu - O Nuno disse para mudar mos ali uma pedras.

Ela - Qual Nuno?

Eu - Aquele que uma vez encontrámos na Petfestival.

Ela - Ah o Nuno Rosa!

Eu - Não, esse é o Pedro Rosa, o Nuno é aquele grande.

Ela - Ah já sei! Mas eu gosto assim! Ele não percebe nada disso!

:my_smile:

Resumindo, esta montagem foi feita com a aprovação dos dois num sentido de a fazer aproximar mais deste hobby, não propriamente para concurso, só mais tarde é que pensei em levar a concurso visto estar a correr bem.

Para além disto tudo, aquelas pedras são muito grandes e têm outras em cima, tornando impossível essa manobra sem desmanchar mais de metade da coisa.

Mas conto com a tua visão para o próximo! O objectivo vai ser passar um tal de @Nuno M. e o outro senhor de nome @Luís Cardoso :default_bleh: Já tenho um pequeno esboço feito na bancada de testes mas preciso de pedras que estão aqui, portanto está parado.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os detalhes apontados pelo Nuno estão muito bem vistos, mas tendo em conta os teus argumentos... Sei bem o que isso é! 

 

Venha de lá mas é nova montagem que tu não podes estar quieto! 

 

Abraço 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao me importo nada de ser passado.

Aliás, acho que o aquario nacional do ano de 2018 já está montado e não pertence a nenhum de nós 

Editado por Luís Cardoso

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

 

Ela - Ah já sei! Mas eu gosto assim! Ele não percebe nada disso!

 

Realmente ela tem toda a razão !!! :my_dodgy:

há 22 minutos, Luís Cardoso disse:

Eu nao me importo nada de ser passado.

Aliás, acho que o aquario nacional do ano de 2018 já está montado e não pertence a nenhum de nós 

E que belo aquário é !!! :my_smile: 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que agora é que me deixaram curioso!

há 4 horas, Nuno M. disse:

Realmente ela tem toda a razão !!! :my_dodgy:

Sabes que foi em tom de brincadeira lol.

 

há 4 horas, Luís Cardoso disse:

Aliás, acho que o aquario nacional do ano de 2018 já está montado e não pertence a nenhum de nós 

Olha agora é que me deixaram curioso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais