Projecto de lago


Recommended Posts

  • 3 semanas depois...

Caros Forista

Gostaria de pedir-vos um conselho. Como referi alguns posts atrás, o fundo deste lago é composto por várias Elodeas e Ceratophilum (ainda não coloquei as Vallisnerias). Ainda assim, existe uma alga filamentosa, parece um "manto de cabelos" verde, que cobre um bom espaço, entre e agarrado ás plantas. Não seria um problema, mas quando a bomba puxa a água para a cascata, esta alga é sugada e puxa as plantas mais próximas do tubo, o que não me parece muito saudável para as plantas. Como vêm no post acima, ofereceram-me 3 peixinhos (parecem-me kinguios), que se têm estado a dar bem neste novo lar (fazem 1 mês de casa nova dia 4 de Dezembro). Pensei em introduzir um (ou mais) peixe/s para comer estas algas (só as algas) mas deixarem os peixes residentes em paz, e também não serem atacados por estes. O que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Para comer algas e resistir ao nosso clima apostaria na Jordanela. Têm a fama de serem muito resistentes.  Cheguei a ter um casal num aquário e adorei. Não tenho a certeza se se darão bem com kinguios já crescidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros Foristas

Caro Rui Pimenta, obrigado. De facto quando as novidades são poucas, esqueço-me de por vezes vir aqui, e dar "noticias".

O lago vai bem, como está cheio de água, e está muito exposto ao Sol, a mesma não é tão transparente como "água da torneira", mesmo assim, consegue-se ter uma visibilidade de cerca de 50cm de profundidade. As algas, a existirem estão no fundo e não vejo. Acredito que esteja controlado, pois quando tiro o tubo de aspiração de água (para a cascata), este está limpo destas. Os kinguios, houve um que foi vitima de u8m predador (a minha cadela), os outros estão bem, com cerca de 15cm, e muitas (10 que tenha visto) crias. Coloquei 2 vasos com Tiger Lotus, que ainda só têm 1 a 2 cm de altura...Aguardo a chegada das rãs.

Introduzi 5 resistentes Ancistrus Sp. (aguentaram 10 dias de viagem, nos CTT), que como são peixes de fundo, não sei como se encontram, mas quero acreditar que estão vivos e de boa saude.

Como Palustres, Agriões e Poejos, que como a terra fica um pouco rija, não crescem muito, mas estão bonitos.

Já só vou tirar fotos novas com as Lótus.

Cumprimentos a todos

Editado por Jose Lavado
Adicionar informação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Jose Lavado disse:

Caros Foristas

Caro Rui Pimenta, obrigado. De facto quando as novidades são poucas, esqueço-me de por vezes vir aqui, e dar "noticias".

O lago vai bem, como está cheio de água, e está muito exposto ao Sol, a mesma não é tão transparente como "água da torneira", mesmo assim, consegue-se ter uma visibilidade de cerca de 50cm de profundidade. As algas, a existirem estão no fundo e não vejo. Acredito que esteja controlado, pois quando tiro o tubo de aspiração de água (para a cascata), este está limpo destas. Os kinguios, houve um que foi vitima de u8m predador (a minha cadela), os outros estão bem, com cerca de 15cm, e muitas (10 que tenha visto) crias. Coloquei 2 vasos com Tiger Lotus, que ainda só têm 1 a 2 cm de altura...Aguardo a chegada das rãs.

Introduzi 5 resistentes Ancistrus Sp. (aguentaram 10 dias de viagem, nos CTT), que como são peixes de fundo, não sei como se encontram, mas quero acreditar que estão vivos e de boa saude.

Como Palustres, Agriões e Poejos, que como a terra fica um pouco rija, não crescem muito, mas estão bonitos.

Já só vou tirar fotos novas com as Lótus.

Cumprimentos a todos

Muito bom saber, mas como estão as tuas plantas aquáticas no geral? As oxigenadoras deram-se bem? Tira foto como está agora o lago para se poder ver, não é preciso esperar pelas lótus :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

IMG_20180611_123843.jpgIMG_20180611_123826.jpgIMG_20180611_123758.jpgCaros Foristas

Agora que já há novidades, mostro-as. Como podem ver na foto, as Lotus ja deram folha, têm apenas 2 meses, e as rãs (penso que 2) ja voltaram. Os meus Kinguios, estão grandinhos ( próximo de 15cm) tiveram crias, que ainda é dificil de ver, mas numa das fotos que vos apresento vê-se a cabecita de um a aparecer. No total são 7 crias, sendo que 1 é totalmente negro e 2 malhados de negro e laranja... Como ganharam estas cores não sei... A água é turva mas tem visibilidade até cerca de 50cm de profundidade. Os Ancistrus...não sei deles, mas sendo peixes de fundo, não consigo ver. As plantas devem estar a fazer o seu trabalho. Fiz uma mudança parcial para colocar os vasos das lotus, e as plantas (tanto as Elodeas como as Valisnerias) tinhas umas "borbulhas" acastanhadas, mas tinham bastantes rebentos saudáveis...

 

Cumprimentos a todos

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom José, ficou muito fixe o teu lago. Isso o verdete não te preocupes, deixa as oxigenadoras crescerem e essas algas desaparecem :D abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com muito bom aspecto. Quando essa envolvente verde crescer, então deve ficar mesmo muito bom.

Só uma pergunta: Os Ancistrus aguentam o Inverno? Eu precisava de uns peixes para o fundo mas sempre pensei que os Ancistrus eram de água quente e se dariam mal no nosso clima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caros Foristas

Como referi no post anterior, as Vallisnerias têm uma "borbulhas" castanhas e moles. Há vários rebentos saudáveis, mas não sei se duram. Juntei 3 fotos para, que souber e puder, dar a sua opinião.As Elodeas, ao contrário do que pensei, creio que não têm este problema, pois apareceu uma ramificação a boiar e estava perfeita. Junto fotos das crias que anunciei no mesmo anterior post. Na foto conto 14, mas já apareceram 2 que sinda eram muito timidos. Também já apareceram 2 rãs, bem grandinhas...

Citação
On 13/06/2018 at 22:44, alexbap disse:

Só uma pergunta: Os Ancistrus aguentam o Inverno? Eu precisava de uns peixes para o fundo mas sempre pensei que os Ancistrus eram de água quente e se dariam mal no nosso clima.

Como são de fundo, não sei dizer a certeza, pois não consigo mesmo ver mais de metade da profundidade do lago, mas até hoje, só apanhei um a boiar, em Junho, e pouco maior do que quando foi para o Lago. Ou seja, ou morreu antes e estava preso em algo, e soltou-se nessa altura, podendo haver mais nesta situaçãoIMG_20180703_111937.jpgIMG_20180703_111913.jpgIMG_20180709_103227.jpgIMG_20180709_103226.jpgIMG_20180709_103220.jpg, ou foi o único que não sobreviveu até agora e os outros lá estão.

 

Desde já o meu obrigado pela ajuda que têm dado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas folhas das minhas também ficam assim, mas lançam rebentos novos e crescem saudáveis. Tens o fundo completamente forrado de oxigenadoras? A água com as plantas deveria estar mais limpa, talvez os peixes te andem a comer sem tu saberes, os kinguios são terríveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros foristas

Uma pequena actualização. Pelas fotos não dará para ver bem, mas dá para ver o tamanho das elodeas (já quase chegam à superficie), as rãs já tiveram crias, e agora são 2 adultas e (parece para já) 4 crias que já não têm cauda, peixes... muitos. Os nenufares, desde que chegaram e atingiram estas dimensões (que não é nada de especial) permitiram uma limpeza de água, que tenho visibilidade de aproximadamente 1m de profundidade. Não consigo tirar foto mas, pelo menos 1 Ancistrus sobreviveu, consegui vê-lo entre os vasos das Vllisnerias, e esse fundo está de facto limpo, e um (de 10 que comprei) "Ramshorn snail" vermelho., que também vi a limpar uma das paredes.

Já agora pergunto, qual o impacto neste "ecossistema", que teria a introdução de uma ou 2 tartarugas?

Obrigado

Cumprimentos

 

IMG_20180703_111913.jpgIMG_20180703_111937.jpgIMG_20180825_113113.jpgIMG_20180825_113524.jpgIMG_20180825_113657.jpg

Editado por Jose Lavado
Faltava o agradecimento e cumprimentos,.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o lago José, a água com o crescimento das Elodeas já está muito melhor. Quanto á introdução de tartarugas o melhor é esquecer isso, na minha opinião :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

houvi falar em tartarugas?   tenho 5  que foram em pequenas para o  meu lago e desde que la estão nunca mias rebentou uma folha nos nenufares,cortam-nas logo assim que espreitam.  tive de tirar os vasos este verão pois ja estao com uns 10cms e viram os vasos de 3 ou 4 kg de patas ao ar. Ou elas ou as 4 carpas de 20cms....

resumindo,não ha planta que resista a carpas grandes  e tartarugas  Trachemys scripta scripta ou elegans.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais