475l para povoar


tarasofia

Recommended Posts

Olá,

 O meu nome é Marta e há imenso tempo que não participo em fóruns de aquariofilia, mas agora com um novo projecto surge a necessidade de procurar ajuda entre os mais entendidos.

Neste momento tenho um aqua de 240l, com 120cm de frente, onde vive um pleco leopardo no alto dos seus 8 anos e 50 cm de comprimento, 1 peixe joia, um multipuntata, e meia dúzia de labidochromis caeruleus. Existia também um oscar, mas que faleceu há uns meses atras depois de aparentemente ter sofrido de uma qualquer doença que o inibia de nadar. este aqua funciona com um filtro externo.

Bem este set up tem 8 anos, e sinceramente a manutenção com filtros externos é complicada, pois sempre que por qualquer motivo é necessário substituir componentes ou peças é um drama encontra-los a tempo de evitar tragédias no aquário o que me tem levado a comprar mais filtros do que eu gostaria... já que os meus conhecimentos de mecânica e funcionamento de motores e bombas é 0. pensei assim que mudar para outro tipo de aquário fosse mais vantajoso para mim...

Surge assim a ideia de realojar o meu pleco numa casa que se adapte melhor ao seu tamanho e é esperado nas próximas semanas a instalação de um aqua com 50*50*1.90, com sump.

A minha ideia é com o tempo converter a actual população do meu aquario... voltar a ter oscares ( penso manter pelo menos 2) e acrescentar mais qualquer coisa... mas não sei sinceramente que espécies posso procurar, que se adaptem ao pleco e aos oscares e que sejam fáceis de adquirir. Gostava de ter mais peixes gatos, que adoro, e mais 2 ou 3 peixes de grande porte que nadem na coluna de agua para dar movimento ao aqua. Fazer qualquer coisa tipo monster fish tank... mas modesto já que 475l não darão para muito, com espécies pouco exigentes.

Agradeço desde já todos os contributos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
 
 Parece um projeto bem interessante (admito uma pontinha de inveja)! Com dois óscares e um pleco desse tamanho... não sei se me arriscaria a juntar mais alguma coisa, sinceramente. Mas eu gosto que os peixes tenham muito espaço (no final do meu último projeto já achava 200l pouco para o meu trio de apistos).

 Se sempre quiser mais alguma coisa, eu iria para um Blue Phantom pleco ou, na coluna de água, algo como uns heros. É complicado companhia para óscares. Se o aquário tivesse mais de 50cm de largura sugeria uma arowana mas assim é curto.

Cumprimentos e fico à espera de novidades!

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa água um único Óscar adulto e mais 2 ou 3 peixes compatíveis mas de menor dimensão e que suje menos que o pleco era o indicado. Eu tenho a crescer (ainda são todos juvenis): dois Oscar's; um synodontis; um boca de fogo; um heros; e 4 silver dollars em 412lts com 160x50x50.

Como disse estão a crescer e penso a médio prazo ou duplicar o tamanho do AQUA pois tenho bancada para isso ou ceder um dos Oscar's e o Synodontis pelo menos pois já faço Tpa semanal de 75% e a cada semana os nitratos chegam aos 20ppm que não recomendo que sejam ultrapassados para ter peixes saudáveis a viver por muitos anos.

1 Óscar e os tais dois ou três compatíveis mas menores como heros, boca de fogo, Acara azul, ou grupo de silver dollars é pacífico a longo prazo nesse AQUA a não ser que queiras daqui a uns meses fazer mega TPAS 2 ou mais vezes por semana.

Nota que dois Oscar's em termo de compatibilidade pode dar certo ou não. Os meus vieram no mesmo dia e já embirraram a um com o outro mas agora andam mais calmos no entanto sendo ciclideos nunca se sabe o dia de amanhã.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como o aqua ainda esta em construção acrescentei-lhe uns litros... terá 190*60*60 o que me dará talvez 600l, mais o volume de agua da sump que terá 95*45*40.

Acho que vai ser complicado ajustar a fauna... não pretendo desfazer-me de nenhum dos meu velhos peixes, acho que merecem ter uma vida longa e tranquila aqui por casa, mas sinceramente depois da morte do meu oscar o aquário perdeu a vida.

de qualquer modo a introdução de um ou mais oscars será sem dúvida a ultima a ser feita neste aquario.

 O up grade é mesmo para aumentar a qualidade de vida do meu pleco, e tentar manter um aquario que seja menos exigente em termos de manutenção, logo todas as espécies de peixes demasiado sensíveis estão fora de questão. Peixes agressivos e grandes predadores com caprichos na alimentação ( alimento vivo) também estão fora de questão.

Os silver dollars parecem-me bem... mas parece-me peixes de cardume em que li frequentemente que devem ser mantidos cerca de 5 animais... não sei se terei litragem para tanto peixe, e mais que uma tpa semanal só em caso de urgência, espero não ser necessário. É possível manter um cardumes deles no meu aqua em boas condições?

Aumentar os peixes gatos é mesmo importante, já que esses são muito apreciados cá em casa.  blue phantom pleco é lindo... mas deve ser difícil de encontrar à venda. A escolha da fauna depende também da facilidade de os encontrar à venda. gostava de ter mais multipuntatas, pois parece-me que eles apreciam companhia :)

Obrigada pelos contributos, e se alguém tiver outras sugestões agradeço

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mantiveres os caeruleus não vejo como a longo prazo o Óscar vá resultar aí. Se queres manter mesmo essa fauna e melhorar a qualidade de vida deles e facilitar as manutenções então não metas mais nada. Tirando os caeruleus podes meter por exemplo 1 oscar e um grupo de 5/6 silver dollars que vais ter bastante movimento no aquário.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, S.S. disse:

Se mantiveres os caeruleus não vejo como a longo prazo o Óscar vá resultar aí. Se queres manter mesmo essa fauna e melhorar a qualidade de vida deles e facilitar as manutenções então não metas mais nada. Tirando os caeruleus podes meter por exemplo 1 oscar e um grupo de 5/6 silver dollars que vais ter bastante movimento no aquário.

"Tapatalking"

:S

Os caeruleus não serão repostos,o mais velho fará  7 anos este verão e  o mais novo tem cerca de 3 anos, e desde então não houve mais ninhadas, a fêmea reprodutora morreu e acho que apenas sobreviveram machos ( sempre achei estranho o facto de nas ninhadas as fêmeas serem predadas muito mais facilmente que os macho)... no atual set up os africanos conviveram com um oscar por 4 anos sem problemas de maior, aliás acho mesmo que após a morte do meu oscar as coisas entre eles pioraram... um domina todo o aquário, e os restantes limitam-se a viver em refúgios... quando era o oscar a dominar o aquário era bem mais tolerante. Abate-los não é opção, e realoja-los não será fácil.

será pacifico introduzir os pacus com os caeruleus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caeruleus são ciclídeos e territoriais daí esse comportamento. Não devias ter mais que um casal. Tenta realojar os bichos. Mete nos classificados. Quando os retirares mete o Óscar é os silver dollars mas atenção pacus não são a mesma coisa que silver dollars. Os primeiros chegam aos 70cm e os SD's ficam pelos 12 mais ou menos.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

O aquario esta a funcionar, o tanque dos peixes tem 190*60*60, +-680l, e a sump ao nível a que funciona leva cerca de 130l. estou a usar um UV 24 h por dia, de resto é so aquecimento e massas filtrantes.

Não mexi na fauna... para já estão lá os meus peixinhos apenas... depois logo repenso nisso novamente.

large.1.jpglarge_10.jpglarge_11.jpglarge.9.jpglarge.7.jpglarge.8.jpglarge.5.jpg

Bem as fotos não são as melhores... mas ao menos dá para mostrar o resultado atual.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.