Inicio de hobby


Recommended Posts

Boa tarde,

Como o titulo indica pertendo iniciar-me neste magnifico mundo da aquariofilia para tal tenho em vista a aquisicao do seguinte materia

Aqua 1200x500x500

1x Filtro JBL e901greenline (poderao eventualmente ser 2)

2x calha com 120cm 54w 4320 lumens 108 Leds cor 6500K (PAULO VIEIRA AQUARIOS)

2x termóstato de 200w cada (marca a definir)

A minha questao é a seguinte com este equipamento mais substrato mas sem co2 é possivel ter um plantado sem aqueles tapetes lindissimos que se ve nas fotos aqui do forum ?

A minha ideia passa por colocar umas anubias e uns musgos nesta fase mais inicial.

Quanto a fauna estava a pensar em apistos e ramirezis, um cardume de rasbora arlequim e mais uns que me possam aconselhar (assim a capacidade do aqua o permita)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias, fetos e musgos em princípio consegues manter sem problema, mesmo sem co2. Mas qualquer planta beneficia da injecção de co2.
As calhas que estás a pensar comprar não conheço por isso não sei a intensidade e também não há informação disponível. De qualquer modo não deves precisar de muita luz.
Os 2 e901 vão ser o mínimo dos mínimos, na minha opinião. Se conseguires dar o salto para o e1501 era excelente.

Enviado do meu HUAWEI GRA-L09 através de Tapatalk

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar o salto para 1x e1501 em deterimento dos 2 e901 ou para 2x e 1501? 

É que se for um salto para 2x o e1501 vai haver tombo no fim do salto...

Quanto a luminaria sao aceites bem-vindas opiniões pois também tenho esta calha em vista

Chihiros A-Series Led Lighting System A1201

(Color temperature) +- 8,000K
(Luminous Flux) 9700lm
65 Watts 0.26 W/each x 252

Editado por Andre Alexandre Morais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes pôr para já um 1501 e depois arranjas um 901 para ajudar quando decidires por co2. Mas só um 901 nao acho mesmo suficiente.

A chihiros é uma boa aposta, agora é o que eu uso mas num aquário 80x40x40. o teu vai ser 50x50 o que faz com que uma apenas dê para agora, mas mais tarde vais precisar de outra para apoiar caso queiras umas plantas mais exigentes e um tapete, por exemplo. O que até deves notar mais é a cobertura entre o vidro da frente e trás, pois a calha é estreita.

Enviado do meu HUAWEI GRA-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aquario é com tampas?

Se sim as chihiros não são estanques podes sempre fazer DIY tens um tutorial cá no forum.

Se não tem tampas as chihiros são a melhor opção.

As calhas Paulo Vieira tens que fazer conta ao conjunto de calha, suporte e transformador, no final das contas se calhar não fica assim tão barato alem de que as chihiros tem regulador de intensidade e o dobro dos lumens ficas com calha para tudo o que pretendas fazer.

Mas se estamos a falar só de plantas low teck as calhas do Paulo Vieira chegam e sobram, agora por experiencia própria daqui a uns tempos vais querer mais e depois vais gastar outra vez dinheiro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois de facto tens razão quanto as calhas... a proposito do filtro tenho wduas opções 

1 perco a cabeca e compro o fluval fx6 (o 4 chegava mas por 90 euros a mais compro o 6)

2 tenho calma e reduzo as medidas do aqua para 1000x5000x5000 sempre sao menos 50 litros de agua e compro so um jbl 1501 e sempre poupo também alguns euros nas calhas pois passam a ser de 1000 ou ate mesmo de 900 no caso de algumas maracas.

Estou a pensar ir buscar o material ao porto neste sabado ao Sr Paulo Vieira alguem sabe dizer se a nivel de inertes e substratos os preços que ele pratica são acessiveis? E quanto a qualidade/fiabilidade dos aquas e moveis?

A respeito do DIY ja dei uma vista de olhos e as de fitas nao me agradaram mas fiquei curiose nas que levam leds de 10w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito dessa medida de aquário, nem muito grande, nem pequeno.
Os fluval nunca tive, mas pelo que vejo na net, são maquinões pelo menos a respeito do caudal. As ligações e mangueiras da fluval é que não me agradam (e a muitos outros) nada.
Compara primeiro os preços com os patrocinadores do fórum. Sei que ele tem uns substratos baratos mas também desconheço a qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Quando me referi a DIY estava a falar de converter as Chihiros a estanques, caso o aquário seja com tampas.

Tudo o que li até agora, e eu que tenho uma calha do Paulo continuo a aconselhar Chihirios  isto sem tampas no aqua.

Quanto aos aquários e móveis acho muito bons até em questão de preço.

Quanto aos substratos e inertes quem vai à Mais dá um pulo primeiro à Ecoarium em Gaia e vê  lá imensos inertes e um substrato para mim muito bom da JBL assim como plantas e aconselhamento.

Quanto ao filtro acho que a gastar dinheiro comprava um eheim com termo para tirar material de dentro do aquário. 

Resumindo:

Aquario, móvel e filtro no Paulo Vieira Aquarios. Melhor preço 

Substrato, inertes, hardscape,plantas, fertilização e calha da zetlight....se não quiser mandar vir a calha da Chihirios da neta.    na Ecoarium . Qualidade top 

Mas isto vai de cada um, isto é apenas a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão. Equaciona mudar para um aqua de 90cm de comprimento ou menos ainda.

Razões: Queres ter um plantado lindo como aqueles que se vê por aí né? O que é preciso para tal?

1-Bom substrato

2- Boa luz

3-Bom filtro

4-co2 pressurizado

5-Muitas plantas

6-hardscape bonito

7-boa fertilização

Ora isto tudo somado dá uma batelada de dinheiro. Logo se fores para um aqua mais pequeno consegues poupar em tudo e comprar já o co2. Pensa bem antes de comprar. Faz uma tabela do que gostavas de ter para cada medida de aquário. Nota que por vezes não há calhas para certas medidas de aquas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo o que dizes em relação ao Aqua mais pequeno mas a ideia é mesmo o de 120 ou o de 100.

o termo incluído no filtro pelo que vi encarece muito o valor do filtro se bem que a vantagem a nível estético é inegável.

A quantidade de plantas nesta fase inicial não vai ser nada por aí além, mas sim dentro do que referi no post inicial (plantas fáceis, anubias, musgos, fetos...)

Alguem me pode dar uma ideia se bem que não é fácil dos custos que poderá ter um layout para um aquario de 120.... rocha substractos fértil e inerte e troncos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Isso agora de preços é muito relativo, podes contar no mínimo com 90€ e no máximo 400€,700€ isso só para substratos inerte e fértil, troncos e rochas tudo depende da quantidade.

Queres barato podes usar húmus de minhoca pra fértil e akadama para inerte As rochas e troncos podes arranjar na natureza. 

É a mesma coisa não é mas também funciona.

É tudo uma questão de €€€€€€€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update

Aquario e móvel já comprado 1200x500x500 vidro extra claro (não resisti à tentação)

filtro fluval fx4

termo 300w eheim 

calha zetlight lancia zp4000-1200 plant e respetivo controlador

filtro de UV 58W

30 kg de dragonstone

50kg de areao preto 1mm-3mm

falta o substrato fértil e uns troncos para os quais aceito sugestões (estou inclinado para a raiz de pinho ou de carvalho)

quanto ao areao já estou mais ou menos arrependido acho que me precipitei pois creio que não vai dar um ar natural ao Aqua...

precisava agora dos vossos conselhos quanto ao substrato a utilizar e de qual a melhor maneira de dar volume ao substrato, pensei em rocha vulcânica leve e porosa por baixo do substrato e areao para criar diferentes alturas no aquario, pois creio que o areao não tem estrutura para aguentar por si só.

o que acham? Há alguma solução melhor?

se possível quando aconselharem o substrato fértil aconselhem também as quantidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem isto não tem tido grande resposta....

vamos lá ver se uma foto anima isto

IMG_2057-WcMCzpJB.1495058528.JPG

o substrato fértil é o vigor soil e como podem ver já lá moram algumas plantas.

adquiri também um kit co2 da TMC que está neste momento a debitar 4 bolhas por segundo durante todo o fotoperiodo.

Em relação a iluminação a calha é uma zetlight 1200 para plantados que segundo o fabricante debita 4100 lumens (penso adquirir mais uma igual para adicionar a esta no início do próximo mês) e o fotoperiodo actual é nascer do sol 30m amanhecer 2h, seguem-se 8h com iluminação a 100% e 2h de entardecer até entrar em moonlight que se desliga passadas 2h. Resumidamente 12h30 de luz com 8 destas na potência máxima e duas de moonlight. Acham que o fotoperiodo é o adequado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.