TPA VS Evaporação


Recommended Posts

Bom dia a todos

Tenho dois aquários de 30L sem tampa e por semana deve evaporar 15% ou 20%

A minha duvida é uma vez que já reponho a agua que evapora devo também efectuar tpa´s ou a reposição de 15% (mínimo)  de agua evaporada já é por si só uma tpa?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi à tempos alguém a dizer que com a evaporação metia água destilada para compensar, isto porque o h2o vai-se mas os minerais ficam. Que coisa mais estúpida! Repor a água não substitui tpa, e vais contribuir para uma água mais mineralizada, por isso independentemente da evaporação nada substitui uma tpa.

É a minha opinião e se tiver errado digam.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo o que dizes Gonçalo84 e faz sentido, mas se estou a meter 20% de agua nova por semana  (a que evapora) devo meter mais 20% de agua em tpa? 

 

Editado por Marco Esperança
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim deves fazer sempre a tpa, a água evaporada é apenas água, mais nada, ou seja todos os minerais e poluentes mantêm-se dentro do aquário. Podes, até deves substituir a evaporada com água destilada para repor os níveis. Caso queiras aumentar a mineralização, então pode ser com água canalizada.

Enviado do meu HUAWEI GRA-L09 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu reponho água canalizada, mas saliento que faço sempre a minha tpa todos os sábados, e o que o Gonçalo diz é bem verdade nada substitui uma tpa!

Se houver uma tpa semanal, o aquário apresenta melhor resultado do que se a tpa for mensal.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(teclado e ingles, peco desculpa pela falta de pontuacao correcta)

Deves sempre a fazer a TPA e passo a explicar o porque disso.

Quando a agua evapora os minerais ficam. O que acontece e que a concentracao de minerais aumenta porque a quantidade de agua diminui. Ora se as TPA's fossem so mudar agua por mudar, entao sim usar agua destilada seria mais que suficiente.

O problema e que as TPA's nao existem por causa da evaporacao e muito menos por causa da quantidade de minerais na agua, existe sim porque com o passar do tempo, o processo biologico do aquario, mais a alimentacao, mais os dejectos dos peixes, mais decomposicao de massa vegetal leva a que quando estas substancias se decompoe haja um aumento de substancias que nao so se tornam nocivas para os peixes como levam ao aparecimento de condicoes propicias a propagacao de algas.

Ora estes detritos e substancias diluidas na coluna de agua nao desaparecem com a evaporacao e tendem a aumentar com o passar do tempo.

Por isso e importante fazer uma TPA para manter a qualidade da agua. Isto depende de aquario, para aquario. Ums precisam de mais TPA's que outros.

Por exemplo se estiveres a usar o EI dosing para fertilizares as plantas precisas de TPA's semanais porque o Sistema EI pressupoe que fazes uma dose em excesso para garantir que as plantas nao tenham falta de nutrientes nenhums.

Se estas a dosear em excesso obvio que isso vai levar a um acumular de nutrientes, estes tambem nao desaparecem com a evaporacao. Dai as TPA's semanais serem necessarias para manter os niveis a um valor aceitavel. Mais uma vez isto vai de aquario para aquario, existe quem com o tempo comece a costumizar os quantidades doseadas para reduzir a quantidade de TPA's a fazer.

Outra razao para fazer TPA's tem a ver que a agua tem minerais que sao beneficas tanto para as plantas como para os peixes. Com o tempo esses minerais vao sendo usados. Com as TPA's estas a repor estes minerais.

Como exemplo podemos dizer que a agua de Osmose e completamente pura sem minerais, por si so esta agua nao pode ser usada no aquario. Tem que ser remineralizada ou misturada com agua da torneira.

Ou seja podes usar agua da torneira, agua destilada ou ate agua de osmose para repor agua evaporada, mas isso nao vai anular a necessidade de TPA's no teu aquario.

Quantas TPA's so vai depender do tipo do teu aquario, fauna,flora, equipamento, manutencao e de como ele funciona no dia a dia.

Ha quem mantenha aquarios com TPA's minimas com sucesso. Mas eu jogo sempre pelo seguro e faco TPA's regulares. O que muda e a quantidade.

Editado por aquariomaniaco
  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais