Aqua - Second Round


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas Miguel,

Coloca o outflow mais perto da superfície da água, isso desaparece.

Mesmo assim não descartes a possibilidade de fazeres testes à amónia, nunca se sabe...

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua quando aparece essa espuma é sinal de fraca circulação da água e para resolver o problema tenho que fazer a devida limpeza do filtro e mangueiras.

 

 

Cumprimentos

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta.

Hoje foi dia de tpa e fiz uns testes para ver como tava o aquário antes da tpa.

Ph - 7.5
Nh4 - 0
No2 - 0.05
No3 - 5
Po4 - Kh - 4

O Fe nao deu pra fazer, ou o teste está estragado ou isto tem demasiado Fe
0792cccf5de2175d1aadd978bee839c7.jpg
7cebdd9405b3396a2abfe522946a0f2d.jpg

Espuma não é derivada da amônia, e o filtro não deve tar sujo pois tem 1 mes de montagem. Tenho uma colisa, será ela a provocar a espuma?
O filtro não ta na potencia máxima, será fraca circulação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, tens feito as tpas certinhas? A espuma é normal aparecer no princípio das montagens. Logo desaparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, tens feito as tpas certinhas? A espuma é normal aparecer no princípio das montagens. Logo desaparece.


Boas Gonçalo, segui á letra o que a jbl indica, nas duas primeiras semanas fazer de dois/três em dois/três dias tpas. Agora faço uma de 50% todas as semanas...

Acho que a nível de consumo de nutrientes acho que está tudo ok, ando a fertilizar 10/1/20.



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta!

 

Nos últimos dias tenho-me deparado na tripartita com algumas carências, pontas amareladas e algumas com buracos pequenos como se pode ver nas fotos

f35b84fc6345e3c06b3e0e42edacabba.jpg

bf00a1e19049d7c305606ddcda424166.jpg

272e274e17c0c89af49fb61c7e28487d.jpg

 

As rochas começaram a ganhar verdete á uma semana +/- e tenho pontos verdes muito pequenos nos vidros.

 

2f3493e9bb0787713773dca5988c7717.jpg

 

Será que estou com algum desequilíbrio a nível fertilização?

Estou a fertilizar EI 10/1/20 NPK + micros, 6ml diarios de cada

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde Miguel, 

 

Só agora me deparei com o teu tópico, há por aqui mais entendidos na matéria mas cá vai o meu palpite. 

 

Um problema poderá ser o excesso de luz, ainda continuas como fotoperiodo de 6h ou já aumentaste? Caso tenhas aumentado (o que não é descabido até 8h, há quem tenha sucesso com fotoperiodos superiores), como tens aí uma calha dimável reduz a intensidade.

Outro detalhe que pode ajudar é aumentares a quantidade de TPA, qual é o regime de trocas de água que estás a fazer? Se passares a fazer TPA de cerca de 30% 2x por semana irás fazer um menor impacto no equilíbrio do ecossistema e por sua vez uma menor oscilação dos valores químicos da água. Com isto consegues renovar mais água de forma menos "agressiva", e os vivos agradecem. 

Creio ter lido mais acima que tens o caudal do filtro reduzido, aumenta mais um pouco, vais ter mais circulação no aquário e isso ajuda na distribuição de nutrientes bem como da qualidade da água. 

Não tenhas receio de dar uma escovadela nessas pedras, a escova de dentes é uma grande amiga nesse trabalho. 

 

Um aparte, podes tirar alguma altura dessa areia, essa tipo de rocha é bem bonita e merece estar o mais exposta possível para que consigas observar todos os detalhes que elas te possam proporcionar.

 

Abraço     

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como anda isto Miguel?

Vá lá ver! Actualizações semanais! :my_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Ismael.

 

Ja passei o horário para 7.45h no nível 6 da calha. estou aumentar gradualmente as horas...

 

Em relação ás tpa’s ja aplico essa lógica de 20 a 30% a meio da semana sempre que consigo, tal como referes para não fazer uma alteração brusca no ecossistema...

 

Quanto ao filtro não dá pra aumentar mais, se aumentar o caudal os peixes retiram-se todos para o canto onde tenha menos circulação e as plantas passam todas a ficar vergadas pro lado devido á força. Mas ja reparei que o bico que vem no filtro nao é o melhor, este atira agua de cima pra baixo ao ponto de criar um buraco na areia junto ao difusor. Tenho que começar a pensar em comprar uns lily pipe de vidro ou de inox, ando a ver se a aquasabi faz umas promoções nos chihiros.

 

 

Gonçalo tá tudo?

 

O aquário ainda rola, vai calmo... Aumentei o PO4 para 2ppm, tava a notar uns pontos pretos nas folhas das plantas, no site rotala butterfly indicava baixos valores de PO4.

 

Ando é com outra dor de cabeça, peixes a saltarem borda fora do aquário, danios, rasboras, esta manha tinha um oto. Será que existe algum tipo de rede para tapar o aquário mas que não corte a luz ou então vou ter de descer um bocado o nível da agua a ver se não se atiram cá pra fora!!!

 

Cumprimentos

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem em aumentar.

Pois quanto a isso de saltarem fora realmente é um problema que também tenho. Resolvi com uma pequena mudança, mudei a fauna, e escolhi deles que não saltavam :my_rolleyes:

Tens sempre a hipótese de uma tampa em vidro ou acrílico, mas eu acho inestético. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ja algum tempo que não actualizava aqui o tópico. Ainda ando apanhar o jeito na poda...

Ainda me falta aquisição dos lilypipes para tirar remover aqueles matrafonhos que veem junto com o filtro...

c4d9f59a2cc0df3cf35e00b481edd972.jpg
eb1412e15d3815fa3b9a1b778b4c0430.jpg
8473f3047a9d4be2154d37744243b067.jpg
4681dc5a3b15540b57d78367c1fdf6bc.jpg

Bom 2018 para todos.
Abraço

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel, 

 

Não tenhas medo de cortar, as plantas agradecem, e com as replantações ajuda a adensar mais as moitas! 

 

De resto o aquário parece estar a evoluir bastante bem, as plantas estão com um aspecto saudável. 

 

Quanto aos lily's melhoram muito a nível estético, assim que os meteres não vais querer outra coisa.

 

Já resolveste o problema dos peixes voadores?

 

Abraço 

Bom Ano  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel, 
 
Não tenhas medo de cortar, as plantas agradecem, e com as replantações ajuda a adensar mais as moitas! 
 
De resto o aquário parece estar a evoluir bastante bem, as plantas estão com um aspecto saudável. 
 
Quanto aos lily's melhoram muito a nível estético, assim que os meteres não vais querer outra coisa.
 
Já resolveste o problema dos peixes voadores?
 
Abraço 
Bom Ano  


Boas Ismael.

Elas levam com tesoura mas ainda ando a treinar as “curvas” a dar nelas!

Lily pipes vao mandar vir este mes pelo ebay uns da VIV, ficam mais em conta que nas lojas...

Em relação ao peixes voadores resolvi mudando o horário do aquário, eles saltavam devido á luz do aquário se desligar e a da sala permanecer ligada, eles nadavam todos pro sentido da luz e saltavam pelo mesmo lado. Desde que passou a desligar após ja tar tudo na cama que deixei de ter peixes voadores! Foi como lhes cortar as asas!!!!

Cumps

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

Já algum tempo que não actualizava isto... desta vez venho a pedido da vossa ajuda.

Começaram-me aparecer algas Fuzz e Staghorn. Tenho andado a arrancar as folhas mais atacadas e isto ainda vai no principio. Também novo uns fiositos verdes nos vidros. Faço tpa’s de 30% +/- duas vezes por semana.

Fiz testes á agua no sabado passado e tinha o NO3 a 1ppm e o PO4 a 0.5ppm.
Uso EI e estou a usar a receita de 10-NO3/1-PO4/20-K, dose de 14ml 3 vezes por semana e descanso á sexta feira.
40e306f4302fe9ef9b5f7e7ccfc3fc92.jpg

Tava a pensar em começar a usar excell mas sei que isto não é solução, preciso é de saber de onde vem o problema mas não tou a ver de onde posso pois nunca fiz alteração nenhuma ao aquário.

c4327ab7a6377a5e9f8be4d95c2ecc70.jpg
78047ef6bfaae450faf32668ada5bfa4.jpg
a0a1c3fa5b55d15ed232781e0257eb96.jpg
d536771ef86bad29cba1d6036e50f2c3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel, 

 

Apesar de teres a fertilização controlada, pode haver outros factores que condicionam o aparecimento de algas... Afirmas não ter feito nenhuma alteração no aquário, mas há algumas coisas que estão em constante mudança sem que nos apercebamos, como é  o caso da biologia do ecossistema. Podes eventualmente ter alguma quebra na colónia de bactérias e estas deixam de ser suficientes para transformar a amónia em nitritos e por sua vez em nitratos, acabando por causar desequilibro nos nutrientes disponíveis. 

Mais alternativas podem ter a ver com a mudança na circulação geral no aquário, por algum motivo pode haver alguma perca de caudal por parte do filtro e acaba por não haver uma circulação homogénea fazendo com que os nutrientes não estejam a ser entregues a todas as plantas inclusive o co2. Se porventura as plantas também estiverem muito altas vão acabar por travar o fluxo na coluna de água... 

 

Como podes ver mesmo sem alterações pode haver uma série de factores que influenciem ao crescimento das algas! 

 

Qual é o teu regime de limpeza do filtro, e quando foi a última vez que lhe fizeste manutenção?

 

Força nisso 

Abraço    

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel, 
 
Apesar de teres a fertilização controlada, pode haver outros factores que condicionam o aparecimento de algas... Afirmas não ter feito nenhuma alteração no aquário, mas há algumas coisas que estão em constante mudança sem que nos apercebamos, como é  o caso da biologia do ecossistema. Podes eventualmente ter alguma quebra na colónia de bactérias e estas deixam de ser suficientes para transformar a amónia em nitritos e por sua vez em nitratos, acabando por causar desequilibro nos nutrientes disponíveis. 
Mais alternativas podem ter a ver com a mudança na circulação geral no aquário, por algum motivo pode haver alguma perca de caudal por parte do filtro e acaba por não haver uma circulação homogénea fazendo com que os nutrientes não estejam a ser entregues a todas as plantas inclusive o co2. Se porventura as plantas também estiverem muito altas vão acabar por travar o fluxo na coluna de água... 
 
Como podes ver mesmo sem alterações pode haver uma série de factores que influenciem ao crescimento das algas! 
 
Qual é o teu regime de limpeza do filtro, e quando foi a última vez que lhe fizeste manutenção?
 
Força nisso 
Abraço    


Boas Ismael.

O filtro foi para onde comecei atirar agora a falha e na qual deve ter sido a origem das algas.

Faço uma limpeza uma vez por mês, substituindo a lã, mas nesta ultima manutenção verifiquei que ele tinha perdido caudal (ja as algas estavam instaladas). Esta semana troquei o outflow por um da VIV de 13mm, vamos ver se não prejudica ainda mais, os peixes notei que gostaram mais da circulação, ja não os vejo tanto ao canto.
Ando todos os dias a vigiar isto pois só na próxima semana é que consigo ir ao Porto comprar excell.

Cumps,
Miguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Miguel,

 

Então já houve melhorias aqui por estes lados?

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,
 
Então já houve melhorias aqui por estes lados?
 
Abraço 


Ora boas Ismael...

Isto teve mau, tive que fazer poda invertida a todas as plantas pois a staghorn estava infestada rente ao substrato.
Mandei uma overdose de excell durante tres dias. Vi grandes melhorias mas não me resolveu o problema, como não descobri de onde elas vieram, elas voltaram aparecer em alguns pontos.

Uma coisa que reparei é que elas atacam com força uma planta que leve uma poda.

Continuo a dar 2ml diários de excell, duas tpas de 25% por semana e evitar mexer ao maximo. A ultima mexida foi instalar uns lily pipe da VIV 13mm e um skimmer pois perdi bastante caudal e baixei um bocado a potencia da calha.

Vamos ver como isto corre...

Abraço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Miguel Neto disse:

Uma coisa que reparei é que elas atacam com força uma planta que leve uma poda.

Nesta altura as plantas tem menos capacidade de absorção e estão mais susceptíveis de perder para as algas, acontecia-me o mesmo com as filamentosas... 

Até que fiz uma poda extrema acoplado com um ajuste de iluminação e ferts lá consegui eliminar grande parte do problema, mas havia sempre algumas mais resistentes.

 

há 16 horas, Miguel Neto disse:

Continuo a dar 2ml diários de excell, duas tpas de 25% por semana e evitar mexer ao maximo.

Miguel, é isso mesmo, persiste e insiste! 

 

Abraço 

Editado por ismael_figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

Comprei uns lily pipes da VIV 12/16 mas o inflow só tem 10 ranhuras. Perdi caudal que foi uma coisa abismal.
Nada satisfeito com eles e já os vendi.

Tou a pensar então comprar os 16/22 da VIV, este ja tem 20 ranhuras.

A minha duvida é, será que com 20 ranhuras ja me safo bem?!

Aconselham outra marca?!
Aconselham a comprar com skimmer?

Não queria tar a comprar novamente uns e ficar mal servido novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como mediste o caudal? Não terás perdido pressão na saída pelo facto de ser lily pipe no outflow? Apesar de haver uma perda, nunca medi nos meus uma diferença significativa.

Existem vários tipos de outflow, consoante o efeito que queres, eu uso lily pipe porque com o tubo normal tinha demasiada pressão e um jacto demasiado direccional. Assim está tudo mais suave mas o caudal manteve se. Já agora, uso inflow com skimmer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como mediste o caudal? Não terás perdido pressão na saída pelo facto de ser lily pipe no outflow? Apesar de haver uma perda, nunca medi nos meus uma diferença significativa.

Existem vários tipos de outflow, consoante o efeito que queres, eu uso lily pipe porque com o tubo normal tinha demasiada pressão e um jacto demasiado direccional. Assim está tudo mais suave mas o caudal manteve se. Já agora, uso inflow com skimmer.


Boas.

Instalei o outflow mas deixei o inflow de origem do filtro 16/22, boa circulacao do co2, a comida boiava á volta do aquario, a agua ate fazia remoinho á saida do lilypipe

Quando instalei o inflow da VIV, co2 mal se mexia, sai do difusor e subia logo para cima, a comida boiava no mesmo sitio e mal se mexia e tinha muita espuma á superficie.

Filtro limpo, mangueiras limpas e nem assim lá ía...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, 

 

Ao estares a instalar lily pipes com dimensões mais reduzidas do que o especificado pelo fabricante, estás ao mesmo tempo a bloquear o fluxo do filtro que por sua vez não consegue combater a falta de liberdade de entrada e saída de água. 

O melhor será mesmo comprares os lily pipes de 16/22mm. Quanto ao inflow com skimmer é uma questão de gosto, é bom para evitar ter mais equipamentos no aquário no entanto acredito que um movimento da superfície continuo acabe por contribuir em demasia para as trocas gasosas e assim perderes alguma da dissolução do co2 na coluna de água. 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.