Areia


Recommended Posts

Boas Carlos,

Essa areia foi colhida por ti em algum lado em especial? ou comprada?

Pergunto porque há uma grande diferença entre 1mm e 4mm...

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

Podes colocar a imagem dessa areia ou o link? Mesmo não sabendo que areia é posso dizer-te que só areia não é indicado para plantas, precisam de um substrato poroso fértil ou então inerte e claro fertilização adequada.

Que tipo de plantas está a pensar comprar?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

Podes usar sim esse areão, no entanto mesmo que optes apenas por plantas de baixa exigência terá de usar fertilizante seja em pastilha ou líquido.

Também usei na minha primeira montagem esse areão mas o sucesso com as plantas era escasso.

Se fosse a ti usaria um substrato tipo este:  http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=2122&controller=product

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumo usar o fertilizante líquido da Tropicais mas também tenho visto as cápsulas qual seria mais aconselhável?

Quanto a esse substrato acredito que seja muito bom mas infelizmente os euros não abundam e a diferença de valores é grande,também vi pedra vulcânica (pozolona)de granulometria de 10/25mm mas não sei se serve para aquário. Qual seria mais indicado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Carlos Loureiro_60438 disse:

Costumo usar o fertilizante líquido da Tropicais mas também tenho visto as cápsulas qual seria mais aconselhável?

Quanto a esse substrato acredito que seja muito bom mas infelizmente os euros não abundam e a diferença de valores é grande,também vi pedra vulcânica (pozolona)de granulometria de 10/25mm mas não sei se serve para aquário. Qual seria mais indicado?

E possivel crescer plantas em areia. Nao e o melhor substrato visto que tem a tendencia a compactar com o tempo e ser neutro. Podes simplesmente usar fertilizacao liquida para alimentar as tuas plantas, ou podes usar um substrato fertil por baixo da areia. Eu recomendo substrato fertil, da-te uma margem de manobra maior. Os dois aquarios nas fotos foram ambos plantados a usar areia preta com tropica aquacare por baixo. E bastante mais barato que um substrato complete tipo o aquasoil Amazonia. Nao e ideal, mas e possivel.

O aquario maior com areia branca foi o meu primeiro aquario plantado de 2006 e usava areia de silica e humus de minhoca tratado e outro exemplo de um aquario plantado com areia.

Em relacao a fertilizacao liquida recomendo a da tropica tambem, e simples de usar e funciona.

13339691_1222901371068038_529638798619010418_n.jpg

10492459_813062858718560_6803020995746197668_n.jpg

13413667_1222900241068151_8706530738588769218_n.jpg

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

E  entre a areia preta e a pedra vulcânica qual seria o melhor?

Isto se poder usar essa pedra(pozolona) em aquário,pois não sei se esse tipo de pedra poderia alterar os parâmetros do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Carlos Loureiro_60438 disse:

Obrigado pelas dicas.

E  entre a areia preta e a pedra vulcânica qual seria o melhor?

Isto se poder usar essa pedra(pozolona) em aquário,pois não sei se esse tipo de pedra poderia alterar os parâmetros do aquário.

Nunca usei pedra vulcanica como substrato principal. Usei sim debaixo do substrato, para criar altura,facilitar a penetracao das raizes e a circulacao de agua e oxigenio debaixo do substrato.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aqua é com areia preta e substrato fértil. Brown Fingers in the Jungle

Concordo que é possível fazer coisas bonitas, mas não te enganes que tive de compensar com co2 e fertilizantes, mas também não era plantas fáceis...

Só com fértil e areão é possível fazer coisas engraçadas com plantas tipo Echinodorus, cryptos, foxtail, egeria densa etc pesquisa aqui as plantas que queres utilizar http://tropica.com/en.

Quanto á areia se for muito fina é mau, muito grossa também...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Este aqua é com areia preta e substrato fértil. Brown Fingers in the Jungle

Concordo que é possível fazer coisas bonitas, mas não te enganes que tive de compensar com co2 e fertilizantes, mas também não era plantas fáceis...

Só com fértil e areão é possível fazer coisas engraçadas com plantas tipo Echinodorus, cryptos, foxtail, egeria densa etc pesquisa aqui as plantas que queres utilizar http://tropica.com/en.

Quanto á areia se for muito fina é mau, muito grossa também...

Eu tenho que concordar aqui com o Gonçalo.

Apesar de ter conseguido ter sucesso em vários aquarios a usar areia e fertil. 

Se puderes e preferível investires num substrato de que qualidade. E mais caro, mas a longo prazo vai evitar-te muitas dores de cabeça. 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo comparar mas se o Tropica  aquarium soil é bom para plantados e tem granulometria 2/3mm,então a areia que vi que tem granulometria 1/4mm também não deve ser má para manter algumas plantas , ditas fáceis , sem o risco de compactar e asfixiar as plantas. Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais