Crystal Wood


Recommended Posts

há 5 horas, PAFS disse:

Bom dia,

Não era para comentar porque confesso que fiquei meio apreensivo com a tua resposta à minha inicial apreciação do teu aquário.

Mas como jovem que és a irreverência é uma presença normal e eu também já fui assim. Raramente calçamos os sapatos dos outros, para os entendermos melhor.

E é por isso que aqui estou novamente. E se tiveres que levar um bocadinho na cabeça com se diz na gíria não te zangues com a rapaziada. Mais uma vez.. “eu já fui como tu”. ;)

Por isso bora lá adiante com o que interessa. “let´s get down to business…“

Boas PAFS , 

Antes de mais percebo que tenha ficado minimamente apreensivo pois compreendo agora que fui incorreto ao contrariar uma opinião sobre coisas que eu ainda nem compreendia muito bem, e por isso peço desculpa. 

Agora em relação a este comentário-análise:  WOW !

Tenho dado em doido com as diferentes opiniões do pessoal e fico um bocado à toa sem saber o que fazer.
Mas este é de longe o comentário mais elucidante e melhor fundamentado que já tive o prazer de ler no meu Tópico. Venham mais assim!
(De preferência sem suposições desnecessárias e sarcasmos ofensivos)

Agradeço imenso pelo tempo perdido a analisar os meus posts e descobrir os eventuais problemas presentes na minha montagem. 
Foi quase como um exame médico completo. :biggn:

Posto isto, irei responder por partes aos diferentes tópicos abordados de forma a explicar da melhor maneira possível as diferentes situações.

Filtragem:

O filtro ficou montado no dia 27 de acordo com o manual de instruções do mesmo. 

Dentro deste coloquei as cerâmicas que vinham na caixa (3 tipos matérias filtrantes de origem)  e ainda uma esponja de carvão que supostamente irá filtrar componentes químicos da agua, mas que devido à montagem ja ter sido feito à 1 mês não deveria ter sido posto. Vou retira-lo o quanto antes.

O filtro encontra-se dentro do armário por baixo do aquário e à partida acho que está tudo bem montado e as mangueiras tem cerca de 1,20 m de comprimento.
Os tubos de In e Out que estão dentro do aquário não estão 100% montados porque a distancia entre o aquário e a parede é mínima (cerca de 3cm), ou seja, não calculei bem isso aquando da montagem do aquário e agora não sei como fazer porque  presumo que o aquário e móvel pesem meia tonelada, portanto demasiado para os mover. 

Portanto, as mangueiras de In e Out, localizadas à direita do aquario entram no mesmo juntas, sendo que o Out está ligeiramente apontado para a esquerda e desta forma cria uma movimentação de agua circular, que penso não estar má de todo. 

LUZ:

há 5 horas, PAFS disse:

Essa coisa dos 16W.. Simplesmente retira essa tampa do aquário e coloca uma calha.

Infelizmente pra já não me posso dar a esse luxo... Até porque uma outra lampâda de 16W custa apenas 30€. 
Acho que aquário sem tampa e com calha terá de ficar para outra montagem com um aquário diferente, de largura 80 cm e sem tampa.
Pra já vou ter de me arranjar com um máximo de duas lampadas de 16W... Como tal terei de manter esta montagem nível Easy, com todas as condicionantes associadas.

há 5 horas, PAFS disse:

Só não compres nada da “Chihiros Doctor”. É uma opinião pessoal.

Nunca tive intenções disso. Se adquirisse algum equipamento desse género seria TwinStar. 

Fotoperiodo:

há 5 horas, PAFS disse:

Lá está a DESinformação da Web. Outra asneira. Faz um fotoperiodo de 8 a 9 horas. Com menos luz agora (só esses 1700 Lumens) deves dar mais tempo às plantas para poderem digerir alguma coisa. Com mais luz já deves ou podes reduzir o fotoperiodo e ainda fazendo valer a luz natural da casa. 

De facto não sabia muito a cerca disto, pensei que o fotoperiodo nunca poderia ser maior que 8h sem aparecimento de algas. Mas sem dúvida que este raciocínio faz todo o sentido. Deverei portanto aumentar ligeiramente o fotoperiodo, certo? 

Plantas

há 5 horas, PAFS disse:

As tuas plantas desde logo estavam em mau estado.

Felizmente nem todas meu caro. A Bacopa, as Hygrophilas 53B, a Hippuridoides, a Sessiflora, a Staurogyne (1-2Grow) e Monte Carlo (1-2Grow) são da Tropica, encomendadas diretamente da Aquaeden. O problema foi que não tive bem noção de quantidades e quando chegaram verifiquei que eram muito poucas para o tamanho do aquário e como tal acabei por comprar a Microsorum, a Hygrophila Angustifolia, Anubias e Cryptororyne Wendti aqui numa loja local (Aquapicanço) e a qualidade era visivelmente inferior.

Vinham com os caracóis e tudo pois está claro... Mas assim que os vi removi todos e agora felizmente há semanas que não vejo nenhum. 

há 5 horas, PAFS disse:

Práticamente arrumas-te com ela de vez.

Quero acreditar que não... Ainda acredito que existe alguma solução porque eu noto um crescimento constante desta, o problema são as folhas antigas que ficam estragadas.
Não haverá mesmo solução ? Se não houver lá terá de ser ... Fora com ela. 

Infelizmente no Algarve não há nenhum vendedor que tenha Tropica, toda aquela que comprar tenho que mandar vir da Aquaeden (único site que conheço que comercializa) 

CO2:

há 5 horas, PAFS disse:

O tubo que liga ao difusor deves aquecer (morno) para ele entrar sem esforço.

O difusor parti porque não tinha conhecimento desta técnica. Algo muito simples mas que faria toda a diferença. Ora sem aquecer o tubo o esforço foi tal que acabei por partir o difusor.  Entretanto fiquei a saber que se fazia assim ao ver uma folha de instruções que veio com o novo difusor que comprei. 
Para tirar a ventosa sem esforço e sem puxar nada, uso a unha mesmo e funciona x)

há 5 horas, PAFS disse:

E compra outro NEO e arruma com esse difusor actual.. O NEO é do melhor que há.

Então quer dizer que gastei 27€ pra nada? Epa, estas coisas doem-me tanto ouvir. Acabei por comprar este difusor aqui na loja local por "preguiça" de mandar vir outro Neo Difusor da net (quase todo o material que tenho mandei vir da net) e também porque não me convencia o facto do mesmo ser em acrílico, gosto mais em vidro, pois pra mim seria sinónimo de melhor qualidade. Talvez fosse parvoíce minha. Além disso como é que um Difusor de 10€ é melhor que um que custa 27€ ? Enfim. Lá terei de comprar um.

Calibração /Regulação do Co2:

Obrigado pela explicação, está simples e compreensível. Mais uma vez um autentico manual de instruções!
O liquido reagente é da Aquili. E é suposto trocar o liquido reagente de dentro do dropchecker de quanto em quanto tempo? Nunca?

Fertilização:

há 5 horas, PAFS disse:
Citação

Bem , decidi seguir o vosso conselho e aumentar a fertilização...

Sendo que hoje de manhã adicionei 2 Push de Specialized (em vez de 1) + 1 Push de Premium = Total 3,6 ml 
Resultado:
Cheguei a casa e a agua do aquário estava verde :crazyeyes:

Tal e qual André… Não querias mais nada pois não? Está-se mesmo a ver que foi assim…

Sabes o que é agua verde e a relação com a fertilização? Agua verde é algas em suspenção.

Há quanto tempo instalaste o filtro? E como o fizes-te? Tal como te perguntei lá em cima.

De facto cheguei e agua estava notavelmente mais verde. Mas na realidade não acredito que se tivesse devido unicamente à fertilização mas sim também porque já se tinham passado 3 dias desde a TPA e pronto, entretanto a matéria orgânica veio a acumular. E pronto, alem também lá está, o filtro ainda é muito recente. 

Mas não sei, foi o que achei na altura, mas mais uma vez: O entendido nisto não sou eu. 

há 5 horas, PAFS disse:

Encosta lá esse potássio no arquivo.

Apenas comprei porque com base nos artigos de deficiência nutritiva que li presumi que fosse falta de Potássio, além disso li outro pessoal aqui do forúm que fertilizava o Potássio à parte, além da fertilização normal. Então pronto realmente pensei que fosse...  

há 5 horas, PAFS disse:

Com essa luz deves manter o aquário em modo fácil.

  E é o que vou tentar fazer. Até pelo que já referi acima o máximo que conseguirei fazer é duplicar a quantidade de luz. No final terei algo à volta de 2 x 1700 = 3400 Lúmens
 
há 5 horas, PAFS disse:

Para já e com CO2 devidamente calibrado e essa fraca luz adiciona 3 Push de SPEC e 1 de Premium todos dias.

Não será demasiado? Vou tentar aumentar a fertilização e ir vendo como reage e eventualmente aumentar a frequência de TPA se assim se justificar. 

TPA`S:

Concordo completamente, e é mesmo à volta dessa percentagem de água que tento mudar.
Acho que a bula da Tropica diz que está na altura de diminuir a frequência de TPAs mas como o meu aquário ainda não está estabilizado não se aplica ao meu.

Algas:

há 5 horas, PAFS disse:

Planta com BBA  deita fora.

Ui, então lá vão as anúbias todas para o lixo. Mas pronto, se tem de ser, tem de ser... 

Testes:

Concordo, são praticamente todos pouco confiáveis, nem sei porque gastei dinheiro neles. Mas pronto, ao menos dá pra ter uma ideia (muito) geral. 

............................................................................................................................................................

Desde o momento que decidi montar o aquario que sabia que iriam aparecer desafios.
Tudo começou logo pelo Kit Aquário que como já referi noutro Tópico diferente se fosse agora não o teria comprado, mas agora a m**** já está feita, então é tentar remendar as coisas da melhor maneira possível tendo em conta que não sou rico e não consigo comprar tudo de repente. Apenas posso fazer aquilo que está ao meu alcance. 
A prioridade neste momento é solucionar os problemas evitando a todo o custo gastar mais dinheiro. 

Entretanto ainda não tive tempo / paciência mas vou carregar as fotos no Linkd para poder ter as fotos alojadas de forma a que todos possam vir aqui e as fotos ainda cá estarem, melhorando dessa forma a ajuda recebida e também para o pessoal vir cá ver a evolução do aquário. 

E pronto, acho que mencionei tudo o que tinha a mencionar.

Um grande abraço PAFs, muito obrigado.

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o pessoal em Geral: 

 Muitas vezes há coisas que não refiro ou porque me esqueci ou porque a malta não pergunta e depois pronto acabo a receber montes de comentários com suposições.  
Mas se não sabem, agradecia muito que perguntasse em vez de se andar a supor que não tenho X equipamento ou que não faço assim e assado. Porque tais suposições tornam-se chatas e de certa forma irritantes. 

Já em relação á forma como tentam ajudar-me: Agradeço imenso a vossa ajuda, apenas gostava que toda e qualquer opinião fosse bem fundamentada em vez de se meterem com suposições. E em relação à forma como essa ajuda é exposta agradecia um pouco mais de respeito, comentários praticamente ofensivos e cheios de sarcasmo dispenso. Existem formas mais corretas de expor-mos o nosso ponto de vista sem faltar ao respeito e sem sermos desagradáveis. 

Ps: Não apaguei comentário nenhum, até porque nem sei como isso se faz    bang

Um bem haja a todos! 

 

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André tenho todo o gosto em ajudar rapaz. Amanhã já leio isto com mais calma e respondo.
Entretanto e como já estive fui um Jovem de 20 anos sei o que custa a vida.
Se me permites eu ofereço te um difusor da NEO.
Mandas-me a tua morada por MP que segue já esta semana.
É o meu contributo para te ajudar.
É algo que realmente te faz falta.
Investe o que tiveres em plantas para vermos isso como deve ser e aprenderes mais.
Não faz sentido comprometer o aquario por causa de um difusor de 10 ou 12 euros.
Ainda em relação às plantas terei todo o gosto em enviar te umas podas aqui do meu assim que cortar.
Por isso se gostas da ? Stau" investe só nessa rapaz.

3400 lúmens já dá pra meteres isso de forma a que possas evoluir, aprender a técnica de podar e reaproveitar e ir estudando o que observas.
Portanto pensa só em juntar uns trocos para uma calha de luz.
É só o que te falta.
Grande abraço e força nisso rapaz!!


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, PAFS disse:

André tenho todo o gosto em ajudar rapaz. Amanhã já leio isto com mais calma e respondo.
Entretanto e como já estive fui um Jovem de 20 anos sei o que custa a vida.
Se me permites eu ofereço te um difusor da NEO.
Mandas-me a tua morada por MP que segue já esta semana.
É o meu contributo para te ajudar.
É algo que realmente te faz falta.
Investe o que tiveres em plantas para vermos isso como deve ser e aprenderes mais.
Não faz sentido comprometer o aquario por causa de um difusor de 10 ou 12 euros.
Ainda em relação às plantas terei todo o gosto em enviar te umas podas aqui do meu assim que cortar.
Por isso se gostas da ? Stau" investe só nessa rapaz.

3400 lúmens já dá pra meteres isso de forma a que possas evoluir, aprender a técnica de podar e reaproveitar e ir estudando o que observas. emoji111.png
Portanto pensa só em juntar uns trocos para uma calha de luz.
É só o que te falta.
Grande abraço e força nisso rapaz!!


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Obrigado PAFs,

Epa sinceramente nem sei o que dizer... 
Só aceito se tiver para aí algum a pontapé que não precise!!
Ora não faz sentido estar a gastar dinheiro comigo. 

Pois eu de facto gosto muito da "Stau" embora seja a mais problemática do meu aqua !... 

Exatamente, acho que os 3400 de lúmens já vai dar pra "brincar" um bocadinho mais... 
A questão da luz é pra tratar assim que puder, já tinha encomendado a outra lampada de 16w aqui na loja de cá e entretanto espero ja ter chegado...

Abraço, Cumprimentos amigo!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda lá uma morada André. Temos que ser uns para os outros. Faço a encomenda por aqui e mando entregar aí. Na boa vai da "solaqua ".
Abracao


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 5

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda lá uma morada André. Temos que ser uns para os outros. Faço a encomenda por aqui e mando entregar aí. Na boa vai da "solaqua ".
Abracao


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk



Cada vez mais um exemplo a seguir...
Grande abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, PAFS disse:

Manda lá uma morada André. Temos que ser uns para os outros. Faço a encomenda por aqui e mando entregar aí. Na boa emoji6.pngvai da "solaqua ".
Abracao


Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Boa malha.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia
Isto hoje tá complicado aqui no serviço.
Assim rapidamente André rectifica essa tubagem toda do filtro. 1.20 de tubo é muita fruta e esforço para o filtro catapultar a água e teres circulação. Muito peso na tubagem. A água pesa!
Estás a estrangular demais isso.
Tenta uma solução criativa como a que eu tenho.
Anexo foto.

Não é bonito mas isso é o menos...
Reduz ao máximo a tubagem.


676cd4c748df1175440c32769bf51689.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

Bom dia
Isto hoje tá complicado aqui no serviço.
Assim rapidamente André rectifica essa tubagem toda do filtro. 1.20 de tubo é muita fruta e esforço para o filtro catapultar a água e teres circulação. Muito peso na tubagem. A água pesa!
Estás a estrangular demais isso.
Tenta uma solução criativa como a que eu tenho.
Anexo foto.

Não é bonito mas isso é o menos...
Reduz ao máximo a tubagem.


676cd4c748df1175440c32769bf51689.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Bom Dia,

Okay certo... Mas esta visto que para tal terei de cortar um pouco da mangueira. Existe forma de o fazer sem ter de tirar o In e o Out de dentro do aquario? É que isto ta um bocado feito à candoga pelo espaço teduzido entre o aquario e a parede, se mexer mais nisso estraga. Tenho que tentar cortar parte da mangueira mas não sei bem como ... 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André sem fotos a clarificar torna-se complicado dar um contributo mais correcto. 

Claro que elevando o filtro com algo por baixo dele vai sobrar mangueira e tens que a cortar. Aliás esse é o objéctivo. 

Desligas o filtro da corrente. Fechas as valvulas das torneiras do Eco300 e desapertas a rosca onde a tubagem entra.  

Já ficas com os tubos soltos sem mexer nas entradas dentro do aquario. 

Fazes a elevação para o filtro, posicionas o mesmo, e depois visualmente já consegues ver qual o excesso de mangueira.

A mangueira corta-se com uma faca claro está mas estou a depreender que não tens espaço suficiente para a força que precisas fazer.  

Aquece ligeiramente uma faca ou x-acto com um isqueiro ou mesmo no fogão e assim facilmente cortas a mangueira onde é preciso. 

Depois de cortada e pelo que entendo tens dificuldade em voltar a encaixar a mesma nas torneiras do filtro porque é necessário fazer alguma pressão e força.

Aquece água num tachinho pequeno que caiba ai nessa zona e de pois com a água quente mete as pontas das mangueiras (já depois do corte claro está..) nessa água. Vai amolecer o tubo e depois já entra sem esforço. A seguir aperta as roscas. 

Se bem entendi o teu problema acho que resolves assim.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, PAFS disse:

André sem fotos a clarificar torna-se complicado dar um contributo mais correcto. 

Claro que elevando o filtro com algo por baixo dele vai sobrar mangueira e tens que a cortar. Aliás esse é o objéctivo. 

Desligas o filtro da corrente. Fechas as valvulas das torneiras do Eco300 e desapertas a rosca onde a tubagem entra.  

Já ficas com os tubos soltos sem mexer nas entradas dentro do aquario. 

Fazes a elevação para o filtro, posicionas o mesmo, e depois visualmente já consegues ver qual o excesso de mangueira.

A mangueira corta-se com uma faca claro está mas estou a depreender que não tens espaço suficiente para a força que precisas fazer.  

Aquece ligeiramente uma faca ou x-acto com um isqueiro ou mesmo no fogão e assim facilmente cortas a mangueira onde é preciso. 

Depois de cortada e pelo que entendo tens dificuldade em voltar a encaixar a mesma nas torneiras do filtro porque é necessário fazer alguma pressão e força.

Aquece água num tachinho pequeno que caiba ai nessa zona e de pois com a água quente mete as pontas das mangueiras (já depois do corte claro está..) nessa água. Vai amolecer o tubo e depois já entra sem esforço. A seguir aperta as roscas. 

Se bem entendi o teu problema acho que resolves assim.

Certo, mas o meu principal receio é que ao cortar a mangueira vá começar a verter a agua de dentro do aquário para fora ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André
Aqui fica mais uma dica gentilmente cedida pelo grande Filipe Sampaio!

Limpeza do difusor NEO.
Sem desligar o dito cujo, metes o bacano num copo com água e lixivia e deixa estar até ficar limpo.

Depois mudas a água do copo por água limpa, passas o DIF por e voilá!!

Pronto pra guerra!

Abracao rapaz.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou a foto...
Aqui vai

6d06a5052a15e540fdbcab4245642563.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk



É sempre um prazer ajudar e partilhar estes pequenos truques que vamos aprendendo.

Só de salientar que a técnica funciona com qualquer difusor.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está ele a laborar.5f1fc15955232e00b40d55efa94250d3.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk



Estes difusores são brutais tenho um no meu cubo e é do melhor...

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno offtopic para esclarecer umas coisas.

A ver se nos entendemos de um vez por todas, serve para este caso especifico mas também serve para conhecimento geral.

Bruno, ninguém e friso, ninguém, tem a capacidade, como moderador para pagar tópicos. Podemos alterar o que escreveste, acrescentar e até apagar todo o teu cometário, mas o post fica lá nem que seja em branco.

Das duas uma,

- Ou ocorreu uma falha informática, em que o teu post foi inadvertidamente apagado ou não ficou registado

- Ou tu efetivamente fizeste confusão.

 

Quer uma quer outra (e não importa qual) infelizmente não tem remédio, agora vires automaticamente apregoar que há censura e que os post são apagados é que não me parece de bom tom e nem sequer é verdade.

Existem problemas falas connosco antes. É para isso que nós aqui estamos e é para isso que nós gastamos o nosso tempo livre.. para beneficio e uso-fruto de todos.

Mais... porque razão é que alguém quereria ir apagar um post teu?  Pelo que referes era um comentário comum e sem nada de transcendente ou ofensivo.

 

Abraço a todos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já um dos moderadores está a falar comigo e a tentar resolver a questão, ou pelo menos a tentar perceber que não estou a inventar nada. Basta perguntarem ao André onde ele foi buscar aquela frase. A frase é minha e ele citou-me, mas não se encontra em lado nenhum no post. Também não faço ideia o que aconteceu. 2 comentários meus e pelo menos um dos do André desapareceram. 

Como não há solução, o melhor será mesmo seguir em frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno ninguém duvida que tu tenhas efetivamente escrito os post em causa.

Alguma coisa efetivamente se passou para eles não aparecerem. Como sabes o fórum passou por uma revolução recentemente e existem arestas a limar. O que quer que tenha sido não aconteceu propositadamente ou por nossa ação direta

Aquilo que quero que o pessoal entenda é que nós não temos a capacidade de apagar post.



Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, PAFS said:

Aqui está ele a laborar.5f1fc15955232e00b40d55efa94250d3.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Ora ai esta um diffusor muito interessante. Nunca ouvi falar em tal aqui por terras de sua majestade. Mas parece bastante eficiente e pelo que dizem barato.

Ja agora Paulo os meus cumprimentos pela excelente ajuda que prestou ao Andre. Como disse ja todos passamos por isso.

Em relacao ao Andre, como alguem que passou por isso eu compreendo bem o desespero que ele sente ao ver o aquario descambar para o torto, o gasto a aumentar, e a quantidade de conselhos diferentes que recebe.

Eu lembro-me bem que no meu tempo recebi muitos conselhos e que as vezes nao os seguia a letra porque ficava ainda mais confuso.

Nos os mais experientes temos que ter paciencia, e Andre em caso de duvidas tem que ter calma, e antes de entrar em gastos desnecessarios e sempre melhor tirar as duvidas e esperar por respostas. No final e possivel chegar a um consenso que ajude e evite mal entendidos.

Eu nao estou a conseguir a ver as fotos por isso nao vou comentar sobre o estado do aquario, alem de que dificilmente conseguiria dar um melhor conselho que o do Paulo.

O fotoperiodo dividido foi algo que usei no passado, a teoria por detras disso e que as plantas sendo mais complexas que as algas podiam aguentar um intervalo no fotoperiodo, ao passo que para as algas essa pausa era bastante para destabiliza-las.

Foi algo que usei em 2006 e que me foi recomendado aqui no forum, nao vou defender ou criticar, na altura comigo resultou, ou seja ajudou a acabar com as algas.

Mas isso sao metodos antigos, que nos dias de hoje ja nao se usam.

E sempre bom ver a data dos Posts, ha muita informacao que era relevante na altura e que hoje com as novas tecnologias ja esta ultrapassada.

  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.