Ajuda início do hobby


pr3t3nd3r

Recommended Posts

Boas noites,

 

Estou interessado em iniciar-me neste hobby da aquariofilia e gostava de ter alguma ajuda para não gastar dinheiro em vão (para já em material)...

 

Então, e após ler vários tópicos, estou a pensar adquirir o seguinte material, caso seja apropriado(opiniões precisam-s :D ):

  • Aquário 60x30x30 - O espaço que tenho disponível não me permite maior e acho que para começar é porreiro...
  • Termo-aquecedor EHEIM-Jager 75W - Pelo que li deve ser um pouco acima do necessário para evitar estar muito tempo ligado...
  • Filtro Fluval C2 - Parece-me jeitoso e devido ao espaço que tenho disponível um filtro de mochila acho que seria o apropriado, não ocupando tanto espaço dentro do aquário, nem fora (filtro externo)...

 

Em relação à iluminação e plantas é que estou mesmo à nora... Isto porque não pretendo ter CO2, mas gostava de ter algumas plantas, mas que não requeressem mais equipamento...

E para dificultar umas que já vi várias vezes recomendadas para iniciantes são as anubias mas acho-as mesmo feias :/ Gosto mais de plantas que se elevem mais mas que não façam leque, julgo categorizarem-se de plantas de caule... E tava a pensar usar também um musgo para enfeitar num tronco ou algo assim e se fosse possível talvez um bocadinho de tapete...

 

Podem aconselhar algumas e que iluminação adquirir que encaixe neste setup? Iluminação se possível baratuxa xD

 

Quanto a fauna, ainda não pensei nisso, e esperava ir pensando mais para a frente, visto não ter nada e ainda ter mais umas semana após a montagem para fazer o ciclo...

 

Desde já obrigado,

João

Editado por pr3t3nd3r
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a começar bem ;)

 

Filtro mochila é bem melhor que os internos.

 

Em suma pretendes pensar agora em iluminação, eu aconselho LED, e desde DIY, ou a lojas já existe muito coisa e para essa medida então a variedade é alguma, estamos a falar na ordem dos 50 a 60 euros comprando cá

 

Uma amiga montou recentemente um aquário com essa medida e usamos uma Vivagrow 60, ficou por 77 euros, mas é programável com comando, no entanto como disse tens alguma variedade ;)

 

 

Sobre as plantas, deixo algumas para estudares ;)

 

- Ceratopteris thalictroides

- Bacopa 'Compact'

- Bacopa caroliniana

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

- Cryptocoryne (tens várias)

- Hygrophila 'Siamensis

- e até Limnophila hippuridoides (pode não ganhar tanta cor sem CO2 e luz forte mas é bonita)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, Bem vindo ao Hobby!

Com esse material pareces-me estar a começar bem, um filtro de mochila não é mau de todo, no entanto dada a tendência inicial de ficarmos super entusiasmados e querermos "encher" o nosso aquário de peixinhos deves sempre ponderar um filtro externo, mas pronto, isso depende do que queres fazer com o aqua...

Em relação a iluminação, com esses 60cm de largura tens varias opções no mercado, acredito que como não queres nada demasiado exigente em termos de plantas facilmente encontrarás uma calha LED que te agrade...

 

Em relação a plantas espera pela opinião de pessoal experiente! No meu caso por exemplo recorri ao site da Tropica (http://tropica.com/en/plants/) e tentei informar-me a cerca das plantas menos exigentes (Easy) para começar o meu plantado.

Força nisso biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres espaço aconselho 65x35x38 alt.

Por exemplo.

Em vidro extra claro de 8mm

Se não quiseres mandar fazer, tenta encontrar um que tenha entre 35 e 40 cm de altura.

 

Essas medidas são por alguma razão especifica? Ou por capricho? É que estar a inventar medidas e depois não encontrar calha para elas é um bocado chato. E já agora, 8mm? Pra quê?

 

Acerca do caso, o Pedro e o André já disseram tudo. Resta-me dizer que tens as calhas Chihiros que vão dar para agora (low-tech) e para quando puseres co2. Repara que não disse "se", disse "quando". ;)

 

Acerca das plantas de caula tens também as Hydrophilas, Limnophila Sessiflora, Rotala Rotundifolia. Tudo fácil e bonito.

 

Acerca do musgo gostam mais de co2 mas também se aguentam sem, as necessidades deles são quase todas iguais, para tapete tens por exemplo marsileia hirsuta, liliopensis brasilensis etc, mas lá está, podes consultar isso no site da Tropica que já foi aconselhado.

 

Força nisso

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Desde já obrigado pelas respostas!!

Pelo que disseram em relação ao material não tou muito errado por isso vou avançar com as compras :D

 

Entretanto quanto tiver estudado as plantas melhor, e ver como elas são coloco mais dúvidas certamente, bem como sobre a iluminação :D

 

Em relação as medidas do aquário, a minha maior restrição é em relação a largura do mesmo, que não pode exceder os 30cm... se encontrar com mais alguns cms de altura até preferia mas penso que as que indiquei são "standard" ...

 

Obrigado,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acompanhar :)

 

Tens alguma ideia do layout? Selva floresta paisagem planície ?

Pedras troncos?

 

Para teres uma ideia o meu aquário tem 45 de altura e levou tanta altura de substrato a trás que nem cabe lá um Lily pipe sem ser subido.

 

Calhas vai para uma chihiros sem duvida ( para los tech no nivel 3 chega :) ).

 

Plantas tens para as q já foram ditos fetos anubias.

 

Peixes já viste alguma coisa ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria experimentar um mix entre "alguma floresta" e planície... com um "rio" a dividir xD Mas não sei muito bem ainda, não sei se vou ter espaço para simular este ambiente...

Mas acho que não vou por tanto substrato, Ainda não tenho experiência em manter um aquário "só com água" por isso não me posso esticar já muito eheh

 

Pois, tenho estado a ver essas calhas no ebay... mas não sei se me está a apetecer esperar 1 mês por elas... ando a procura de sitos "igualmente" baratos mas na Europa...

 

Os peixes ainda não pensei muito, estou a pensar comprar primeiro os testes de ph, etc para medir os valores da agua da torneira e ver que peixes se adaptam aos valores da agua para evitar ter de comprar mais material, evitar alterações que afetem os peixes nas tpa's e possivelmente eliminar alguns custos e cuidados de manutenção xD

 

Mas basicamente gostava de ter um cardume (2 se houver espaço, espécies diferentes) e alguns "solitários" ou casais, limpa fundos, limpa vidros... Mas ainda não pensei muito, as tantas já estou a querer ter peixe a mais xD

 

 

Cumps,

João

Editado por pr3t3nd3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

65cm foi um exemplo é é o que tenho.

Não é difícil arranjar calha para tal.

35cm porque acho 30cm estreitos.

38cm de altura porque se existirem plantas de caule, facilmente atingem a superfície; além de existir um maior volume de água.

8mm porque fica esteticamente melhor quando biselado, além de ser mais garantido.

Claro que se for mesmo 60x30x30 os 6mm servirão.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria experimentar um mix entre "alguma floresta" e planície... com um "rio" a dividir xD Mas não sei muito bem ainda, não sei se vou ter espaço para simular este ambiente...

Mas acho que não vou por tanto substrato, Ainda não tenho experiência em manter um aquário "só com água" por isso não me posso esticar já muito eheh

 

R: Vai vendo aqui aquarios , vê videos na NET. Quando tiveres o vidro monta uma caixa em cartão e vai ensaiando. O aquário do Gonçalo era pequeno e parecia enorme, já o meu tem 90 e não parece assim tao enorme :P

Substrato tens muita escolha, desde inertes a férteis etc... O mais comum em primeiras montagens é o JBL Manado mas torna.se leve e para fazer declives é complicado, depois a questão fértil por baixo e inerte em cima, é bom para plantas de raiz mas se quiseres desmontar não dá para utilizar (pelo menos a totalidade)

 

Pois, tenho estado a ver essas calhas no ebay... mas não sei se me está a apetecer esperar 1 mês por elas... ando a procura de sitos "igualmente" baratos mas na Europa...

 

R: Existe uma loja em Lisboa que são representantes da chihiros, areanimal creio. A chihiros tem 7niveis de intensidade e facilmente se coloca um controlador que faz ciclos solares.

 

Os peixes ainda não pensei muito, estou a pensar comprar primeiro os testes de ph, etc para medir os valores da agua da torneira e ver que peixes se adaptam aos valores da agua para evitar ter de comprar mais material, evitar alterações que afetem os peixes nas tpa's e possivelmente eliminar alguns custos e cuidados de manutenção xD

 

R: facilmente no site do teu concelho tens acesso aos testes da agua da rede, testes muita gente aqui uma os JBL sensitive pois depois as recargas ficam ate em conta, e são fiáveis.

Peixes nesses tamanhos podes colocar especies pequenas que façam cardume, depende se queres um comunitário ou não.

Testes também vais precisar dos fosfatos e de nitratos, amônia é facultativo.

 

Mas basicamente gostava de ter um cardume (2 se houver espaço, espécies diferentes) e alguns "solitários" ou casais, limpa fundos, limpa vidros... Mas ainda não pensei muito, as tantas já estou a querer ter peixe a mais xD

 

R: vais metendo devagar, deixas o filtro ter uma boa colônia para transformar a amônia dos cocos dos peixes

 

Cumps,

João

Aguarda por mais opiniões que eu também sou verdinho nestas andanças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria experimentar um mix entre "alguma floresta" e planície... com um "rio" a dividir xD Mas não sei muito bem ainda, não sei se vou ter espaço para simular este ambiente...

Mas acho que não vou por tanto substrato, Ainda não tenho experiência em manter um aquário "só com água" por isso não me posso esticar já muito eheh

 

Pois, tenho estado a ver essas calhas no ebay... mas não sei se me está a apetecer esperar 1 mês por elas... ando a procura de sitos "igualmente" baratos mas na Europa...

 

Os peixes ainda não pensei muito, estou a pensar comprar primeiro os testes de ph, etc para medir os valores da agua da torneira e ver que peixes se adaptam aos valores da agua para evitar ter de comprar mais material, evitar alterações que afetem os peixes nas tpa's e possivelmente eliminar alguns custos e cuidados de manutenção xD

 

Mas basicamente gostava de ter um cardume (2 se houver espaço, espécies diferentes) e alguns "solitários" ou casais, limpa fundos, limpa vidros... Mas ainda não pensei muito, as tantas já estou a querer ter peixe a mais xD

 

 

Cumps,

João

 

Bom Dia,

o aquário faz com essa medida, 60*30*30 que chega. Com substrato posto deves de ficar com 46l reais +-, já é uma boa litragem para começares.

Para a calha tens a Chihiros que mandas vir barata do ebay, senão quiseres ficar á espera muito tempo vê nos classificados, olx, e afins a ver se aparece alguma coisa.

O filtro esse Fluval C2 de mochila parece-me bem se não queres colocar externo. Se de futuro te faltar circulação metes um daqueles do chinês só para fazer circular a água melhor.

 

Quanto á decoração tens de ver o que fica melhor (fazer testes em seco), se metes troncos ou pedras, ou só 1 dos dois, ou só plantas.

Por mim esquece o rio... Arranja 1 bom substrato fértil para colocares plantas de caule e se manterem, o substrato inerte podes pôr do mais barato é uma questão de gosto depois.

 

Plantas, compra podas nos classificados daquelas de fácil manutenção, sai mais barato.

E começas por ai aos poucos e depois vais acrescentando mais algumas que gostes!

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma a601 no ebay por 38€ vindo da França. Ou seja sem parar na alfandega. Melhor é impossivel ;)

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.