Novo Retiro


QuiMaster

Recommended Posts

Boas a todos e a todas!

Alguns de vós provavelmente já me conhecem, e sobretudo já conhecem o meu aquário, no tempo em que tinha um betta. Uma vez que ele faleceu decidi fazer uma “mexidela” no dito aquário e experimentar uma outra espécie: Guppys.

Decidi também criar um novo tópico para o meu aquário, uma vez que o anterior estava na secção dos bettas, e uma vez que não tenho nenhum pareceu-me a melhor coisa a fazer… assim deixo-vos as características do meu aquário actualmente e algumas fotos:

 

Novo Retiro

 

1 – MARINA 10G LED
2 - Data da montagem: 18/11/2016
3 - 51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H

3.1 - Volume bruto 43,75 L (aproximadamente) e útil 38 L (pelo menos é o que diz na caixa)
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Marina Slim S15 Power Filter (cartuxos )

4.2 - Termostato: Magictherm (Prodac) 50W

4.3 - Iluminação: LED incorporado na tampa (9 lâmpadas)
4.4 - Sistema de CO2: Não tem…

4.5 - Outros equipamentos adicionais: Filtro optimizado com Purigen, esponja da Fluval e cerâmicas.

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil – Não tem
5.2 - Substrato inerte – Areão de quartzo preto e branco (Dekoline)
5.3 - Decorações - Uma miniatura do grande Buda de Hong Kong, no centro, e um tronco esburacado com a Anubias
6 - Fertilização – Flourish (da Seachem), 5 mL/semana (aproximadamente); complementado por Flourish Tabs

7 – Fauna, em breve mas a minha ideia é algo deste género:
7.1 - 2x Neritina turrita
7.2 - 2x Caridina Multidentata

7.3 - 5x Corydoras pygmaeus

7.4 - 12x Neocaridina davidi (Red Cherrys)

7.4 - 5x Poecilia reticulada

8 - Plantas
8.1 - Anubias barteri var. nana

8.2 - Hygrophila siamensis

8.3 - Limnophila sesssiliflora

8.4 - Ludwigia palustris

8.5 - Microsorum pteropus 'windelov'

8.6 - Aegagropila linnaei, aka Marimo Moss Ball

 

gallery_78994_4718_1083614.jpg

 

Que vos parece? O número de peixes e invertebrados está ok, ou poderia acrescentar algo mais? E que algo mais? Pessoalmente estava a pensar em acrescentar alguns red cherry, ou então mais alguns guppies, mas não quero sobrecarregar a capacidade do filtro como é óbvio…

 

Abraço

Joaquim Oliveira

Editado por QuiMaster
  • Votar + 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá QuiMaster,

 

Obrigado pela tua partilha! ;)

 

A montagem está porreira, no entanto na minha opinião retirava daí o buda e substituía por um tronco ou pedra, ficava com aspecto totalmente natural.

 

Agora algumas correcções que deverias fazer a começar pelo filtro, o marina s15 é muito curto para essa litragem, vais ter problemas de sujidade e verdete no aquário com mais facilidade, para evitar terás de o limpar pelo menos 2x por mês e aspirar o fundo.

Eu tenho um filtro desses e apenas trabalhou durante 3 ou 4 mêses, com o tempo via-se a olho que o aquário não tinha a filtragem necessária, troquei por um externo e de melhor caudal e posso dizer que se notou visivelmente a limpeza tanto na água como na demora a aparecer o verdete nos vidros :)

 

Outra correcção é a luz, essa iluminação não é a mais indicada para um aquário plantado, as plantas brevemente te darão indícios de carências ou até aparecimento de algas que se irão apoderar das plantas, isto porque, uma vez que vais fertilizar não tendo iluminação suficiente as plantas não te irão consumir os nutrientes introduzidos sobrando para as algas.....e sem cO2 é uma guerra ganha pelas algas :(

 

O que te ainda vai ajudando é a Limnophila sesssiliflora que consome muitos nutrientes....

 

Conselho, red cherys com corydoras e guppys não dá bom resultado, nunca terás crias de reds....

 

De resto está impecável! ;) Vou acompanhar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá QuiMaster,

 

De resto está impecável! ;) Vou acompanhar.

 

Cumps,

Obrigado pelos concelhos. Quanto ao Buda não me vou desfazer dele tão depressa quanto isso pois gosto muito dele...

Quanto ao filtro era suposto ser o indicado.... Mas não me preocupo muito com verdetes ou aspirações pois faço isso todas as semanas de qualquer das maneiras. É já um pequeno ritual meu todas as semanas...normalmente ao domingo.

Quanto à iluminação não sei se é assim um problema assim tão grande pois todas as plantas têm crescido e o feto está farto de dar filhotes pelas pontas... Mas vou pesquisar o que posso fazer.

Os cheerys era só mesmo para os ter... Se fosse fazer criação tinha de dedicar o aquário somente a essa espécie, o que não seria mau mas teria de me desfazer dos outros peixes...

 

Agora surgiu me algo que talvez virá a ser um problema: acabei de me ter no aquário uma pastilha de fundo para alimentar as corys e os camarões mas quem acabou por a comer foram os guppys... Nem lhe deram tempo para se desfazer. O que me preocupa é se isto continuar não sei se as corys terão o que comer...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Qui, da próxima parte a pastilha em vários bocados e cola 1 no vidro e o resto manda para o substrato, assim os guppies vão aos vidros e as corys comem à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.......

Agora surgiu me algo que talvez virá a ser um problema: acabei de me ter no aquário uma pastilha de fundo para alimentar as corys e os camarões mas quem acabou por a comer foram os guppys... Nem lhe deram tempo para se desfazer. O que me preocupa é se isto continuar não sei se as corys terão o que comer...

 

Boas,

 

Os guppys são uns experts em comer tudo o que lhes der "cheiro" :)

 

Um teste que podes fazer é colocares as pastilhas quando a luz desligar, normalmente é quando os guppys entram na fase da dormência e os peixes de fundo começam a fuçar todo o fundo do aquario, eu reparo nas minhas corydoras que quando a luz liga ficam mais paradas do que de noite.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Qui, da próxima parte a pastilha em vários bocados e cola 1 no vidro e o resto manda para o substrato, assim os guppies vão aos vidros e as corys comem à vontade.

Boa sugestão... Tenho de experimentar essa. O único problema que prevejo é que estas pastilhas demoram algum tempo a se desfazerem até ficarem em grãos pequenos o suficiente para as corys comerem. Vou partir uma e tentar esconder os bocados dos guppys...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os guppys são uns experts em comer tudo o que lhes der "cheiro" :)

 

Um teste que podes fazer é colocares as pastilhas quando a luz desligar, normalmente é quando os guppys entram na fase da dormência e os peixes de fundo começam a fuçar todo o fundo do aquario, eu reparo nas minhas corydoras que quando a luz liga ficam mais paradas do que de noite.

 

Cumps,

Pois. Ao início pareceu que não se importavam com a coisa. Mas num minuto ou dois atiraram se à pastilha como se ela fosse feita de mel a ou algo parecido e não consegui ver se sobrou alguma coisa depois... E tinham acabado de comer a segunda dose do dia dos seus flocos, fome de certeza não era. Vou tentar essa das luzes apagadas amanhã, agora ficaram bem cheios e se voltarem a atacar a pastilha ainda arrebentam :P

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/04/2017 at 17:19, QuiMaster disse:

Boas a todos e a todas, alguém me sabe dizer que raça/variante de guppy é este... arranjei-o à uns dias e acho-o espectacular :happy:

Nova Imagem de Mapa de Bits.bmp

Boas QuiMaster,

Não coloques imagem no formato mapa bits, os formatos aceites aqui no fórum são: 

GIF, JPEG, JPE, JPG, PNG.

Aguardar correcção da imagem para te poder-mos ajudar! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/04/2017 at 23:17, Miguel Simões disse:

Boas QuiMaster,

Não coloques imagem no formato mapa bits, os formatos aceites aqui no fórum são: 

GIF, JPEG, JPE, JPG, PNG.

Aguardar correcção da imagem para te poder-mos ajudar! ;)

Cumps,

Corrigido :wink:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.