Zen Cherry Garden


Rui_B

Recommended Posts

Boas!

 

Apresento a minha nano montagem de camarões. Compreio-os no intuito de juntá-los ao comunitário, mas os ramms gostaram tanto deles que lhes começaram a dar miminhos com a boca! Portanto fui obrigado a montar um aquário novo. Que chatice!

 

Aquário: 42×20×30cm - 25lts

 

Iluminação: Boyu Pl30 9w ?lumens

 

Filtragem: Elite Jet-flo 50 300l/h

 

Aquecimento: Boyu 75w

 

Substracto: H.E.L.P. Advanced Soil Shrimp Powder

 

Hardscape: Decoração "zen" e canas de bambu

 

Fauna: 10 Neocaridina Davidi var. Red Cherry e uns quantos seres minúsculos fruto da primeira ninhada

(agradecimento ao membro Vectra78)

 

Flora: Limnophila Sessiflora

Valisneria Spiralis Tiger

Taxiphyllum Barbieri

Cladophora Agaegropila

Anubia ? (em recuperação)

Limnobium Laevigatum

A experimentar Bacopa Compact e Ludwigia Repens Rubin...a ver se pega!

 

Sei que muitos não são fãs da utilização de decorações artificiais, mas gostos são gostos e neste acho que fica bem! Ainda está em falta um fundo que será em degradé para fazer efeito nascer do sol.

 

Críticas são aceites.

 

e73e7fb94d0c926503c4ae4a9d15ebaa.jpg

80050db736d7f426ee22cb096418d9c1.jpg

00e5589fb92e3d733fd2b70a38f708a7.jpg

7d9427bc11875b626c25b05d09fbb4ea.jpg

ac8d458001bbf5691c1ae0ac2af3b690.jpg

 

Abraços

Editado por Rui_B
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui_B,

 

Gosto bastante da montagem! Não sou apreciador de artificiais, mas fica bem!

 

2 reparos a fazer:

 

- as canas estão secas? Li que especialmente as canas da índia não se devem por verdes no aquário, tal como muitas outras madeiras... Não consigo precisar com as fotos se estão ou não, só para ter a consciência tranquila :)

 

- Não consegues meter o tubo da flauta ao comprido pelo aquário (flauta a 90º de como está agora)? Nem que metas o filtro com as ventosas no vidro traseiro para ver se ajuda com as dimensões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dg12,

 

Obrigado pelo feedback. Agora quanto às questões:

 

- as canas estão secas. Comprei no Aki na secção de jardim.

 

- infelizmente não, porque o aquário não tem largura suficiente. Sei que quebra ali um bocado o efeito das canas, mas também não posso tirar a flauta senão o caudal fica muito forte para os pequenotes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sabes se essas canas estão naturais ou levaram algum tratamento?

 

Pois, quanto ao caudal do filtro era só para ajudar com a força que isso tem em comparação com as dimensões do aquário (normalmente recomenda-se que o caudal seja 3-5x a capacidade do aquário por hora).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba não levaram tratamento nenhum, estão ao natural!

Idealmente teria de ser um filtro até 15ol/h, mas era o que havia disponível no material existente em casa e portanto...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rui_B!

Eu nunca fiz essa experiência...Aliás vou tentar reproduzir camarões pela primeira vez quando conseguir obter um aquário de 80 a 100l.

Li num fórum inglês ou americano que eles podem ,eventualmente, "acabar" com alguns "pequenotes".Contudo,se a sua população for muito inferior à de camarões,acabarás por não sentir as perdas,penso eu...

Cumprimentos,

P.S-Isso também poderá depender da espécie de Corydora que escolhas,não?

Os pygmaeus podiam ser uma boa opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NeritinaFan,

De facto a minha escolha iria recair nas pygmaeus ou nas habrosus e não poderiam ser muitas até porque o aquário é nano. Também pensei nos Epiplatys Annulatus que adquiri recentemente, um vez que se deslocam mais no topo enquanto os camarões circulam mais por baixo.

 

Mais opiniões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive 2 más experiências com ottos, portanto acho que as corys serão mesmo a melhor opção. É que não vejo mesmo mais nenhuma espécie que seja inofensiva para os recém eclodidos!

 

Dado o tamanho do aquário, umas 5 ou 6 corys seriam demais?

Editado por Rui_B
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Existe algum peixe que possa juntar a esta montagem sem comprometer os "mai" novos? Corydoras ou outro...


Que tal umas rasbora brigittae?

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Não. São seguras para ter com camarões.

Obrigado pelo conselho! Até são uma espécie interessante. Vou ver se opto por estas, pelos Epiplatys annulatus ou as cory pigmaeus ou habrosus!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...