Dúvida sobre lâmpada aquário


Clara Silva_72677

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Peço desculpa se vou parecer muito lerda, mas realmente é uma área completamente desconhecida para mim, e até agora parece que para as lojas a que fui.

 

Tenho um aquário aquatlantis (55x30x30) que comprei em 2ª mão há uns meses e cuja lâmpada fundiu (já não era a original).

 

A que tinha até agora é uma:

 

Sylvania

Lynx-S

11W/840 G23

 

As referências do aquário são:

 

430979Aquatlantis.jpg

 

 

Será que me podem aconselhar sobre o mais adequado para este aquário e onde adquirir? Só me aparecem calhas novas e diferentes da atual.

 

Gostaria de o voltar a pôr a funcionar com uns peixes e umas plantas naturais. Será a voltagem mais adequada?

 

Obrigada.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar tens de ter atenção a norma IPX7, depois saber o limite da calha em termos de watts (por exemplo se suporta mais de 11w).

Convém um lâmpada com uma temperatura entre os 6500 e os 7000K, na minha opinião.

Talvez encontres na Robert Mauser, ou então contacta a Sylvania.

 

Cumprimentos

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

se quiseres continuar com essa calha só tens de substituir a lampada por outra igual ou equivalente, não é muita luz para essa litragem, mas dá para um layout com plantas pouco exigentes e sem CO2.

 

se quiseres um pouco de mais luz, deves comprar a calha completa, de preferência em leds, gastam menos electricidade, sugiro uma coisa deste género, pois tem regulador de intensidade:

 

http://www.ebay.com/itm/Chihiros-A-Series-Aquatic-Aquarium-5730-SMD-20-60cm-12-39W-LED-Fish-Tank-Light-/141904342976?var=&hash=item210a286fc0:m:mlzJqt-tbHCpn_haUoxDSDg

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Clara,

 

Eu não sei que lojas há aí na zona de Braga, mas na Leroy Merlim têm esta para substituir: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Iluminacao/Lampadas/Economizadoras/16088072.aspx

 

Eu estou a supor que é daquelas tampas únicas com um plástico transparente com um o-ring a vedar por dentro, certo? Se for, não vale a pena olhar para a parte do índice de proteção (IPXY). A única coisa que tem que ser é uma lâmpada G23, até um máximo de 11W (porque o transformador que está ligado a essa calha só dá isso) e de 220V (acho que esta parte evitava dizer pois as G23 só há a 110V e 220V). Isto se for só para substituir a lâmpada.

 

Pessoalmente quando a minha avariou eu parti a eletrónica toda e meti uma lâmpada led por dentro (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=232116&hl=)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigada a todos.

 

Por enquanto acho que vou tentar apenas mudar a lâmpada, pois ainda preciso comprar mais alguns elementos para o aquário, tais como outro substrato fértil e uma ou duas plantas para começar a fazer ciclo com este.

 

Mais tarde tento adquirir uma calha diferente, já que não tenho o jeito do dg12.....lol .... Bricolage não é mesmo para mim...... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais