Iniciação na aquariofilia por um newbie


Recommended Posts

Boa tarde!!

 

Eu sou o Diogo, e quero começar um aquario de reef.

Não tenho muita experiencia na matéria e por isso recorri a este forum.

Tenho em mente começar com algo á volta dos 100l porque pelo que vi, e faz todo o sentido, as flutuações das condiçoes de agua podem variar um pouco mais do que se for um aquario mais pequeno. No entanto, preciso da vossa ajuda em muitas coisas. Tenho lido e visto imensos videos sobre os reef tanks, mas como é obvio nao conheço os modelos mais adequados para o que eu quero.

Nao quero um aquario muito "tchanam", apenas por uns 3 ou 4 nemos, um firefish e pouco mais, e apostar nos corais moles e lps (maioritariamente os zoanthids frogspawns e acans).

O que devo de ter a nivel de filtração para alem das propiras rochas e areia?

Qual deverá ser a potencia das luzes?

Qual a potencia do termostato?

Que potencia devem de ter as bombas "para fazer ondinhas"?

Valerá a pena ter um sump ou um filtro externo chegará? Se vale a pena o sump, quanto me custa + ou -?

E por fim, qual o valor que posso esperar que aumente nas contas de eletricidade no fim do mês?

 

Sei que são muitas perguntas mas gosto de ter tudo bem sabido antes de investir a serio em alguma coisa e tirar todas as duvidas que tenho.

 

Muito obrigado desde já a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo bem vindo

Olha com a minha experiência a luz uma calha t5 3 lâmpadas ou leds

Tem de ver a medida em relação ao aquario

Termostato para 100 litros podes por um de 100

Circulação uma bomba que faça 2/3 mil litros hora

Sump eu recomendo por tudo

Limpeza,acessibilidade,trocas gasosas ,"esconder"equipamento

Podemos incorporar deposito para osmose

Consumo pode variar se optares por bombas dc podes sempre controlar velocidades/consumo

Espero ter ajudado

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo bem vindo

Olha com a minha experiência a luz uma calha t5 3 lâmpadas ou leds

Tem de ver a medida em relação ao aquario

Termostato para 100 litros podes por um de 100

Circulação uma bomba que faça 2/3 mil litros hora

Sump eu recomendo por tudo

Limpeza,acessibilidade,trocas gasosas ,"esconder"equipamento

Podemos incorporar deposito para osmose

Consumo pode variar se optares por bombas dc podes sempre controlar velocidades/consumo

Espero ter ajudado

 

Muito obrigado pela respostra rápida Rui!

Fiquei bastante esclarecido em diversos aspectos, no entanto, continua a ser um pouco tabu como fundiona e o que faz um sump. Como é composto? É caro de fazer um?

Pergunto isto porque se vou fazer estar perguntas a uma loja, sei que me vão dizer que tudo é obrigatório para terem mais faturação, salvo raras excepções.

Já agora, qual é a proporção de areia e rocha para esta capacidade? Queria optar por metade rocha viva e metade "dry rock" para ter mais opçoes de aquascape.

E qual é a quantidade maxima de peixes que posso pôr num menino destes? Tenho uma lista de "desejados" e com base na quantidade que posso escolher então farei a minha team!

 

obrigado e um abraço!

Editado por Diogo Ferreira_74510
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo qual a medida do aquario?

A sump deve ter espaço para :

Escumador,termostato,bomba de retorno

Opcional:saco(reter particulas em suspensão).

A rocha depende das medidas do aquario

e do layout que te agradar

O meu tem cerca de 300 litros tenho 15kg rocha,2,3cm areia e para mim esta bom

Os peixes vai depender do que queres mas com essa litragem podes vir a ficar limitado

Um abraço

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo qual a medida do aquario?

A sump deve ter espaço para :

Escumador,termostato,bomba de retorno

Opcional:saco(reter particulas em suspensão).

A rocha depende das medidas do aquario

e do layout que te agradar

O meu tem cerca de 300 litros tenho 15kg rocha,2,3cm areia e para mim esta bom

Os peixes vai depender do que queres mas com essa litragem podes vir a ficar limitado

Um abraço

 

O que me recomndaram sendo que sou um grande newbie nisto foi um aqua de 100x40x50.

Abaixo vou deixar o link para o esboço que eu fiz de layout, sem ter as pedras a escala obviamente.

Quanto aos peixes nao queria nada de muito grande nem nada. Vou deixar a minha wishlist:

 

2 ou 3 nemos

1 bipartitus wrasse

1 firefish Ou Flame angel ou Centropyge acanthops

1 Royal Gramma ou um white and black damsel

e uns anthias para ter um cardumezinho pequeno tipo uns 4 ou 5

 

Quanto ao sump, os equipamentos que leva, por norma estao ca ao de cima para quem nao tem um certo? Tirando o Skimmer.

Um Hang on the back nao resolvia o problema num menino destes?

Fico assustado so de pensar na quantidade de coisas que vejo nos sumps da net, aquilo e so maquinas e maquinetas e reatores para tudo e mais alguma coisa. nao tenho ideia de quanto fica uma brincadeirinha dessas.

 

Segue o esboço: http://imageshack.com/a/img924/175/IoumX5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas medidas sao 200 litros

Se poderes ter a profundidade igual ou superior à altura

Pensa bem no projeto para nao gostares dinheiro duas vezes

 

Que medidas recomendavas então?

O que me disseram foi que isto era algo como 100L reais, ou seja 100l de agua, sem os extras todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para veres a litragem multiplicas largura,comprimento,altura

Prefiro com 1000x600x500altura

Ja fazes um aquário com 300litros brutos

Agora tens de ver os valores para equipamento para esta litragem

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para veres a litragem multiplicas largura,comprimento,altura

Prefiro com 1000x600x500altura

Ja fazes um aquário com 300litros brutos

Agora tens de ver os valores para equipamento para esta litragem

 

Eu para já ainda nao tenho nada definido a nivel de budget.

O maior problema será os custos de manutenção penso eu , sendo que ainda moro com os meus pais e nao sou eu que pago diretamente as contas. vou começar a trabalhar nos proximos meses e dai vou tirar o dinheiro que preciso para comprar tudo o que é necessário. 300 litros iria dar a 120litros mensais so em trocas de água se apontar aos 10%, fora ter de ser preciso mais bombas de circulção e filtros maiores e termostato mais potente. Tambem nao queria esticar assim tanto o budget.

no teu caso, como exemplo, quanto gastaste na totalidade de maquinas e o aquario e quanto gastas normalmente nas manutenções?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem aparecido coisas bacanas a bom preço

Aquario se for de agua doce se não usares sump é tranquilo se quiseres sump tens de ver os valores da alteração(coluna seca,furos,passa muros, tubagens)

Por isso pensa bem se queres sump ou não

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem aparecido coisas bacanas a bom preço

Aquario se for de agua doce se não usares sump é tranquilo se quiseres sump tens de ver os valores da alteração(coluna seca,furos,passa muros, tubagens)

Por isso pensa bem se queres sump ou não

A questao e essa. Eu nao faco a minima. Sou muito verdinho nisto ainda. Nao sei ate que ponto espetar um ou dois filtroa chega para compensar o sump, algo do genero.

Ha algum site ou youtube channel que recomendes para perceber melhor como funciona isto tudo? Ha aqui alguns conceitos que ainda me passam um pouco ao lado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu te aconselho é passares por uma das lojas, aqui de lisboa, focadas em aquariofilia marinha e tirar cada duvida com um dos tecnicos.

Tens aquarios para todas as carteiras e varias tecnicas de montagem.

Mas veres os sistemas montados, ao vivo, é outra coisa...

 

Procura na net por lojas fisicas e faz uma visita a cada uma delas. Depois disso vais ficar com um curso intensivo de aquariofilia, o que te vai poupar algumas centenas de euros em material mal comprado...

 

Bem vindo aos salgados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu te aconselho é passares por uma das lojas, aqui de lisboa, focadas em aquariofilia marinha e tirar cada duvida com um dos tecnicos.

Tens aquarios para todas as carteiras e varias tecnicas de montagem.

Mas veres os sistemas montados, ao vivo, é outra coisa...

 

Procura na net por lojas fisicas e faz uma visita a cada uma delas. Depois disso vais ficar com um curso intensivo de aquariofilia, o que te vai poupar algumas centenas de euros em material mal comprado...

 

Bem vindo aos salgados...

 

Acredito que sim amigo, estou a planear a segunda visita já. vou levar a minha cábulazinha do que eu planeio tambem e expor as minhas duvidas, bem como conhecer o pessoal.

A minha maior preocupação neste momento sao mesmo os consumos ao fim do mês, sendo que tal como expliquei, ainda moro com os pais. Tirando isso, o investimento inicial e o que doi mais no pêlo.

As minhas duvidas maiores sao mesmo quanto aos equipamentos. Sump ou sem sump? e filtros? etc etc etc por ai fora. mas sim amigo vou fazer o que me recomendas!

 

Muito obrigado pela tua resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já podes esquecer os filtros.

Estamos num campeonato diferente onde as regras dos "doces" não se aplicam.

Se o fizeres vai sair asneira da grossa.

Um exemplo são as trocas parciais de agua (tpa).

Nos doces trocas até 80% e nos salgados 10% no max por mês e em casos especificos de 3 em 3 meses.

Agora sem aprender estas regras basicas, já fostes...

 

Campeonatos diferentes, regras diferentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já podes esquecer os filtros.

Estamos num campeonato diferente onde as regras dos "doces" não se aplicam.

Se o fizeres vai sair asneira da grossa.

Um exemplo são as trocas parciais de agua (tpa).

Nos doces trocas até 80% e nos salgados 10% no max por mês e em casos especificos de 3 em 3 meses.

Agora sem aprender estas regras basicas, já fostes...

 

Campeonatos diferentes, regras diferentes...

 

As TPA's para mim ainda ta aqui muita confusão. já vi como e feita tudo certo, mas ja vi dizerem 10% todas as semanas , 25% todos os meses, 50% no periodo de ciclo, 30% de duas em duas.

Como disse, nao quero nada demasiado fancy, até aos SPS estou a fugir por serem mais exigentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres uma ideia de gastos...

Para um aquario de 600lt tive um aumento na faturação da luz de 20 e uma redução na agua de 15 em relação aos discus e plantados que tinha.

O sal custa 48 o balde de 20 para fazeres 600 litros de agua.

Um escomador compras no olx por 100 que novo pode custar mais 50.

Não precisas montar o aquario todo de uma vez. Vai comprando aos poucos e procura com calma, muita calma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres uma ideia de gastos...

Para um aquario de 600lt tive um aumento na faturação da luz de 20 e uma redução na agua de 15 em relação aos discus e plantados que tinha.

O sal custa 48 o balde de 20 para fazeres 600 litros de agua.

Um escomador compras no olx por 100 que novo pode custar mais 50.

Não precisas montar o aquario todo de uma vez. Vai comprando aos poucos e procura com calma, muita calma...

Sim, eu so planeio comprar o aquario em si para o inicio do ano que vem, portanto até la tenho tempo para pesquisar tudo e escolher as coisas com muita calma.

Agora, para quem não tem experiencia de aquarios sequer, isto é uma missão impossivel ou com a pesquisa e acompanhamento certo vai lá? É que recomendaram me os de agua doce primeiro para ambientar e tal, mas nao me puxa interesse nenhum os peixes de agua doce ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começar com agua doce é converça para boi dormir...

Foge, repito, FOGE de que te disse isso. Especialmente se foi logista.

 

Porque tens de aprender alemão para depois esqueceres tudo e aprenderes inglês?

 

São regras diferentes e o unico equipamento que vais aproveitar será o aquecimento.

 

Procura por Corais de Vidro ou AquaHoby na net e fala com eles.

 

Foge mas é das grandes lojas de centro comercial que têm gente que vende peixes sem nem saber o que vende.

Nem aquarios têm em casa e visam o lucro.

 

Neste sabado passei numas dessas cadeias de animais e saí trantornado com o nivel de doenças que os peixes apresentam.

Altamente contagiosa e a politica da empresa é questionavel. (Odinium)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começar com agua doce é converça para boi dormir...

Foge, repito, FOGE de que te disse isso. Especialmente se foi logista.

 

Porque tens de aprender alemão para depois esqueceres tudo e aprenderes inglês?

 

São regras diferentes e o unico equipamento que vais aproveitar será o aquecimento.

 

Procura por Corais de Vidro ou AquaHoby na net e fala com eles.

 

Foge mas é das grandes lojas de centro comercial que têm gente que vende peixes sem nem saber o que vende.

Nem aquarios têm em casa e visam o lucro.

 

Neste sabado passei numas dessas cadeias de animais e saí trantornado com o nivel de doenças que os peixes apresentam.

Altamente contagiosa e a politica da empresa é questionavel. (Odinium)

 

 

Eu fui á Aquamagia em Oeiras, sendo que era a que estava aqui mais pertinho e tal. Estou a planear ir a W2R ali em S Domingos de Rana, e terei de ver quando consigo ir a Aquahobby sendo que ainda nao tenho a carta de condução.

Portanto segundo tu, consegue se ter um aqua saudavel sem ter passado pelo doce não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o exemplo de varios amigos e clientes.

Eu proprio tenho que fazer um esforço para não misturar as conversas e as regras.

Por isso é mais facil para alguem que começa do zero do que para alguem que anda nestas andanças já á trinta anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o exemplo de varios amigos e clientes.

Eu proprio tenho que fazer um esforço para não misturar as conversas e as regras.

Por isso é mais facil para alguem que começa do zero do que para alguem que anda nestas andanças já á trinta anos.

Pois isso foi o que eu pensei, mas claro esta tive de ir a uma loja perguntar e tal, ja andava inscrito aqui no forum, mas so andava a ler e assim continuo. mas depois de fixar a ideia decidi pedir opinião ao pessoal. se estão aqui e porque sabem do que falam.

Os basicos eu considero que ja tenho uma ideia geral de como se processa as coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigos!!

Fiquei a saber agora que tenho um tio que me arranja um aquario! Pelo que ele me disse tem 120x45x35. O que acham? Faz o trabalho? E bom? A cavalo dado nao e olha o dente claro. Parece que o investimento vai passar para metade 😆😆😆

Link to comment
Partilhar nas redes sociais