Dúvida "básica", mas importante


Jorge N. Ferreira

Recommended Posts

Boa noite,

Muitos de vós já me conhecem pelos meus estranhos aquários e pelos meus DIY.
Não sendo uma pessoa a dar "os primeiros passos", mas que acredita que todos os dias aprendemos, neste momento surgiu-me uma dúvida pertinente para a qual agradeço a vossa ajuda.

Eis o caso:

Contra a vontade da esposa, montei mais um aquário com as medidas 120x40x55 (55 é a altura). Antes que perguntem, tenho 2 termostatos de 200w, um filtro JBL e901, subtrato fértil, substrato inerte, plantas, pedras, tronco com musgo e etc e tal. Também tenho luz.

Neste aquário existem:

- 13 Corydoras aneus bronze (apróx 1,5 cm cada)

- 19 Axelrodi (crescidos, mas não são os XL)

- 3 Hemigrammus rhodostomus (já crescidos e quero aumentar a população para um total de 7 ou 8)

- 4 DISCUS jovens com cerca de 5 cm

 

Status do aquário em termos de plantas: foi plantado à pouco tempo, o que significa que as plantas de fundo ainda nem chegaram a meio da coluna de água.

 

O problema: tenho um aquário de 50cm de frente (50x25x30) com um magnífico macho Betta Crown Tail. Sabendo que são territoriais, quais os contras de o juntar neste novo aquário com o resto da fauna?

Andei a pesquisar na internet e a falar com algumas pessoas e as opiniões são totalmente diferentes.

 

Gostaria de saber a vossa.

Obrigado pelo tempo despendido.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um comunitário bem plantado.

Entre as várias espécies tenho um betta e um ramirezi.

Dão-se todos bem.

É certo que o betta foi da loja para o comunitário e se calhar não estava habituado a ter um território...

Aqui está um vídeo dele:

https://m.youtube.com/watch?v=Kccqo_yPTkc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O betta só é territorial com outros bettas... para mim o único senão é que o betta é asiático e gosta de aguas paradas e com pouco oxigénio, logo com parâmetros totalmente diferentes dos sul americanos...

  • Votar + 1

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm eu já ouvi dizer que alem da questão territorial, os bettas têm uma alimentação muito lenta, ou seja, demoram muito a comer, por isso não sei até que ponto isso também pode vir a ser um problema.. contudo, sendo um aquário grande pode ser que te safes :)

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro factor a ter em consideração é a altura do aquario.

O betta num aquario muito fundo pode morrer.

Eles recolhem oxigénio de forma diferente dos outros peixes.

https://www.google.pt/amp/s/mundoaquatico.wordpress.com/2009/03/11/a-curiosa-respiracao-do-peixe-betta-splendens/amp/?client=ms-android-orange-pt

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a vida do betta resume-se ao topo do aquário,(alimentação, respiração (uma vez que as águas de onde são originários são muito pobres em oxigénio), criação e muitas vezes para dormir)


e esqueci-me as aguas também são paradas por isso é que são muito pobres em oxigénio...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um betta com corys, ramirezi, cardinais, ancistrus e Hemigrammus e não têm problemas com isso.

O que pode ter problemas é com os discos, já que são peixes calmos e poderão não "safar" de mordidelas do betta.

Sim, eles gostam disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode acontecer Jorge, por norma os Bettas, todos os peixes que sejam mais "coloridos" e vistosos são encarados como outros machos, ele é capaz de andar ali a picar-se com outros independentemente do seu tamanho. Já tive um Betta com Colisas (bem maiores que o meu betta na altura) e o mesmo tentou uma ou duas vezes andar ali a mordiscar. Ao final de uma semana já andava na dele sem chatiar ninguem. Mas é como já disseram, cada caso é um caso e cada um tem a sua "personalidade".

Esses discus é que na minha opinião seriam o unico não em relação á tua fauna, isso decerteza que dava raia em 3 tempos pelo menos durante algum tempo...

Editado por André89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um Betta vai tentar morder um peixe maior que ele????

Boas. Pela minha pouca experiência, podes ter a certeza que o betta vai mordiscar, perseguir e stressar qualquer peixe de qualquer tamanho até chegar a hierarquia mais alta. O discu poderá se impor na hora da alimentação mas não vai muito além disso. Experimenta observar o aquário durante a noite, durante o dia sempre te irá parecer um peixe calmo.

Isto é a minha experiência pessoal que tenho um aquário comunitário com 42 peixes de 15 espécies diferentes, e que apenas deichou de ter mortes inexplicáveis depois de retirado o betta. Abraço.

Editado por Mauro Marisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Nada como testares ;)

 

Eu tive um Betta num comunitário, mas na loja estava junto com cardinais e quando veio para o aquário este já estava povoado, acho que quando já lá está o Betta e entram outros peixes depois deste ter todo o território a coisa pode complicar, mas se ele entrar em último...

 

Como disse tive um Betta, e para veres que cada caso é um caso e no que toca a estes meninos são peixes com "personalidade" o Betta que viveu bem durante um ano com todos os vários cardumes em 200 litros e um labeo bicolor, de um momento para o outro começou a persegui-lo sem parar nem no escuro... Descansava apenas um pouco, nem comia e lá ia atrás dele, claro que mais lento nunca lhe fez mal, mas acabei por retirar o labeo... e tudo voltou ao normal

 

Em suma experimenta e observa, com Bettas, pela minha experiência, não há dois iguais por isso é difícil dizer que sim ou não

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.