Gemini


João Souto

Recommended Posts

Boas

Porque tinha um aquário vazio apenas com um vidro partido, porque queria dar uma nova casa aos Guppies que estão no Recomeçar de Raiz e porque uma pessoa tem de se entreter... surgiu o Gemini, nome dado porque o aquário possui duas faces.

Foi então num desafio que decidi dar um pouco mais de vida e côr ao espaço de trabalho em casa.

Setup: GEMINI

Início da Montagem: 09/02/2017

Aquário: 51.5*25.5*31.5

Iluminação: LED 6W

Filtragem: EHEIM 2211

Substrato: Humus de minhoca tratado

- Areia e Cascalho de Rio

Parâmetros:

Temp: 23ºC

Ph: 7.6

Hardscape:

Raizes Redmoor Wood

Xistos

Fauna:

Guppies ( a inserir daqui por uns dias)

Flora:

Microsorum pteropus 'Narrow'

Cryptocoryne wendtii 'Tropica'
Cryptocoryne crispatulata

Rotala rotundifolia - A sair mais tarde em princípio

Ludwigia palustris - A sair mais tarde em princípio

 

 

Fotos:

 

Hardspace

 

Lado A

 

32654873152_4bf49db9b2_z.jpg

 

Lado B

 

31965317814_33ed3a7f04_z.jpg

 

 

Depois de plantado e acabado de encher:

 

Lado A

 

32427489740_5778707ea1_z.jpg

 

Lado B

 

32427492160_c12073b622_z.jpg

 

e com mais luz

 

32767431136_e43d16f906_z.jpg

 

Esperam-se críticas

 

Abraços

Editado por João Souto

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Mas montastes o aquário 9/2/17,e já tens peixes

no aquário,então e o ciclo do azoto,vai ser feito

com os peixes lá? os bichos vão morrer quase

de serteza.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Mas montastes o aquário 9/2/17,e já tens peixes

no aquário,então e o ciclo do azoto,vai ser feito

com os peixes lá? os bichos vão morrer quase

de serteza.

 

Comp: Álvaro Silva

 

Boas Álvaro

 

 

Não, o aquário não tem peixes ainda, mas de qualquer forma o filtro já foi ciclado durante 1 mês noutro aquário, tendo as matérias filtrantes todas vindo de outro filtro também ele já ciclado.

 

De certa forma podia já pôr os peixes (até porque seis Guppies com 1 mês de vida dificilmente iriam gerar amónia suficiente para se intoxicarem), mas quero esperar um pouco para ver se não há libertação de amónia por parte do substrato.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem criei sem querer dois tópicos duplicados (não sei bem como), e os moderadores devem e muito bem, ter eliminado um deles. O que se sucede é que provavelmente eliminaram o "tópico base" que ainda não tinha editado e para o qual tinha apenas copiado a estrutura do texto do Recomeçar de Raiz.

 

Só agora dei pelo lapso mas penso que já esteja corrigido. Espero que gostem.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João está algo bem fixe... Muito simples e bonito

Ideal para n dar mt trabalho e ter uns guppies.

Apenas em jeito de melhora umas rochas pequenas para dar uns detalhes...à frente das outras, na zona mais baixa.

De resto carregava mais um poco de plantas... Só trás vantagens e melhora ainda mais o layout.

Vai dando noticias.

Força nisso

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

 

sim o objectivo é manter algo simples e ao mesmo tempo experimentar coisas novas, neste caso o uso de húmus, capeado com um areão de granumeletria fina, mas suficientemente grosso para não criar situações anaeróbicas.

 

João está algo bem fixe... Muito simples e bonito
Ideal para n dar mt trabalho e ter uns guppies.
Apenas em jeito de melhora umas rochas pequenas para dar uns detalhes...à frente das outras, na zona mais baixa.
De resto carregava mais um poco de plantas... Só trás vantagens e melhora ainda mais o layout.
Vai dando noticias.
Força nisso

via Nokia 3310

 

Obrigado Vasco.

Faltavam as pedras... Inicialmente até tinha pensado em fazer um layout tipo ilha, mas a terceira pedra que componha o ramalhete era grande demais para o tamanho do aquário. Tenho que ir procurar umas pedras para uns detalhes. Já lá estão algumas, mas ao vivo é diferente. Depois acabaram por entrar uns tronquitos e voilá.

Em relação às plantas, queria ver que efeito conseguia tirar da Crypto crispatulata, que em teoria cresce bem (vamos a ver se não bem demais) e gosta de águas duras e calcárias e que veio in vitro e como tal ainda é bébé. Segundo a Tropica deve crescer 20 cm em 30 dias. Cá estarei para julgar eheh. Nutrientes não lhe faltam. As moitas também foram enterradas até ao fértil por isso também devem compor o ramalhete em pouco tempo. Vou dando notícias há medida que houver desenvolvimentos.

 

 

Boas, está muito porreiro ! Partilho da opinião do amigo Vasco ! É Xisto MADE in Monsanto ??? Eheh estou a brincar , está porreiro sim senhor !

Cumps
Daniel

 

Obrigado Daniel. Por acaso não é Xisto made in Monsanto, não, mas é xisto made in Portugal, de um rio bem Português. Não digo aqui onde porque posso fazer com que pessoas que apenas vão apanhar meia dúzia de calhaus acabem por não o poder fazer à custa de outros.

 

Por acaso fiquei bem satisfeito com as tonalisdades que têm dentro de água. Realmente ao vivo é diferente. Tenho é uma grande lajeta para criar algas :rolleyes: . A ver se depois meto uns otos e se ficam satisfeitos. Espero é não criar nenhuma alga malandra eheh.

 

 

 

 

 

Por curiosidade e para ver se havia amónia libertada pelo substracto (aquando das plantações e afins), fui medir a amónia e qual não era o meu espanto quando a leitura ultrapassou o limite da escala de 7.3 mg/L.

 

Como não tenho pressa em meter aqui os Guppies, estou numa de ver o que vai acontecer, se boom de algas, se boom de crescimento de plantas.

 

Se começar a ver sinais de crescimento desenfreado de alguedo, faço logo mega TPA, mas até lá, logo vemos. Vou tentar monitorizar os níveis de amónia com regularidade para perceber o que se está a passar.

 

Pelo menos fico para já descansado que nutrientes não faltam no substrato. As plantas é que vão ter que fazer pela vida e ultrapassar 3/4 cm de capeamento para lá chegarem. Os fetos que aproveitem agora ahaha

 

Abraços

Editado por João Souto

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Eu ontem não vi as fotos,esta muito bom,os

meus parabéns,e como diz o Vasco,mais

plantas e fica muito fixe,desculpa lá o meu

comentário ontem,mas fique com a sensação

que tinhas já colocado os peixes,agora e deixar

a natureza fazer o resto,vai mostrando o desenvolvimento

do aqua.

 

 

Comp: Álvaro Silva :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mesmo bom, parece bastante natural. Única coisa que mudaria, era esconder o fértil junto ao vidro.

 

Obrigado pelo comentário e pela nota! Realmente são coisas que não nos lembramos até nos chamarem à atenção. Para a próxima não cometo o mesmo erro.

 

 

Exatamente, o segredo é a alma do artista :) Mas de facto são pedras muito bonitas

 

 

Quando lá fui para as apanhar estava a ver que ia ficar o dia todo a revolver calhaus. Acabei por apanhar umas quantas variedades e feitios de rochas. Estas foram as que fizeram parte da selecção final. Só tenho pena de não serem exactamente do mesmo bloco, mas acho que não destoam muito. Quando começarem a ganhar verdete nem se nota ahaha.

 

 

 

Boas João

 

Eu ontem não vi as fotos,esta muito bom,os

meus parabéns,e como diz o Vasco,mais

plantas e fica muito fixe,desculpa lá o meu

comentário ontem,mas fique com a sensação

que tinhas já colocado os peixes,agora e deixar

a natureza fazer o resto,vai mostrando o desenvolvimento

do aqua.

 

 

Comp: Álvaro Silva :sorry:

 

Agradeço os comentários Álvaro, até porque alguém mais distraído e iniciante pode ser induzido em erro.

Penso que possas ter visto uma versão inicial, em que eu tinha simplesmente copiado e colado a estrutura de texto do Tópico Recomeçar de Raiz e que não era suposto ter sido postado. Ainda bem que gostas.

 

Vamos a ver como é que as plantas se comportam nestas semanas iniciais, mas talvez aceite as sugestões e espalhe uns pés de Rotala por aqui e por ali. Para já queria uma reacção inicial das plantas para ver se carrego mais em moitas ou não.

 

A minha experiência com o Recomeçar de Raiz diz-me que para fazer moitas como deve de ser é mesmo preciso CO2, porque o ritmo de crescimento que sustêm assim o pede.

 

Obviamente que sei que as restantes plantas também agradeceriam o CO2, mas aí seria mais ao nível de ritmo de crescimento que suportariam e não tanto ao nível de massa vegetal que apresentam (não sei se me estou a fazer entender, até porque eu próprio já estou baralhado).

 

Abraços

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de loucos. Está a ser-me difícil acreditar que a amônia reduziu para zero durante a noite...

 

Sei que o filtro estava ciclado mas mesmo assim.

Pois é... tens a certeza que o ciclo está feito.

Eu nunca acreditei em ciclos com matérias filtrantes populadas e aditivos de bactérias. Vou sempre pelo método tradicional. Mas isto sou eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.