Shrimp Playground


Recommended Posts

Boas pessoal!

Venho apresentar o meu plantado nano de camarões. (30L)

 

A ideia inicial era fazer um low tech com podas do meu aquário principal, com base em rochas.

 

A 16/8/2016 montei o aquario com um Fluval 204, jbl manado(que tinha de montagens anteriores), algumas rochas, e uma fita de leds.

 

f483c5c86077e51fd91acff0b007229c.jpg

 

Entretanto acrescentei mais algumas podas.

 

768c410da77e5ea6daf3c258396d9a33.jpg

 

Rapidamente me fartei, pois as plantas estagnararam muito e eu queria ver algo mais "vivo".

 

Então renovei completamente o layout, fiz uma garrafa de co2 caseiro (que resulta muito melhor do que eu estava a espera), fiz um difusor de co2 caseiro, melhorei a iluminação para uma lâmpada led de 9w com 700lumens e troquei o filtro por um ica que tinha cá por casa(bastante mais fraco que o fluval)

 

Ficando com o seguinte aspecto.

 

45fc2ef3b31a2fa4a50d4b430a709566.jpg

 

Entretanto foi só ver crescer a olhos vistos!

 

f29b9ba2c0a088d48b63ab22eedbee63.jpg

 

2368147fc15708277652ed177e45d59a.jpg

 

E neste momento está assim!

 

2dd3679fc1481330c448620b72c4cf3c.jpg

 

Setup actual:

 

Tamanho do aquário

50x30x20

 

Filtro : Ica TurboJet 300l/h

 

Iluminação: 1x9w 6500k led

 

Co2: Caseiro

 

Fauna:

5 Red Cherry

+/- 30 Babaulti Stripes

 

d72569bee21b054416356a123b6eb6e1.jpg

 

44668b84f86028df3c2a1aecc35dec98.jpg

 

Flora:

Feto de Java

Rotala Macandra

Ludwigia Palustris

Nymphoides Taiwan

Hygrophila Difformis

Myriophyllum Matogrossense

Hemianthus micranthemoides

Blyxa Japonica

 

 

 

Às vezes faz falta voltar aos básicos, para se poder aprender ao certo como funciona a natureza. Não é só comprar co2 pressurizado, carregar com luz exorbitante e substratos com "banha de cobra".

 

É sem dúvida uma experiência que recomendo a todos que adoram este hobby.

 

Uma boa tarde a todos! ;)

Editado por NAGAX.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já agora que substrato é esse?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este substrato é jbl manado. Mas esta misturado com pedras decorativas e areia de sílica... Mas como tava parado ali num canto foi o que usei! O objectivo tb era utilizar material que tinha para aí a mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NAGAX RS

 

Deu-me a impresão que tens os fetos de java com

a raiz enterrada,se estão o melhor e atares a uma

pedra,ou tronco,senão a planta morre,de resto esta

bom.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está uma parte sim, mas só o mínimo indispensável. Também ainda estou a pensar se mantenho fetos ou não. Visto estar com plantas que precisam de tanta luz, e depois lá no meio tenho os fetos, já no meu aquário principal se dão mal por causa disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde andam afinal os mencionados shrimps?

Já agora que tal mostrar o setup completo do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Às vezes faz falta voltar aos básicos, para se poder aprender ao certo como funciona a natureza. Não é só comprar co2 pressurizado, carregar com luz exorbitante e substratos com "banha de cobra".

 

 

 

O que seria da natureza (Vida) sem carbono.. e substratos que são banha da cobra (?) ..

Amigo.. na natureza existe um tipo de solo que se chama ARGILA. E sem ele eventualmente este mundo que conhecemos seria bem diferente no que à flora diz respeito.

 

Sem ele a flora não não subsistiria tal como a conhecemos.

E os substratos (os verdadeiros) é disso que são feitos: Argila.

 

Percebo a mensagem, provavelmente de alerta que está por trás do teu comentário mas daí às alusões que fazes vai uma grande diferença.

 

O melhor elogio que te posso fazer é que foste criativo e soubeste rentabilizar recursos obtendo um quadro de vida dentro de vidros simples e bonito.

 

Mas certamente que com as condições necessárias atingirias outro panorama mais dinâmico e isso tu sabes.

 

Grande abração.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim NaGax...um setup completo parq todos sabermos o que tens aí

Uns elementos decorativos tb ajudavam a melhorar o layout como a vida para os camarões.

Umas pedras ou troncos.

Vai dando noticias

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

O que seria da natureza (Vida) sem carbono.. e substratos que são banha da cobra (?) ..

Bons dias! Não me devo ter feito entender bem. O que eu quis dizer foi que por vezes não precisamos de ir atrás de um produto de uma marca X ou Y para ter algo de qualidade aceitável. Eu por exemplo no meu outro plantado usei substrato fértil e solo da tropica. O que ficou caríssimo! Mas se formos comprar ARGILA sem taxas de aquariofilia, vai sair mais barato (não quer dizer que corra melhor o projecto), e acreditem que não vai fazer assim tanta diferença nos parâmetros do aquário. Quanto ao carbono, sim! Sem carbono não há vida! E notei bem isso assim que construi o sistema caseiro! Começaram a crescer e muito! Mas explicando o que disse... Eu tenho um sistema pressurizado no meu aquário principal, e resolvi dar um passo atrás para construir um sistema caseiro, para ter noção da diferença. E fiquei espantado! Daí eu dizer que as vezes faz falta voltar aos básicos, e que não é só acelerar o processo de crescimento! A vida não ser fez num dia, daí termos que dar tempo e apreciar o seu crescimento natural.

 

Cumprimentos amigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem, como isto é um aquário para camarões faz mais sentido estar na área de aquários de invertebrados. Vou passar para lá e pedir que actualizes isto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.