Beehive - A colmeia


Recommended Posts

Já há muito tempo que não fazia uma montagem nova e o bichinho estava a roer-me por dentro. Aproveitando que o meu aquário de 60 cms estava já com mais de dois anos de existência e tendo umas minhocas indesejáveis como parceiras dos meus camarões mais interessantes resolvi comprar um novo aquário e dedica-lo a estes pequenos e fantásticos invertebrados.

Data de Montagem:16/01/17

Aquário: Eco Pro Line 60x30x36 64L

Móvel: Ikea Kallax com tampo madeira Karlby

Iluminação: Beamswork Hi Lumen V2 60 plant version

Filtragem: Eheim Classic 2213, torneiras duplas, lily pipes.

Fertilização/Co2: Nada de nada

Aquecimento: Jager Eheim 50W

Hardscape: Pedras da costa, bonsai morto, areias.

Substrato: Neo Soil Compact Shrimp 8L

Fauna: abelhinhas, muitas
Flora: Anubias sp. Mini mini
Eleocharis sp Mini
Cryptocoryne pygmaea
Cryptocoryne beckettii 'Petchii pink
Bucephalandra spec. 'Mini Needle Leaf
Bucephalandra spec. 'Wavy Leaf'
Bucephalandra 'Wavy Green'

Marsilea hirsuta

Riccardia chamedryfolia

Parâmetros da agua: pH - 7
Dureza Carbonatos (KH) - 2
Dureza Total (GH) -4
TDS - 120


88c4292dd07482d43a548f5a5570ef69.jpg8e771e3ceebc465628d362e430e6374d.jpgacde813bcaec9c999cb8e760cf4c2ef5.jpg68722dd9f91f695b0bb148c3faf811be.jpg7b7fb173c0eec69fd3852f359d504180.jpga9875a4f71d043ea99cd737fa3d27763.jpg

Nota: todas as fotos foram tiradas com smaŕtphones e publicadas via tapatalk. Pode não ter a melhor qualidade mas já não há desculpas para não colocarem fotos no fórum ;)

  • Gosto 3
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente!

 

No bonsai não punha anubias porque têm a folha muito grande, mesmo sendo mini. Por exemplo weeping moss ficava fixe. O hardscape está muito bom, e é mais uma prova que não é preciso usar pedra importada que logicamente é caríssima.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal...

nem parece ter 60cm, parabéns...

quanto à bonsai, não concordo nada como Gonçalo pois já tive durante anos bonsais e tens espécies que ficam tal e qual o que tens aí(folha grandota)...

essas brincadeiras com as anubias nos troncos,para mim ficam muito fixe(sou duvidoso para falar porque também tenho).

essa "relva" também vai dar um toque porreiro...

 

muito bom,

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ficou muito fixe, incluindo o bonsai com as anúbias.

Só tenho uma questão:

Fauna: abelhinhas, muitas


Abelhinhas? Isso é suposto ser um aquário para camarões, certo? :unsure:

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela participação.

No bonsai não punha anubias porque têm a folha muito grande, mesmo sendo mini. Por exemplo weeping moss ficava fixe.

quanto à bonsai, não concordo nada como Gonçalo pois já tive durante anos bonsais e tens espécies que ficam tal e qual o que tens aí(folha grandota)...
essas brincadeiras com as anubias nos troncos,para mim ficam muito fixe(sou duvidoso para falar porque também tenho).

Ficou muito fixe, incluindo o bonsai com as anúbias.


O Filipe Oliveira já fez isso nesta montagem:

 

 

Só tenho uma questão:

Abelhinhas? Isso é suposto ser um aquário para camarões, certo? :unsure:

 

São camarões abelha! Wait and see ;)

 

 

Eu gosto é desta gente que tem tempo a meio da semana para montagens e tudo

 

Por acaso desta vez só demorei umas 6 semanas a planear esta montagem, devo ter batido algum recorde pessoal :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá por ele ter usado não queira dizer que goste ;)

 

Não gosto como fica por causa das raízes. Podem dizer que parecem lianas, mas as lianas não são bem assim. E com as anúbias fica uma árvore muito nua. E já que deste o exemplo do FAAO podes bem comparar o One Step Closer com o Syrah... E os prémios de um e outro.

 

Isto é só a minha opinião obviamente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé Nunes

 

Esse layout esta muito bom,as pedras são um

espctáculo,gostei demais,os meus parabéns,

esta um trabalho bom de se ver.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Entraram umas abelhinhas amarelas e não só ;)

De resto a coisa vai se mantendo, tendo adicionado uns fetos de java tridente e umas rotalas para experimentar a ver se se dão sem adicionar co2 e fertilizantes.

 

Seguem as fotos possiveis tiradas com o telemóvel.

 

327f63785285c6c53e8023f09f056013.jpg27042a971cfedaaa509df762fc5d2703.jpg5745d7cb431a89a102b9b2dd854c2551.jpgbb8c8aa11c1eb937ccddcd23a08daef0.jpgccfd1ecf3671e1e2466f1fab3972015d.jpg201ad4c92345853f1d7b877040d2fc72.jpg

  • Gosto 2
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

com que então abelhinhas... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abelhinhas amarelas, falta as riscadas, ou não vão entrar? é que com essas abelhas amarelas podias por CO2 + ferts para essa flora dar um pulo :rolleyes:

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras podem ser bonitas mas lixaram me a ideia inicial de colocar aqui os meus caridinas XPTO. Hoje medi e tenho o pH a 7.2°, gH 6° e kH a 3°. Parece que assim só vou poder colocar aqui os tigres e os amarelinhos :(

 

E começar a pensar em fazer outra montagem só com paus!!!

 

058f09f004fba68c51b7298fbf170677.jpg7f5f35f4b22f782e0b39f5a722dab10e.jpg

  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

O hardscape está muito bom, é pena de facto que essas pedras alterarem os parâmetros da água!

 

A nivel de dH e kH não está muito mau, quanto ao pH será que umas folhinhas de amendoeira não iriam ajudar a baixar? Ou então quem sabe se com água de osmose conseguisses diluir o pH...

Como bem sabes a injecção também ajudaria a baixar o pH e as plantas agradeciam!

 

Já agora essas gambas estão com umas cores fantásticas.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha adicionado uma folha de amendoeira e também pinhas de amieiro, com isso ganhei uma corzinha mais de chá mas não baixou em nada o pH...

Para já vou adicionar 7 tangerine tigers, já estão a fazer a ambientação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

vais misturar trigues laranjas com esses azulões fantásticos? pensa 10 vezes antes de fazeres isso!

 

:tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot::tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Too late my friend!!!

Eu quero misturar o máximo que consiga, não fosse o pH e já lá estavam os tibee, CRS, CBS, golden, tangbee, trifasciata que tenho no outro aquário... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Too late my friend!!!

Eu quero misturar o máximo que consiga, não fosse o pH e já lá estavam os tibee, CRS, CBS, golden, tangbee, trifasciata que tenho no outro aquário... :)

 

anger_child.jpg

 

MISTURADOR!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OH Tozé, se o teu problema é falta de espaço para tanto camarão, eu posso servir de família de acolhimento para os pobres bichos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shame on you! :tapfoot:

 

Isso depois parece o corso de Torres Vedras com matrafonas todas doidas. Just kidding

 

Elucida-me lá, na pior das hipóteses os camarões com os traçamentos de espécie ficam todos "wild" certo?

 

Esses golden com os tangerine tiger por si só já ficam bastante bem aí.

 

Um abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Elucida-me lá, na pior das hipóteses os camarões com os traçamentos de espécie ficam todos "wild" certo?

Isso é verdade para cruzamentos entre os neocaridina, no caso dos caridinas o que acontece é nascerem camarões diferentes, alguns mais engraçados do que outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, este aquário está me a dar imenso trabalho! As pedras começaram a ficar esverdeadas e com algas diatomáceas. As plantas estavam a meltar quase todas e tive que trocar a calha led por uma 2x t5 menos potente e para mal dos meus pecados tive que adicionar co2 embora num débito muito pequeno numa tentativa de dar hipóteses às plantas e também baixar o pH que se mantém acima de 7º... isto com kH nos 4º e gH nos 6º. O TDS anda perto dos 200 pppm.

Eu já sabia que isto não ia ser fácil quando arranquei com tão poucas plantas de crescimento rápido, as buces e as anúbias são muito bonitas mas no arranque de um aquário torna-se complicado...já reforcei com marsileia e pasme-se com rotalas e diplis diandra a ver se consigo equilibrar isto. Estou também a adicionar folhas secas de amoreira? para amaciar a água!

1cbc5af8d8ff613752985e9babd091cf.jpgfc4490d44d99d5c7bf8c8e705154a41d.jpgf2fb370000f4cdfbdb82b91a0ff94f91.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar tens de pôr uma equipa de limpeza! :bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar tens de pôr uma equipa de limpeza! :bleh:

 

Então o que chamas aos camarões???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.