Aqua 60L


andiesel

Recommended Posts

Após colocar filtro externo Eheim 2213 e o filtro/mangueiras ficarem à vista, decidi avançar para um móvel fechado. Não é fácil encontrar, mas encontrei duas soluções: uma delas é cara (350€), a outra é barata (70€) mas não sei se posso arriscar.

Solução 1: móvel estilo ADA, feito propositadamente para aquário, portanto seguro. O valor inclui transporte. 350€

Solução 2: móvel Besta do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S19046687/#/S19046687). Gosto muito (muito mesmo) do design, mas tenho receio que venha tudo abaixo. Pior fico porque na ficha diz que carga máxima horizontal é de 20kg. Valor depende do acabamento da porta, a variar entre 45€ a 70€.

Preciso da vossa ajuda e o que fariam: móvel próprio para aquário (caríssimo) ou móvel IKEA (lindíssimo e barato)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andiesel,

Não arrisques nesse móvel do Ikea, é demasiado arriscado e se o móvel for à vida o teu aquário também vai....

Se não te deres bem com trabalhos de carpintaria, o conselho que te dou é ires a um carpinteiro e apresentas a estrutura desse móvel (se possível mais alto para 80cm) dizes ao carpinteiro que é para levar um peso de +/- 80kg e pedes um orçamento, tenho a certeza que podes conseguir isso por volta dos 120€/150€. 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse armário besta é muito baixo e frágil, mas podes sempre reforçar por descargo de consciência. 

Tenho o meu aquário de 110L em cima de um kallax e está super estável. Podes tapar as prateleiras com portas que o IKEA também vende e acho que fica um look final bastante elegante. 

Sao os meus 2cents!! 

:Fade-color

Editado por FabianaCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é conseguir quem faça a preços decentes: contactei duas carpintarias para o móvel, uma deu orçamento de 500€ e outra de 900€. Claro que isto são valores de quem não quer fazer, porque são completamente absurdos. O orçamento que tenho de 350€ é um móvel estilo ADA próprio para aquário, pelo que estou a ver será o melhor.

O móvel IKEA Kallax não dá porque preciso que a parte de baixo sirva para colocar o filtro escondido que mede de altura cerca de 40cm, e nesse móvel cada "buraco" tem 33cm de altura, não dá.

Editado por andiesel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Móvel ADA encomendado. Com ele virão mais umas coisas: substrato fértil, areia e pedra. Vou mudar o "interior", retirar o barco e fazer algo melhor para as plantas e mais bonito para nós (mais natural). Estou com algum receio da intervenção, porque terei que retirar os peixes todos para um recipiente com o filtro e aquecedor, enquanto vazo o aquário e faço as intervenções referidas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andiesel,

É uma boa compra sem dúvida, pelo menos tens algo seguro! :)

A intervenção se for bem feita não terás qualquer baixa, tens que ter em mente que isso vai levar tempo e evita que fique para o dia seguinte.....tira aí +/- umas 3 horas só para isso, assim trabalhas descansado.

Vou querer fotos dos passos todos! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estou na dúvida se mantenha "só" as atuais plantas ou adicione já algumas de "tapete". Acham que deva fazer isso já ou tenho "tempo" depois daqui a uns tempos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, andiesel disse:

Ainda estou na dúvida se mantenha "só" as atuais plantas ou adicione já algumas de "tapete". Acham que deva fazer isso já ou tenho "tempo" depois daqui a uns tempos?

Sim eu tb optava por acrescentar tapete, é possível colocá-lo mais tarde mas no teu caso fazia já tudo e depois era só deixar crescer porque ainda vai levar tempo para o tapete fechar.

Que tipo de tapete está a pensar colocar? não sei se já tens algo em mente mas aconselharia-te a monte carlo, tive excelentes experiências com este tapete ;)

Cumps, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu tb optava por acrescentar tapete, é possível colocá-lo mais tarde mas no teu caso fazia já tudo e depois era só deixar crescer porque ainda vai levar tempo para o tapete fechar.
Que tipo de tapete está a pensar colocar? não sei se já tens algo em mente mas aconselharia-te a monte carlo, tive excelentes experiências com este tapete ;)
Cumps, 

Não pensei propriamente em nenhum em específico. Mas qualquer que seja, gostaria que não fosse dependente de CO2 (senão é mais uma grande despesa).
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, andiesel disse:


Não pensei propriamente em nenhum em específico. Mas qualquer que seja, gostaria que não fosse dependente de CO2 (senão é mais uma grande despesa).

Dás-te bem com compras na net?

Dá uma olhadela neste link: http://www.ebay.com/itm/122308528740?_trksid=p2057872.m2749.l2649&var=422798180006&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Com este tapete não necessitas de cO2, nem de grande iluminação e fica bem em conta, tens tamanho S e L!

Temos um caso aqui no fórum do KukoPT sobre essas semente e o resultado foi espantoso.

Vê o tópico dele aqui:  http://www.aquariofilia.net/forum/topic/253725-nano-reborn/ ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, gosto. Mas a data de entrega é só para final de maio, o que não dá: no final de abril recebo o móvel e quero fazer isso nessa semana. Plantar sementes na água não me parece fácil!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, andiesel disse:

Sim, gosto. Mas a data de entrega é só para final de maio, o que não dá: no final de abril recebo o móvel e quero fazer isso nessa semana. Plantar sementes na água não me parece fácil!!

Nada disso, falei nas sementes porque visto que vais retirar a fauna e quase toda a água, e vais colocar substrato fértil, depois é só espalhar as sementes e espalhar um pouco se substrato por cima, não é semear semente a semente :) 

O tapete monte carlo também se dá sem cO2, mas no início convém ter para que ele possa puxar e tapar a área pretendida, depois disso podes retirar o cO2, para este efeito podes apenas comprar o sistema de cO2 de campânula por 18€ com 3 latas (cada lata +/- 1 mês).

Depois do cO2 retirado, o crescimento é muito mais lento e a folhagem é mais pequena, ou seja, menos podas....lol

A falar é que nos entendemos! :)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me entendeste: no final deste mês de abril vou mexer no aquário. Se encomendar essas sementes, só chegam para final de maio. Portanto tinha que comprar as sementes a tempo de mexer no aquário no final do mês de abril. Sabem onde se pode comprar estas sementes com entrega na próxima semana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, andiesel disse:

Não me entendeste: no final deste mês de abril vou mexer no aquário. Se encomendar essas sementes, só chegam para final de maio. Portanto tinha que comprar as sementes a tempo de mexer no aquário no final do mês de abril. Sabem onde se pode comprar estas sementes com entrega na próxima semana?

Sim entendi, a minha resposta foi só pelo facto de dizeres que plantar semente na água era difícil.

Esquecendo as sementes porque será difícil teres em 1 semana, coloquei-te a hipótese da monte carlo ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, andiesel disse:

Ok, então terei que comprar em planta. Aquilo depois alastra fácil e faz tapete ou devo comprar o suficiente para "fechar" logo ao plantar?

Tudo depende da área que queres tapar, se a área for grande é muito dinheiro que vais gastar, mesmo sendo pequena compra apenas o suficiente para ir fechando, não necessitas de fechar logo, eu na minha última montagem comprei 3 potes (6,80€ cada acho) e deu para o que pretendia, dá uma vista de olhos no meu aquário para teres noção da área que tapei com 3 potes...

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades!! Chegou hoje o móvel e mais material para o aqua, nomeadamente o alimentador automático (para usar quando estou ausente muitos dias), nova calha LED Eheim, CO2 e um quanto material para mudar o layout do aquário. Vou tentar ainda hoje fazer a mudança.
(Podemos falar em lojas? Esta que me tem ajudado são 5 estrelas).

Material a chegar a casa:
93c361938f8152feb011ce30c3cc1bac.jpg

O móvel:
2d039beb0d5f1be8b83d32cea3806bd2.jpg

Restante material:
6292bb66e13973e5068e83fc1f818a7e.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bom material! E tu agora cheio de pica para meter mãos à obra...hehehehehe

Claro que podes falar em lojas, as partilhas serão sempre bem vindas ;)

Gostei desse móvel!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois agora estou cheio de vontade de começar para ver o trabalho final, as expectativas são muitas.
Mas como na próxima sexta me vou ausentar de casa cerca de 2 semanas, acham que é boa ideia fazer hoje uma intervenção tão radical?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, andiesel disse:

Pois agora estou cheio de vontade de começar para ver o trabalho final, as expectativas são muitas.
Mas como na próxima sexta me vou ausentar de casa cerca de 2 semanas, acham que é boa ideia fazer hoje uma intervenção tão radical?

Se fizeres hoje ou daqui a 2 semanas a intervenção vai ser a mesma, só há o senão, dos parâmetros alterarem demasiado e não estares em casa para corrigir :(

Pelo sim pelo não secalhar é melhor aguardar, e assim quando voltares fazes as coisas com calma e qualquer alteração que haja estás por perto para corrigir, agora o que me preocupa são as plantas que compraste irão aguentar até ao teu regresso nos potes??

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ainda vou estar em casa uma semana até me ausentar. Será pouco?
Nesta encomenda veio um macho ramirezi para fazer casal com a fêmea que já tinha. Aqui surgiu um problema: ela que era pacífica, desde que pus o macho, ela virou o diabo e está a atacar tudo. Passa-lhe??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, andiesel disse:

Mas ainda vou estar em casa uma semana até me ausentar. Será pouco?
Nesta encomenda veio um macho ramirezi para fazer casal com a fêmea que já tinha. Aqui surgiu um problema: ela que era pacífica, desde que pus o macho, ela virou o diabo e está a atacar tudo. Passa-lhe??

Eu arriscava em montar isso tudo hoje, mas isso sou eu :)

E antes de ires, fazias uma tpa...mas esse risco fica a teu critério amigo, é só porque acho que as plantas não vão aguentar e estando feito está feito :)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem feita!! Demorou mais que eu planeei (cerca de 5h).

Aspetos positivos: adoro o resultado final global, muito mais natural e como eu queria.

Aspetos negativos: a plantação do tapete foi mais difícil do que pensava, pois quando comecei a por água alguns pedaços começaram a flutuar. E ainda se soltam alguns. Ver se amanhã não está tudo a flutuar.

O início:

6bcffa7034ae4a373bd1856593cb37df.jpg

A colocação do substrato, areia, pedras e plantação:

3ad428219d6b412b5fc0048e90285114.jpg

5ff9599f6d4b8f3ed5b2a0cb189c5a35.jpg

3c0a443795ab0d806149bc6736ad8cde.jpg

Resultado final, já com os habitantes:

850c822a8f66650435b34d5bf3434e9a.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que me dizem do estado do tapete (Marsilea Crenata)? Alguns pedaços saíram, agora está assim. Ainda me sobrou algum, acham que plante mais?
533bdb26d8b2f88f4b399de8cb9f62de.jpg
Neste canto, a Limno Sessiflora não está tão bonita como estava:
b3787953b8652b28601de92ec27f28d4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.