Lamprologus speciosus 54L


sammy

Recommended Posts

Boas!

Depois de alguns anos sem ter peixes, agora com mais tempo montei um aquário de 60x30x30 para peixes tanganyika. Irei optar por um casal de Lamprologus ocellatus gold dado que já os tive e fiquei fascinado com o seu comportamento

O filtro é um EHEIM pickup 160 com umas ceramicas lá dentro e o termóstato não sei que marca é mas é de 100w. A iluminação acho que é de 25w( é a que vinha com o aquário).


Fauna:

- Pretendo adquirir 1 Casal Lamprologus ocellatus gold ainda não sei bem onde ( pelo site há na loja casa dos discus, se alguem tiver algum casal disponivel;) )

- Estava a pensar ainda aquirir algum tipo de caracol para comer as algas, o que aconselham? ampularias?


Flora:

- Anubias barteri var. nana

- Anubias Barteri Var. Barteri

-Microsorum Pteropus (feto java)

-Valisneria ( não sei qual, se alguem souber diga)

- Estou a pensar ainda colocar Valisnerias (gigante ou spiralis, o que aconselham) na parte do fundo na esquerda, na parte central, e entre as duas rochas por trás da anubia do lado direito

- planta flutuante ( não sei qual, se souberem mais uma vez agradecia;) )


Decoração:

-Areia da praia muito bem lavada

- Pedras apanhadas no rio

- As conchas ainda não comprei mas irão ficar na parte central do aquario


WP_20170106_0011.jpg


WP_20170106_0021.jpg


WP_20170106_0041.jpg


WP_20170106_0051.jpg


WP_20170106_0041.jpg


WP_20170106_0021.jpg


A planta flutuante que não sei qual é:


WP_20170106_0081.jpg


WP_20170106_0071.jpg


Relativamente às conchas alguém sabe de sítios que as vendam? Eu ainda não procurei exaustivamente só fui a um chines que não tinha ( pena não ser tempo de comer caracoleta).


Tenho outra dúvida eu não utilizei tratamento anti cloro e irei utilizar sera bio nitrivec para acelerar o ciclo. Devo esperar uns dois dias para colocar o produto senão as bacterias irão morrer certo?


Gostava de saber a vossa opinião!

Editado por sammy
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, gosto do layput, está muito simpático. O Bionitrivec podes colocar, serve para estabilizar a colónia de bactérias nitrificantes. Não há problema nenhum.

 

Agora se for com o intuito de colocar peixes num ou dois dias, esquece isso. Eu já utilizei á uns anos, deixei de o fazer, não vejo necessidade, a não ser apos um problema qualquer com os parâmetros da água...não sou a favor dos químicos para resolver essas situações.

 

Nos meus aquários tenho a paciência de esperar que o ciclo do azoto, se conclua.

 

Se deixares um garrafão de áfgua de um dia para o outro sem tampa obviamente, o cloro desaparece, eo que se mantem é os metais pesados que afundam no garrafão, se quiseres, deitas a agua toda menos um resto do fundo do garrafão e fica resolvido.

 

Quantos ás conchas, a aquafish, em são domingos de rana tem. Inclusive provenientes do lago. Eu passei por muitas peripécias á 8 anos atrás para as arranjar, inclusive, fui a um restaurante pedir cascas de caracoletas, digo-te já que foi dificil de as tratar, e tive problemas com metade delas, ainda as mantenho, algumas, mas depois fui arranjado alternativas para as substituir. Em 2008 havia á venda no continente mas depois deixei de ver, entretanto não sei dizer se já existem outra vez, é uma questão de veres.

 

Mas para que queres tu as ampulárias não estou a ver algas nenhumas, e se aparecerem até fica com um ar natural. Também já mantive e foi para aqui uma criação descomunal, fartei-me de as oferecer, e por vezes era obrigada a coloca-las no lixo, foi uma praga daquelas...As ampularias aguentam os parâmetros, dos tang's, sem problemas.

 

Quanto á escolha dos peixes, acho uma boa opção, também gosto muito, já mantive por sinal, mas não eram da variedade gold, mandei-os vir da alemanha na altura numa compra conjunta. Acho que no meu topico dos tang's tenho lá fotos.


Parametros da água??? o ph sai a quanto da torneira??


Coloca o filtro mais para cima para haver uma boa circulação da água já que o acho fraco, para esse aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia seria acelerar o ciclo para talvez dentro de 2/3 semanas fazer isso mas nunca seria colocar peixes após 1 ou 2 dias ( na embalagem diz isso..).

 

Vou arranjar um garrafão para isso;)

 

Relativamente às conchas estava a pensar comprar isto (fervendo muito bem):

https://www.jumbo.pt/Frontoffice/congelados/marisco/ameijoa_mexilhao_e_outros/escargotsauchanprepcmanteiga24_un178_g/796640/Auchan_Amadora?sid=337e742e-7876-4de3-8025-27f738e70557_0

 

Pelo que li dá para fazer e é barato.

 

Os parametros da água que medi hoje estavam:

Amonia:0

pH: 8.0

 

pH da torneira 8.0 creio eu.

 

WP_20170108_0031.jpg

 

Deveria aumentar? Estava a pensar comprar umas conchas no chines esmigalha-las e meter dentro do aquario para aumentar o pH.

Não sei se com as conchas aumentará também.

Para medir o pH estava pensar comprar um medidor de pH que não é muito caro e é mais preciso. Seria este:

http://www.coisas.com/LU414-Teste-Medidor-Digital-de-PH-para-aquarios-e-piscinas,name,227379136,auction_id,auction_details

 

De momento então não colocarei ampulárias;)

 

Achas que o filtro é pouco? Supostamente é para aquarios de 160L.. Vou tentar subir mas há movimento na água dum lado ao outro do aquario.

 

Obrigado Vera

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem á cerca dos parâmetros, eu se fosse preciso afinava-os

 

Dosagem que eu uso:
Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa cheia por 50lt
Sulfato de magnésio: 1 colher de sopa rasa por 50lt

 

Convém afinares á agua antes de fazeres a tpa, é o recomendado.

 

Quanto ao ph, deveria situar-se entre 8.2 e os 8.4

gH entre os 14 e os 20

E o kH deve também situar-se entre os 14 e os 20, para que o pH se mantenha estável. Para te ser sincera no meu aquario não meço estes valores á algum tempo, lol.

 

A cerca das carocoletas têm muito bom aspecto que te façam bem á barriga e ao peito!!! :tongue::tongue::tongue:

 

Tens que ter é cuidado, tem de ser várias vezes fervidas, tirar todos os restos que estejam lá dentro porque senão a monia vai por ai fora e convinha experimentares isso antes de colocar os peixes.

 

A paciência é uma arte que em aquariofilia é muito importante para tudo correr bem, de contrário a falta dela já fez que muitos desistissem do hobby, portanto...vai com calma porque depois vem os tempos de desfrute e prazer.

 

epah, os filtros é aquela coisa, o que lá diz não é bem a verdade, é coisa que não ligo nenhuma, o que é importante saber é qual o volume/capacidade que eles tem em termos de saber quanto levam de matérias filtrantes, e caudal, que desde já te digo que o que é dito também pelos fabricantes também não corresponde á verdade cai sempre 30/40/50% conforme as marcas. Filtros internos para aquários de ciclideos não são adequados por si, só dá sempre mau resultado, tens é de estar atento e duplicar o nº de tpa's por semana, quanto maior for o filtro é menos tpa's que tens de fazer.

Portanto compensar a falta de filtro com tpa's.

 

O medidor de ph, podes experimentar, eu mantenho-me fiel aos testes de gotas, principalmente das marcas, JBL, API e aquali, isso é uma opção tua, se é fiavel ou não não consigo dizer.

 

Samuel o que precisares diz, se vires que estou a demorar na resposta alerta-me com uma mp. :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sammy se está indeciso em obter conchas, vá às lojas de chineses secção decoração que vendem umas caixinhas com várias conchas (pergunte às vendedoras se não encontrar), isso é fácil de encontrar. Tenha atenção que algumas podem vir partidas, peça para trocar.

Eu usei dessas quando tinha multies e não tive problemas com isso pelo contrário até agradeceram :)

Se quiser conchas de escargotes, pode ir às grandes superfícies ou lojas de Gourmet e procurar disto já limpinhas.
conchas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não deveria preferir estabilidade nos parâmetros? Eu queria evitar colocar químicos na água. Colocar conchas moídas não ajudaria?

Pois, eu também não tenho esses dois testesxD.

 

Sim, sim. Terei que as ferver bem! Em principio tentarei coloca-las hoje. Elas não aumentarão o pH?

 

O filtro diz 500l/h, dado que o aquario tem 54l e 54*7=378l não seria suficiente? Até porque de fauna só teria 2 peixitos.

 

O meu teste é da nutrafin mas eu confundo-me um pouco com as coresxD.

 

Obrigado Vera e JoCarneiro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem á cerca dos parâmetros, eu se fosse preciso afinava-os

 

Dosagem que eu uso:

Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa cheia por 50lt

Sulfato de magnésio: 1 colher de sopa rasa por 50lt

 

Convém afinares á agua antes de fazeres a tpa, é o recomendado.

 

Quanto ao ph, deveria situar-se entre 8.2 e os 8.4

gH entre os 14 e os 20

E o kH deve também situar-se entre os 14 e os 20, para que o pH se mantenha estável. Para te ser sincera no meu aquario não meço estes valores á algum tempo, lol.

 

A cerca das carocoletas têm muito bom aspecto que te façam bem á barriga e ao peito!!! :tongue::tongue::tongue:

 

Tens que ter é cuidado, tem de ser várias vezes fervidas, tirar todos os restos que estejam lá dentro porque senão a monia vai por ai fora e convinha experimentares isso antes de colocar os peixes.

 

A paciência é uma arte que em aquariofilia é muito importante para tudo correr bem, de contrário a falta dela já fez que muitos desistissem do hobby, portanto...vai com calma porque depois vem os tempos de desfrute e prazer.

 

epah, os filtros é aquela coisa, o que lá diz não é bem a verdade, é coisa que não ligo nenhuma, o que é importante saber é qual o volume/capacidade que eles tem em termos de saber quanto levam de matérias filtrantes, e caudal, que desde já te digo que o que é dito também pelos fabricantes também não corresponde á verdade cai sempre 30/40/50% conforme as marcas. Filtros internos para aquários de ciclideos não são adequados por si, só dá sempre mau resultado, tens é de estar atento e duplicar o nº de tpa's por semana, quanto maior for o filtro é menos tpa's que tens de fazer.

Portanto compensar a falta de filtro com tpa's.

 

O medidor de ph, podes experimentar, eu mantenho-me fiel aos testes de gotas, principalmente das marcas, JBL, API e aquali, isso é uma opção tua, se é fiavel ou não não consigo dizer.

 

Samuel o que precisares diz, se vires que estou a demorar na resposta alerta-me com uma mp. :cool2:

 

Mas não deveria preferir estabilidade nos parâmetros? Eu queria evitar colocar químicos na água. Colocar conchas moídas não ajudaria?

Pois, eu também não tenho esses dois testesxD.

 

Sim, sim. Terei que as ferver bem! Em principio tentarei coloca-las hoje. Elas não aumentarão o pH?

 

O filtro diz 500l/h, dado que o aquario tem 54l e 54*7=378l não seria suficiente? Até porque de fauna só teria 2 peixitos.

 

O meu teste é da nutrafin mas eu confundo-me um pouco com as coresxD.

 

Obrigado Vera e JoCarneiro!

 

Pois para afinares e estabilizar os parâmetros é que precisas de bicabornato de sódio e sulfato de magnésio, não sabias ficas a saber. E quando falo em parâmetros , volto a referir, os 3 principais, pH, gH e kH.

Quanto ao ph, deveria situar-se entre 8.2 e os 8.4

gH entre os 14 e os 20

E o kH deve também situar-se entre os 14 e os 20, para que o pH se mantenha estável.

 

 

Quanto ao filtro está a parecer-me que leste na diagonal, diz 500l/h, lá dizer diz o pior é o resto, mesmo sendo eheim, portanto manténs o filtros fazes duas tpa's por semana, qual é duvida?? :sorry:

 

Podes colocar conchas esmigalhadas podes substituir esses pedras por pedras calcárias, sansibar, etc

 

PS: Já utilizei os testes da nutrifin e na altura não me dei mal, os das JBL são os melhores, e depois de gastares e primeiro, compras recargas e sai-te muito mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Não há dúvida nenhuma!

 

Surgiu-me uma dúvida. EU tenho posto comida para o ciclo mas já há comida que pus que parece que ganhou tipo bolor. Tiro esse comida do aquário?

 

Pois, eu não percebo como com estes testes dizer que o pH está a 8.2 8.3 por exemplo. A escala do nutrafin vai aumentando de 0.5 em 0.5. Logo o meu supostamente está entre 8 e 8.4. Tive a pesquisar a do JBL e reparei nisso. É porreiro assim!

 

Já coloquei as conchas! Deixo umas fotos!

 

WP_20170108_0241.jpg

 

WP_20170108_0251.jpg

 

WP_20170108_0261.jpg

 

Tenho que ver se procuro melhor as Valisnerias que ainda não encontrei a um preço decente ( fui à aquaplante e até me assustei com o preço:O)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, retiras o excesso de comida! Não precisas por muita, vê lá isso, não convém ficar aí com esse aspecto, e são fungos.

As conchas tem bom aspecto,

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não ponho muita mas ela acaba por se deteriorar! Já está lá à uma semana. Já tirei;)

 

Obrigado! Também achei! Ainda tenho umas 15 de reserva. Deram-me uma trabalheira a lavar mas valeu a pena;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades, nenhumas, está tudo a correr bem? Parâmetros, algum mau cheiro por causa das conchas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades ainda nenhumas!

 

A maneira que arranjei de não ter que depois ter o trabalho de apanhar a comida fungada foi colocar a comida na rede. Assim acho que faz o seu papel e não de dá tantos problemas!

 

Relativamente às conchas estão impecáveis, nada de cheiros e ainda me subiram ligeiramente o pH creio eu.

 

A amónia está a zero e o pH acho que me subiu para 8.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas há novidades relativas a este tópico. Entraram 5 Lamprologus speciosus ( 2 machos e 3 femeas) na tentativa de formar um casal.

 

Geral:
WP_20170119_0021_1.jpg
O macho dominante:
WP_20170116_0171.jpg
WP_20170118_0051.jpg
WP_20170118_0061.jpg
WP_20170119_0201.jpg
WP_20170119_0221.jpg
WP_20170118_0072.jpg
WP_20170119_0081.jpg
Duas femeas e dois machos:
WP_20170118_0011.jpg
Uma das femeas:
WP_20170116_0092.jpg
WP_20170116_0101.jpg
A femea mais pequena:
WP_20170119_0191.jpg

WP_20170129_0011.jpg
WP_20170129_0041.jpg
WP_20170129_0091.jpg
WP_20170129_0101.jpg
WP_20170129_0171.jpg
WP_20170129_0191.jpg
WP_20170129_0221.jpg
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei, ótima escolha e de boa proveniência.

Belas fotos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles têm uma cor muito bonita mas acho que a luz não os favorece (parece me demasiada). O aquario tem ganho algumas algas e eu não sei bem o que fazer em relação a isso ou se há motivo de preocupação. Deveria apostar numas ampularias?

 

Tenho notado que o macho mais dominante tem andado mais agressivo ( nada de preocupante), anda mais a proteger as conchas abrindo as barbatanas. Cada femea ( menos a mais pequena) ocuparam as rochas ( uma do lado esquerdo e a outra do direito). O macho dominado lá anda nas conchas dele mais para o canto mas às vezes leva umas corridas.

 

Deixo mais uma fotos ( estas tiradas com uma camara;) ):

 

DSC_00831.jpg
DSC_00811.jpg
DSC_00801.jpg
DSC_00722.jpg
DSC_00631.jpg
DSC_00621.jpg
DSC_00611.jpg
DSC_00591.jpg
DSC_00561.jpg
DSC_00861.jpg
DSC_00871.jpg
DSC_00901.jpg
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sammy!!

 

Adoro tanganyika e acho que o aquario está bem conseguido ;)

 

Queria apoiar-te numa coisa que disseste mais para cima, estabilidade de parametros é muito mais importante do que parametros perfeitos!

 

Se a agua da tua torneira fosse 6, ai eu dizia para nem manteres africanos mas se for a cima de 7,2 a prioridade é sempre a estabilidade e não tentar obter sempre os 8,4 porque ai os teus peixes vão sair prejudicados pela constante mudança

 

Vai atualizando

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme é um bom ponto de vista, mas se ele tratar a água como deve de ser para repor nas tpas, não vai ter problema nenhum, a receita está lá em cima, e é o que eu uso desde 2010 para manter os meus...

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme é um bom ponto de vista, mas se ele tratar a água como deve de ser para repor nas tpas, não vai ter problema nenhum, a receita está lá em cima, e é o que eu uso desde 2010 para manter os meus...

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

 

Acho que ao alterar a nossa agua saimos a maior parte das vezes a perder porque a consistencia é bastante mais dificil de obter

 

substratos com boas capacidades de buffering são a melhor opção na minha opinião

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme, nem sempre ficamos a perder, e se de certeza fizermos as coisas como mandam as regras, a margem de erro torno-se deveras menor.

 

Buffers caseiros, que foi o que eu falei atrás, são utilizados à muito, principalmente por criadores, neste caso de Ciclideos Africanos, que é o que aqui estamos a falar. Para além dos buffers próprios para acondicionar os parâmetros para tanganyikas, por exemplo e estes últimos mais utilizados até por colegas com aquarios mais pequenos.

 

Para mim, não são os peixes que se devem adaptar às águas que entendemos dar-lhes, é precisamente o oposto, e eu tento dar-lhes as condições mais aproximadas do que eles exigem.

 

Estamos a falar de lagos africanos, então diz-me mais especificamente em que tipo de substratos estás a pensar?

Será o substrato apenas e somente o suficiente para te servir de buffer num aquário de tanganyikas??

 

É assim, estamos aqui e estamos todos os dias a partilhar ideias e a aprender uns com os outros, e é mesmo isso que se pretende.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme, nem sempre ficamos a perder, e se de certeza fizermos as coisas como mandam as regras, a margem de erro torno-se deveras menor.

 

Buffers caseiros, que foi o que eu falei atrás, são utilizados à muito, principalmente por criadores, neste caso de Ciclideos Africanos, que é o que aqui estamos a falar. Para além dos buffers próprios para acondicionar os parâmetros para tanganyikas, por exemplo e estes últimos mais utilizados até por colegas com aquarios mais pequenos.

 

Para mim, não são os peixes que se devem adaptar às águas que entendemos dar-lhes, é precisamente o oposto, e eu tento dar-lhes as condições mais aproximadas do que eles exigem.

 

Estamos a falar de lagos africanos, então diz-me mais especificamente em que tipo de substratos estás a pensar?

Será o substrato apenas e somente o suficiente para te servir de buffer num aquário de tanganyikas??

 

É assim, estamos aqui e estamos todos os dias a partilhar ideias e a aprender uns com os outros, e é mesmo isso que se pretende.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

Eu concordaria se a água tivesse pH de 6,4 ou mesmo 6,8 agora numa água com o pH de 8 estar a mudar é contraproducente, 8 é perfeito para ciclideos do Tanganiyka, tudo a cima de 7,2 com boa dureza é bom para africanos e ficamos sempre a ganhar com a estabilidade

 

Areia de coral é um substrato que aumenta o pH e a dureza da água por exemplo mas até acho que isso é exagerado neste caso

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas com o trabalho não tem dado para vir aqui. Estou a pensar arranjar umas ampularias. Algumas algas têm se acumulado na areia (digo eu por não haver muito movimento ) e não me agrada muito assim.


Os peixes estão de boa saude mas sem novidades. O macho continua agressivo para todos sem deixar ninguem se aproximar mas nada de grave.



Aqui ficam mais fotos:

O macho:

DSC_00931.jpg


DSC_00952.jpg


DSC_00971.jpg


DSC_00981.jpg


DSC_01022.jpg


DSC_01032.jpg


DSC_01092.jpg


DSC_01122.jpg


DSC_01162.jpg


DSC_01182.jpg


as duas femeas:

DSC_00941.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que tens 25w??? É muito para 54L, daí as algas....

É uma ou duas lâmpadas?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que fotoperíodo estás a fazer?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, já não vinha aqui à algum tempo. Realmente estava a fazer umas horitas a mais. Reduzi para quase 8h e fui remexendo a areia e tem estado melhor.

 

Arranjei também umas ampularias. Os peixes continuam na mesma. Muita territorialidade do macho mais dominante e nada de novo. A ver se meto mais fotos esta semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais