Melhor filtro para aquário de 200 L para ciclideos


Recommended Posts

Boa noite,

 

Por enquanto apenas tenho um aquário (já há alguns anos) de 30L.

 

Estou a ponderar adquirir um novo com +/-200 L p/ ciclídeos. Qual o melhor sistema de filtragem? se possível até marcas....e já agora a filtragem Sump..alguém tem...custos e espaço que ocupa? Ou o melhor são os filtros externos (mais práticos e funcionam bem....

 

Se poderem dar-me outras indicações sobre potencia do termostatos ...iluminação adequada...etc.

 

Obrigado.

 

João Marques

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, ó Zé a malta dos ciclideos, não fica satisfeita com ADA, nem com preços da ADA. 360€, a serio? Em aço inox, pra quê para estar escondido??? Há uma coisa que me faz espécie, é que não são claros nas especificações, mas pode ser impressão minha.

Entre um Ferrari e um Porsche, prefiro sempre andar de Porsche, é outra loiça. Nem tudo é linear.

 

ia mas era buscar um eheim, um fluval, bem e para ser mais em conta um JBL.

 

Boa noite João, epah eu até tenho medo de falar, porque quando falo em filtragem, caem-me todos em cima, a começar pelo José (Bringer). A filtragem para ciclideos é bom que seja boa, e eu como tenho ciclideos, mesmo com aquários plantados, prezo uma boa filtragem, porque com um excelente filtragem, menos trabalho tenho na manutenção, e não me tenho dado mal com as minhas opções.

 

Portante o meu conselho, é para um filtro que faça 5x a filtragem, a 7x, agora fica ao critério de cada um. Tens muitas opções no mercado.

 

Eheim e fluval são as minhas marcas preferidas, (excluindo todos os classicos da eheim, do 150 ao 600, ponto paragrafo) depois a jbl, em termos de qualidade/preço, tenho achado muito bons e tenho 3 cá em casa, dois com 6 anos, sem problemas nenhuns, silenciosos.

 

Se fores para JBL, o e1501,

 

Características técnicas:

-Caudal: até 1400L/h

-Potência: apenas 20W

-Volume de filtragem: 12L

-Dimensões (CxLxA*) mm - 20 x 23,5 x 47,5* cm.

 

o eheim porfissional 3, 2080, sim um otimo filtro,

 

- Débito da bomba aprox. 1.700L/H
- Distancia máxima da cabeça ao cimo da água 2.6 m
- Consumo de energia 30W
- Volume do filtro 25 L
- Volume interno da massa fitrante 12cm3 + 1,5cm3 (pré-filtro)
- Dimensões AxCxL 567x330x330 mm

 

Eheim Professionel 4+ 600

 

Características técnicas:

- Caudal máximo: 1250L/h

- Altura máxima da coluna de água: 1,8m

- Potência: 16W

- Volume total: 9,2L

- Volume do compartimento de filtragem: 6,5L + 0,5L (pré-filtro)

- Dimensões (cm): 23,8x45,3x24,4

 

o fluval 406

 

Características técnicas:

-Caudal: 1450 L/h

-Potência: 16W

-Área de filtragem mecânica: 76300 mm2

-Volume de filtragem biológica: 4,2L

-Volume de filtragem: 8,5L

-Elevação máxima da coluna de água: 2,25m

 

Agora é ver consumos, volume de filtragem e caudal que nunca é real o valor que dizem, desce de 30% a 50% por vezes.

 

O FX5 não pus aqui porque acho que não há necessidade para esse aquário, para além de debitar 50W, um balúrdio.

 

Convinha era colocares aqui as dimensões exactas do aquario, gosto sempre de me basear em nºs certos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que não são claros nas especificações?

Ele é que perguntou qual o melhor, não mencionou preços😝

 

Cumprimentos,

 

José

 

P.S. Tirando o Carrera GT e o 918S, soam como um tractor 😮

Eu é mais Pagani ou Lamborghini 😜

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que não são claros nas especificações?

Ele é que perguntou qual o melhor, não mencionou preços

 

Cumprimentos,

 

José

 

P.S. Tirando o Carrera GT e o 918S, soam como um tractor

Eu é mais Pagani ou Lamborghini

 

Quais 300€ afinal são 900€, bem que ontem estava a achar pouco, todo xpto, tudo bem, nada contra...haja dinheiro...

 

Ontem estava a ver um site e a informação sobre o filtro era mínima, somos obrigados a saber tudo, enfim...depois fui ao site que mostraste e vi que afinal tão lá as especificações, o 600EX só tem 9L de volume, mesmo assim não compensa.

 

Pronto bora lá de viagem num Bugatti ou num Mclaren banana rock

 

6223-McLaren+570GT_04.jpg

 

Ó João desculpa lá o offtopic, não resisti!!! :tongue::tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Agradeço a todos os que responderam...e já comecei a pesquisar as vossas sugestões. :)

 

Tenho que ponderar bem o que vou comprar...e preocupo-me sobretudo com os custos de manutenção do aquário.

 

Inicialmente estava a pensar num aquário com 120x40x45 (264L); neste momento estou mais inclinado para um com 100x40x45cm (180L) pela questão dos custos com a eletricidade.

 

Entre O Fluval 406 (já mencionado pela Vera Santos) e o Fluval 306 qual o mais adequado para o de 180L?

 

o fluval 406

Características técnicas:

-Caudal: 1450 L/h

-Potência: 20W

-Área de filtragem mecânica: 76300 mm2

-Volume de filtragem biológica: 4,2L

-Volume de filtragem: 8,5L

-Elevação máxima da coluna de água: 2,25m

o fluval 306 (novo)

Características técnicas:

-Caudal: 1150 L/h

-Potência: 15W

-Volume de filtragem: 6,6L

Em relação ao termostato...estou a pensar num Fluval E200w. 1 de 200w será suficiente? Em relação à iluminação....estou a pensar em iluminação Led, pois gasta menos de metade da iluminação fluorescente....

 

Estou aberto a todas as sugestões...

 

Obrigado.

 

João Marques

Editado por João Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite João, que tipo de ciclideos, estas a pensar manter, uma questão muito importante, antes demais. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

pois é!...ainda não está bem definido o tipo de ciclídeos... se vier a optar pelo aquário de 180L...evitarei os ciclídeos de maior dimensão...

 

Aceito sugestões em relação ao tipo de ciclídeos tb... :)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas estás a pensar em sul americanos?

Africanos, Malawi....., Tanganyikas.....

 

Tens de pesquisar e ver o que gostas mais, não vou ser eu ou alguém a decidir, enfim o que tinhas em mente, é que é importante saber antes de comprar o aquário...Né?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Neste momento já tenho um ciclídeo africano, um labidochromis Caeruleus ....ainda é pequeno... vou pois optar por ter ciclídeos compatíveis...

 

Numa loja disseram-me que era um ciclídeo limão (neolamprologus leleupi), mas depois duma pesquisa na net cheguei á conclusão que tinha um labidochromis caeruleus, (apesar de o ter há 2 meses já é o meu preferido).

 

São 1300 espécies de ciclídeos, certamente vou cometer alguns erros de principiante, e vai depender bastante do que existir em loja e da seriedade do vendedor....

 

Fui a uma loja nova.....e vi lá um aquário de ciclídeos (penso que o aquário tinha 900L)...e gostei bastante...penso ir lá adquirir os meus.

 

Em relação à filtragem....vou optar, em principio pelo Fluval 406 (um dos sugeridos pela Vera), pois pelos vistos os ciclídeos são comilões. :) e mais vale filtragem a mais do que a menos...

 

Em resumo será um aquário entre 180L a 200L do género Lago Malawi....ou compatíveis

O que vi na loja era muito simples (minimalista, como eu gosto)....Rochas branca, areia branca...e peixes. Simplesmente bonito.

:)

Editado por João Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Agradeço a todos os que responderam...e já comecei a pesquisar as vossas sugestões.

 

Tenho que ponderar bem o que vou comprar...e preocupo-me sobretudo com os custos de manutenção do aquário.

 

Inicialmente estava a pensar num aquário com 120x40x45 (264L); neste momento estou mais inclinado para um com 100x40x45cm (180L) pela questão dos custos com a eletricidade.

 

...

 

Estou aberto a todas as sugestões...

 

Obrigado.

 

João Marques

Ora então, nesse caso vou-te dar a minha opinião sincera.

 

Não estava à espera que afinal fosses para os Ciclideos Africanos, pelo que tinhas dito, pareceu-me que ias optar pelos sul americanos.

 

Da minha experiência, dos concelhos que me deram e das experiências que tenho lido nos últimos anos, recomendava-te ires para um aquário de tanganyikas!!

 

Porquê?? Principalmente por é meu dever dar-te uma opinião concensiosa, para malawis a minha primeira recomendação é de um aquário de 150cms de frente, porque é o aconselhável, é com esta medida que existe maior taxa de sucesso, sem dúvida alguma. Indo para um aquário de 120 cms de frente será mesmo o mínimo indespensavel!! Mas nesse caso terás de ter cuidados redobrados nas espécies a manter.

 

Aquários de Ciclideos Africanos montam-se em consideração às espécies que vamos manter, temos que os adequar devidamente aos peixes e não o contrário.

 

Ciclideos africanos encontras de três lagoas, tanganyika, Malawi e Victoria.

De todo não devemos misturar espécies dos vários lagos. Com africanos temos de nos reportar aos biótopos e dar-lhes as condições mais próximas daquilo que usufruem em cada lago.

 

Com um aquário de 100 cms aconselho-te vivamente tanganyikas e com estas dimensões podes colocar 1 colónia de conchiculas, 1 colónia de rock dwellers e um cardume de meia água. E já montas um aquário em condições.

Regra número um da aquariofilia, nada comprar sem pesquisar primeiro, é isto serve mesmo para tudo, flora, fauna, equipamentos. Porque senão o fizermos vamos fazer asneiras, vamos errar, e nos tempos de hoje é desnecessário com toda a informação disponível na NET, em livros, etc.

 

Faz uma pausa, pensa bem por onde vais enveredar.

 

Resumindo, dependendo do tamanho do aquário deves escolher o tipo de lago.

 

Não vais agora escolher malawis porque calhou comprares um cauruleus, que por acaso até gosto muito.

Suponho que penses em Malawi, pelas cores dos peixes, mas também tens tanganyikas coloridos, talvez um pouco menos mas aquilo que perdes em cor vais ganhar em comportamento. Nem de longe nem de perto ficas desfrautado com tanganyikas, vais adorar na mesma, e querendo ir para aquário de 120cm ou 100 cm de frente, essa será a opção correta. É realmente o lago que te aconselho.

 

PS: a minha preocupação agora não é portanto, filtros ou equipamentos, é o que optas a nível de Ciclideos.

 

Esquece a hipótese de fazeres um comunitário de Africanos, é uma coisa que nem sequer devia existir. Por tudo, pelos comportamento, agressividade, territorialismo, parâmetros, compatibilidades, etc

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João achei dois vídeos interessantes na NET, amanhã, já partilho contigo, vou fazer-te mudar de ideias.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Hoje fui ver um aquário com 120x50x50, 300L.....(seria para ciclídeos africanos - lago Malawi)

 

Em relação ao filtro falaram-me neste: Eheim profissional 600;

 

termostato de 300w

 

Calhas Led dupla 44w

 

 

Inclino-me para esta opção...qual a vossa opinião? Alguma coisa a ajustar?

 

 

Em relação à areia, achei muitíssimo cara!! 10€ o Kg.....como vou precisar de 50kg....dá 500€ Será assim? Sem contar com as rochas a 5€ o Kg...

 

Já li algures, alguns que utilizam areia da praia, junto à rebentação...é seguro? Fica bonito com as rochas brancas esburacadas?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, vai ao meu tópico que está na assinatura "... Tanganyika Peebles" aí uso sansibar com areia do mar apanhada na rebentação, e já uso vai fazer 8 anos.
Assim dá para ver se gostas, a areia sempre fica grátis e investes em peixes que é o que interessa.

O aquário é em segunda mão???

 

PS : Faz uma pesquisa por "TanganjikaseeCichlidenverzeichnis"

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

 

Vera, estive a ver as fotos......e gosto mais da areia da praia :)

 

A areia branca (a tal cara), dá um ar pouco natural, fazendo lembrar o esferovite!

 

Para poderes usar a areia da praia, o que fazes? Apenas passas por água limpa?

 

A areia da praia é melhor a mais grossa, a mais fina, ou é indiferente?...

 

Em relação ao aquário...é um aquário que vou mandar fazer....e só deverá estar pronto em meados de fevereiro.

 

Como vês estava a pensar num aquário de 180L a 200L.....e afinal vou mesmo para um de 300L (120x50x50)....assim penso poder ter pelo menos as condições minimas indispensáveis para os ciclídeos "malawi" .

 

Utilizarei tb as rochas sansibar....a água da minha torneira já sai com ph de 7,4 .

 

Ainda terei tempo para pesquisar mais um pouco, e em princípio prox. sábado já comprarei o aquário.

 

Em relação a ser proibido ou não...(a apanha da areia da praia), temos de usar um pouco do bom senso: Uma coisa é uma empresa ir buscar milhares de toneladas de areia para vender (e isso passa-se em vários sítios, rios etc...) ....outra bem diferente é um particular ir buscar um saquito de areia....para um aquáriozito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como é á areia aí para os teus lados, a minha apanhada aqui na costa do Estoril, não é das mais finas, granolumetria media diria, tem um cascalho mais médio também mas tive aqui cobitis paludicas e deram-se bem e elas entravam-se todas na areia e sempre de saúde. Com os "Tangas" também sem problemas.

Se ai tiveres opções de escolha é utilizares da mais fina, é sempre melhor.

Olha hoje estive a adicionar fotos lá no tópico, para mostrar melhor o inicio, não sei se viste.

 

Então se vais optar por essas dimensões e fazes muito bem, tens de optar por um filtro que te faça no mínimo 5x o volume do aqua, melhor seria 7x, dai era uma boa por exemplo, JBL e1501 ou melhor ainda JBL e1901 por exemplo, em relação qualidade /preço são muito bons. também não sei quanto estás disposto a gastar na filtragem...o eheim 600é um cadito curto mas tudo depende da manutenção que vais fazer...custos que estás disposto a gastar.

 

Vi um anuncio de uns filtros em segunda mão, já pensaste nisso, comprar um melhor mas em segunda mão?? :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://behappyaveiro...03/gaivota.html



Não consegui colocar a foto mas se fores a este blog....tens lá fotos com gaivotas (é desse genero de areia que falo)



Já agora basta lavar a areia em água limpa? Deve ser preciso uma espécie de peneira....e umas boas mangueiradas? A areia muito fina não corre o risco de ser aspirada pelo filtro?




Já agora estou a ver outro filtro, da Eheim 3e 2078 até 700L...já com 1850l/h ... é mais caro, consome mais.....mas por certo não me vou arrepender......e um de capacidade inferior, quando os peixes estiverem grandes.....



Quantos peixes posso colocar no aquário 300L?


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

http://behappyaveiro...03/gaivota.html

Não consegui colocar a foto mas se fores a este blog....tens lá fotos com gaivotas (é desse genero de areia que falo)

Já agora basta lavar a areia em água limpa? Deve ser preciso uma espécie de peneira....e umas boas mangueiradas? A areia muito fina não corre o risco de ser aspirada pelo filtro?

Já agora estou a ver outro filtro, da Eheim 3e 2078 até 700L...já com 1850l/h ... é mais caro, consome mais.....mas por certo não me vou arrepender......e um de capacidade inferior, quando os peixes estiverem grandes.....

Quantos peixes posso colocar no aquário 300L?

 

 

A areia parece-me bem, trás sempre uns granulos maiores que ás vezes até são conchas despedaçadas, aos bocadinhos pequeninos, mas isso depois retiras.

 

Chegas a casa, se tiveres uma peneira de cozinha, vais passando por água a ferver, e reservas num balde até dares conta dela toda, tens de peneirar aos bocados já se sabe...

 

Não a areia não é aspirada pelo filtro, não há problema nenhum...

 

os eheim série 3, são bons filtros, tem a paneleirice de serem electrónicos, nunca tive nenhum, há quem se dê bem, há quem diga que por causa de serem electrónicos, veêm a dar problemas...230€

Potência da Bomba(50 Hz) por hora aprox.: 1850 lt

Altura máxima Bombeamento(H max at 50 Hz): 2.60 m

Potência: de 10 watts até 35 watts

Volume do Filtro: 8 l

Volume do Pré-Filtro: 0.60 l

Volume do Copo: 14.50 l

Perimetro: 264.00 mm

Altura: 534.00 mm

Altura máxima de Instalação: 180.00 cm

Espessura Mangueira: 16.00/22.00 mm

 

JBL CristalProfi e1901 greenline

210€

 

Consumo 36W.

Bomba de 1900L/H super silenciosa.

Balde do filtro com capacidade de 15Lts

4 Anos de Garantia.

Tamanho: 200 x 235 x 564 mm.

Filtro Plug and Play com todos os acessórios incluídos e matérias filtrantes.

Medida das mangueiras 19/25

5 cestos para materias Filtrantes

 

Poucas diferenças, a diferença de preço também não é significativa.

 

Bem agora para teres esse 2078 e depois adicionares outro...

 

O filtro externo Fluval FX6, com o seu sistema de filtragem em várias fases, permite estabelecer a combinação mais adequada para o seu aquário. Para além disso, garante total flexibilidade e controlo na criação e manutenção do habitat ideal para os seus peixes.

A enorme capacidade e o potente motor integrado, que faz circular 2300 litros de água por hora, permitem controlar com precisão a qualidade da água de aquários com uma capacidade até 1500 litros.

Pode reter até 5, 9 litros de matéria filtrante e, mesmo assim, consegue ser tão compacto que cabe em quase qualquer canto do aquário.

Graças à tecnologia única e inteligente da bomba auto-aspirante Fluval, apenas se tem de ligar à eletricidade e o filtro inicia-se por si só. O filtro enche-se com água e interrompe brevemente a operação para libertar o ar e, de seguida, começa de imediato o processo de filtragem. A filtragem é então realizada até que a unidade seja desligada da rede elétrica. A cada 12 horas, o filtro interrompe a operação para libertar o ar do sistema. Desta forma, mantém o vácuo necessário para uma máxima eficiência.

O envio inclui:

  • Material filtrante
  • 3 m de mangueira
  • Suportes para a fixação

Dados técnicos:

 

Modelo Hagen Fluval FX6 Adequado para aquários até (litros) 1.500 litros Potência da circulação (l/h) 3.500 l/h Volume do filtro (litros) 20 litros Potência 41 watts Medidas em cm C 39 x L 30,5 x A 51 cm Altura de extração máxima 3,3 m

250€, mais valia então...

 

Quantos peixes, depende...sempre vais para malawis?

 

Gostava que resolvesse primeiro, com toda a certeza o que queres, para te pedir que abras um tópico na área dos malawis, com todo o setup. Para depois seres ajudado na questão dos peixes por um colega nosso ou algum outro membro. Compatibilidade de malawis não é o meu forte, já se estivéssemos a falar de tanganyikas...não gosto de arriscar. Mas a nivel das especies serás sempre acompanhado, não te preocupes.

 

Já compraste a estrutura/móvel e o aquário ou ainda não??

 

Descrição de Setup - Aquário de água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais