• Announcements

• João Branquinho

Mensagem para Visitantes   04/15/17

Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!
Gonçalo84

Red Canyon

128 posts in this topic

Paulo uma coisa é a planta no seu estado submerso outra no estado emerso, está sofre diversas alterações para se adaptar ao meio em que se encontra (forma, cor, tamanho, celular, etc...) adaptações estás que também diferem de planta para planta, existindo diversos estudos sobre a absorção foliar vs. radícular, dos diversos nutrientes, sendo que como disse antes a absorção de potássio é maioritariamente e preferencialmente feita pelo sistema foliar estando as plantas no seu estado submerso, já o N e P assim como FE e outros minerais são absorvidos em maior quantidade via radicular, aplicando se muitas vezes o fundamento da lei dos mínimos, a adição de K na coluna de água acelera o metabolismo permitindo/forçando uma melhor absorção radicular dos outros nutrientes, se é de mais ou menos tudo depende realmente no que o solo tem, e não podemos comparar o solo Tropica ao Amazônia nem o Planth Growth ao Power Sand, são sistemas diferentes com filosofia diferente !!!

Ao referirmo-nos às nurseries as plantas são cuidadas em sistema hidroponico e em estufa, não há solo para as nutrir e sim um cocktail de nutrientes num nível de água reduzido ao nível dos vasos/potes e muitas vezes até sem circulação, onde os nutrientes são absorvidos apenas radicularmente ...

Quanto ao livro da Diana poderá estar desactualizado em alguns aspectos até porque tem quase 20anos, mas em termos de biologia e química num aquário plantado é uma verdadeira Bíblia onde se encontram muitas respostas a casos práticos actuais e que ciclicamente vão sendo abordamos pelas diferentes grupos de pessoas que enveredam neste hobby, a meu ver uma leitura sempre actual com muitos casos de estudo !!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

1

Ficou uma bela montagem!!! Muito saudável e bem conseguida

Vai testando e tirando as tuas conclusões só assim se evolui. Existem linhas gerais de boas práticas, mas cada caminho é um caminho e existem vários para chegar a bons resultados.

0

Obrigado pessoal pelos comentários. :thumbup3:

há 7 horas, Vasco Ferreira disse:

Ficou uma bela montagem!!! Muito saudável e bem conseguida

Vai testando e tirando as tuas conclusões só assim se evolui. Existem linhas gerais de boas práticas, mas cada caminho é um caminho e existem vários para chegar a bons resultados.

Obrigado Vasco. :wink: Amanhã já vou tirar a foto final. Ou pelo menos uma que pode vir a ser. Isto porque a rotundifolia está a ganhar cor! Sem dúvida devido à fert.

Estou muito contente e muito orgulhoso desta montagem. E o dono que veio cá a semana passada está deliciado! Os olhos dele até brilhavam!

Ps: fui aí até à tua terrinha (e Tomar, Dornes) a semana passada e digo-te já: Espectacular! Até apanhei umas pedrinhas de, se não me engano, mica rosa para uma futura montagem. 

Abraço

0