Red Canyon


Gonçalo84

Recommended Posts

Boas

 

Gonçalo está TOP esse aqua, e já o vendeste lol

 

 

Esse teu amigo é me familiar :tongue: já o vi algures :)

Espero que os seus conselhos te levem a bom porto. Felizmente nunca tive problemas com essa bba :tongue: mas a bem da comunidade partilha a tua experiência com a malta.

 

É verdade, problemas não tens, mas tens BBA, tens a maior cultura no país, de BBA certificada e de excelente qualidade e és amigo, até ofereces ao pessoal :tongue:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Ora aqui vai:

 

Antes da manutenção:

 

32843059074_c5489770b9_o.jpgDSC_0090 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Depois:

 

32843059074_c5489770b9_o.jpgDSC_0090 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Acham que está igual?

 

Têm razão... deu me a preguiça :doofywave:

 

Segundas-feiras...

 

Talvez amanhã comece ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Isto já está é a ficar com aspecto de floresta tropical, essa helferi transporta para o imaginário umas belas palmeiras á beira do penhasco.

 

Retiraste a cladophora?

 

Parabéns uma vez mais.

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Isto já está é a ficar com aspecto de floresta tropical, essa helferi transporta para o imaginário umas belas palmeiras á beira do penhasco.

 

Retiraste a cladophora?

 

Parabéns uma vez mais.

Grande abraço

 

A cladophora foi a primeira a ser atacada pela bba. Infelizmente não consegui levar o meu projeto para ela avante, e digo te já que sinto a falta dela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xii, uma alga atacada por uma alga...

 

Mas está muito bom, excelentes cores.

 

Ironias do destino ;)

 

 

Isso está espectacular! Não admira que tenham se chegado à frente em relação ao aqua €€€€€ :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

 

Ao vivo está muito melhor. As minhas aptidões fotográficas não são muito boas. Tenho andado a aprender mas ainda falta muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta da pesada.

Como prometido deixo aqui a atualização da minha guerra com a bba (black beard algae) aka tba (toze beard algae). 

Fiz mais ou menos como o meu amigo Jorge disse (no post lá atrás). Tpa forte para expor as pedras todas com algas e usei uma escova de dentes e não um pincel como ele disse (o meu pincel é demasiado grande para estes serviços) e esfreguei as malditas.

Não sei como mas o que é certo é que passado 2/3 dias ela abalou. Fugiu a sete pés e até agora nunca mais lhe vi o rabo.

De resto fiz também umas mudanças para o bem do layout que estava a ser engolido completamente pela flora. Retirei a monte carlo que estava no caminho e voltei a ter a profundidade inicial do hardscape. Amanhã já posto umas fotos.

 

Abraço e keep on scaping!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas malta da pesada.

Como prometido deixo aqui a atualização da minha guerra com a bba (black beard algae) aka tba (toze beard algae). 

Fiz mais ou menos como o meu amigo Jorge disse (no post lá atrás). Tpa forte para expor as pedras todas com algas e usei uma escova de dentes e não um pincel como ele disse (o meu pincel é demasiado grande para estes serviços) e esfreguei as malditas.

Não sei como mas o que é certo é que passado 2/3 dias ela abalou. Fugiu a sete pés e até agora nunca mais lhe vi o rabo.

De resto fiz também umas mudanças para o bem do layout que estava a ser engolido completamente pela flora. Retirei a monte carlo que estava no caminho e voltei a ter a profundidade inicial do hardscape. Amanhã já posto umas fotos.

 

Abraço e keep on scaping!

Pronto ok, nem digo mais nada!!!!:laugh::laugh::laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Boas malta da pesada.

Como prometido deixo aqui a atualização da minha guerra com a bba (black beard algae) aka tba (toze beard algae). 

Fiz mais ou menos como o meu amigo Jorge disse (no post lá atrás). Tpa forte para expor as pedras todas com algas e usei uma escova de dentes e não um pincel como ele disse (o meu pincel é demasiado grande para estes serviços) e esfreguei as malditas.

Não sei como mas o que é certo é que passado 2/3 dias ela abalou. Fugiu a sete pés e até agora nunca mais lhe vi o rabo.

De resto fiz também umas mudanças para o bem do layout que estava a ser engolido completamente pela flora. Retirei a monte carlo que estava no caminho e voltei a ter a profundidade inicial do hardscape. Amanhã já posto umas fotos.

 

Abraço e keep on scaping!

Boas

Obrigado pelo feedback por acaso vi o video e ainda bem que funciona...

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno video (não muito bom) com a tralha toda para se ver o dia a dia deste aquário.

Estou muito contente com ele, respira saúde por todos os poros. Pearling mais ou menos 1 hora depois da luz ligar, e pearling massivo a partir das 3 horas de luz. Mas massivo mesmo! ;)

Para a foto final vou meter mais areia e areão e um pequeno ajuste nas pedrinhas e tá feito.

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
editado link video
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está muito bom. Se tiveste problemas com a maldita BBA eu não detecto nem sinal dela. 

Maneira original de usar a helferi. No lado direito acho que retira um pouco a ilusão porque as dimensões não estão proporcionais ao resto da composição,mas é só uma opiniao. Vale pela originalidade. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, aquariomaniaco disse:

O aquario está muito bom. Se tiveste problemas com a maldita BBA eu não detecto nem sinal dela. 

Maneira original de usar a helferi. No lado direito acho que retira um pouco a ilusão porque as dimensões não estão proporcionais ao resto da composição,mas é só uma opiniao. Vale pela originalidade. 

Boas Aquariomaniaco. De facto a bba nunca mais a vi. Mas é melhor está calado para ver se ela não volta ;) é que eu não acredito em bruxas, mas que as há, há. 

A helferi está quase toda em substrato, só uma ou outra é que está só agarrada a rocha, lembrei me que ela podia ser usada assim quando andava a passear no site da Tropica e vi que eles vendiam esta planta já agarrada a rocha, que por acaso também era vulcânica. Pensei, se eles conseguem porque não eu?

http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Pogostemonhelferi(053HYLS)/4500

Quanto à proporcionalidade de facto cresceu mais do que esperava. Nunca tinha trabalhado com ela, aliás nunca tinha trabalhado com nenhuma destas plantas excepto a monte carlo e como tapete, não assim pendurada, e pensava que ficava mais pequena. mas pronto. Já tirei alguma que estava no "caminho" e deixei estas mais à frente.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, venho partilhar a fertilização que tenho feito neste aqua.

34059092325_110e693136_o.jpgFert Red Canyon by Gonçalo Silva, no Flickr

É uma receita que foi adaptada de uma receita do Nuno Matos. foi adaptada porque ele usa nh4 ou ureia e eu não tenho esses pózinhos mágicos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Gonçalo, 

A cada montagem nova é sempre mais um ciclo de aprendizagem, comportamento das plantas, fertilizações e tudo o que seja necessário para manter um aquário saudável.

Nisso já tens a lição estudada e os resultados estão à vista, plantas reluzentes e com ótimas cores que estão a preencher bastante bem o layout. 

Tinhas uma fertilização EI que estava adaptada para aquário desde o inicio, o que é que te levou a mimicar as ferts da ADA?

Grande abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ismael_figueira disse:

Bom dia Gonçalo, 

A cada montagem nova é sempre mais um ciclo de aprendizagem, comportamento das plantas, fertilizações e tudo o que seja necessário para manter um aquário saudável.

Nisso já tens a lição estudada e os resultados estão à vista, plantas reluzentes e com ótimas cores que estão a preencher bastante bem o layout. 

Tinhas uma fertilização EI que estava adaptada para aquário desde o inicio, o que é que te levou a mimicar as ferts da ADA?

Grande abraço 

Boas Ismael, mudei porque basicamente queria experimentar. Foi um risco calculado porque falei com o Nuno e ele disse (e viu-se) que resultava. 

O que pensei foi que se a ADA, que sabemos que é das melhores ( senão a melhor) marcas e sistemas de substracto e usa fertilização fraca, porque não tentar também? 

Preferencialmente usaria de compra, mas infelizmente é um bocado caro. E assim vou experimentando já para a remontagem do aquário grande em que também vou usar Amazônia.

O bright k é só potássio, e se posso fazer uma garrafa por 0,30€ porque pagar 30€ pelo mesmo? É que sais são sais, assim como co2 é co2.

Nota que esta ferts só funcionam (penso eu) com um substracto forte como o Amazônia. Que se diz por aí tem cerca de 100 vezes mais nutrientes lá trancadas do que os outros (Tropica, Elos etc). 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo

Não se diz por aí .. fui eu que disse. T. BARR tem isso documentado. E o Clive também tem isso tudo explicado e teve a gentileza de me fornecer a informação.

Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, PAFS disse:

Gonçalo

Não se diz por aí .. fui eu que disse. T. BARR tem isso documentado. E o Clive também tem isso tudo explicado e teve a gentileza de me fornecer a informação.

Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Ah ok Paulo. :thumbup3:

Já agora o que achas do meu esquema de ferts?

E sabem malta, não vejo uma única folha com mau aspecto ou solta. Já não tiro uma folha daquele aqua à mais de um mês (sem contar com podas claro). É um bom sinal, certo? ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

O que te posso dizer é que não acredito muito na fiabilidade dessas calculadoras. Já o disse noutro tópico que as mesmas provavelmente carecem de actualização. Estão aí fixadas na web à anos e anos.. 

Se eu usasse "EI" aplicava a receita base recomendada pelos experts: 

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/ei-starter-kit.html

Mas se vais utilizar ADA Amazonia não corria riscos e aplicava apenas K e FE e depois regulava-me pela minha visualização

Pelo que vejo estarás a dar semanalmente (isto com base numa dessas tais calculadoras)...:

NO3 - 3.1 Ppm

PO4 - 2.2 Ppm

K - 27.6 Ppm

À partida e na minha modesta opinião é um excesso de K. Desmesurado mesmo e que até pode trazer complicações. Até porque tudo vai depender também das TPA (regime que vais aplicar) da tua base que é a água de rede e os valores nela contidos (se tiveres bastante K na rede para que é isso tudo percebes?) etc.. 

Pode ser um ponto de partida (embora eu revisse esse K..) mas tens que te regular pela observação. Isso é mais importante que o resto. Olhar atento. As plantas falam connosco. 

E ADA AMa.. é mesmo estar atento desde o dia 1. 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, PAFS disse:

Olá Gonçalo,

O que te posso dizer é que não acredito muito na fiabilidade dessas calculadoras. Já o disse noutro tópico que as mesmas provavelmente carecem de actualização. Estão aí fixadas na web à anos e anos.. 

Se eu usasse "EI" aplicava a receita base recomendada pelos experts: 

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/ei-starter-kit.html

Mas se vais utilizar ADA Amazonia não corria riscos e aplicava apenas K e FE e depois regulava-me pela minha visualização

Pelo que vejo estarás a dar semanalmente (isto com base numa dessas tais calculadoras)...:

NO3 - 3.1 Ppm

PO4 - 2.2 Ppm

K - 27.6 Ppm

À partida e na minha modesta opinião é um excesso de K. Desmesurado mesmo e que até pode trazer complicações. Até porque tudo vai depender também das TPA (regime que vais aplicar) da tua base que é a água de rede e os valores nela contidos (se tiveres bastante K na rede para que é isso tudo percebes?) etc.. 

Pode ser um ponto de partida (embora eu revisse esse K..) mas tens que te regular pela observação. Isso é mais importante que o resto. Olhar atento. As plantas falam connosco. 

E ADA AMa.. é mesmo estar atento desde o dia 1. 

Abraço

Boas Paulo. Primeiro deixa-me dizer uma coisa: nunca fiz um único teste neste aqua! Nem sequer ph! Guiei-me exclusivamente pelo olhómetro. E sabes uma coisa? está a funcionar às mil maravilhas!

Na água da rede deu-me 0 nitratos, kh 4 e ph 7.5 sem descanso, gh não me lembro. De potássio não tenho.

Plantas super-saudáveis, crescimento compacto com 3850 lumens durante 8h e 25/30ppm de co2. Peixes e camarões felizes e a reproduzir-se.

"Nunca" mais largo o Amazônia! ;)

Quanto à fert acho que não estou a dar muito K. Podes ver aí a composição dos ferts da ADA. Acho que estou só um bocadinho a mais.

A calculadora uso a  Rotala Butterfly que parece ser a mais utilizada e actualizada.

As tpa's é neste momento 50% ou mais semanal. Isto porque aproveito as tpa's para dar uns toquezinhos no layout, aspirar substrato que os meus queridos crustáceos levam para cima da areia e coisas assim, porque sendo este um aqua para concurso tenho de cuidar do aspecto geral e não só da flora e fauna.

O esquema que fiz no inicio é mais que o recomendado (ouvi falar em 30% (Juan Puchades) e em 40(Rui Alves) :

50% diário na primeira semana

50% 2 em 2 dias na segunda semana

50% 3 em 3 na terceira semana

e depois 50% semanalmente.

Tem funcionado bem e é assim que vou fazer na nova montagem. Se dá trabalho? Oh se dá, mas resultou por isso "equipa que ganha não se mexe". 

Até agora este tem corrido às mil maravilhas, sem ser o surto de bba que foi, não controlado, mas irradicado, não tive mais problema nenhum. E só tenho mais 1 mês para tirar "a" foto final.

Agora aqui uma questão:

COMO É QUE DOU CÔR À ROTUNDIFOLIA?? Falta micros? Falta luz? Espectro errado?

Abraço

32005721300_fe127eacd6_c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passo a citar uma passagem do livro da Diana Walstad :

Investigators have hypothesized that aquatic plants under N limiting-conditions may pump K from the water into the sediment to extract ammonium. The two nutrients K+ and Amonium (NH4+) compete for binding sites on soil particles. Thus, if the plant's roots increase the soil's K+ concentration, NH4+ will be released from soil binding sites and enter the soil solution where roots can take it up"

Não querendo alongar o tema, parece m que o excesso de K na fertilização da ADA não é de todo descabida até porque as plantas absorvem muito mais k pelo seu sistema foliar , sendo o Amazônia tão rico em NH4, estará aqui o busílis da questão ???

Fica para reflexão !!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Nuno M. disse:

Passo a citar uma passagem do livro da Diana Walstad :

Investigators have hypothesized that aquatic plants under N limiting-conditions may pump K from the water into the sediment to extract ammonium. The two nutrients K+ and Amonium (NH4+) compete for binding sites on soil particles. Thus, if the plant's roots increase the soil's K+ concentration, NH4+ will be released from soil binding sites and enter the soil solution where roots can take it up"

Não querendo alongar o tema, parece m que o excesso de K na fertilização da ADA não é de todo descabida até porque as plantas absorvem muito mais k pelo seu sistema foliar , sendo o Amazônia tão rico em NH4, estará aqui o busílis da questão ???

Fica para reflexão !!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado por teres passado por cá Nuno :thumbup3:

Acerca da rotundifolia, não consigo pô-las como tu as tinhas.. :sad2:

Acerca da limitação de N, acho que já dou bem pouco, ou seja resta a luz. Se a minha tem o mesmo espectro que a tua resta mesmo a intensidade. Vou experimentar pôr a calha mais em cima delas e ver se muda algo. 

Também há uma hipótese que foi nunca as deixar crescer muito...

Abraço a todos e obrigado pela ajuda :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Conheço a senhora por uns downloads de livros que fiz á uns tempos atras. 

Colocado assim um texto isolado não se pode depreender a lógica de raciocínio até se chegar aí. Para mim aquilo a que se refere ali é uma alusão ás trocas iónicas que enriquecem o solo ou melhor dizendo permitem que o solo absorva e faça reservas de nutrientes por aquela via. Mas muito residente. O potássio é absorvido do solo na forma de Iãos. Não das folhas. Incluso o potássio não se encontra na componente celular das plantas, mas elas usam-nos para abrir e fechar os estomatos. (debatemos isto os dois á uns anos noutro forum) ;) Claro que o K ajuda à produção de enzimas etc.. 

E não te esqueças que tal como a mesma Diana diz aquilo é uma hipótese. E que uma grande parte destes estudos são feitos em ambientes esterilizados (Por exemplo Plantação Tropica - Já lá vamos à frente). O grande problema deste universo da aquariofilia é que se fala sempre de um modo generalista tal como ela mesma reconhece. Por isso cada um tira as suas conclusões.

Agora eu sempre fui defensor do uso de substratos ferteis atendendo ao que conhecemos da botânica/agricultura milenar etc.

E porque a grande maioria das plantas (sejam aquáticas ou não) absorvem maioritariamente via radicular (e isto está provado  - é par isso que servem as raizes). Se fosse maioritariamente pelas folhas não se fertilizava os solos certo? Como é que as plantas dissolvem / repartem os nutrientes pela sua estrutura absorvendo maioritariamente pela via foliar? Não sei.

Se sabemos que as folhas das plantas até são repelentes. As algas pousam nelas mas não penetram. Acabam por as sufocar. Porquê? Porque as folhas são hidrorepelentes. Se têm esta propriedade como absorveriam tanto via foliar? 

Mesmo na agricultura a absorção é no solo porque a adubação é no solo e estes são massivamente ricos em Potássio. A Tropica lá nos seus jardins como é que as cultiva? 

Não é dentro de aquarios. É no solo. 

É só o meu ponto de vista prático. Não disse que não fertilizasse com K . Apenas acho um excesso e que não vai de encontro ao equilíbrio.

Grande abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.