Troca de filtragem - Interno para externo -


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou com um problema no meu aquário de 50 Litros no que diz respeito à filtragem. Este é um aquário plantado e comunitário.

 

Neste aquário tenho um filtro interno de 320 l/h, que neste momento está a trabalhar mal e a carcaça já está toda partida.

 

Tenho um filtro externo Eheim 2215, de 640 l/h e que queria utilizar neste aquário.

 

As questões que eu tenho acerca desta alteração são:

 

1 - Como devo proceder à climatização/adaptação deste filtro aos parâmetros do aquário?

2 - A capacidade deste filtro é excessiva para o aquário em questão?

3 - Que matérias filtrantes, esponjas, etc aconselham?

 

Cumprimentos a todos,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Convém teres o interno a trabalhar um mês após colocares o externo.

 

De facto pode ter um caudal exagerado; algo que pode ser resolvido com uns lily pipes e/ou regulando as torneiras.

 

Bem, cada um tem as suas ideias.

Eu tenho (de baixo para cima):

 

Algumas cerâmicas (apenas uma camada)

Esponja azul

Maior quantidade de cerâmicas Siporax

Esponja azul

Cerâmicas Siporax Mini

"Lã" branca fina

 

Quando coloco a almofada de carvão, fica antes da "lã" branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Desde já obrigado pela ajuda.

 

Regulando as torneiras não trará nenhum efeito de esforço para a bomba do filtro?

 

Eu as esponjas e lã já tenho, só me falta mesmo as cerâmicas. Já vi também quem use as bio balls.

 

O que eu pensei também antes de instalar o filtro no aquário foi aproveitar alguma água das tpa para um balde e por o filtro a trabalhar com esta, durante uns dias. Valerá a pena?

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A torneira de entrada pode ficar quase toda aberta.

A torneira de saída ficará um pouco menos aberta.

Assim nunca há o perigo de o rotor trabalhar em seco.

 

Em todo o caso espera por outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Entretanto desisti da ideia de usar este filtro e acabei por o vender.

Como tal, ando a pesquisar acerca de outras soluções, e penso que vou optar por interno novamente.

 

Um dos que vi foi o Eheim Pickup 60. Pelo que vi, dá para aquários até 60 litros e tem regulação do caudal de saida, que para o aquário que é plantado se torna vantajoso.

Será uma boa aposta?

 

Outra questão, será que posso usar a entrada de ar que o filtro tem para ligar diretamento o sistema de co2 que tenho, de forma a otimizar a difusão do mesmo?

 

Cumprimentos a todos,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Esquece as Indicação das marcas. O eheim era excelente para esse aquário pena que o tenhas vendido. Compra o filtro por cima nunca esse pickup interno. Evita filtros internos são muito fracos e de manutenção difícil que obriga a meter sempre as mãos no aqua. Mete o fluval se é essa a tua escolha mas eu ia para o modelo acima ou um jbl 701 ou equivalente.

 

Tenho um jbl 401 em 50lts e é muito pouco em quantidade de matérias e circulação.

 

"Tapatalking"

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

É verdade, já me arrependi de o ter vendido, mas também o fiz com a intenção de juntar mais algum dinheiro e comprar alguma coisa que tivesse as características mais indicadas para o aquário.

 

O orçamento que tenho para gastar são 60€. Por este preço, já vi os Eheim classic 150/250. O JBL 701 já é um pouco a cima do que quero gastar neste momento.

Vi também o Sera Fil Bioactive 130.

"EDITED"

Entretanto encontrei também um Fluval 106 dentro do orçamento (novo).

 

Dentro destes filtros e do orçamento que pretendo gastar, ficarei servido com alguma das opções?

 

Cumprimentos e obrigado por todas as opiniões.

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é para um aquário de 50L acho que foi boa compra, é uma boa marca.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Entretanto já chegou o filtro.

Para o por a funcionar devo manter o interno durante uma semana a funcionar juntamente com o novo ou posso passar o conteúdo do interno (esponja e matérias filtrantes/cerâmicas) para o novo?

Será necessário usar líquidos de arranque para a cultura de bactérias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jNuNeS

 

Se dá para pores tudo do filtro velho,para

o novo,como tu dizes,deves sim colocares

tudo,e ficar já o novo a trabalhar,porque a

sim não perdes o ciclo do azoto,e as bacterias

não morrem,mas sabes que neste hobby,ter

calma,muita calma,e a forma de tudo poder

correr bem.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro.

Obrigado pela opinião.

 

Exatamente por essa razão que perguntei antes de fazer alguma coisa. O filtro interno tem um saco de sera siporax mini e uma esponja normalíssima.

A minha ideia seria colocar a esponja junto das esponjas do filtro novo e o saco das cerâmicas no compartimento das cerâmicas novas.

 

Penso que os riscos serão reduzidos ao fazer desta forma.

Eventualmente posso sempre ligar o novo e deixar o interno durante um tempo a funcionar em simultâneo, mas é claro que preferia colocar já o novo e tirar o velho.

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jNuNeS

 

Podes juntar as que estão no filtro velho,e juntares

mais cerâmicas novas,se o filtro comportar com

mais,e ficar logo a trabalhar,e tiras o velho,e menos

uma coisa a ocupar espaço no aquário.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva.

 

Entretanto já coloquei o novo filtro a funcionar.

 

Juntei a esponja e as cerâmicas do filtro interno ao filtro novo.

 

Até agora parece tudo normal, mas não tenho testes para ver os niveis de amónia. O aquário está densamente plantado, por isso penso que as plantas devem ajudar a estabilizar os niveis nesta transição.

 

Entretanto coloquei a funcionar a nova calha de led que fiz e tenho uma dúvida de quando poderei ou não iniciar a injeção de co2. Só não o fiz por causa de ter ligado o filtro novo e achar que deveria deixar estabilizar o aquário.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva.

Depois de uns meses a utilizar o filtro concluo que foi uma boa compra.

Neste momento estou a pensar em comprar um reator para o co2. A questão está na compatibilidade com as mangueiras deste filtro, que são de plástico, estilo máquina de lavar roupa.

Será que não terei problemas com a instalação do reator do co2 ou devo ponderar outra solução?


Cumps,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais