Mini Eden


Recommended Posts

Após uma pausa no mundo da aquariofilia, decidi voltar, desfiz-me do aquario comunitario de 96L e decidi voltar-me para o mundo dos invertebrados! reaproveitei um aquário desativado de 20L e decidi pôr mãos à obra:

 

aquario 20L:

litragem real +-14L

filtro: n faço ideia, já fazia parte do conjunto do aquário, mas vou investir num marina slim s10

rocha vulcânica

tronco

substato aqua gro soil

iluminação: cordão led made in primark, com adaptador para electricidade.

 

Flora:

musgo Vesicularia reticulata 'Erect Moss'

musgo Vesicularia Antipyretica

 

 

Fauna:

 

10 red cherries (chegam amanhã)

 

parametros:

ph - 6.4

NO3 - 10 mg/l

NO2 - 0

Gh <3°d

Kh 3°d

 

digam de vossa justiça, sobre a disposição do layout!

em relação à iluminação digam-me qual a melhor solução, apesar de achar que este cordão serve às mil maravilhas.

um marina slim s10 na vossa opinião é bom? gostaria de saber o feedback.

 

080803ae23e8219b52cdb5b9e37f0f2c.jpg

 

 

 

Enviado do meu GT-P5110 através de Tapatalk

Após uma pausa no mundo da aquariofilia, decidi voltar, desfiz-me do aquario comunitario de 96L e decidi voltar-me para o mundo dos invertebrados! reaproveitei um aquário desativado de 20L e decidi pôr mãos à obra:

 

aquario 20L:

litragem real +-14L

filtro: n faço ideia, já fazia parte do conjunto do aquário, mas vou investir num marina slim s10

rocha vulcânica

tronco

substato aqua gro soil

iluminação: cordão led made in primark, com adaptador para electricidade.

 

Flora:

musgo Vesicularia reticulata 'Erect Moss'

musgo Vesicularia Antipyretica

 

 

Fauna:

 

10 red cherries (chegam amanhã)

 

parametros:

ph - 6.4

NO3 - 10 mg/l

NO2 - 0

Gh <3°d

Kh 3°d

 

digam de vossa justiça, sobre a disposição do layout!

em relação à iluminação digam-me qual a melhor solução, apesar de achar que este cordão serve às mil maravilhas.

um marina slim s10 na vossa opinião é bom? gostaria de saber o feedback.

 

080803ae23e8219b52cdb5b9e37f0f2c.jpg

 

 

 

Enviado do meu GT-P5110 através de Tapatalk

Ps: peço desculpa pela qualidade da foto, vou tirar novas...

 

Enviado do meu GT-P5110 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação a camarões sei pouco, ou mesmo nada, no entanto no meu aquário estou a usar um slim s15 (para um aquário de ~35L) e até ao momento não tenho motivos de queixa, mas tenho de ter em conta que só o tenho à aproximadamente 1 mês e ainda não adicionei todos os peixes que queria...

 

Mas à partida sei dizer-te que para um aquário dessa dimensão deverá estar ok, ainda por cima creio que os camarões não "poluem" tanto quanto os peixes... o único problema é que é um filtro que funciona à base de cartuchos descartáveis que duram perto de um mês, e mais cedo ou mais tarde és capaz de querer substituí-los, pelo menos um deles, por um saquinho de cerâmicas e possivelmente uma esponja para garantir uma melhor filtragem mecânica... eu próprio irei fazer um "upgrade" ao meu s15 e depois digo-te como correu :tongue:

 

Mas, mais uma vez, lembro-te que não sei se as mesmas regras de filtragem para peixes se aplicam (ou não) a camarões...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação está impecável!!

O Marina Slim 10 deve dar conta disso. Parece-me boa opção.

Quanto ao layout simples como se quer e num aquário pequeno quanto menos se inventar melhor para a qualidade da água estar sempre ao máximo.

Boa sorte!!

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação a camarões sei pouco, ou mesmo nada, no entanto no meu aquário estou a usar um slim s15 (para um aquário de ~35L) e até ao momento não tenho motivos de queixa, mas tenho de ter em conta que só o tenho à aproximadamente 1 mês e ainda não adicionei todos os peixes que queria...

 

Mas à partida sei dizer-te que para um aquário dessa dimensão deverá estar ok, ainda por cima creio que os camarões não "poluem" tanto quanto os peixes... o único problema é que é um filtro que funciona à base de cartuchos descartáveis que duram perto de um mês, e mais cedo ou mais tarde és capaz de querer substituí-los, pelo menos um deles, por um saquinho de cerâmicas e possivelmente uma esponja para garantir uma melhor filtragem mecânica... eu próprio irei fazer um "upgrade" ao meu s15 e depois digo-te como correu :tongue:

 

Mas, mais uma vez, lembro-te que não sei se as mesmas regras de filtragem para peixes se aplicam (ou não) a camarões...

 

Obrigado pela opinião, não tinha pensado na questão dos cartuchos com as matérias filtrantes, mas acho que não vai haver problemas de maior, os camarões não poluem tanto a água como os peixes. mas essa questão resolvo com um upgrade caseiro (como referes), nada que um pouco de imaginação não resolva! :smile2:

fico a aguardar para saber como correu o upgrade... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pela opinião, não tinha pensado na questão dos cartuchos com as matérias filtrantes, mas acho que não vai haver problemas de maior, os camarões não poluem tanto a água como os peixes. mas essa questão resolvo com um upgrade caseiro (como referes), nada que um pouco de imaginação não resolva! :smile2:

fico a aguardar para saber como correu o upgrade... :smile2:

 

Boas, ainda não fiz o upgrade a 100%, até porque os cartuchos que por esta altura têm já culturas de bactérias e não me quero desfazer disso de uma só vez...por agora só retirei um deles e coloquei uma saquete de Purigen no seu lugar, e cortei um pouco de espuma da Fluval para optimizar a filtragem mecânica, enquanto o Purigen trata da parte química... já agora deixo aqui duas fotos do aspecto de um dos cartuchos da MARINA após 3 semanas de uso...

 

2016-12-12%2023.27.25_zps1a7sntmn.jpg2016-12-12%2023.27.30_zpsz9ogsen6.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu tem uma esponja no sugador de agua para nao sugar os camaroes, dentro tenho uma saca de siporax mini e ceramicas fluval. O aquario deve ter uns 5 meses e nunca o limpei a nao ser a esponja do sugador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pela opinião, não tinha pensado na questão dos cartuchos com as matérias filtrantes, mas acho que não vai haver problemas de maior, os camarões não poluem tanto a água como os peixes. mas essa questão resolvo com um upgrade caseiro (como referes), nada que um pouco de imaginação não resolva! :smile2:

fico a aguardar para saber como correu o upgrade... :smile2:

 

O upgrade está concluído (podes ver aqui)... na próxima semana troco o último cartucho, para dar tempo às bactérias para começarem a colonizar as cerâmicas. Agora é dar tempo ao tempo e ir medindo os parâmetros da água para ver se resulta...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mediste os parametros? o upgrade fez diferença?

 

Já fiz umas medições e entretanto não notei grandes diferenças... dá-me mais uma semana ou duas para chegar a uma conclusão... como acabei de introduzir os últimos peixes pelo que "agora é que conta" :rolleyes:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação e disposição do layout estão bons, talvez um pouquinho de musgo, eles gostam de andar lá agarrados e retiram algum alimento do mesmo.

 

A acompanhar. :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A iluminação e disposição do layout estão bons, talvez um pouquinho de musgo, eles gostam de andar lá agarrados e retiram algum alimento do mesmo.

 

A acompanhar. :x-mas:

 

O aquário está um pouco "despido", estou à espera que chegue Fissidens fontanus para compor mais um pouco o layout. o "flame moss" é que está a perder a côr, não faço ideia, o que poderá ser? o restante musgo está de boa saude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.