Optimizar um Marina Slim S15...


Recommended Posts

Boas a todos e a todas, estou com uma ideia em mente e queria saber, da vossa parte, se será uma boa ideia ou nem por isso...

 

Quando comprei o meu aquário (um Marina 10G), este já vinha com um filtro Marina Slim S15 (tipo "mochila") e já com 3 cartuchos prontos a usar... Mas já percebi que não são grande coisa e que devem ser trocados ao fim de um mês, o que ainda sai carote...

 

Assim pensei em melhorar a "performance" deste filtro, já fiz um grande investimento com o aquário e não me apetece gastar num filtro novo..., e vou fazer algo semelhante ao que fizeram neste filme: Filme 1

 

O meu sendo um S15 tem mais um espaço, como neste exemplo: Filme 2, onde posso continuar a por cartuchos da marca, mas só uso 1 por mês, em vez de 3 por mês, ou até adicionar algo à vossa sugestão, que ainda não me tenha ocorrido... Assim terei de arranjar cerâmicas, uma rede para as segurar, esponja e uma saquete de Purigen.

 

Estarei a fazer bem, ou irei lixar a minha filtragem? Que material/marcas me recomendam?

Abraço

Quim

 

PS: Para características do meu aquário basta consultarem o link na minha assinatura...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Qui,

eu comprei há uns dias um filtro de mochila nano para por num nano cá de casa, coloquei directo no filtro por esta ordem:

-camada de rocha porosa/vulcânica grossa;

-camada de cerâmica;

-esponja;

 

a ideia é apenas ir limpando a esponja pois os restantes aguentam mais tempo, podes fazer algo do género...

as cerâmicas e porosas serão limpas mais espaçadamente.

 

PS: mantém sempre algo da anterior filtragem por causa das bacteria/nutrientes...

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: mantém sempre algo da anterior filtragem por causa das bacteria/nutrientes...

Cumps

 

Sim, já me tinham dito isso, e estava a pensar fazer isto...

 

Mas obrigado por me relembrares biggrin.png' alt=':biggn:'>

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yep,

convém colocares na mesma cerâmicas ou algo mecânico para filtrar para alem do cartucho...

 

na boa,

força nisso... :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom, acabei de colocar as cerâmicas, na semana passada já tinha colocado uma saqueta de Purigen e um pouco de espuma da Fluval... para a semana troco o cartucho (no meio) por um novo...

 

2016-12-17%2012.04.37_zps4rz1rwcs.jpg

 

Agora é dar algum tempo para ver se resulta :rolleyes:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

Eu tenho um Marina Slim15, por mais "upgrades" que lhe fizesse, a melhoria não era grande percentagem, esses filtros são razoáveis para aquários com 10/15L mais do que isto já não faz o devido trabalho.

Gosto do design, é silêncioso e fácil manutenção mas lá está, não se pode ter tudo! :)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/04/2017 at 3:02 PM, conrados disse:

Aproveito para desenterrar este tópico.

Tenho um marina slim 20 e também fiz essas alterações no material filtrante. Tem dado resultado?

Boas, ao fim de algum tempo acho que já posso falar com maior confiança: 

Acabei por esconder as cerâmicas dentro do buda (oco) pois tirar o saco de rede com elas e voltar a por para limpeza era muito complicado... actualmente um dos espaços do filtro continua para o Purigen, e os outros dois estão ocupados com os cartuchos da marca.

Faço minhas as palavras do Miguel Simões: O Purigen e a esponja extra (que ao fim de menos de um mês está mais que pronta para ir para o lixo mesmo limpando-a todas as semanas, essa sim nota-se que anda a reter muita da porcaria que andaria a circular pelo aquário...) dão uma "ajudinha", mas não fazem milagres. Tenho de me manter atento pois se me descuido com a alimentação (em excesso) lá vêm os valores da amónia e tenho de fazer uma valente TPA...

Resumindo: Poupo um pouco por mês em cartuchos, mas tens de ter em conta a esponja usada e o próprio Purigen. Este último é mais duradouro e pode ser "reciclado"... mas para garantir o bem estar do pessoal continuo a fazer TPAs e a aspirar o fundo todas as semanas...

Em termos químicos as coisas andam mais estabilizadas, só quando morre um peixe ou me descuido com o comer é que se notam picos de amónia, o facto de ter plantas naturais também ajuda é claro... infelizmente não faz nada em relação a algas e alguns lixos que vão naturalmente aparecendo... estou a pensar reforçar a minha equipa de limpeza com mais uma neritina e uns quantos Red Cherrys...

Já agora conrados se tens um Slim como o meu um aviso: limpa bem a esponja preta perto do motor: Aquilo tem tendência a reter imensa sujidade dado que é a primeira "barreira de defesa" do filtro...

  • Votar + 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/04/2017 at 1:10 PM, QuiMaster disse:

Boas, ao fim de algum tempo acho que já posso falar com maior confiança: 

Acabei por esconder as cerâmicas dentro do buda (oco) pois tirar o saco de rede com elas e voltar a por para limpeza era muito complicado... actualmente um dos espaços do filtro continua para o Purigen, e os outros dois estão ocupados com os cartuchos da marca.

Faço minhas as palavras do Miguel Simões: O Purigen e a esponja extra (que ao fim de menos de um mês está mais que pronta para ir para o lixo mesmo limpando-a todas as semanas, essa sim nota-se que anda a reter muita da porcaria que andaria a circular pelo aquário...) dão uma "ajudinha", mas não fazem milagres. Tenho de me manter atento pois se me descuido com a alimentação (em excesso) lá vêm os valores da amónia e tenho de fazer uma valente TPA...

Resumindo: Poupo um pouco por mês em cartuchos, mas tens de ter em conta a esponja usada e o próprio Purigen. Este último é mais duradouro e pode ser "reciclado"... mas para garantir o bem estar do pessoal continuo a fazer TPAs e a aspirar o fundo todas as semanas...

Em termos químicos as coisas andam mais estabilizadas, só quando morre um peixe ou me descuido com o comer é que se notam picos de amónia, o facto de ter plantas naturais também ajuda é claro... infelizmente não faz nada em relação a algas e alguns lixos que vão naturalmente aparecendo... estou a pensar reforçar a minha equipa de limpeza com mais uma neritina e uns quantos Red Cherrys...

Já agora conrados se tens um Slim como o meu um aviso: limpa bem a esponja preta perto do motor: Aquilo tem tendência a reter imensa sujidade dado que é a primeira "barreira de defesa" do filtro...

Tenho um slim20. Tem aquafoam da aquaclear, lã de vidro fluval, biomax e purigen. A esponja dura o mesmo que os cartuchos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, conrados disse:

Tenho um slim20. Tem aquafoam da aquaclear, lã de vidro fluval, biomax e purigen. A esponja dura o mesmo que os cartuchos?

Olá conrados,

Estás a falar da esponja que está na entrada de água? se for essa dura até ficar completamente danificada ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Miguel Simões disse:

Olá conrados,

Estás a falar da esponja que está na entrada de água? se for essa dura até ficar completamente danificada ;)

Cumps,

Boas,

Estou a falar deste filtro:

xp7ukg.jpg

Editado por conrados
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, conrados disse:

Boas,

Estou a falar deste filtro:

xp7ukg.jpg

Sim essa esponja dura muito tempo, vais-te fartar de comprar cartuchos e a esponja vai ser a mesma! ;)

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, conrados disse:

Não uso os cartuchos. O que uso é tudo "renovável".

Como eu te entendo :) o preço dos cartuchos são um abuso para o tempo que duram....

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/04/2017 at 3:32 PM, conrados disse:

Não uso os cartuchos. O que uso é tudo "renovável".

O que tens usado no lugar dos cartuchos? Consegues partilhar uma foto?

É que se funciona interessa-me :rolleyes:

  • Votar + 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquafoam 20 da Aquaclear

Lã de vidro da Fluval

Biomax20 da Aquaclear

Purigen da Seachem

Até ver tem funcionado. Os dois filtros mecânicos já foram limpos 2x numa semana devido à quantidade de materiais que apanham.

Editado por conrados
Link to comment
Partilhar nas redes sociais