Concelho Aquario


LuisFish

Recommended Posts

Boa noite.

 

Ha muitos anos que sou um apaixonado por peixes, e agora decedi iniciar-me na aquariofilia.

 

Quero montar um aquário de agua quente doce com ciclideos.

 

Gostava de saber o que me aconselham de aquário, em relação preço qualidade?

 

E gostava de saber algumas recomendações que tenho que ter em conta para ter este tipo de peixes?

 

Obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiramente espero que tenha um bom orçamento

Segundo que tipo de ciclídeos? Africanos? Americanos? Anões? Está a pensar no que mesmo?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís à centenas de espécies de ciclídeos americanos, podes ser mais específico???

 

E que tipo de aquário estás a pensar, porque tens peixes de grande, médio e pequeno porte...

Ajudava saber as dimensões do aquário que pretendes ter, equipamentos, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conselho*

Há*

 

Epah, eu dou imensos erros, mas estes são crassos.


São peixes com temperamentos fortes, mas antes de mais precisas de entender que tipo de ciclideos te referes, só aí se pode ajudar mais concretamente, pois se forem sul americanos é completamente diferente de africanos e dos africanos vai depender de que lago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ápos varias pesquisas para entender melhor os ciclideos, reparei que secalhar o que se ajusta mais ao dinheiro qie quero gastar sao os cilclideos anoes. Se alguem me quiser dar umas dicas sobre este ciclideos, agradecia imenso.

 

Estava a pensar comprar este aquario, visto que tem um bom preço.

 

http://www.zooplus.pt/shop/peixes/aquario/conjuntos_aquarios/juwel/579535

 

Que acham' Conhecem essa loja? É de confiança?

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na loja zooplus.pt nunca comprei mas já comprei na zooplus.es e na zooplus.de e correu sempre tudo bem. Penso que na pt também serão igualmente profissionais.

 

Cumprimentos

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gonçalo.

 

Sabem me indicar algumas lojas online de confiança onde consiga comprar ciclideos anoes?

 

Alguem me da algumas dicas sobre esta especie. Sao dificeis de manter? que cuidados devo ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a Aquaeden, solaqua, Ecoarium etc

 

Comprei 1 casal de ramirezi na Aquaeden e estou muito contente com eles. Boas cores, vivaços e até já fizeram uma postura. Na solaqua tens muitas espécies de apistogramas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Precisava que me indicassem, quais as coisas basicas que tenho que comprar alem do aquario (filtros, etc etc).

 

que me aconselham:

 

- Testes Ph, dureza, amônia, etc etc?

- tratamento de agua (clarificantes, vitaminas, ect)?

- substracto e areão?

- outros?

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

seguindo a hierarquia do que precisas primeiro até ao final da 1ª fase (final do ciclo do azoto)

 

- Aquário, filtro, iluminação, aquecimento

- opcional (bomba de ar, é preciso quando o movimento à superfície é reduzido. Por exemplo se a saída do filtro ficar totalmente submersa).

 

- substrato (dependendo da finalidade do aquário pode ser fértil, inerte ou mistura de ambos)

 

- hardscape (calhaus e/ou troncos a gosto)

 

- plantas a gosto

 

- testes mais importantes por agora: amónia

- outros testes: pH, dureza e nitritos

 

Depois por tudo no sítio e deixar a natureza funcionar para fazer o ciclo do azoto e as plantas enraizarem (deixar o aquário a funcionar em pleno durante pelo menos 3 semanas sem introduzir qualquer tipo de fauna, se for mais tempo não faz mal nenhum). Entretanto podes ir fazendo alguns de amónia. O ph e dureza tem mais importância fazer para a escola adequada da fauna. Podem-se acertar estes valores com químicos, mas eu prefiro não usar esse tipo de químicos e adequar a fauna à água que tenho.

 

De resto vitaminas, bactérias e todo o tipo de químicos que não fertilizantes eu não uso nem recomendo (mas é a minha opinião pessoal).

 

Assim de repente acho que referi tudo o que é importante (pelo menos é a minha lista quando monto um aqua novo lol).

 

Cumprimentos,

Miguel

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Desde ja muito obrigado asol.

 

As tuas dicas ja me deram mais algumas orientações, visto que sou novato nisto. tenho lido bastante sobre o aquarofilismo nos ultimos tempos, mas ja encontrei varias coisas que se contradizem, dai eu fazer estas perguntas, porque nao ha nada como a experiencia de quem realmente esta na area.

 

Se mais alguem quiser deixar umas dicas, agradecia imenso.

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Como ja alguns se aperceberam, e apos algumas pesquisas, decidi iniciar a montagem do meu aguario, com ciclideos africanos "Lago Malawi".

 

Gostaria de saber se alguem me pode dar algumas dicas sobre estes ciclideos?

 

Que peixes de fundo me aconselham a colocar num aquário de cicledeos?

 

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, para africanos precisas de um aqua grande e de um filtro muuuito grande... Se bem que não gastas em flora e em hardscape lol.

 

Informa-te melhor para ver se é mesmo isso que queres. Vê aqui no fórum na secção dos africanos e espreita e lê com muita atenção os aquas da malta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gonçalo, mais uma vez.

 

Apos varias pesquisas, vi este aquiario:

 

http://www.galifauna.com/kit-aqualed-mesa-130-l-doble-regalo_pr48229

 

o kit tem as seguintes características:

 

- Aquario 130 L 100x30x47,5

 

- filtro Optimus OP 600 ou Filtro Biopower BP1000

 

- iluminação Led , 85 cm, 740 LUMENS, 12,24w

 

- Termostato 150w

 

- termometro de fita

 

- Anticloro, acondicionador e alimento para peixes

 

 

 

Quem me aconselham em relação ao filtro deste pack, Optimus OP 600 ou Filtro Biopower BP1000?

 

 

Que acham: em relação preço qualidade, vale a pena ou nao?

 

 

Neste caso procuro um aquário que tenha móvel, dai ter procurado kits com mesa.

 

 

Obrigado

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera pela Vera a moderadora de africanos, mas acho que tanto o aqua com o filtro são pequenos para ciclideos africanos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

A filtragem em aquários de ciclideos, sempre foi , é e será muito importante! Venham lá dizer o que disserem, é a minha opinião, não só pelo que li estes anos todos como pela única experiência negativa que já tive logo no inicio de manter ciclideos africanos, em 2009.

 

Filtros internos sejam eles quais forem, ou biobox são deveras insuficientes. dai que começas logo a errar pela filtragem, que foi o que me aconteceu. O barato sai caro, e ás vezes o que temos á mão não é suficiente, mesmo que seja com o intuito de ser temporário por 2/3 meses...esquece não funciona.

 

Acabas por te desiludir e se não fores persistente como eu, acabas por desistir do hobby, o que é completamente desnecessário. Se fizermos tudo bem como mandam as "regras" e formos pacientes tudo corre sobre rodas e acaba por ser um hobby viciante.

 

Ciclídeos africanos são territoriais, alias como todos os ciclideos. Mas os do lago Malawi requerem mais exigências que os do lago Tanganyika, a começar pelo tamanho dos aquários, que devem de ter 150cms de frente. Dirás tu ou outros "Ah, há quem os tenha em 120cms de frente", pois há mas não estão nas condições ideais!

 

E para ter peixes sem lhes dar as devidas condições não vale a pena nem para ti e muito menos para eles. Queres ter Malawis, tens de investir num bom aquário, respectiva filtragem, calha, termoestato, e hardscape. ;)

 

A iluminação para Malawis e Tanganyikas não é exigente, qualquer calha desde a mais barata até á mais cara serve, t8 já não uso por causa do consumo, podes usar T5, fitas de led´s, e sim, já me esquecia, calha T8 ou T5 de led´s . não precisas de iluminação forte, baixa ou media é o ideal.

 

No hardscape, pedras e substrato é onde podes poupar, vais caminhar, escolhes umas pedras que te agradem na natureza, de preferência dentro das mesmas cores que depois fica melhor no layout. E substrato ou areão, como lhe queiras chamar, agarras em ti vais a uma praia decente e apanhas uns kilos de areia na zona da rebentação, esta parte fica grátis. as pedras se forem alcalinas melhor porque te ajudam a elevar o pH para os valores adequados.

 

Á parte das exigências que cada espécie, eu nunca compraria kit´s, qualquer que sejam, normalmente, a qualidade na filtragem é nenhuma, nunca vi nenhum de jeito em 18 anos.

 

Mais vale mandares fazer o aquário á medida, comprares o equipamento á parte, assim tens a opção de escolher o adequado ao aquário que queres.

 

Se não vês hipótese de teres um aqua com mais de 100cms de frente, e queres enveredar pelos ciclideos africanos é optares pelos do lago tanganyika, não te vais arrepender, podes não ter tanta cor no aquário, mas bem escolhidos até tens, mas o que perdes na diversidade de cores ganhas em comportamento dos peixes, muito mais interessantes e fora de vulgar que os Malawi.

 

Aguardo então novidades tuas! Qualquer coisa apita, se vires que estou a demorar a responder-te manda mp, que eu venho cá dar o meu contributo no que for necessário, ás vezes existem tópicos que me escapam, por falta de tempo por vezes... não os consigo ler todos por vezes :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito Obrigado Vera pelas dicas, fiquei bastante esclarecido e vou seguir o seu conselho, visto que tem bastante experiencia na area.

 

Peço imensa desculpa de so responder hoje, mas tenho estado fora do país, e so hoje regressei a casa.

 

Alguem me consegue indicar alguma loja online onde consiga comprar um bom aquario em relação preço qualidade com 1,20m de frente?

 

Bom ano a todos.

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Aquarofilistas.

 

Após varias pesquisas em função do que tenho lido no forum e em funçao do que dinheiro que tenho para gastar (350euros). Estou a pensar no seguinte kit, visto que traz filtro externo e movel como pertendo.

 

O kit é este:

http://www.comercialveterinaria.com/acuariofilia/acuarios-peceras/acuarios-aqua-lux/acuario-aqua-lux-kit-168-litros-.html#/modelo_de_filtro-turbojet/mesa_opcional-mesa_en_negro/color-negro

 

traz o seguinte:

 

- Aquario Aqualux 99,7 x 39,7 x 50

 

- Movel com 2 portas

 

- Filtro externo Turbojet TJ3358 (750litro/hora)

 

- Termostato termocontrol pro

 

- iluminação Led

 

- acondicionador biofilter

 

- aquasun anticloro

 

Isto tudo por 337euros posto em casa.

 

O que acham das especificações?

 

Cumprimentos

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se não quiseres ter plantas exigentes, serve.

Encontrarás cá a média para o filtro e eventuais peças, ou terás de mandar vir?

Bem, o custo de transporte também não será relevante.

Eu prefiro comprar tudo ao meu gosto, mas se gostas desse conjunto, força.

Acho o preço razoável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.