Aquário com problema das algas!!!


nunorfa

Recommended Posts

Esta é a foto do meu aquário no dia da montagem 25 Abril 2016

 

 

gallery_70917_4462_1443353.jpg

 

aquário de 80x40x40

Filtro Eheim EcoPro 200

Termostato Eheim 150w

Co2 Botija

Lampadas 2 calhas led construídas por mim

 

Flora:

Echinodorus quadricostatus

Anubias berteri nana (em rocha vulcânica)

Echinodorus 'Vesuvius'

Vallisneria americana 'asiatica'

Musgo de java

 

Flora para já do outro aquário:

4 tetra pristela

4 tetra neon

8 guppy (Alguns já nasceram aqui talvez mais não consigo ver com a agua assim)

1 corydora Panda

1 corydora Albina

por volta de 15 red cherry

 

Desde o inicio que tenho tido alguns problemas com algas, já foi com filamentosas, e neste momento é com algas flutuantes (Agua verde)

 

gallery_70917_4462_35851.jpg

 

Quando faço tpa melhora imenso mas no dia seguinte já esta novamente tudo verde!

Já tentei fazer 3 tpas por semana e não resolveu!

Tentei manter a iluminação desligada por 3 dias, para ver se acabava com elas não matando as plantas mas também não resolveu.

Já removi tudo o que era folhas mortas ou adoentadas do aquário!

Não sei mais o que fazer :( dá-me vontade de arrancar as plantas todas e pronto :(

A iluminação está ligada 7 h diárias

O que posso fazer mais!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

O aquário por acaso está exposto a luz directa do dia? ou constante iluminação externa?

.

Estive a pesquisar sobre o teu problema e segundo informação é derivado à luz directa do sol ou iluminação constante externa:

 

 

ÁGUA VERDE: A água verde é produzida por algas microscópicas que se desenvolvem devido ao excesso de luz direta sobre o aquário. Para evitá-las devemos colocar o viveiro num lugar onde não pegue mais que meia hora diária de sol, pela manhã. Se a água fica verde devemos tampar os lados do aquário por onde lhe chega a luz, e ficar vigilantes, pois as algas morrendo, desprendem enormes quantidades de gás carbônico, prejudicial aos peixes. As "dáfnias", pequenas pulgas d'água são reputadas como grandes comedoras de algas verdes.

 

 

Água verde

Possíveis Causas

Proliferação de algas devido ao excesso de luz ou nutrientes de algas, tais como nitrato e fosfato. Enquanto o crescimento de algas é normal em aquários, o crescimento de algas agressivo sugere constante acúmulo de nutrientes orgânicos em um sistema capaz de processar eficientemente o material. Isto sugere filtração insuficiente ou a introdução de nutrientes em excesso de uma fonte secundária, incluindo comida ou mesmo água da fonte.

Soluções recomendadas

Algicidas podem ser utilizados para resultados imediatos. No entanto, as algas irão retornar se a raiz do problema não está resolvido. Mantenha os níveis de nutrientes sob controle através de mudanças de água regulares. Use meio de carbono ou resina química ativada projetados para remover compostos orgânicos. Faça a manutenção do filtro regular para remover detritos orgânicos presos. Teste a sua fonte de água para nitrato e fosfato. Se esses nutrientes das algas estão presentes, considere o uso de água purificada, como água de osmose reversa. Limite o período de tempo em que as luzes estão acesas para 10-14 horas por dia para aquários plantados e 6-10 para configurações ornamentais.

 

Pode ser também por outros motivos, mas aponto primeiramente à iluminação.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tres dias sem luz, mas puseste um cobertor opaco por cima? Sem mexer? Antes de o fazeres uma tpa de 90%. Nem abrir para dar de comer aos peixes.

Quando limpas o filtro, lavas o material filtrante com que água?

 

E o miguel já te disse quase tudo, o aquario não pode estar com luz directa do sol.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação do aquário é composta por duas fitas de led SMD 5630 com 5m cada e 300 leds por fita, segundo o fabricante terão 1000 Lumens/M.

O aquário está a cerca de 5 metros da janela, com a iluminação a ligar as 12h e a desligar as 19h, luz direta da janela acaba por não ter uma vez que o sol só da naquela janela muito cedo entre as 8h e as 11h, e normalmente nessa altura a persiana esta corrida.

No entanto após as 19h quando desliga a luz nos continuamos na mesma divisão onde está o aquário já que se trata da sala e cozinha conjuntas, a iluminação da do espaço pode influenciar no aquário?

 

Quando deixei 3 dias sem iluminação não coloquei nenhum cobertor em cima, mas não estivemos em casa nessa altura e portanto não havia qualquer iluminação externa.

 

Quando limpo o filtro uso a agua do aquário para o lavar, e costuma ter muitas algas filamentosas na primeira esponja o anel azul.

https://www.eheim.com/resources/product/268/images/160707100703.jpg

 

Será que a iluminação é demais? Devo reduzir para apenas uma fita de led?

Obrigado

 

Luminous Flux: (5630)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos metros de fita led tens no Aqua?

 

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunorfa

Vai aqui um Link,que fala do teu probelema

https://www.mundodosanimais.pt/peixes/problemas-com-algas/

espero que tudo corra bem.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que basta olhares para o aquário para veres o problema.

 

Inexistencia de plantas, co2 sem utilidade para a quantidade reduzidissima de plantas (so serve para destabilizar), excesso de luz..

 

Reiceita para a desgraça!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos metros de fita led tens no Aqua?

 

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Duas fitas com 5m cada, 10metros no total!

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Acho que basta olhares para o aquário para veres o problema.

 

Inexistencia de plantas, co2 sem utilidade para a quantidade reduzidissima de plantas (so serve para destabilizar), excesso de luz..

 

Reiceita para a desgraça!

As plantas fui retirando há medida que iam ficando doentes, cheias de algas filamentosas, o aquário tinha muito mais plantas, em relação à iluminação o que sugeres que faça? Reduzir para uma fita de leds apenas? Quantas horas deve ficar ligada por dia?

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é claramente excesso de luz. No início deverias começar com 2 metros de fita led e talvez menos, e ir vendo a adaptação das plantas á luz.

 

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10000 lumens para musgo e anubias?

 

Começa como já disseram com 2000.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz TPA e para já retirei uma fita de led ficando com apenas uma.

Quando montei as fitas de Led achei que seria luz a mais, isto em Maio/Junho, mas este problema de agua verde só começou a aparecer em Novembro!

Ver como se como se comporta agora, e avaliar, se for necessário, corto a fita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, experimenta por o outflow e o inflow do mesmo lado numa das laterais do aquário. Ve nos aquarios plantados e aquascaping. Tens la imagens com essa configuração. E metes o co2 do lado oposto.

Acho que isto por si vai ajudar mt porque não deves de ter uma boa circula e não deverias porque o filtro em si é bom.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver algumas opiniões e amanhã irei fazer essa alteração, neste momento noto um fluxo de agua pela superfície, mas da maneira que dizes acho que faz com que passe por todo o aquário! Obrigado

ip4kcz.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente! Monta assim, se quiseres podes por o inflow junto ao canto traseiro e outflow no canto a frente, supostamente até é melhor que essa configuração. Mas eu uso a do esquema que tens na foto.

Não acho que o problema venha dai mas acho que ajudará na circulação e boa utilização do co2.

Quando lavas o filtro como fazes? Deves encher meio balde com água do aquárioe lavas láo material filtrante(é muito importante ser água do aquário, senão matas as bactérias do filtro com o cloro).

Aproveita e faz uma grande tpa e tem calma que tudo se se resolve.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá para ver a foto! Se queres um aquario plantado, compra um substrato da Ada ou da Tropica, um ou dois sacos de 9L, não metas fértil nem uses outros areões para nao misturar e faz o reset ao aquario. Lava tudo e pesquisa nos aquários plantados para tirar umas ideias de layouts. Tens plantas muito giras e fáceis tipo a rotala green e rotundifolia entre outras.

Digo para nao mistures areos porque temos sempre a tendência de mexer e melhor no início do hobby e se usares mais que o genero de substrato vais ficar limitado a alteracoes para nao os misturar. De resto tens todo o material que precisas para fazer um belo aquario como o co2, um bom filtro e termostato. Tlv a considerar no futuro uma calha como deve de ser, mesmo que sejam as convencionais t5, são sempre uma alternativa barata. Tens as odyssea, uma dual pro chega e sobra nesse aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem existir vários factores, mas basta a luz não prestar para as plantas não fazerem uma fotossíntese como deve ser.

Também és capaz de ter falta de alguma fertilização que impede o bom desenvolvimento das plantas.

Aconselho a comprares um sistema simples de CO2 em campânula, por exemplo da Tropica, e fazeres TPAs de 5% todos os dias e de 20% uma vez por semana.

Uma Hygrophila Difformis e outras plantas de crescimento rápido também ajudam muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Para um plantado, não precisas de gastar muito dinheiro em substratos XPTO, se usares húmus de minhoca biológico tens plantas 5*.
Quanto às algas, a apanhar luz solar direta e ainda por cima com excesso de luz artificial, tens o ideal para produzir plancton ;)

Cumprimentos.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal após vários dias e varias TPA, o problema persiste :(

Hoje durante a TPA tirei alguns espécie de novelos de algas, que estavam mais atraz presos no fundo das plantas, o problema é com a agua assim não consigo ver para fazer uma tpa em condições!

 

Comprei 4 caridinas japonicas xl a ver se davam uma ajuda!

Hoje após a tpa coloquei um anti algas da prodac.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA de 40 a 50%, agarras blackout total, quando digo total 100℅, nem um fio de luz, nem sequer espreitas a ver como está a correr a coisa. Calha desligada. Esperas de três a quatro dias, após isso fazes TPA dentro da mesma percentagem.

 

Existem mais tratamentos, que já estão disponíveis num tópico recente, na área das fichas de plantas e algas, vai lá pesquisar o tópico está fixo. Com certeza que resolves o assunto se detectares o que causou o problema.

 

Testar os parâmetros, era importante.

 

Tens CO2, em que quantidade por segundo??

 

Que iluminação tens de momento??

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não tenho Co2 acabou esta semana a garrafa!

A iluminação está com uma tira de leds 7h diárias.

Vou pensar em fazer o blackout total, já tinha feito antes mas foi só com a calha desligada, não cobri o aquário!

Testes ainda não fiz.

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tres dias, sem mexer mesmo, so filtro a trabalhar e um lençol opaco. Ao quarto dia tpa de 80 a 90%. Se puderes 100%.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

Bom dia,

 

TPA 100% !!! acho que isso não poderia ser chamado de TPA (troca PARCIAL de água)... seria praticamente o mesmo que remontar o aquário de raiz, e nesse caso mais valia desfazer tudo mesmo, lavar bem lavado e remontar mas mesmo assim podia não resolver o problema. É uma hipótese mas é o que há de mais extremo a fazer. Tão importante é erradicar o problema como perceber a sua origem, com uma medida tão extrema nunca saberemos a razão das algas e será mais provável que se repita no futuro.

 

Pessoalmente não iria para lá dos 60% de TPA de cada vez.

 

Já acompanho o tópico à algum tempo e acho que não há muito a acrescentar ao que já foi dito/aconselhado. Apenas pergunto se o filtro é limpo (as matérias filtrantes são lavadas) sempre que é feita uma TPA? Por vezes mais vale uma TPA menor (entre 10 e 20%) e uma lavagem a fundo do filtro.

 

Recentemente tive um problema parecido com água a começar a ficar verde/turba, limpei o filtro, fiz TPA 30% e ao fim de uma semana estava praticamente resolvido. Com isto não quero dizer que o problema ficará resolvido, com a experiência aprendi que a natureza tem muitos segredos e cada caso é um caso.

 

Um feliz ano novo para todos

Editado por asol
  • Votar + 1

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bom dia,

 

TPA 100% !!! acho que isso não poderia ser chamado de TPA (troca PARCIAL de água)... seria praticamente o mesmo que remontar o aquário de raiz, e nesse caso mais valia desfazer tudo mesmo, lavar bem lavado e remontar mas mesmo assim podia não resolver o problema. É uma hipótese mas é o que há de mais extremo a fazer. Tão importante é erradicar o problema como perceber a sua origem, com uma medida tão extrema nunca saberemos a razão das algas e será mais provável que se repita no futuro.

 

Pessoalmente não iria para lá dos 60% de TPA de cada vez.

 

Já acompanho o tópico à algum tempo e acho que não há muito a acrescentar ao que já foi dito/aconselhado. Apenas pergunto se o filtro é limpo (as matérias filtrantes são lavadas) sempre que é feita uma TPA? Por vezes mais vale uma TPA menor (entre 10 e 20%) e uma lavagem a fundo do filtro.

 

Recentemente tive um problema parecido com água a começar a ficar verde/turba, limpei o filtro, fiz TPA 30% e ao fim de uma semana estava praticamente resolvido. Com isto não quero dizer que o problema ficará resolvido, com a experiência aprendi que a natureza tem muitos segredos e cada caso é um caso.

 

Um feliz ano novo para todos

lol, eu sei o significado de TPA.

 

Tirar a água até ao substrato nao representa 100% nem de perto nem de longe significa um reset ao aquário.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.