Novo projecto camarões - dúvidas de iniciação


magalhaespm

Recommended Posts

Bom dia e bom ano 2017,

 

é deixar a natureza funcionar e continuar a fazer o que tens feito até agora que os pequenos acabaram por aparecer a passear pelo aquário ;).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Continuo com algumas rhabdocoelas, mas a população não parece aumentar (mas também não desapareceram...) - a única coisa que fiz foi aumentar o intervalo de introdução de comida no aqua e limpar se não consumirem tudo num dia (apesar de agora terem aprendido a tirar a comida do comedor...)

 

Acontece que recentemente tenho outros "habitantes", e gostava de saber se alguém me consegue ajudar a perceber quem são estes "companheiros" das rhabdocoelas... Já são alguns (na foto à direita)

 

Obrigado

 

7ed61dbad15cb4d079ae1bb7123868c8.jpg

Editado por magalhaespm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

acho que é uma espécie de lapa de água doce, inofensiva para os camarões que ajudam (um bocadinho) na limpeza das algas dos vidros.

Editado por asol

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

acho que é uma espécie de lapa de água doce, inofensiva para os camarões que ajudam (um bocadinho) na limpeza das algas dos vidros.

 

Obrigado! Deve ser mesmo isso, até porque têm alguma "rigidez" e enquadram-se exactamente no que encontrei

 

Da pouca informação que encontrei (aqui e pesquisando por freshwater limpet no Google) são inofensivos para os camarões, e assim a preocupação passa pela "estética" do aquário (especialmente em grande número) porque simplesmente fazem parte do ecossistema... e não quero introduzir peixes que eventualmente poderiam comer as lapas (se é que existem).

 

A comida já foi minimizada há muito tempo porque com 6 camarões eles devem encontrar alimento no ecossistema naturalmente com pouca comida extra, e eles têm estado activos e aparentemente bem de saúde e até tenho uma grávida (só pode ser bom sinal :smile2: ).

 

O facto de não estar a aumentar o número de lapas significativamente é deixar andar e eventualmente se não gostarmos retirar do aquário as maiores. A minha maior preocupação é de facto a garantia que o ecossistema está bem de saúde, e nesse ponto fico sempre com dúvidas (dada a pouca experiência que tenho), porque depois das rhabdocoelas tenho as lapas de água doce e não introduzi recentemente nenhuma planta ou habitantes, e é isso que me faz preocupar porque decerto estão lá há muito tempo e agora aumentaram o número e isso porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A minha maior preocupação é de facto a garantia que o ecossistema está bem de saúde, e nesse ponto fico sempre com dúvidas (dada a pouca experiência que tenho), porque depois das rhabdocoelas tenho as lapas de água doce e não introduzi recentemente nenhuma planta ou habitantes, e é isso que me faz preocupar porque decerto estão lá há muito tempo e agora aumentaram o número e isso porquê?


Essas lapas são um sinal de boa qualidade da água... é mais preocupante quando deixas de as ver! :cool2:

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E nasceram :)

 

11955c104ea03afad5394373a440cbe8.jpg9e12f24edaec2f6d3af6286d76406d4c.jpg

 

Apesar de pequeno o aquário está cheio de esconderijos no tronco e vegetação, e só consegui ainda ver 3 minis, não faço ideia se há mais.

 

E ainda há outra grávida que ficou mais ou menos uma semana depois desta que deu hoje à luz.

 

Agora: tenho de ter alguma alimentação diferente ou outro tipo de cuidado especial para com a pequenada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ontem consegui contar 18, não sabia que podiam ser tantos! E ainda tenho duas grávidas... Se tiveram tantos e todos sobreviverem vou ter um aumento mesmo exponencial em tão pouco tempo.

 

Tenho de perceber se continuam todos bem num aquário deste tamanho (se bem que alguns já têm futuros donos destinados). Pelo que percebi posso ter uma colónia de mais de uma dúzia sem problemas nesta quantidade de água, a questão vai ser se se vão manter todos os parâmetros bem como têm estado nestes poucos meses com tão poucos habitantes: eu vou continuar a gerir da mesma forma apenas aumentando na comida e variedade.

 

Partilho algumas fotos :

 

7b146d1443603634b510fb6e9e92d02f.jpg

23978ca26720d785f6516a73a9110d81.jpg

aac79b9bb03a9fcfb3b7fc70f87da12f.jpg

198a654436a62dfec0ab8b95774f4707.jpg

 

Sent from my ONE E1003 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi posso ter uma colónia de mais de uma dúzia sem problemas nesta quantidade de água

Uma dúzia?! Uma dúzia é só para começar a colónia... quando começarem a reproduzir vais ter bem mais e sem problemas de água!!! :naughty:

 

Boa sorte com os putos.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúzia?! Uma dúzia é só para começar a colónia... quando começarem a reproduzir vais ter bem mais e sem problemas de água!!! :naughty:

 

Boa sorte com os putos.

Obrigado!

 

Lembro-me que há uma regra de cálculo aproximado para os peixes para ajudar a saber o limite aproximado de quantos peixes podem viver bem no aquário.

 

Para camarões o que esperar de limite para perto de 25 litros deste aquário?

 

Sent from my ONE E1003 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

25litros de água dá para muito camarão (cabem algumas dúzia). As regras de cálculo dependem de muitos fatores. Eu, por exemplo, mantenho mais de uma dúzia de tangerine tigers num aquário de 3litros densamente plantado, sem filtro nem aquecimento. Andam por lá felizes já lá vão quase 2 anos. O importante é manter o equilíbrio, neste caso a quantidade de plantas e o facto de só lhes dar comida ao fim de semana ajudam muito.

 

Cuidado com os aumentos da comida!!! os camarões pequenos desenrascam-se com as algas e outros elementos perdidos pelo aquário. Para mim é preferível que passem fome do que sobre comida. Eu mantinha a alimentação habitual, apenas começava a aumentar quando os camarões da nova geração ficassem granditos (cerca de 1cm).

 

boa sorte com os pequenos e com os que estão para vir ;)

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Ontem deparei-me com uma situação: os camarões parecem estar a "destruir" uma planta. Sempre tive a ideia que não o fariam, e para verificar ontem limpei as folhas e hoje de manhã lá estavam novamente folhas arrancadas e um camarão muito animado à volta dela.

 

Isto é normal?

 

 

De salientar que esta Egeria densa não tem estado a crescer tão bem nas últimas semanas e parece estar a perder "força" (ainda não recebi os leds para dar mais luz ao aqua, apesar de mesmo assim as restantes plantas com as podas continuarem a crescer relativamente bem).

 

 

Foto do que encontrei ontem:

21c611f5329b286804ca373d54aea812.jpg

 

Fotos de ontem depois de limpar o camarão andava de volta da planta atacada:

ad76614fcb24ae799f1cdad289f6a572.jpg

 

 

Foto desta manhã:

d73ee62d5cacb206b9aacf33396af9e1.jpg

 

Sent from my ONE E1003 using Tapatalk

Editado por magalhaespm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os meus tangerine tiger comem os fetos de java quando a comida não chega... Eu, quando vejo as folhas roídas aumento um pouco à comida (é o meu barómetro lol).

 

Neste caso, a parte da planta que aparece na última foto não parece muito boa de saúde, pode ser por os camarões já terem comido a "pele" da planta e terem deixado o interior (nas folhas secas os meus deixam as nervuras/esqueleto e comem o resto), ou por a planta estar a morrer... Se a planta estiver a morrer é normal que os camarões lhe vão fazendo a limpeza das partes mortas ou quase mortas.

 

Eventualmente podes aumentar um pouco à comida só para ficares mais descansado, mas mais vale ter plantas ligeiramente roídas que ter comida a a mais no aquário...

 

cumprimentos

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não estarás a ver a coisa ao contrário? A planta não está bem, perde as folhas (ou ficam degradadas) e os camarões aproveitam e comem as folham estragadas (ou as partes estragadas).

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os meus tangerine tiger comem os fetos de java quando a comida não chega... Eu, quando vejo as folhas roídas aumento um pouco à comida (é o meu barómetro lol).

 

Neste caso, a parte da planta que aparece na última foto não parece muito boa de saúde, pode ser por os camarões já terem comido a "pele" da planta e terem deixado o interior (nas folhas secas os meus deixam as nervuras/esqueleto e comem o resto), ou por a planta estar a morrer... Se a planta estiver a morrer é normal que os camarões lhe vão fazendo a limpeza das partes mortas ou quase mortas.

 

Eventualmente podes aumentar um pouco à comida só para ficares mais descansado, mas mais vale ter plantas ligeiramente roídas que ter comida a a mais no aquário...

 

cumprimentos

 

 

De facto já havia pensado estar a dar pouca comida, porque dou pouca comida processada (a tal Cardina Vita) e comem muito pouco dela - porque têm no aquário naturalmente comida. Já devia era ter feito a "mistura" de vegetais, há muito espinafre aqui em casa mas só me lembro depois de estar cozinhado/temperado.

E obrigado a dobrar a ti e ao José Prada porque foi falta de atenção minha, já me haviam dado a dica, pouco depois da montagem, de que os camarões podem ir às plantas...

 

 

Com 3 camarões eu nem dava comida ou então dava apenas uma a duas vezes por semana, pela minha experiência mais vale comida a menos do que a mais. E os camarões no extremo começam as roer as plantas verde (é o sinal claro que têm comida a menos ;) ).

 

 

 

 

 

Boas,

 

Não estarás a ver a coisa ao contrário? A planta não está bem, perde as folhas (ou ficam degradadas) e os camarões aproveitam e comem as folham estragadas (ou as partes estragadas).

 

Sim, de facto esta em particular tem perdido "luz" e anda a ficar transparente, não sabia é que os camarões arrancavam mesmo as folhas, mas é sinal que a planta perdeu "na luta" no ecossistema e os camarões estão a comer :)

Editado por magalhaespm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais