German Cave


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Estás provavelmente com o ambiente muito "esteril" para as caridinas... Tem pouco para comer. N vejo alguinha alguma para elas petiscarem. Vai dando uma outra pastilha de vez em quando, por agora, para terem que comer e n irem às plantas.

Quanto à iluminação, desde esse post como as plantas se tem desenvolvido? 10h n é solução.

Caso seja apenas uma planta q n desenvolve, n vejo q seja necessário alterar a iluminação, caso vejas que é geral terás de pensar numa solução mais potente.

Qt à historia dos lummens por l, em grandes litragens provavelmente a relação não será direta. O desenvolvimento das plantas é o teu principal guia.

Dado teres tão pouco verdete eu desconfio que andas com pouca luz.

Abraço e dá noticias.

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez possas pensar em ferts??

os Amanos só comem mesmo o que está a apodrecer ou é muito macio(salvo o equivoco)...

em relação à luz, pondera arranjar mais uma barra led com diferentes kelvin...

tenta completar o espectro.

 

Cumps

Obrigado pelos comentários,

 

Esta questão da iluminação está a me deixar maluco ($$$), ainda mais quando penso que tenho que transpor 50cm de água para chegar ao fundo, sem falar no risco de fazer um investimento alto e não obter resultado.

 

Quanto aos fertilizantes, estava a pensar em iniciar mesmo esta semana, já que após 3 semanas o substrato já deve estar a se esgotar, amanhã devo ir À Ecoarium para tratar disso.

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás provavelmente com o ambiente muito "esteril" para as caridinas... Tem pouco para comer. N vejo alguinha alguma para elas petiscarem. Vai dando uma outra pastilha de vez em quando, por agora, para terem que comer e n irem às plantas.

Quanto à iluminação, desde esse post como as plantas se tem desenvolvido? 10h n é solução.

Caso seja apenas uma planta q n desenvolve, n vejo q seja necessário alterar a iluminação, caso vejas que é geral terás de pensar numa solução mais potente.

Qt à historia dos lummens por l, em grandes litragens provavelmente a relação não será direta. O desenvolvimento das plantas é o teu principal guia.

Dado teres tão pouco verdete eu desconfio que andas com pouca luz.

Abraço e dá noticias.

 

via Nokia 3310

Olá Vasco

Andei a alimentar um pouco mais as Cardinas, vamos ver se acalmam. (Porém estão a ficar tão grandes que quando colocar peixes ainda os comem... kkk)

Desde que iniciei o aquário a 3 semanas, todas as plantas têm se desenvolvido, lentamente, mas têm. As que estão mais altas, ou seja, mais perto da superfície, como é óbvio, estão a se desenvolver melhor, porém, somente as Reinickii Mini não desenvolveram nada e estão a se decompor (Alimento para os Cardinas).

Como a barra de LEDs que tenho tem muitos Lumens (8600) mas talvez pouca qualidade (não sei se o espectro está adequado), penso ser a causa do insucesso destas plantas.

Estou a pensar em comprar duas barras Zetlight Lancia ZP4000, o que acha?

E por fim, acho que já é hora de iniciar com fertilizantes.

Obrigado pelos conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantaste à apenas 3 semanas. Tem calma. Muita calma. Provavelmente tens tudo bem mas como o aqua é novo tens de dar tempo. As plantas têm de enraizar, de se habituar à água, à forma submersa etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiz é aquilo que eu e o Gonçalo dissemos.

Antes de gastares dinheiro numa calha tem um pouco mais de paciência e vez o desenvolvimento das plantas. Ás vezes uma planta não se dá e a coisa fica por aí. Se for o caso n vejo razão para andares a gastar dinheiro.

Se for geral e mesmo depois de como o Gonçalo refere teres a calma necessária para deixar a coisa maturar mais um pouco, vires que os crescimentos são deficientes, estuda a opção de alteração de calha.

Dá a data de 15 de Janeiro como limite de avaliação.

Quanto ás zetlight tenho e gosto, qd tens o conjunto (calhas mais controlador) todo consegues fazer um ciclo de dia agradável (totalmente personalizável) e teres os azuis e brancos à intensidade que queres independentemente. O Pedro Bernardo também tem duas num aqua de 120x50x50 e aquilo está muito bom, sem problema em crescer as plantas. Eu também não me posso queixar e as minhas só estão a 65%.

Começa a fertilizar...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantaste à apenas 3 semanas. Tem calma. Muita calma. Provavelmente tens tudo bem mas como o aqua é novo tens de dar tempo. As plantas têm de enraizar, de se habituar à água, à forma submersa etc.

Obrigado,

Vou esperar mais um pouco então.

Vou apenas iniciar a fertilização

Abraço

Luiz é aquilo que eu e o Gonçalo dissemos.

Antes de gastares dinheiro numa calha tem um pouco mais de paciência e vez o desenvolvimento das plantas. Ás vezes uma planta não se dá e a coisa fica por aí. Se for o caso n vejo razão para andares a gastar dinheiro.

Se for geral e mesmo depois de como o Gonçalo refere teres a calma necessária para deixar a coisa maturar mais um pouco, vires que os crescimentos são deficientes, estuda a opção de alteração de calha.

Dá a data de 15 de Janeiro como limite de avaliação.

Quanto ás zetlight tenho e gosto, qd tens o conjunto (calhas mais controlador) todo consegues fazer um ciclo de dia agradável (totalmente personalizável) e teres os azuis e brancos à intensidade que queres independentemente. O Pedro Bernardo também tem duas num aqua de 120x50x50 e aquilo está muito bom, sem problema em crescer as plantas. Eu também não me posso queixar e as minhas só estão a 65%.

Começa a fertilizar...

 

Abraço

Obrigado

Como dizem, aquariofilia é paciência, e isso me falta, este aquário está a me servir de terapeuta... Kkk

Vou esperar então é iniciar apenas com a fertilização.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquarofilista experiente é aquele que já conseguiu controlar a impulsividade. Eu ainda não cheguei lá, mas por isso arranjei outro aqua para dividir as atenções!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos as actualizações:

1 - Visão Geral:

P-20170107-132848.jpg

2 - O substrato branco foi substituído pelas pedras, os camarões estavam a cobri-lo com substrato preto e estavam a ficar esverdeados (algas), ou seja, estava feio

3 - Algumas plantas foram substituídas e outras adicionadas, no geral:

P-20170107-132919.jpg

a - Rotala Rotundifolia (manteve-se e está com um crescimento razoável)

P-20170107-132904.jpg

b - Reinickii Mini (Não vingaram e não sobrou quase nada, provável problema de falta de luz)

P-20170107-133001.jpg

c - Monte Carlo (Com crescimento modesto, mas já se espalhando e "borbulhando um pouco)

d - Pogostemon Helferi (Nova aquisição, colocadas por todo o aquário)

e - Amania SP. Bonsai (Quem encontrá-las na foto acima ganha um prêmio ;) sobraram apenas 4 mudas após os camarões terem destruído quase tudo)

P-20170107-132947.jpg

f - Rotala Macrandra (Já foram podadas e não param de crescer)

P-20170107-133026.jpg

g - Pogostemon Erectus (plantadas a 2 semanas em substituição a Myriophyllum Mattogrossense, estão com alguma dificuldade, também penso ser falta de luz)

h - Reineckii Mini novamente (o que sobrou delas... snif mais uma vez penso ser falta de luz)

P_20170107_133037.jpg

i - Microsorum Pteropus (Para preencher a zona de sombra em baixo do tronco)

P_20170107_133100.jpg

P_20170107_134148.jpg

j - Stanrogyne Repens (Crescimento lento)

k - Rotala Colorata (Vai sobrevivendo)

P_20170107_132936.jpg

Rochas a ganhar um belo tom verde...kkk mas está controlado, nada de Excel por enquanto e limpeza dos vidros a cada duas semanas tem sido suficiente.

CAMARÕES:

Os 31 Amanos estão de óptima saúde, cresceram tanto que tenho até medo de inserir peixes

Fiz algumas alterações no fluxo da saída do filtro onde está o reator de CO2 e agora estou a consumir muito menos, tive que reduzir o CO2 para 1 bolha por segundo pois o pH começou a cair muito quando mudei a saída do filtro, ou seja, ao invés de ter a saída junto da superfície, usei a flauta para direccionar o fluxo para o fundo, assim, já não noto tanta bolha de CO2 a se perder)

Quanto a iluminação, depois de umas 5000 horas de estudos e de não estar disposto a gastar 600€ em Zetlight's e afins, inicie um projeto com LEDs de potência de 10w, serão 20 (aproximadamente 17.000 Lumens) de LEDs divididos em 10% Azuis (460-470nm), 20% Vermelhos (640-660nm) e 70% Branco 6500K, com regulagem de intensidade.

Iniciei fertilização a duas semanas com Spaper'screen da Dennerle.

A filtragem está ótima, a água tem estado muito cristalina.

Bem, é isso, espro os comentários, críticas e puxões de orelha... ;)

 

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso!!!

Essa fotos já foram com a nova iluminação?

Se te lembrares tira umas fotos desse DIY e coloca aqui.. é sempre uma cena fixe de seguir e sempre dás ideias a mais pessoal.

Com o tempo vai lá, por agora ainda meio despido, mas é ter calma.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

As fotos ainda são com a iluminação original e tiradas com telemóvel (que vergonha, tenho uma câmara como deve ser e tiro fotos com telemóvel - :naughty::hit: ). Estou a encomendar os componentes da nova iluminação, quando começar a montá-la, envio as fotos com certeza.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em cada tpa aspiro uns 20. No dia a seguir estão lá mais 20!


E na nova montagem já encontrei 3...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que costumo fazer é ir sempre retirando os adultos assim que os vejo. Consegui irradicar do meu aquário, mas com a ajuda de helenas. De outra maneira estavam sempre a aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia e boa semana caros colegas de Aquariofilia.

Para já vou deixar uma introdução ao projeto da iluminação e apenas vou adiantar que assim que liguei, as plantas começaram a "borbulhar" com intensidade quase que instantaneamente.

Quando estiver com o acabamento final finalizado e tiver mais dados para testes, publico todo o projeto.

P_20170204_181129.jpg

P_20170205_180533.jpg

Editado por Luiz Medeiros
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários com 2 metros realmente tem de se ir para DIY.

 

Também existia a hipótese da MASWAS que são modulares, ou seja, dá para encaixar umas nas outras permitindo medidas maiores.

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom...gosto qd o pessoal é todo diy e tem jeito para a coisa. Ficam cenas brutais

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom...gosto qd o pessoal é todo diy e tem jeito para a coisa. Ficam cenas brutais

 

via Nokia 3310

Obrigado Vasco, mas esse é o tipo de coisa que quando estamos no meio da montagem, começamos a nos perguntar por que nos metemos a fazê-lo... kkk

Vamos esperar pelo resultado final, para já, está em teste enquanto trabalho no controlador de intensidade com simulação de nascer e por do sol....e enquanto combato uma BBA que surgiu antes da iluminação nova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Alguém consegue me identificar as minhocas da foto? Penso que são planárias.

Se for planárias, o que aconselham para eliminar? Armadilha ou "No-planaria"?

Obrigado

 

P_20170209_132935.jpg

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luíz Medeiros

 

Olha aqui este link http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php

 

ve se e igual aos que tens no teu aquário

 

porque na foto não dá para ver.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

A iluminação DIY está em funcionamento há 1 semana, e o comportamento do aquário é completamente diferente.

As plantas estão a borbulhar e a assumir tons de cor muito mais vivos, principamente nos vermelhos.

As algas estão a atacar as plantas que estavam em más condições devido a falta de luz anterior. mas está controlado.

As planárias desapareceram sozinhas, não sei o que aconteceu, coloquei uma armadilha e só apanhei uma até agora.

Podas tem sido constantes.

Vai uma foto tirada hoje:

IMG_2444.jpg

Editado por Luiz Medeiros
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.