Iluminaçao T5 vs chihiros led


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Provavelmente este assunto já deve ter sido debatido, mas tive a pesquisar mas nao encontrei nada.

 

Tenho um aquario 80Cx30Lx40A, tenho uma calha T5x24w, estas instaladas fazeadas entre elas no total tem 4800lm, aquario tem uma tampa de acrilico 5mm.

Nos cantos tenho problemas de falta de luz como a que tem no meio do aquario.

 

Uma chihiros a801 tem 80cms no total, consome 50w de luz, e tem 7200lm segundo o fabricante.

 

A minha duvida é, será que vale o investimento numa calha da chihiros para o aquario com as medidas que referi para plantas faceis e medias?! Ou a que tenho já é mais que suficiente?

 

Em consumos, a chihiros ao fim de 3 a 5 anos tava paga se trocar os tubos todos os anos á T5 ao preço de 3.50 cada tubo mais a diferença em consumo energético.

 

O aquario com a calha e a calha com a posiçao das lampadas

 

IMG_1784_zpsx8ootavi.jpg

 

IMG_1783_zpsojhv3gvg.jpg

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nenhuma, mas de todos os que conheço que têm dão um feedack muito positivo.

 

E tem duas grandes vantagens, dá para regular a intensidade e os apoios para subir a calha dão jeito. Estou muito satisfeito com a minha DIY, mas se tivesse dinheiro mandava vir uma ou duas dessas.E como dizes em 3 anos mais ou menos está paga nas lâmpadas, e mais o consumo de luz menor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nenhuma, mas de todos os que conheço que têm dão um feedack muito positivo.

 

E tem duas grandes vantagens, dá para regular a intensidade e os apoios para subir a calha dão jeito. Estou muito satisfeito com a minha DIY, mas se tivesse dinheiro mandava vir uma ou duas dessas.E como dizes em 3 anos mais ou menos está paga nas lâmpadas, e mais o consumo de luz menor.

A estetica nao me interessa muito pois a calha da t5 teria que continuar lá pois tenho um gato que passa a vida a dormir em cima dela. Daí ser obrigado a ter o aquario fechado! A chihiros seria para colocar dentro da t5!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As chihiros que tenho visto no ebay são de 6500/7000k, mas na loja que as vende cá na Tugalândia diz 8000...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em aquas abertos não precisa de ser estanque. A humidade tem muito sitio para sair.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo estanque ?

Achas que assim como vêm da loja dão problemas de ressoados por dentro ?

Sim, não sei se fica estanque caso se enfie dentro de água, não fui eu quem fez esse diy, mas pareceu - me o suficiente para ficar dentro de uma tampa.

Da maneira como vem de origem, tenho a certeza que dá problemas se ficar dentro de uma tampa.

Desculpa, tive que pesquisar "ressoados" porque apesar de conhecer a palavra, não via como relacionar com o assunto. O que queres dizer com ressoados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

fui eu que fiz o DIY, eu comprei uma calha com o obnjectivo de a colocar na tampa.

Quando a recebi e a observei não me deu garantias de ser suficientemente estanque.

Principalmente entre o acrilico e o encaixe da calha, isto é, todo o perimetro.

 

Mas o melhor é veres o meu tópico:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=251923#entry1387387

 

Passado 3 meses, não tenho condensação dentro da calha nem ferrugem nas ferragens que utilizei (são em Inox).

 

Se tiveres alguma dúvida, podes enviar mensagem. :)

 

Eduardo G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais