Caminhos Velhos (Prelúdio)


Recommended Posts

Desenvolvimento e apresentação do novo projecto cá de casa.

Iniciação aos camarões!

Setup

Início da montagem:
Janeiro ou Fevereiro

Aquário:
40x40x40x6

Móvel:

Aparador da sala

Iluminação:

Projector Led 30w IP65 2100 lumens

Apoios DIY em acrílico transparente de 10mm quinável


Filtragem:
JBL e901 com lily pipes

Substrato:

Areia clara

Ada Amazónia

CO2:
Botija de 500g
Redutor com duplo manómetro
Válvula Solenóide Camozzi
Válvula de ajuste fino Camozzi
JBL Proflora Direct 12/16


Temperatura:
50w 24º

Hardscape:
Rocha Vulcânica


Fertilização:
Estimative Index

Flora:

- Eleocharis sp. mini

- Blyxa Japónica

- Vesicularia reticulata

- Vesicularia dubyana

- Hemianthus micranthemoides

- Murdannia Kiezak

Fauna:

- Microrasboras Erythromicron

- Caridina logemanni var. Crystal Red

Fotos:

Aqua e móvel:

IMG_1059.jpg

Projector:

31142699615_2b09d5ef1f_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

31142700635_b29faf14e1_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que o Marina Slim 15 filtra 450l/h? Não é nada contra, também tenho um mas nunca consegui encontrar o valor de L/h ... é que se isso é verdade então o meu aquário de 38 L está super filtrado biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Já agora, assim que vi a foto do filtro, acho que o teu é na verdade um Slim S20 (e não S15)...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a loja diz que é 450l/h, mas pesquisando mais diz que o s20 é de 350l/h por isso este deve ser menos. Sendo assim este não vai dar.

 

Tem boas vantagem que é ter a bomba na entrada do tubo o que significa que nunca desferra se falhar a luz por exemplo e ferra automáticamente sem ter de se pôr água no filtro.

 

Mas é muita pouca litragem :mellow:

 

Se calhar tenho de ir para um Ehein... mas são tão feios caramba!

 

Enfim.

 

Agora outras dúvidas:

 

Tropica normal ou powder?

 

co2 ou não?

 

Que ferts usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um filtro interno que faz 600l/h e um que faz 700 mas esse é um canhão. Será circulação a mais ou os bicharoucos não se importam com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se for para o Eheim o 130 chega ou tenho de ir para o 200?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Eheim liberty 130 chega, o 200 é melhor porque podes meter matéria biológica também e são só mais 4/5 paus, custa 30 e picos.

 

internos não convém, só se forem de esponja, mas é muita sujidade dentro do áqua.

 

tropica normal, o powder é para acamentos, não é o caso.

 

CO2 é contigo, eu nuns tenho noutros não, com CO2 a flora cresce muito, talvez demasiado.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não é pelo dinheiro, era mesmo para ver se não havia excesso de fluxo.

 

Nunca há excesso de flora ;) tenho de dar uso à tesoura senão enferruja.

 

Se calhar vou por o co2, até porque quero um belo tapete e não vou por fértil em princípio.

 

Ainda estou a pensar é em 3 litros de Amazônia. Logo se vê.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30341351864_5d1f21bd70_o.jpg31160558225_5e56e4a715_o by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Topo esquerdo e topo direito - bolbitis / windelov

Tapete - eleocharis mini

Perto das rochas - blixa

Entre as rochas a verde escuro - musgo

 

;)

 

Foto sem "flora"

 

31160558225_5e56e4a715_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

estás a por as plantas mais altas no local mais alto, não acho boa idéia :confused4:

 

a bolbitis então, ao fim de 2 meses está com metade fora do aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

tapetes em áquas de camarões também não são boa idéia, só se forem de musgo.

 

até tremo quando podo o tapete do comunitário, é só "pulgas" a saltarem... :ph34r:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

estás a por as plantas mais altas no local mais alto, não acho boa idéia :confused4:

 

a bolbitis então, ao fim de 2 meses está com metade fora do aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

tapetes em áquas de camarões também não são boa idéia, só se forem de musgo.

 

até tremo quando podo o tapete do comunitário, é só "pulgas" a saltarem... :ph34r:

 

abraço,

 

Ia deixar ali um buraco para ficarem mais para baixo e se calhar a bolbitis não vai entrar, não gosto muito da planta, veio por atacado numas podas.

Posso pôr ali a Hemianthus micranthemoides e do outro lado posso por a blyxa, sessiflora, hipuridoides etc, coisas que sobrarem do Brown Fingers.

 

Agora essa do tapete é que me tramaste... Podia fazer com tripartita, mas queria experimentar plantas diferentes! Estava mesmo virado para a mini...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até tremo quando podo o tapete do comunitário, é só "pulgas" a saltarem... :ph34r:

 

 

Realmente assusta.

 

Tapete com tripartita não é fácil, pede muita atenção e muita luz.

 

Quando dizes que a Tripartita requer muita atenção estás a referir-te ao facto de se espalhar por todo o lado, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também, e tens que estar sempre a empurrá-la para o substrato, a tendência dela é crescer para cima, ela não lança runners como a montecarlo(não consigo explicar bem) , por exemplo, em que se prendem ao solo. Muita luz ajuda pois ela cresce mais compacta.

 

 

Edit : vê este link da tropica

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho a tripartita. Tens razão, ela tem a tendência de subir um pouco. Perguntei precisamente para perceber que dificuldades tinhas tido com ela.

Na minha experiência é mesmo a luz que é fundamental para ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho esse projector mas posso ir trocar por um de 50w que se não me engano tem 3500 lumens por aí. E segundo experiência própria quer mais co2 que luz.

Isto porque no aqua anterior ao Brown Fingers tive a luz que tenho agora e ela não desenvolveu como agora. A diferença entre um aqua e outro? Co2 + ferts.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

aconselhava a não meteres os Crystal Red, punhas só as neocaridinas, os CR não gostam muito de concorrência nem de muito CO2 nem de Ferts, toleram, mas são um bocado sensíveis a isso.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto porque no aqua anterior ao Brown Fingers tive a luz que tenho agora e ela não desenvolveu como agora. A diferença entre um aqua e outro? Co2 + ferts.

 

Com a luz que tens agora mais CO2 e ferts e admiraste que desenvolva melhor. Estranho seria o contrário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim se calhar é melhor começar só com as neocaridinas... Já estou com ideias de aquascaping! para variar

 

E já mudei o layout! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

mete fotos disso para o pessoal ver...

 

Abraço

 

 

Aaaah não não... Desta vez só vão vê-lo no fim de estar montado.

 

Assim que receber, zumba para a Aquaeden com 120 paus no bolso. 45 para o brown fingers e 75 para este. ;)

 

Este hobby dá-me cabo da "vida"! mas é recompensador ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.