Peixinho Betta


Recommended Posts

Tenho um peixe betta à cerca de 1 mês e meio e gostaria de colocar algumas questões sobre o mesmo.

Tenho o meu Alfa (nome do betta) num aquário de 18 litros, com termóstato à temperatura de 27º.

Gostaria de saber se acham necessário colocar um filtro no meu aquário e, se acharem necessário, seria interno ou externo?

Tenho algum medo de colocar um filtro pois sei que os bettas não gostam de muita agitação na água.

O ph está sempre constante no valor de 7,5, só verifiquei uma vez que o valor do ph era de 7 (neutro).

Acham que o valor do ph está muito elevado? Se estiver o que fazer para baixar este valor?

Estou, neste momento, a trocar a água uma vez por semana, realizo TPA de 25%.

Acham que é o mais correcto?

Agradeço as vossas respostas, já que sou nova neste fórum e, tenho um enorme interesse por estes belos animais.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também sou um novato e embora (ainda) não tenha um betta já fiz umas pesquisas e creio que te posso ajudar em alguns pontos:

 

1º - Pelo que nos explicas-te sobre o teu aquário dá-me a ideia que não realizaste o Ciclo do Azoto, o que é muito importante para a saúde e bem estar da fauna no teu aquário devido à amónia...

 

2º - Creio que devias arranjar um filtro externo, com um fluxo regulável e, para o teu betta, põe no mínimo. Embora os bettas sejam mais resistentes que a generalidade dos peixes, no que toca à qualidade da água, o teu betta será sempre mais saudável e feliz numa água limpa e segura. Normalmente nos filtros externos encontrarás compartimentos onde colocar filtros físicos e químicos (coisas como espumas, carvão ou outros) mas também terás espaço para colocar as cerâmicas onde as bactérias benéficas ao ciclo do azoto irão crescer e multiplicar, garantindo um ambiente seguro ao teu betta.

 

3º - Em relação ao pH de facto o ideal seria o 7, mas se está constante em 7,5 então será melhor assim do que estar sempre a adicionar químicos e alterar os parâmetros, o teu betta adaptar-se-á melhor a um ambiente ligeiramente mais básico mas estável do que a um que está em constante mudança... uma vez mais talvez a adição de um filtro venha a ajudar a esse (pequeno) problema...

 

4º - Quanto às TPAs pessoalmente não sei se 25% por semana é bom, mau ou assim assim... recomendo esperares por outras opiniões...

 

Já agora, consegues adiantar outros detalhes sobre o teu aquário? Para bettas, por exemplo, é recomendável ser plantado e ter um ou dois "esconderijos" ...

Volto a salientar a história do Ciclo do Azoto, podes estar, sem querer obviamente, a envenenar o teu Alfa com amónia :unsure:

Editado por QuiMaster

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AlfaBetta

Sobre a tua questão se e necessário filtro,sim,

deves colocares um filtro,o filtro e o coração e

ao mesmo tempo os pulmões do aquário, e

deve ser externo,para esse aquário um filtro

de mochila dá bem,deixo-te aqui um Link

para veres do que falo, http://www.tiendanimal.es/filtro-mochila-aquaclear-p-1190.html

sobre os TPAs,acho que esta bem,mas espera

por outras opiniões.

 

Cump Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.