'Rainforest Reborn'


ismael_figueira

Recommended Posts

há 13 horas, Gonçalo84 disse:

Os primeiros lugares do IAPLC são de facto coisas do outro mundo, mas os centos e qualquer coisa não são nada que não se veja por aí.

Quanto ao aqua, só é pena o tapete não estar completamente desenvolvido e os escalares serem um pouco grandes, de resto está brutal

Boas, 

Ontem estive a ver a fundo a questão do IAPLC e hoje tenho sérias duvidas se vale a pena participar. 

A partir do momento em que as fotos são editáveis tudo é possível. Pensei que a foto que se enviasse fosse em formato RAW. 

Porque nessas o Exif Information não se consegue alterar. 

Gonçalo, 

Vi aquários classificados abaixo da posição 1000 que mereciam estar no top 100 (minha opinião)..  estou muito renitente e desanimado com o que vi ontem. Aquarios com meia duzia de molhos de musgo espalhados e uma catrafiada de raminhos de troncos no top 100  :idea: .. não é essa a minha visão da aquariofilia. :yb668:

Vou repensar isto.

Abração

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, PAFS disse:

Boas, 

Ontem estive a ver a fundo a questão do IAPLC e hoje tenho sérias duvidas se vale a pena participar. 

A partir do momento em que as fotos são editáveis tudo é possível. Pensei que a foto que se enviasse fosse em formato RAW. 

Porque nessas o Exif Information não se consegue alterar. 

Gonçalo, 

Vi aquários classificados abaixo da posição 1000 que mereciam estar no top 100 (minha opinião)..  estou muito renitente e desanimado com o que vi ontem. Aquarios com meia duzia de molhos de musgo espalhados e uma catrafiada de raminhos de troncos no top 100  :idea: .. não é essa a minha visão da aquariofilia. :yb668:

Vou repensar isto.

Abração

Pois mas eles não julgam pela tua visão de aquariofilia. Julgam pela deles ;)

Falando do teu aqua, não se vê muitos ou nenhuns dutchs ou semi dutchs por lá, mas no estilo do Ismael vê se uns tantos. 

Acerca do formato não é fácil uma imagem com Photoshop ter menos de 5 mg. Por isso não acho muito mal, e quase de certeza que as imagens passam por uma pre selecção para descobrirem isso. 

Acerca do estilo, não é só a saúde das plantas que contam, até porque é um concurso de layouts...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar um exemplo e como é off tópico fico por aqui.

Não acho que isto mereça estar no top 100... sinceramente estes molhos de musgo espalhados.. njerc...

a5798c4094a612441b182cf666eec174.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes qual é a ideia que dá?
Tinha os musgos noutro aquario. Topas? Depois meteu ali cirurgicamente.. vê bem..

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu partilho da opinião... Este aqua merece ir a concurso.
Gosto de tudo particularmente da escolha diferente da flora e fauna e como se integram em harmonia com o layout.
Força nisso. Envia lá essa foto.

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo trata-se de "correntes"... Eu tb partilho da tua opinião, mas cada ano é um ano e pode ser este ano a corrente aponte para outro sitio

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, 

há 6 horas, PAFS disse:

Boas, 

Ontem estive a ver a fundo a questão do IAPLC e hoje tenho sérias duvidas se vale a pena participar. 

A partir do momento em que as fotos são editáveis tudo é possível. Pensei que a foto que se enviasse fosse em formato RAW. 

Porque nessas o Exif Information não se consegue alterar. 

Gonçalo, 

Vi aquários classificados abaixo da posição 1000 que mereciam estar no top 100 (minha opinião)..  estou muito renitente e desanimado com o que vi ontem. Aquarios com meia duzia de molhos de musgo espalhados e uma catrafiada de raminhos de troncos no top 100  :idea: .. não é essa a minha visão da aquariofilia. :yb668:

Vou repensar isto.

Abração

Sim Paulo, estive a consultar o site do IAPLC e de facto são bastante criteriosos. Mas se formos a ver a posição deles e tudo o que envolve este concurso... Creio que "fraudes" devem ser facilmente detectadas e são automaticamente excluídas. A visão que cada um de nós tem da aquariofilia infelizmente não conta para a avaliação, dado que se trata de um concurso de Layouts. Pelo que já pude perceber, os critérios de avaliação são inconstantes e daí deduzo que querem manter o efeito surpresa e puxar pela criatividade de cada um de nós. 

há 5 horas, Gonçalo84 disse:

Pois mas eles não julgam pela tua visão de aquariofilia. Julgam pela deles ;)

Falando do teu aqua, não se vê muitos ou nenhuns dutchs ou semi dutchs por lá, mas no estilo do Ismael vê se uns tantos. 

Acerca do formato não é fácil uma imagem com Photoshop ter menos de 5 mg. Por isso não acho muito mal, e quase de certeza que as imagens passam por uma pre selecção para descobrirem isso. 

Acerca do estilo, não é só a saúde das plantas que contam, até porque é um concurso de layouts...

Pois é Gonçalo, estive a ver a tabela de classificações e realmente parece que os Júris não apreciam muito o estilo "holandês". Basta vermos a classificação do excelente aquário com que o Pedro Rosa foi o ano passado a concurso. Era merecedor de uma melhor classificação?! Claro que sim, o aquário estava lindíssimo muito bem planeado e as plantas com uma saúde de fazer inveja a qualquer um, mas parece que dão mais valor a hardscape sólido.

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

Eu partilho da opinião... Este aqua merece ir a concurso.
Gosto de tudo particularmente da escolha diferente da flora e fauna e como se integram em harmonia com o layout.
Força nisso. Envia lá essa foto.

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
 

Obrigado Vasco, 

Vou mesmo tirar umas chapas a ver como fica. Independentemente da classificação, creio que a realização pessoal e a experiência é superior a isso tudo. É esse o maior ganho, saber que somos capazes. 

Grande Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, PAFS disse:

Vou dar um exemplo e como é off tópico fico por aqui.

Não acho que isto mereça estar no top 100... sinceramente estes molhos de musgo espalhados.. njerc...

a5798c4094a612441b182cf666eec174.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Eu cá pra mim acho esse brutal. Não podes pensar só nas plantas. Mas em como as plantas se conjugam com o layout. E não é só musgos, tem Eleocharis accicularis mini, Staurogyne Repens, Buces. E ter o musgo assim não é para todos, não é nada fácil.

Sendo um concurso da ADA e que foi o Sr. Takashi que abriu a coisa da importância do hardscape nos aquários, é normal que eles deem valor a isso.

De qualquer modo este ano o critério é este:

grad_grading2014.png

Como podes ver não fala da saúde ou da quantidade e qualidade das plantas, mas na "composição geral e equilíbrio da plantação" ou seja saber que planta usar em determinado sítio para atingir um objectivo, o seu equilíbrio em relação ao ambiente.

também dão muito valor (50 pontos) à recreação de um habitat natural para os peixes. Não sei se foi no concurso do ano passado ou de 2015 que um biótopo do estilo que o Nuno M. teve ficou muito bem colocado. Não passava de areia, um troncos a vir de cima e pouco mais e uns escalares, mas estava perfeito para o objectivo que o aquascaper se propôs.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Samuel,

O IAPLC é até dia 31 de Maio.

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já não consigo entrar...


Há mais concursos, só não sei ao certo as datas.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa... São concursos de fotografia, ou seja a foto conta quase tanto como a montagem. Tens boas condições consegues grandes fotos, mesmo compensando alguma coisa menos conseguida na montagem.
E ainda outro fator, muitas montagens são em parte "artificiais", ou seja certos detalhes e plantas são colocadas especificamente para a foto... Plantas de luz à sombra e estão todas bonitas, plantas tipo anubias em plena luz sem qualquer problema, sem qualquer tipo de algas..etc etc

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
 

Editado por Vasco Ferreira
Por isto em portugês decente e legível ;)
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IIAC a fechar a 31 junho
Aga lá para setembro
Eaplc ainda não vi a data
Concordo com o Vasco esse aquario está mais que capaz de ir...

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

há 23 horas, Vasco Ferreira disse:

Outra coisa... São concursos de fotografia, ou seja a foto conta quase tanto como a montagem. Tens boas condições consegues grandes fotos, mesmo compensando alguma coisa menos conseguida na montagem.
E ainda outro fator, muitas montagens são em parte "artificiais", ou seja certos detalhes e plantas são colocadas especificamente para a foto... Plantas de luz à sombra e estão todas bonitas, plantas tipo anubias em plena luz sem qualquer problema, sem qualquer tipo de algas..etc etc

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
 

Pois é Vasco, de facto vê-se pelas fotografias que a técnica e as capacidades vão além de simples amadores. Penso que isso que referes é um ponto de desvalorização nos concursos, pois pelo que li o layout tem de ser possível de manter nas condições em que é apresentado na foto. 

há 12 horas, Luís Cardoso disse:

IIAC a fechar a 31 junho
Aga lá para setembro
Eaplc ainda não vi a data
Concordo com o Vasco esse aquario está mais que capaz de ir...

Luis, mais uma vez obrigado pela força! 

Estive a fazer uma breve pesquisa... O EAPLC tem como datas de admissão, de 1 Julho a 30 de Setembro.

Grande abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os concursos deviam estar vedados aos patrocinados e lojas.. ir pra uma corrida em que só tenho um motor pra partir e o vizinho do lado tem vários não é justo eh eh eh
Faziam dois concursos distintos. Digo eu...

Abraço malta e bom fim de semana

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Muito boa tarde, 

Antes demais peço desculpa pela falta de actualização aqui do tópico! As coisas por aqui estão a andar bem sem problemas e lá mandei uma foto para concurso. Seja lá qual for a classificação, só espero ter ajudado para que Portugal tenha mais "peso" lá fora. 

On 2017-5-26 at 11:57, PAFS disse:

E os concursos deviam estar vedados aos patrocinados e lojas.. ir pra uma corrida em que só tenho um motor pra partir e o vizinho do lado tem vários não é justo eh eh eh emoji39.pngemoji4.png
Faziam dois concursos distintos. Digo eu...

Abraço malta e bom fim de semana

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

 Amigo Paulo, 

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, no entanto vejamos isto como uma corrida de F1 por exemplo... Todos tem carros para correr e todos cumprem os mesmos parâmetros mas a grande diferença está no piloto! O que é verdade é que se um piloto nunca tiver participado numa corrida nunca vai saber das suas capacidades e até onde vão os seus limites, o piloto precisa de colocar a sua máquina à prova juntos das máquinas dos outros pilotos que já estão mais do que acostumados a vencer. Todos os pilotos são movidos por diferentes crenças, tais como os que só pensam em vencer, os que acreditam na vitória ou mesmo os que sabendo que não vão sair vencedores mas ainda assim levam no pensamento a experiência de ter participado entre os melhores do mundo. É assim que me defino neste momento, alguém que está orgulhoso por ter estado à prova junto dos melhores do mundo e que não traz para casa nada mais do que a experiência.

Entretanto fiz um update no aquário, a segunda linha de calhas similares ás MasWas já cá está. Noto um crescimento brutal nas plantas e as tonalidades que estas adquiriram também me surpreendeu. Os verdes são mais intensos e as cores mais garridas e o pearling é intenso nas ultimas horas de fotoperiodo. 

Bem já chega de paleio e vamos ao que interessa, hoje não vos trago fotografias mas sim um video. 

Grande abraço

  • Votar + 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acabei de ler este tópico desde o primeiro post até ao último. 

Para começar o aquario está lindo, e acho que fizeste muito bem em enviar foto para o IAPLC. 

O que importa é participar, sei que alguns aqui mostraram descontentamento com o tipo de aquários que ficam no topo, mas isso é porque o hobby tem evoluído em "trends" ou modas. 

Mas sobretudo porque os concursos são artísticos e de fotografia. 

Layouts the elevado impacto visual conseguem resultados melhores. 

E também porque todos nós temos uma opinião diferente daquilo que deve ser um aquario plantado. 

Voltando ao teu aquario, a evolução é notória, é de louvar a persistência em seguir em frente com o projecto a longo prazo numa altura em que muitos de nós montamos aquários para durar apenas uns meses, foto e já está. 

Destaco também a qualidade da ajuda que foi dada pelos membros do fórum, e a tua atitude receptiva para os conselhos dados. Infelizmente muitos de nós, sem o fazermos por mal, temos tendência a ignorar conselhos ou simplesmente a fazer o contrário. 

Os conselhos de fertilização para mim foram uma fonte de informação preciosa, nunca foi o meu forte, pelo menos a parte mais técnica. 

O resultado está à vista no teu vídeo, esse aquario está lindo, as plantas e os peixes estão saudáveis o que é resultado de todo o trabalho a criar um ecossistema equilibrado. 

Nao o conseguia fazer melhor se fosse eu, e se me perguntassem se fazia algo diferente, simplesmente deixava tudo como está. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde aquariomaniaco,

On 2017-6-18 at 06:51, aquariomaniaco disse:

Boas

Acabei de ler este tópico desde o primeiro post até ao último. 

Para começar o aquario está lindo, e acho que fizeste muito bem em enviar foto para o IAPLC. 

O que importa é participar, sei que alguns aqui mostraram descontentamento com o tipo de aquários que ficam no topo, mas isso é porque o hobby tem evoluído em "trends" ou modas. 

Mas sobretudo porque os concursos são artísticos e de fotografia. 

Layouts the elevado impacto visual conseguem resultados melhores. 

E também porque todos nós temos uma opinião diferente daquilo que deve ser um aquario plantado. 

Voltando ao teu aquario, a evolução é notória, é de louvar a persistência em seguir em frente com o projecto a longo prazo numa altura em que muitos de nós montamos aquários para durar apenas uns meses, foto e já está. 

Destaco também a qualidade da ajuda que foi dada pelos membros do fórum, e a tua atitude receptiva para os conselhos dados. Infelizmente muitos de nós, sem o fazermos por mal, temos tendência a ignorar conselhos ou simplesmente a fazer o contrário. 

Os conselhos de fertilização para mim foram uma fonte de informação preciosa, nunca foi o meu forte, pelo menos a parte mais técnica. 

O resultado está à vista no teu vídeo, esse aquario está lindo, as plantas e os peixes estão saudáveis o que é resultado de todo o trabalho a criar um ecossistema equilibrado. 

Nao o conseguia fazer melhor se fosse eu, e se me perguntassem se fazia algo diferente, simplesmente deixava tudo como está. 

Antes de mais agradeço o comentário e as palavras de apreço. 

É para isto que serve o fórum, para mostrarmos os nossos aquários não só quando estão no pleno mas também quando as coisas correm menos bem, pois aqui encontramos a humilde ajuda de quem sabe e já anda nestas lides há mais tempo. Realmente as dicas no assunto fertilização foram fulcrais para o equilíbrio desta montagem e essencialmente para que eu mesmo tenha adquirido mais conhecimento sobre o tema. Tudo num aquário são factores importantes e grande parte das vezes a falta de conhecimento leva a desistências do hobbie, tudo bem que este mundo da aquariofilia é um tanto ou quanto complexo mas com a ajuda de todos conseguimos levar os nossos projectos a bom porto. A persistência torna-nos mais sábios e ensina-nos a ouvir as opiniões dos outros. 

O que para nós pode estar muito bom, aos olhos de um juri criterioso pode bem ser algo mediano ou até mesmo sem valor algum, depende muito das "modas", num ano podem dar muito valor a um harscape somente composto por rochas (como o caso do ano passado), como só de troncos ou misto. Estou a referir-me especificamente do IAPLC... O que é facto é que temos de manter a nossa percepção activa em que há sempre um estilo que melhor nos define. 

Com o aumento de intensidade luminosa, pude observar o aparecimento de algumas algas verdes, que com um pequeno ajuste na fertilização está praticamente controlado. Podemos concluir com isto que se pisarmos o "acelerador" teremos de por mais "combustível", aconselho a que se vá alterando um parâmetro de cada vez! Pois se alteramos tudo de uma vez só, é quase certo que vamos ter sérios problemas. Este aquário tem sido uma enorme escola e uma experiência bastante gratificante, e fico feliz por ter conseguido chegar a este ponto. 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismael,

Só te tenho a dizer que o teu aquário teve uma evolução fantástica, está mesmo formidável!! Essas plantas respiram saúde, estou com inveja!!! O vídeo está fenomenal.

Como disseste anteriormente, acredito que deves ter notado uma diferença após a colocação das novas luzes, também estou a pensar substituir a minha calha pela nova linha da Mas Was la para o final do verão. Notas diferença na claridade da água, é que parece tão cristalina!!! Não sei se é da dureza da minha água, mas nunca consegui ter uma água tão cristalina como a tua, parece sempre meio turva e fiquei na dúvida se poderia ser também da luz.

Lendo alguns tópicos para trás, já agora fiquei intrigado com o teste de K, nem sabia que já se existia forma de medir, que marca usas?

Continua o Bom Trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Samuel,

há 3 horas, Samuel Ferreira disse:

Ismael,

Só te tenho a dizer que o teu aquário teve uma evolução fantástica, está mesmo formidável!! Essas plantas respiram saúde, estou com inveja!!! O vídeo está fenomenal.

Como disseste anteriormente, acredito que deves ter notado uma diferença após a colocação das novas luzes, também estou a pensar substituir a minha calha pela nova linha da Mas Was la para o final do verão. Notas diferença na claridade da água, é que parece tão cristalina!!! Não sei se é da dureza da minha água, mas nunca consegui ter uma água tão cristalina como a tua, parece sempre meio turva e fiquei na dúvida se poderia ser também da luz.

Lendo alguns tópicos para trás, já agora fiquei intrigado com o teste de K, nem sabia que já se existia forma de medir, que marca usas?

Continua o Bom Trabalho.

Muito obrigado pelas tuas palavras e é sempre bom para nós a apreciação dos outros, de facto este aquário não teria chegado a este ponto se não fosse a preciosa ajuda que aqui encontrei.  

Noto realmente diferença relativamente à luz mas só no desenvolvimento da flora, veio puxar mais pela força das plantas. Estava consciente do que isso me iria trazer, obrigou-me a reforçar as doses de fertilizante!

Mas no que toca á claridade da água, nada tem a ver! O facto de água estar cristalina deve-se única e somente á filtragem biológica do aquário, eu no meu filtro apesar de estar um "bocadinho" aquém da capacidade para o volume do aquário (Eheim 600 - 1000l/h teóricos) está cheio de Stilla da équo, o que significa que tenho uma grande superfície de colonização de bactérias. No teu caso, estás ainda melhor equipado do que eu! Tens um 2080 com bio rio e stilla para um aquário de 100*50*50, portanto aparentemente não há razão para teres a água turva, a não ser que estejas a lavar as cerâmicas em todas as TPA. O filtro precisa de amadurecer e chegar ao ponto de equilíbrio e não precisa de andar a ser limpo constantemente, isto se for o teu caso é claro. A tua montagem é relativamente recente e ainda está a estabilizar depois do ciclo do azoto, por isso tem calma, neste hobbie a paciência é uma grande virtude! 

Grande Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Luís Cardoso disse:

Se quiserem água polida super cristalina acrescentem seachem purigen no filtro.
Faz milagres...

Obrigado Grande Luis,

ja tinha lido realmente sobre este produto mas sempre tive grande desconfianca!! A minha preocupacao é em termos de colonias bacterias ou outro factor que pode influenciar.

há 12 horas, ismael_figueira disse:

Boa noite Samuel,

Muito obrigado pelas tuas palavras e é sempre bom para nós a apreciação dos outros, de facto este aquário não teria chegado a este ponto se não fosse a preciosa ajuda que aqui encontrei.  

Noto realmente diferença relativamente à luz mas só no desenvolvimento da flora, veio puxar mais pela força das plantas. Estava consciente do que isso me iria trazer, obrigou-me a reforçar as doses de fertilizante!

Mas no que toca á claridade da água, nada tem a ver! O facto de água estar cristalina deve-se única e somente á filtragem biológica do aquário, eu no meu filtro apesar de estar um "bocadinho" aquém da capacidade para o volume do aquário (Eheim 600 - 1000l/h teóricos) está cheio de Stilla da équo, o que significa que tenho uma grande superfície de colonização de bactérias. No teu caso, estás ainda melhor equipado do que eu! Tens um 2080 com bio rio e stilla para um aquário de 100*50*50, portanto aparentemente não há razão para teres a água turva, a não ser que estejas a lavar as cerâmicas em todas as TPA. O filtro precisa de amadurecer e chegar ao ponto de equilíbrio e não precisa de andar a ser limpo constantemente, isto se for o teu caso é claro. A tua montagem é relativamente recente e ainda está a estabilizar depois do ciclo do azoto, por isso tem calma, neste hobbie a paciência é uma grande virtude! 

Grande Abraço 

Ismael,

o meu filtro ja estava estabilizado da montagem anterior, agora comecei a substituir 1 vez por mes cada compartimento de stilla por nova, assim como o bio rio, claro que nao lavo as ceramicas todas as semanas, haha. De facto noto mesmo quando faco a tpa a agua fica "basa" meio turva, olhando de lado no aquario na direccao da luz! Dai a minha logica de ser mesmo da qualidade da agua. Agora que acredito que a própria estabilizacao do aquario seja motivo isso sim, ou seja, a multiplicacao das bacterias no substracto . Como o Luis disse vou investigar este produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Samuel Ferreira disse:

Obrigado Grande Luis,

ja tinha lido realmente sobre este produto mas sempre tive grande desconfianca!! A minha preocupacao é em termos de colonias bacterias ou outro factor que pode influenciar.

Ismael,

o meu filtro ja estava estabilizado da montagem anterior, agora comecei a substituir 1 vez por mes cada compartimento de stilla por nova, assim como o bio rio, claro que nao lavo as ceramicas todas as semanas, haha. De facto noto mesmo quando faco a tpa a agua fica "basa" meio turva, olhando de lado no aquario na direccao da luz! Dai a minha logica de ser mesmo da qualidade da agua. Agora que acredito que a própria estabilizacao do aquario seja motivo isso sim, ou seja, a multiplicacao das bacterias no substracto . Como o Luis disse vou investigar este produto.

100% Seguro.

Uso em todos os meus aquários.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais