Plantas a ficarem amarelas


DanRocha

Recommended Posts

Boas,

 

Com as velhinhas t5, bastava uma ligada 7 horas por dia para manter as plantas (todas sem co2 e de baixa exigência) em perfeitas condições. Agora, com a barra de led, as plantas estão a ficar pálidas e as algas por sua vez ganham terreno.

Exemplo a foto desta Anubia com as folhas descoloradas. O que poderá ser?

c6db47f2b1bc2e33c388e5a58e15c56e.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se manténs tudo como estava, uma das coisas que posso dizer é: as barras ou calhas de LEDs não nascem todas iguais.

Pode ser uma entre várias razões.

Mas acho que também não faz mal adicionares um fertilizante como por exemplo o ADA Brighty Shade.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, colocas o setup do teu aquário, depois informas qual a tua rotina semanal, fertilização, Tpas. Depois sim, será mais fácil opinar-se sobre o que poderá estar mal. Já fizestes os testes à tua água?? Os valores de nutrientes para as plantas não devem estar bem balanceados... Para te podermos ajudar, precisamos de mais informação sobre o teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Posso colocar o setup mas não vai ajudar muito.

Faço tpa's semanais, fotoperidodo de 6,5 h.

Com as velhinhas t5 por vezes ficava um mês ou mais sem fazer tpa e o aquário permanecia num equilíbrio impressionante. Agora, além das plantas não desenvolverem, nem mesmo as egerias, que até num Tupperware crescem, as algas, sim, ganham terreno.

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo pouco que nos informas, tens os nutrientes na água desajustados, porque dizes que as plantas não se desenvolvem, mas as algas essas sim. Ora para as plantas se desenvolverem, precisam de alimento, luz + NPK + micros + co2, logo alguma coisa está aqui a falhar. Mas não me fico por aqui, penso que a iluminação também poderá estar a causar parte deste desequilíbrio. Eu faria um restart à qualidade da tua água, fazendo uma generosa TPA, algo tipo 80%, se estivermos a falar de um aquário já bem estabelecido. E revia a iluminação, quantos w/l tens?? Esses leds são apropriados??? Ainda tens as velhinhas T5??? Se sim coloca-as penso que voltarás a ter as plantas boas com elas...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jferreira

Realmente deve ser desajuste de nutrientes, mas muito provavelmente empolado pela barra leds. A t5 com pena minha, já vendi. Quero comprar uma nova calha leds, mas tenho receio que seja muito forte para um aquário low tech.

Tenho de procurar uma que seja regulavel, pois estou a pensar de futuro quando tiver mais tempo para manutenção ao Aqua, meter co2.

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais