Iniciar aqua marinho


Recommended Posts

Pois Sérgio,

o melhor é seguires os conselhos que te estão a dar no forum e esqueceres esse lojista; por esse caminho vais comprar tudo duas vezes.

 

Neste hobby não penses em poupar nos equipamentos pois vai sair-te mais caro em vivos e em problemas.

 

Abraço


Pois Sérgio,

o melhor é seguires os conselhos que te estão a dar no forum e esqueceres esse lojista; por esse caminho vais comprar tudo duas vezes.

 

Neste hobby não penses em poupar nos equipamentos pois vai sair-te mais caro em vivos e em problemas.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E verdade CSI...ainda agora comecei e ja estou a sentir dificuldades...ja estou um bocado arrependido de nao ter sido eu proprio a procurar e comprar com sugestoes do forum atraves de pessoal experiente...mas acho que ainda estou no inicio e posso melhorar....e claro o que ja esta feito, feito esta...que fariam voces neste momento?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já decidi...vou comprar Rocha morta e alguma viva.. Aos experientes o que dizem da rocha Sansibar?

Estou também em pensar mudar a areia para a aragonite, ou mantenho esta? Esta que tenho já no aquário tem uma mistura de coral e conchas moídas e tem tb uns pedacinhos pequenos de cor vermelha...não sei o que é...já li também que ha quem coloque areia no filtro externo. Ha benefícios? Tanta pergunta:)

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Ao contrário do que é dito aqui sou completamente contra a rocha viva, é a minha opinião que pouco vale.

Primeiro de tudo é preciso saber escolher, existe muita rocha viva que já está "podre" e só vai levar amónia para o teu aquário, outra coisa é a bicharada que ela leva e que não sabes.

Tens 2 ou 3 produtos com bactérias para iniciar o aquário, demora mais tempo mas pelo menos sabes o que lá entra.

Já sabes como vais fazer as TPA´s?

 

Na minha opinião filtro externo num aquário de água salgada é um grave erro porque existe sempre áreas dentro que não existe circulação e é um foco para cianobacterias.

 

Em relação ao escumador, existe pessoal que nem o usa (exstem tópicos noutros foruns) por isso se tiveres cuidado com os parametros e fizeres as TPA´s regularmente não irás ter problemas.

 

aconselho-te a arranjares outra bomba de circulação para colocares no lado oposto á que tens e estuda bem o layout para não haver zonas mortas.

 

Diverte-te e tem calma, no inicio é sempre feio mas passado uns meses estabiliza e fica tudo bem.

 

Cuidado com a quantidade de comida e luz solar directa no aquário.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização...

Bem fui às compras e acabei por adquirir rocha viva (15 kg). A Rocha de facto está cheia de seres vivos (coralina, minhocas, uns seres minúsculos tipo camarões que se escondem nos poros da rocha)...para identificar isto tudo vai ser lindo!!!

Problema!
Aiptasias - no mínimo 5 bem grandes


Cá vai a maior de todas:

yJU5WX.jpg


Junto com a rocha veio um turbo:

RwMwcw.jpg


Alguém sabe identificar isto? Em cima desta rocha tem agarrado uma camada tipo cogumelo arrancado...que será?

I36G8G.jpg

Rocha bem maturada:
BNYW6B.jpg

Visão geral:
KeroDC.jpg

Veio também um caracol com um bico tipo trompa, qd tiver foto coloco.

 

15 kg, e está vazio... agora acho que vou continuar a montagem com rocha morta, talvez mais uns 20 kg...

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as aiptasias, recomendo o seguinte tratamento: retira a rocha do aquário e queima-as com um ferro de soldar, ou enche-as de água oxigenada de preferência de 30 volumes.

 

Trata delas rapidamente e fora de água, enquanto podes, antes que se multipliquem sem controle.

 

Aproveita o lay-out não estar montado para as remover fora de água; não tentes removê-las dentro do aquário, pois cada bocadinho que se solte dará origem a uma nova aiptásia.

 

Penso que para esse aquário a rocha que tens chega; monta um lay-out com duas ilhas; não enchas isso muito de rochas, pois quando os corais crescerem isso vai ficar composto.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização...

 

Bem, o meu aquário está a fervilhar de vida, cada dia que passa aparecem novos seres...

 

Seres encontrados:

 

Polyplacophoras

Lapas (penso que sejam) que se movimentam.

Lagostim com cerca de 0,5 cm dentro de uma rocha.

Imensos seres minúsculos tipo camarões (não sei o que são), fartam-se de espreitar nas rochas.

Uns tubos pequenos vermelhos com cabeça tipo ventosa...penso serem filtradores Espirógrafos ou Poliquetas

Brachiopods Limpets:

 

Uma esponja rosa, e uma grande branca por baixo de uma rocha, que lança tipo teias....pelo que li, são benéficas ao sistema desde que não se tornem uma praga....

 

 

O problema até ao momento é mesmo a aipatasias que não param de crescer:

 

Pn4Iih.jpg[/img] Tenho também algumas espécies de minhocas peludas Bristle Worms: xRDxUR.jpg[/img]

Gostava de postar fotos dos bichinhos que habitam nos poros das rochas, mas não iriam aparecer na foto, pois são bem minúsculos, são castanhos mas parecem ter a cabeça ou rabo brancos...

não sei se são anfípodes!!! Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de avançares Vê se te livras das aiptasias, enquanto podes tirar as rochas fora de água sem desmontares o aquário, senão tens aí um problema grave para o futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

Assim vou fazer no fim de semana...ver se elimino ad aptaisias...

 

Nova aparição:

Uma espécie de flor lilás com uns relevos beges...andei no Dr google a tentar identificar mas não encontro nada...qd tiver foto coloco.

Outra questão. Nesta fase do ciclo faz-se algum tipo de alimentação?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Venho atualizar este tópico, mostrar algumas novidades e como sempre solicitar ajuda :tongue:

 

 

Bem, fiz a minha primeira TPA 30 litros com água da torneira (ainda não me chegou o filtro de osmose 4 estágios).

 

 

Após algumas horas fiz os testes e os resultados foram:

 

PH - 8,5

Amónia - 0,00

Nitratos - 25,00 (baixaram)

Fosfatos - 0,1 (subiram)

densidade - 1,023

Temperatura - 26º

KH - 9º dkh

 

Não fiz teste ainda de cálcio e magnésio

 

Bem, os fosfatos subiram, fiz testes à água da torneira e tem 0,00 de fosfatos e 0,00 de amónia. Porquê esta subida de fosfatos?

 

 

Seguem algumas fotos de novidades e ponto da situação:

 

Os tubos do filtro estão a estragar o layout eu sei...tenho de mandar fazer um vinil preto para colar naquela zona de trás do aqua.

 

WP_20161204_006.jpgphoto hosting sites

 

WP_20161204_007.jpgimage hosting over 10mb

 

WP_20161204_008.jpgimage hosting free

 

WP_20161204_009.jpgforum image hosting

 

WP_20161204_010.jpgupload a gif

 

WP_20161204_014.jpgphotos upload

 

WP_20161204_015.jpgscreen capture software

 

WP_20161204_029.jpgimage posting

 

 

Bem, agora vamos à parte do susto:

 

Hoje quando cheguei a casa, com o aqua apagado (depois de 12 horas de luz), vejo o Mushroom neste estado:

 

WP_20161206_001.jpgimg host

 

Assim que liguei a luz, começou de imediato a abrir, e está mais verde ainda! Este procedimento é normal? Nunca tinha feito isto, fechar desta forma, ficava sim mais pequeno... Com os actinodiscus aconteceu o mesmo...

 

Na pele do mushroom como dá para observar na foto andam a passear uns seres alaranjados, também aparecem no vidro....isto é mau?

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização..

 

Ponto da situação, novas entradas, novos avistamentos, eliminação de aiptasias:

 

Bem, depois da TPA de 30 litros e passado uma semana fiz novos testes:

 

 

PH - 8,5

PO4 - 0,1 MG (tem baixado consideravelmente)

NO3 - 25 MG

NH4 NH3 - 0,00

KH - 10

NO2 - 0,00

DENSIDADE - 1,024

CA - 375

MG - 1400MG

 

Quanto às aiptasias comprei uma extensão com seringa e eliminei-as com limão, engraçado que é mais fácil eliminar as grandes.

Problema: apareceram mais pequenas, vou ter uma longa jornada, vou comprar camarões bailarinos.

Com a introdução do limão a água ficou bastante turva...

 

 

Com a ciclagem apareceram muitas algas castanhas:

WP_20161206_002.jpgimage upload free

 

 

 

Fiz raspagem dos vidros e nova TPA (30 litros), liguei filtro UV e neste momento está assim:

WP_20161213_003.jpgprint screen

em 24 horas as algas estão a desaparecer consideravelmente.

 

 

Novas entradas:

Os zohantus estão sem cor, a luz é fraca e já com algum tempo, ainda eram do aquário de água doce: aguardo as LEDS novas.

WP_20161209_009.jpgupload pics

 

Pena este coral não abrir com a luz,

WP_20161211_001.jpgupload image free

 

Xénia pulsante, aparentemente parece bem, já pulsa e está em crecimento:

WP_20161209_010.jpgimage hosting no registration

 

Apareceram no vidro uma postura:

WP_20161213_005.jpgfree image uploading

WP_20161213_009.jpgfree image hosting

 

alguém sabe identificar?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A postura poderá ser de Pyrene sp, um tipo de nano-strombus, será bom para o aquario, exceptuando o facto de reproduzirem bastante.

 

Boas Sérgio,

 

Ao contrário do que é dito aqui sou completamente contra a rocha viva, é a minha opinião que pouco vale.

Primeiro de tudo é preciso saber escolher, existe muita rocha viva que já está "podre" e só vai levar amónia para o teu aquário, outra coisa é a bicharada que ela leva e que não sabes.

Tens 2 ou 3 produtos com bactérias para iniciar o aquário, demora mais tempo mas pelo menos sabes o que lá entra.

Já sabes como vais fazer as TPA´s?

 

Na minha opinião filtro externo num aquário de água salgada é um grave erro porque existe sempre áreas dentro que não existe circulação e é um foco para cianobacterias.

 

Em relação ao escumador, existe pessoal que nem o usa (exstem tópicos noutros foruns) por isso se tiveres cuidado com os parametros e fizeres as TPA´s regularmente não irás ter problemas.

cumps

Não usares rocha viva não significa que não vás ter essa bicharada, basta pores corais que os bichinhos chegam e em muito melhor saúde que na rocha viva. Penso que para reduzires probabilidades de bichos maus e reduzires custos, deves sim por a maioria da rocha como morta. também estou de acordo com as bactérias.

 

muitos bichinhos são extremamente benéficos para o aquário, tais como ofiuros, esponjas (simbioticas com corais) e vermes-tubo de areia. Ajudam a teres um sistema bem mais eficiente que se for só apoiado por bacterias. E, não precisas de ter tanta mão e cuidado na comida com estes seres.

 

É perfeitamente possivel ter filtro em agua salgada, e não é um erro GRAVE se usado correctamente, pode substituir uma sump. As cianos que possas ter tido não se devem ao filtro, mas a um sistema mal montado de raiz. O que favorece cianobacterias é a areia de coral moido e sistemas em que não há circulação ou um sistema apertado de nutrientes.

 

gostava de ver o teu aquario, IVO.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de ajuda:
 
Acho que tenho no aqua carrapatos Creoland Isopod (Como é conhecido nos EUA): PREJUDICIAIS

Ainda não tenho peixes, nem terei tão cedo....mas como elimino este bichano?

Não sei bem se será um carrapato, é todo branco vêm-se bem os olhos pretos, e de vez enquanto à noite parece que voam....

 

Tenho também qualquer coisa no aqua que não sei identificar, nesta foto dá para ver, uma formas redondas alaranjadas...alguém sabe o que é?

 

WP_20161206_001.jpguploading images Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que dizes parece ser um anfiopode vulgar. Mas estou a supor, não os vejo. De qualquer forma, este tipo de bichos se não quiseres usas um bodião, estilo pijama.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesta foto vejo um sistema m au para corais, usar bacterias seria boa ideia para não teres mais problemas do que se esta a ver. Fora os corais em mau estado, apenas vejo um tipo de zoantídeo que aparece na rocha viva (no lado esquerdo). normalmente tudo o que for séssil (não se mexe) pode ser filtrador, logo positivo, mas nem sempre.

 

com cores vivas e na rocha, assim em bolas, normalmente isso é indicativo de uma esponja ou ascídea (bons), mas dificeis de manter para novatos e mesmo pessoas com mais experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá quo obrigado pela dica.

Este mushrroom fecha sempre à noite, mal ligo a luz fica gigantesco, pelo que andei a ler parece normal eles à noite reduzirem ou até fecharem mesmo. Neste dia tinha-lhe dado papinha :D

 

vi esta informação num site de venda:

O Mushroom Giant Green,também é conhecido como a Anêmona Disco Gigante, Anemona Cogumelo Gigante e às vezes Orelha de Elefante.Estes corais são geralmente de cor verde, mas também podem ter tons de castanho, dependendo das condições de iluminação. Este Coral cresce muito rapidamente no aquário, então o espaço adequado deve ser respeitado. É muito fácil de manter no aquário com um nível de iluminação médio. Pode expandir-se para mais de 12 polegadas de diâmetro durante o dia. Quando se alimenta, se fecha e fica em formato de bola, parecido com um cebola.Se mantido em um aquário de corais, ele deve ser alimentado com grandes porções de Artemia.Também recebe algumas de suas necessidades nutricionais do zooxanthellae algas simbióticas hospedado dentro do seu corpo

 

As manchas que eu falo são estas:

 

WP_20161206_001.jpgimage post

 

 

Relativamente a esponjas tenho imensas, inclusive a parte de trás desta rocha está "carregada" de esponja rosa, assim que tiver foto coloco.

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não parece ser uma orelha de elefante. Parece uma variante interessante de Rhodactis normal. Orelha de elefante é uma coisa mesmo grande que consegue comer peixes, não parece ser o caso. apenas vejo grande stress do coral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização...

 

Bem, finalmente o aquário parece estar a estabilizar:

 

Novos testes:

 

PH - 8,5

PO4 - 0,00

N03 - 10,00

NH4NH3 - 0,00

KH - 10

N02 - 0,00

DENS - 1,023

CA - +- 450

MG - 1.400

 

Chegada dos Leds, novos corais, 2 turbos e 5 camarões bailarinos.

 

As aiptasias pequenas desapareceram, mantem-se uma com cerca de 1 cm, a ver se tratam dela :)

 

Introdução de novos corais.

Introduzi uma anémona crispa, numa rocha conforme se vê nas imagens, ela durante a noite movimentava-se até que foi "esconder-se", por trás da rocha onde não tem grande visibilidade, como não gosto do local onde se instalou, alguém tem dicas para eu agora a retirar daquele local?

 

Seguem algumas fotos atuais:

 

 

Imagem colocadapicture upload
Imagem colocadapicture upload

Imagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage urlImagem colocadaimage url

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos,
 
Atualização. 3 meses e 15 dias de aquário salgado 280L.
Novos parâmetros, novas entradas, novos leds: (mudei o sistema porque tinha 2 LEDS com luz azulada a mais, acrescentei mais 1 led com luz do dia)
 
Calha da fixture da sera: com digital controlo simulação do nascer e por do sol, e controlo de intensidade da luz:
 
3 leds:
 
1 LED - sera LED X-Change Tube cool daylight Luz do dia, azulada, para aquários de água doce e salgada (10.000 – 12.000 Kelvin)Com o sera LED Digital Dimmer pode-se ajustar a luminosidade, ou seja, a intensidade do sera LED X-Change Tube cool daylight, de modo que o mesmo também pode ser utilizado como luz da lua ou luz noturna.

2 LEDS - sera LED X-Change Tube marine blue sunrise Luz de recife, azul
•Aprox. 18.000 – 22.000 Kelvin, dependendo da regulação da intensidade da luz, A luz azul, actínica, é ideal para a alimentação de algas endossimbióticas em corais moles e duros e outros invertebrados. Visto que o espectro de azul emitido pelos LED é ampliado por meio de dois LED azuis diferentes, corresponde aos comprimentos de onda importantes para o processo da fotossíntese. 
 
 
 
Bem, a saga continua, este meu AQUA tem-me dado muito trabalho (muito mesmo), limpeza vidros, sifonagem, muitos testes, raspagem da rocha devido às algas etc... no início de janeiro apareceram as primeiras algas verdes/castanhas, numa semana chegaram a assustar, fiz TPA de 30 litros todas as semanas com água de osmose 80% e 20% da torneira (publica) sal marinho sem fosfatos e nitratos. Os parâmetros estão bons, mas as algas teimam em permanecer. Os nitratos permaneceram durante semanas nos 10 mg, não baixavam com TPA, à uma semana para cá está a zero os fosfatos e nitratos, não sei se por estabilidade após o ciclo...
Tenho dois peixes no aquário à 15 dias, comem bem e aparentam estar de saúde, o mesmo não se passa com os turbo snail, que param muito, chego mesmo a pensar que estão mortos, mas pego neles e fecham-se ainda mais.
Os corais estão a crescer de forma razoável, o que cresce mais é a xénia pulsante, já está no dobro em largura mas não em altura.

 

 

 

Imagem colocadapicture uploader

Imagem colocadapicture uploaderImagem colocadapicture uploaderImagem colocadapicture uploaderImagem colocadapicture uploaderImagem colocadapicture uploaderImagem colocadapicture uploader

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais