Iniciar aqua marinho


Recommended Posts

Ola

Desmontei o meu aqua de agua doce. Já li muito sobre aquas marinhos mas sou um iniciado e como tal tenho muitas dúvidas. O meu aqua tem 288 litros,sem sump, terei de fazer algumas adaptações como iluminaria,escumador interno. Fui a loja do costume e adquiri com a ajuda do lojista bomba de circulação, está para chegar sal,areia coral, os leds, e o escumador. O escumador o lojista encomendou o será 200 afirmando que chega na perfeição para o meu aqua uma vez que tenho o filtro externo será 400 com UV. Mas pelo que tenho estudado o filtro externo de quase nada serve, e o escumador parece-me um pouco abaixo para o meu aqua, uma vez que a intenção é ter corais de vários tipos. O que acham de estas características para o meu aqua?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Sergio

Na minha opniao este escumador é curto e algo limitado para a litragem do seu sistema 280 litros+sump

Se pertende ter variadade de corais devo aconselhar um escumador para dentro da sump e com alguma margem de progressão

Hoje começamos com coraia moles mas depois vêem lps e os spls mais exegentes

Espero ter ajudado

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva..de facto o escumador parece fraco..outro factor a ver será os leds.. Não sei que calha é mas a maior parte das calhas que se vê à venda são insuficiente para manter corais mais exigentes... Aconselho leitura com força,ver aquários de outros membros,ver que equipamento que usam..eu falo por experiência própria,é preferível planear agora antes de montar senão vai comprar equipamento desnecessário e mais tarde vai ter de gastar outra vez..

 

 

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bom dia,

Concordo plenamente convosco. Confrontei o lojista acerca disso, e ele insiste neste escumador. Relembro que eu não tenho SUMP, as características do meu aqua não o permitem, então para não colocar um "MONSTRO" a estragar o layout, este que chega, uma vez que a intenção é ter 50kg de rocha viva já maturada com uns bons meses, e meio tanque de água de alto mar que o lojista consegue obter através de empresas que fazem essa busca. Neste momento o aqua está a meio tanque com sal, algumas rochas que colecionei nas idas ao Algarve :naughty: muito porosas e bonitas por sinal, bomba de circulação 8000L/h, e filtro externo potente a fazer filtragem química e com UV.

Quanto ao substrato vou colocar o mínimo possível, pelo que tenho lido, muito areão, passado uns 4 anos satura e devolve tudo...

Os LEDS serão duas lâmpadas especificas de 90mm cada com luz branca e azul (penso que é isso), o lojista diz que são de ultima geração, e muito indicadas, para todos os tipos de corais.

Quanto aos níveis de amónia, fosfatos, nitratos e nitritos ainda não testei nada, aguardo a restante água, para continuar com a ciclagem. Só para o fim do ano é que pensarei em colocar vida, para já quero criar o habitat o melhor possível.

 

Uma dúvida:

O meu aqua está já com meio tanque, e aguarda a chegada da restante, posso colocar já a rocha viva, ou tenho de aguardar pela ciclagem?

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rocha viva deve vir de recifes tropicais, tal não existe no Algarve. A rocha calcaria do algarve não é apropriada. A Rocha viva é o que te vai iniciar o ciclo. Se achas Rocha viva cara, tenta usar apenas uma viva e o resto rocha morta, é na verdade a melhor forma de começar.

 

Existem muitos leds apropriados, basta serem proprios para água salgada, e são mais que suficientes para manter corais fotossintéticos.

 

filtro externo tem uso e pode substituir uma sump. Se queres usar terás que retirar todas as materias de agua doce, inclusive esponjas, podes usar materias para água salgada, como carvão ativado granulado, matrix, syporax, etc. Carvão ativado será relevante para um recife misto (= todos os tipos de corais).

 

não conheço o escumador. não comento.

Que bomba de circulação é essa 8000 L/h? chinesa? acho muito suspeita. Pode ser um servedouro de eletricidade e ser ineficience. Apenas precisas de ter 5760L/H no aquario. Preferencialmente por duas bombas ou uma de ultima geração. Hoje em dia dá-se preferencia à circulação giratoria.

 

Há várias formas de montar um aquario marinho, mas aconselho-te teres alguém experiente (que conheças e tenha uma recife a funcionar há pelo menos um ano) a dar-te dicas.

 

quando quiseres frags de corais apita ;) tenho frags de todos os tipos, moles, polipos, SPS, LPS.

Editado por Quo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo e a todos que têm acompanhado a minha inexperiência em marinhos. Mas estou a tentar fazer as coisas com tempo e sem precipitações.

Respondendo ao Quo, A bomba é a Marea Sera SPM 8000 28 W 8000l/H, tudo o que estou a montar é com o lojista cá da cidade, tem muitos anos de experiência (não lhe falei na rocha do Algarve), aguardo ainda que a tal empresa vá tirar a água do mar, que não sei quando chega.

 

A rocha do Algarve não é mesmo apropriada? Eu vou comprar 50 Kg de rocha viva (já maturada), mas como tinha esta do Algarve que gosto estava a pensar trabalhar nela.

Então não dá mesmo? E as conchas como decoração, podem fazer parte?

 

Já agora, qual o ideal para ter no filtro externo, carvão ativado, syporax, já tenho, a esponja branca retirei, mas no filtro vinha uma esponja negra mais aberta com orifícios, essa é a indicada?

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Como indicaram, retira as esponjas todas. Quanto às matérias para o filtro podes colocar as que indicaram ou até rocha de recife. Eu quando comecei foi assim e a coisa funcionou muito bem.

A rocha seja viva ou morta deve ser cuidadosamente escolhida pois é muito importante para a saúde do aquário.

De que cidade és tu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a rocha viva é fácil: podes usar morta que é a metade do preço e 50kg de rocha viva?! hoje em dia usa-se matrix ou syporax e uma outra marca que nao lembro o nome agora para substituir uma parte da rocha. Com isso poupas muito dinheiro. O aquario não deve ter muita rocha pois é preciso que a circulaçao chegue a todo o lado.

 

Lojistas não são muito bons conselheiros por regra. Esse até pode ser ou não... tenho duvidas que seja um guru. o hobby moderno é algo recente. Ter corais a venda nao quer dizer que saiba muito. Os corais demoram um tempo ate comecarem a adoecer.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conchas para decoraçao... podes ter os animais vivos. conchas vazias tens que ter para os eremitas mudarem de casa... eu tenho escondidas para os eremitas pois prefiro ver areia limpa. mas se gostas podes claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Uma vez mais obrigado a todos pelas dicas.

 

Alfrareef, eu sou de Fafe, terra da vitela :D e da justiça á moda antiga :D

 

xxx

 

Tenho lido fóruns da Alemanha e dos States, e convergem em muitas matérias, mas os germânicos parecem ser os que mantêm os marinhos em melhores condições e por mais tempo.

 

Há quem diga que as conchas tipo do Algarve, podem ser colocadas, mas à quem defenda também que podem largar fosfatos. Como tenho alguma rocha muito porosa, leve e com formas muito engraçadas gostava de as utilizar no meu aqua.

 

 

Relativamente ao filtro externo, coloco então só syporax e carvão ativado?

 

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para o filtro só isso, tem atenção em usar carvão proprio (marcas: Korallen Zutch - KZ, ATI, etc... as nossas marcas são diferentes de água doce, só a Sera se mantem como marca razoavel). Existem filtros proprios para agua salgada, para coisas como zeovit, oxido de ferro granulado ou biopellets.

 

Há sistemas de doseamento para reefers de nivel medio/avançado. Ignora por completo durante os primeiros meses. Foca-te no aquascaping (há regras e tecnicas), sistema em si, e ciclos do nitrogenio(azoto) e fosfatos eficientes, neste hobby os dois ciclos funcionam até ao fim, o que vai levar meses. No inicio dos inicios, a tua maior preocupação será a AMONIA, circulação, iluminação. Depois de um tempo, podes começar a dar atenção aos nitratos/fosfatos. Esquece nititos.

 

 

na net não sabes a experiencia das pessoas ou não estás a perceber bem o que é dito. Quem tem um aquario cheio de corais bonitos há muito tempo, é uma pessoa experiente, e aprendeu com experiencia/erros, e podes beber daí. Se bem que como novato ainda não saberás ver bem um aquario, neste forum já vi os corais todos a morrer e as pessoas (outros novatos) a comentar "muito bonito, muito colorido, respira saúde".

As técnicas são alemãs/holandesas, mas já está adoptado nos estados unidos da mesma forma (estavam mais atrasados) e com novos desenvolvimentos, pois com a internet as coisas funcionam à velocidade da luz e tem havido melhorias em relação ao conceito original alemão (método de berlim). Em Portugal a coisa também tomou velocidade nos ultimos 5 anos, não estamos atrasados, temos bons reefers e imensos corais de categoria. Existe muita informação: boa, má, nova e obsoleta.

 

 

A pré-historia do hobby vai dos anos 90 até ao inicio da década de 2000. A partir dai a manutenção de corais fotossinteticos moles/LPS/SPS é ponto assente, dado que as técnicas e o equipamento evoluíram de tal forma, que muitos corais não só se mantêm (coisa dificil antes) como prosperam. O numero de corais evolui muito também. Hoje em dia o dificil são corais NPS e invertebrados como ascideas e crinóides. Mesmo esponjas já se mantem e vários tipos de bicharada.

 

 

A loja onde vais é aonde? Eu vou a algumas em Matosinhos/Maia, mas ultimamente compro e troco maioritariamente online. Daqui do norte nem por isso, mais centro/sul.

 

podes por as conchas do mar.. ou vais por o fundo cheio de conchas, se sim, podes criar espaços onde não exista circulação e isso é mau.... quanto aos fosfatos é ridiculo.

 

Com fafe, ninguém fanfa. eheheh

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo,

 

Boas dicas.

Olha vou seguir á risca as dicas que me vão sendo fornecidas, e vou colocando fotos para solicitar ideias ao pessoal.

 

Para já o aqua só está a meio tanque com água e sal(próprio) e a bomba de circulação, filtro externo com siporax (duas gavetas), (vou retirar as esponjas de plástico pretas, e colocar mais siporax). O meu filtro tem 4 gavetas é o SERA 400 UV.

 

O escumador e os Leds à partida chegarão esta semana, estou impaciente, mas vou com calma, muita calma e paciência (já aprendi isso), no de água doce, mantive um de água doce com 3 anos sem perdas, devolvi tudo com vida à loja.

 

Assim que chegue escumador e leds posto fotos.

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se UV é boa ideia para agua salgada. Sei que há debates.

 

Se não tiveste perdas, dou-te os meus parabens! E a minha admiração. Aquarios de agua salgada é outro nivel. Bem mais fascinante que agua doce. É ter o mar em casa. :) leva 1 ano até teres um aquario de agua salgada em condições a fervilhar de vida, corais a reproduz com grande expansão, cores, etc. Mesmo tu que montaste vais ficar surpreso com o que lá vais descobrir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra situação que me anda a intrigar é o substrato. Neste momento coloquei 3 garrafões de 5 litros (+-), quase só tapou o vidro do fundo, claro que ficava mais estético com mais volume, mas pelo que tenho estudado o ideal é mesmo até nem colocar nenhum.

O que acham?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FUNDO SEM AREIA

obriga a sinfonagem regular. Cria novas questões e não tens reflexão de luz que as areias fazem, não tens base para bacterias e rocha. Se não fizeres manutenção terás problemas, como alias basta veres num topico de outro forum, em que a pessoa tem o fundo cheio de cianobacterias, apesar de ser um sistema maduro e não ter tido nenhum crash, Indicando um problema de montagem/eficiencia do sistema. Fundos sem areia apareceram devido a problemas com o areão de coral moido (na verdade rocha calcaria moida), que tende a criar algas e problemas com os nutrientes.

 

ARAGONITE

O ideal no reefing atual. trará mais vantagens: não é necessária manutenção, irá se tornar em areia viva muito benefica, com vermes que lançam fios muito uteis e limpam tudo, irá hospedar bacterias do ciclo, servir de base para rocha e animais, reflectir a luz, bufferização ideal... A aragonite deve ser uma que impeça que os detritos entrem na areia, os detritos são tratados mecanicamente pelo escumador/bomba e reciclados naturalmente pela rocha viva e syporax/matrix. Não confundir com coral moido.

 

AREÃO DE CORAL MOIDO

areão tradicional, vindo da pre-historia do hobby. tem alguns beneficios, mas é necessário fazer-se manutenção devido aos detritos que ficam ancorados, tal como um fundo "barebottom" (sem areia). Se não fizeres, irá criar problemas com nutrientes.

 

 

ESCUMADOR INTERNO e BOMBA DE CIRCULAÇÃO

Prefere um escumador interno que tenha PENTE, vai fazer o mesmo que uma coluna seca com escumador de sump. A maior parte do trabalho do escumador está à tona da água, e a forma como meteste o escumador e a bomba está certa. Logo o escumador tem que ter um pente para capturar mais eficazmente o que é lançado pela bomba. Não precisas de ter o escumador mais potente, apenas o suficiente e um sistema bem pensado.

 

 

REEFSCAPING

- Aquascaping apropriado é outra filosofia nova do hobby contemporaneo, diferente do estilo antigo, em que se amontuavam rochas e haviam problemas. Evita contacto exagerado da rocha com a areia, mas que fique seguro. A agua deve circular em volta da rocha de forma a evitar que se crie ancoragem de detritos, sem prejuízo de fazeres coisas que aches engraçadas, mas tem sempre em mente a circulação. tenta ser minimalista, pedras levantadas e não deitadas. Hoje em dia, a decoração imita pilares, ilhas ou vales de um recife, também se usa a regra de ouro com recurso a corais e mistura de cores de corais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo, uma vez mais:

 

Coloquei então +- 1 cm, 1,5 cm de aragonite, coloquei tb 4 rochas (morta) só para não estar "vazio" a ciclar enquanto aguardo a rocha viva.

O AQUA tem duas semanas, já está a casa de máquinas a funcionar... uma barulheira desgraçada hehehehe.... O escumador faz uma porra de industrialização, aquilo faz bolhas pra caraças, mas no entanto as bolhas não estão a cair no copo, quase , quase que chegam ao topo, não sei se é normal? Mas a espuma é muito limpa!!! Para já não vejo porcaria alguma, também é recente deve ser por isso, o escumador está a 3 dias a funcionar, o manual do construtor dizia até para reduzir no inicio que ia fazer muita espuma e vazar água para o copo, mas não vejo nada disso, já submergi ao máximo o escumador a ver se era disso, mas tudo igual.

Quanto a teste fiz vários e até estou surpreendido:

 

PH 8,5

KH 9

DENSIDADE 1,021 (tenho de subir um bocado)

AMÓNIA 0,00

NITRITOS 0,1 (+-)

NITRATOS - 20 (ESTÁ MESMO NO LINEAR) (NÃO ADICIONEI NADA NO SIPORAX, DAÍ DEVE ESTAR AINDA COM POUCA POPULAÇÃO)

FOSFATOS - 0,00

 

Nesta fase posso colocar invertebrados dos mais resistentes, tipo zoanthus e sarcophyton, ou aguardo os nitratos baixar mais?

 

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no inicio deves evitar corais devido ao perigo da amonia, nomeadamente sarcophytons. para começar está uma leitura estranha, não deverias ter nitratos e deverias ter amonia. podes comprar bacterias de fracos (Korallen Zucht Zeobak ou Sera marin bio reefclear) que são os que conheço, haverão outras marcas, mas não muitas mais. Com isso já podes colocar alguns invertebrados para testar como sejam nassários e cérites ou peixes resistentes, como palhaços ou donzelas. Depois disso, os primeiros corais.

 

o ciclo em agua salgada é amonia -> nitritos -> nitratos -> nitrogénio ou seja, no inicio não detectas nitratos, depois detectas, continuam a subir até os nitratos começarem a descer (num sistema mais ou menos bem montado e maduro), o mesmo vai ocorrer com o ciclo do fósforo. Os corais mais faceis começas a meter quando a amonia está a zero e os nitratos podem estar subir. Os SPS quando os nitratos começam a descer (o sistema já maduro).

 

O resultado no escumador é normal num aquario novo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive hoje a fazer testes à amónia e nitratos.

A amónia continua zerada, os nitratos subiram para valores consideráveis de 50.
O conteúdo do aquário foi sofrendo alterações, meio tanque, depois restante com água do mar passado uma semana substrato e escumador. Vou aguardar até aos 30 dias a ver resultados.

Estou impaciente com a rocha viva, ainda estou a negociar valores, e talvez ainda não tenha esta semana.

Bem coloco algumas fotos do estado atual.

Os leds ainda não chegaram, está neste momento com fluorescentes (estão desligadas, só liguei para as fotos).


O layout não será este, mas mostro as tais rochas que fui colecionando:

7aCghf.jpg

aliifA.jpg

TLp4z3.jpg

Wcqq2G.jpg

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

penso que não começaste da melhor forma. esse substrato não é aragonite, é rocha calcaria moída. Mas tendo em conta que ainda é usada apesar dos problemas... ok.

 

 

que bocadinhas de rocha são esses? inão tem interesse para ciclar o aquário, demasiado pequeno. São restos de rocha, não é ROCHA.

 

 

esse escumador chinês boyu não tem valor e não faz nada a não ser gastar luz.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Obrigado Quo, pelo feedback.

O escumador não é chinés, é Alemão e é o Sera marin protein skimmer. Na foto está desligado.

A areia de facto já fui tarde, já tinha encomendado, ainda estou a decidir se altero para aragonite, como leio tanta gente a falar bem dela, estou a ponderar.

 

https://www.sera.de/pt/produto/protein-skimmer-ho/

 

A pedra é do Algarve, só coloquei, por colocar para ver o efeito, aguardo a rocha viva já maturada.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha... o chines deve ser copiado por esse, interessante como é identico, ve aqui: http://www.boyuaquarium.com/en_ArticleShow.asp?ArticleID=440 desconfio do seu valor para o teu aquario, mesmo desse...

 

escumadores internos/hangon prefere: Tunze, Aquamedic, Deltec, e mais um ou outro.... estes são especialistas no assunto. Há também uma marca chinesa razoavel: Bubble magus NAC, não sei o verdadeiro valor, mas pelo feedback parece razoavel.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe pois é, quando me falaste até bati mal...queres ver que vem cravado com uma marca mas afinal é chikilim :sorry:mas não, é mesmo Alemão, e o lojista garantiu que era suficiente ( e atenção que eu não questionei preços nem limitei plafom, quanto à qualidade não discuto), mas insistiu que como tenho filtro externo bom, .....bem acho que não quer perder um bom cliente, é que garanto que perde mesmo um bom cliente. Mas como estou a começar e devagar, e inserindo tudo nas calmas vamos ver como corre... Também estou a contar com a vossa ajuda, aqui no forum.

 

Quero que este aqua não seja só meu, mas com a ajuda e ideias do forum, ir colocando, apoiado na vossa experiência.

 

Por isso, peço a vossa opinião, o que neste momento faziam acrescentavam, ou alteravam!

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais