Ajuda para quem nada percebe de CO2 precisa-se.


duarteacores

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Tenho um cilindro de CO2 de 5Kg da Farival FEx-5 http://www.farival.es/ficheros/0029/00000009pcmzl.pdf.

Estou a querer adquirir um regulador de pressão duplo para poder aplicar no mesmo a fim de utilizar em aquascaping. Encontrei este https://www.aquasabi.com/co2/co2-accessories/hiwi-double-stage-pressure-regulator-sv-und-cv que me pareceu bom (e caro....), com este spliter para ficar com duas saidas independentes https://www.aquasabi.com/co2/co2-splitter/aquasabi-co2-splitter-2-way.
Este é construído segundo as normas europeias BS341 / DIN477 / W21.8. O fornecedor deste regulador diz que deverei certificar-me que o cilindro deverá ter W21,8 x 14G. Não sei o que quer isto dizer. Enviei para o mesmo o manual técnico do cilindro que encontrei no site da farival e a resposta que obtive foi que neste não consta nada sobre....
Tenho algo que me está a meter muita confusão/apreensão.
“This high-quality pressure regulator is used to reduce the pressure of approx. 54 bar within the gas cylinder to a working pressure of approx. 1 to 3 bar (maximum working pressure 3 bar).”
Assim parece-me que a pressão de saída deverá ser no máximo 3 bar e que o regulador apenas reduz 54bar mas o cilindro tem 174 bar parece-me. Se estiver a perceber.... nunca conseguirei por este cilindro a trabalhar correctamente e sem perigo pois 174-54 nunca será 3 bar... Ou simplesmente não estou a perceber nada disto???
Alguém conhece outra solução para que possa utilizar o cilindro que tenho e fique com uma solução prática como esta me pareceu?
Agradeço toda a Vossa Ajuda!!!!!
Editado por duarteacores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se calhar precisas de um redutor mais industrial para essas pressões. Tipo este: http://www.materialdesoldadura.pt/index.php?route=product/product&product_id=53

 

Este usa-se para maçaricos e máquinas de soldar semi-automáticas.

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Gonçalo,

 

Desde já muito obrigado pela dica.

 

Tenho estado a "investigar" e cada vez mais confuso fico. Algumas empresas dizem que não pode ser utilizado por ser Co2 liquido (tubo sonda). Verdade que nem isto sei ao certo o que é.

 

Outros que tenho que ter um redutor com pré-aquecimento para o CO2 não congelar no redutor.

 

Já agora, a válvula soneloide a aplicar nessa sua solução seria algo em especifico ou uma "normal".

 

Outra pergunta a tubagem para Co2 deverá ser em cilicone ou outro tipo?

 

Para ter duas saidas a funcionar convenientemente deverei ter quantos bar na saida? 3? 5? mais?

 

Conhecem alguma loja que me possa ajudar nisto? que percebem mesmo do assunto?

 

Obrigado,

 

Duarte M B Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que sei acho que todo o co2 pressurizado se torna liquido. Ao reduzir a pressão é que se torna gasoso. Por isso é que não se pode deitar a garrafa. Não precisas de aquecimentos nem nada dessas tretas.

 

Esse link que te mandei é um redutor mesmo próprio para co2. A válvula solenóide é das normais, nada tem de diferente porque à saída do redutor já vais ter uma pressão de 5 bars ou menos. Tu depois regulas. E para dividir em duas saídas usas um Y ou um T destes.

 

y_10.jpg

 

epe05-2_2.jpg

 

Depois regulas o co2 para a pressão que for necessárias para teres os dois difusores a trabalhar.

 

 

Resumo:

 

1º Extintor

2º redutor de pressão

3º solenoide

4º válvula de ajuste fino

5º válvula de retenção

6º Y ou T

7º difusor

 

A mangueira/tubo a usar é igual ao co2 normal, porque só precisas dela a seguir ao redutor, logo já trabalhas com poucos bars de pressão. Desde que a mangueira aguente mais bars do que aqueles que vais usar tá-se bem. ;)

 

Se tiveres mais dúvidas diz.

 

Aí em Ponta Delgada podes ir a esta loja que eles devem ter um redutor que sirva:

 

Electroxi-Comércio de Acessórios e Material de Soldadura

R Dr Aristides M Mota 22-A
9500-000 Ponta Delgada
(Ponta Delgada)

Telefone 296286141

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Acho melhor falares com o Tobhias da Aquasabi. Porque a eficácia desse de 5 Kg é 89 bares. Se o redutor tal como o próprio nome indica consegue reduzir entre zero e 54 bares, vai haver um excesso de pressão no redutor que ele não aguenta..

 

Nem quero imaginar um estoiro desses.

 

E um de 2 KG é de 34 Bares. Aí já está dentro das tolerâncias do Redutor.

 

Mais, se não me engano os redutores já vêm calibrados para entre aquelas tolerâncias darem um máximo de xbar á saida. Não é para andar a mexer, sob pena de te acontecer como um amigo meu que andou a mexer e de repente ganhou uma porta nova do frigorifico.

 

Cuidado com essa coisa. Estamos a falar de pressões elevadissimas e isso mal instalado é o cargo dos trabalhos.

 

Certifica-te. Há extintores de 2 Kg a a 10 euros no olx. Ideal para qualquer plantado e menor risco dentro de casa. Eu nunca metia um monstro de 5 kg em casa.

 

Consulta também estes senhores especialistas:

 

https://www.co2art.co.uk/

 

Abraços

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Como sei que com este tipo de material não se brinca, de forma alguma, é que tenho muito receio de algum tipo de "explosão"!!!!! assim ando a tentar perceber bem como tudo funciona e os cuidados a ter ao adquirir o material.

 

Tenho andado com emails para... nem vos conto.... quantas empresas... lojas....

 

E sabem.... devem ter idea... até agora apenas um fabricante de redutores é que me alertou e indicou certos pormenores para que devo ter muita atenção, pois não faz venda direta....

Infelizmente os outros parecem só querer vender e como a bomba não lhes arrebenta em casa...

 

Agradeço toda a ajuda que me estão a dar. A todos muito obrigado.

 

Vou tentar resumir o que me têm transmitido, mas atenção, não sei se tudo compreendi a 100%:

 

- Quando o Co2 está em elevadas pressões tem "tendência" em passar a gelo por perca de pressão rápida e continua o que pode originar o congelamento dos reguladores e assim possível explosão.... E por isso existem reguladores com aquecimento. Exemplo: http://hiq.linde-gas.com/internet.lg.hiq.global/en/images/BASELINE%20Product%20Data%20Sheet%20%E2%80%93%20Electrically%20heated%201%20Stage%20Cylinder%20Regulator%20V106P%201899_92311.pdf?v=2.0.

Mas para o comum dos aquascaping não deve haver este problema pois a passagem de Co2 é lenta.

 

- Ao adquirir os reguladores temos que ter sempre em atenção a pressão de saída da botija/cilindro e a pressão que os reguladores aguentam de entrada bem como a quantidade de pressão que conseguirão diminuir e assim ter na saída.

Exemplo:

Uma botija com saída de 174bar/2523psi tem que ter um regulador que aguente esses 2523psi de entrada e consiga reduzir 167bar/2378psi para ficar-mos com uma saída de 7bar/101psi. Isto para não ficar-mos com nada em "esforço" e assim não termos azar.

 

- Em termos de bar/psi de saída do regulador:

Para 1 saída apenas, 3bar deve chegar

Para 2 saídas, 5bar deve chegar

Para 3 saídas, 7bar deve chegar.

Mas poderá variar muito dependendo da quantidade de bolhas por segundo desejadas.

Uma coisa é precisarmos de 1bolha/s em 3 saídas em simultâneo, outra, já diferente é precisarmos de por exemplo 5bolas/s em simultaneo em 3 saidas....

 

- Qual o tipo de rosca da botija e do regulador.

 

- Normas de segurança que tanto a botija/cilindro bem como o regulador deverão obrigatoriamente ter como base de construção ( mais importante do que serem bonitos....)

 

- Válvula soneloide/electrovalvulas sei ainda pouco... apenas que podem ser para 230 V ou 24 V ac ou dc. Não sei quais as mais fiáveis ou seguras. Aproveito para pedir a opinião de quem ler isto.

 

 

Quanto a experiências de consultas a sites empresas que vendem os reguladores o mais frequente foi não ligarem à questão de pressão de saída da botija versus pressão que os reguladores aceitam de entrada (tolerâncias do Redutor.). Depois de voltar a perguntar sobre compatibilidade ai sim dizerem que dispositivos não eram compatíveis.

Outra questão que normalmente nem pensam é na quantidade de pressão que os redutores realmente conseguem diminuir, por exemplo tive uma empresa que me estava a recomendar o melhor e mais caro redutor que tinham e que me ponha com pressão na saída de 47B/681PSI o que em principio iria arrebentar com ajustes tubos etc.... Enfim, cuidado.

 

Peço a quem ler este post, que corrija-me o que mal tiver dito ou explicado e ajudem-me no que deverei fazer.

 

Cumprimentos,

 

Duarte M B Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Snhr Gonçalo,

 

Então se aplicar um regulador dos que indicou não deverei ter problema algum na pressão, certo? Conhece alguém que use um cilindro assim de 5kg ou mais? Normalmente este tipo de material é bastante fiável para uso constante e prolongado?

 

Como irei aplicar uma das saídas para um aquário de 550l e outra para um de 600l que serão bastante plantados, tenho forma de calcular a quantidade de bolhas que irei em principio ter que por para cada um?

 

Falou em válvula de retenção, serve para evitar àgua não ir pelo sistema ou é para outra finalidade?

 

Sabe se neste tipo de redutores podemos "enroscar directamente" na saída a válvula solenóide e depois nesta algum tipo de bifurcador tipo este https://www.co2art.co.uk/products/aquarium-2-way-brass-co2-splitter-for-solenoid-and-regulator?

Neste caso (mais um duvida) o vávula solenóide deverá ser especial devido a pressão? Pergunto isto pois a pressão de saida por exemplo sendo de 7bar quando for fechada pela válvula esta mesmo terá que aguentar a pressão durante o período nocturno, certo?. As válvulas solenóides aguentam todas a mesma pressão ou existem algumas que aguentam mais que outras?

 

Agradeço toda a vossa ajuda,

 

Duarte M B Franco

Editado por duarteacores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço muita gente que usa um regulador tipo desses incluindo eu. E se aguentam em botijas de 50kg e 200 bars de pressão de argon durante anos em uso industrial para máquinas de soldar semi-automáticas também aguentam em botijas de 5kg ;)

 

1º passo: O redutor vai-te reduzir a pressão que tens na garrafa para a que escolheres. Ligas-o à garrafa e vês o que diz o 2º manómetro. Rodas o manipulo até atingires a pressão que queres. Reduzes para 5 bares ou assim. Digo "ou assim" porque não sei que pressão vais querer ter. Vai depender do difusor. Se não me engano os difusores de cerâmica dentro do aqua usam 4 bars de pressão (alguém que me corrija se tiver errado) Eu uso o atomizador JBL proflora direct e só preciso de 2 bars.

 

2º passo: A seguir como já tens a pressão reduzida todo o sistema é igual ao que nós temos em casa. Ou seja uma válvula com solenóide normal. http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1405&controller=product Podes enroscar diretamente no redutor e para isso basta retirar o casquilho que deve ser de 1/8 ou 1/4 e que tem a saída para a mangueira e meteres um casquilho macho 1/8'' - macho 1/8'' (ou 1/4'') e enroscares a solenoide.

 

3º passo: Depois metes uma válvula de retenção (ou anti-retorno) tipo esta:

 

http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=597&controller=product

 

Uma mais barata também faz o serviço.

 

4º passo: depois divides o sistema para dois tubos um para cada aqua com o tal Y que mostrei em cima.

 

5º passo: em cada desses tubos de co2 metes uma válvula de ajuste fino para poderes controlar a pressão para cada difusor caso seja diferente. Se for tudo igual podes mete-la antes do Y e controlas a pressão dos 2. Não sei que difusor usas mas estou muito contente com o atomizador, menos tralha dentro do aqua e ligas ao filtro externo.

 

Válvula de ajuste fino: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1828&controller=product

 

O meu "difusor" (atomizador): http://www.ecoarium.com.pt/pt/reactores-co2-co2/451-jbl-proflora-direct-1216-2102258.html com este eliminas a necessidade de uma válvula anti-retorno e de um conta bolhas pois já está integrado.

 

Este é o meu sistema:

 

IMG_1072.jpg

 

Como podes ver tenho a botija, depois redutor, válvula solenoide e ajuste fino tudo junto para não andar com bocados de tubo/mangueira. Assim fica mais compacto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente! Epa, só posso agradecer quem tem atenção e responde com tanto detalhe!!!!!

 

Sim desde o inicio que andei a vasculhar a net, é essa a minha ideia. Já tentei, por aqui, uma imagem mas não consegui... Única diferença é estava a tentar não aplicar um Y mas sim um duplicador directamente na vávula soneloide.

 

O que tenho tinha tido mesmo muita dificuldade é a questão do regulador ser 100% compatível com a pressão do cilindro 5kg, mas sim segundo as especificações do material que indicou deve dar na perfeição.

 

Já gora aproveito para perguntar uma botija como a que tem na imagem (2kg?) aguenta muito tempo? Para por exemplo os dois aquários que quero aplicar o sistema 550l e 600l daria para quanto tempo (teoricamente) em principio?

 

Obrigadao!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já gora aproveito para perguntar uma botija como a que tem na imagem (2kg?) aguenta muito tempo? Para por exemplo os dois aquários que quero aplicar o sistema 550l e 600l daria para quanto tempo (teoricamente) em principio?

 

 

 

No meu de 300L, uma botija de 2Kg dá para +/- 2 meses....

 

Acredito que para 1150L dure uns 15/20 dias :whocares:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente! Epa, só posso agradecer quem tem atenção e responde com tanto detalhe!!!!!

 

Sim desde o inicio que andei a vasculhar a net, é essa a minha ideia. Já tentei, por aqui, uma imagem mas não consegui... Única diferença é estava a tentar não aplicar um Y mas sim um duplicador directamente na vávula soneloide.

 

O que tenho tinha tido mesmo muita dificuldade é a questão do regulador ser 100% compatível com a pressão do cilindro 5kg, mas sim segundo as especificações do material que indicou deve dar na perfeição.

 

Já gora aproveito para perguntar uma botija como a que tem na imagem (2kg?) aguenta muito tempo? Para por exemplo os dois aquários que quero aplicar o sistema 550l e 600l daria para quanto tempo (teoricamente) em principio?

 

Obrigadao!!!

 

Sem problema! Já me ajudaram tanto neste fórum que quero contribuir com o que sei para ajudar quem precisa.

 

Esta é de 500g ;) foi a que a me arranjaram na altura (oferta). Ainda não sei quanto tempo dura porque só a tenho a trabalhar à pouco tempo. Ainda nem a meio vai.

 

O Y é a forma mais barata e também existe com rosca, ou seja ligas directo à válvula de ajuste fino tipo este:

 

y.bmp

 

Se veres a foto que pus é só substituir o casquilho rosca 1/8 - tubo 6 pelo Y rosca 1/8 - tubo 6 - tubo 6.

 

E os pros do co2 que se pronunciem mas acho que para essa imensidão de água precisas de 2 difusores em cada. Ou então um atomizador tipo o meu para cada.

 

Posso estar a dizer asneira não sei.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um manómetro da Gesa que vai até aos 160 BAR.

Acho que podes pedir para encher a botija até à pressão que o teu manómetro aguente bem.

Por exemplo as botijas da TMC são cheias até aprox. 60 BAR

Tens uma casa na Abrunheira que é a Etopi.

Se fores da zona, dá lá um pulo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José acho que não é fácil para o Duarte ir à Abrunheira visto que ele é de S. Miguel...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa disposição!!!!! Vale ouro! Obrigado!!!!

 

Esmagadores os vosso conselhos!

Já tou a ver mais hipóteses para o que preciso e empresas em Portugal, que bom!

Editado por duarteacores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais