o meu 1ºprojecto de lago


Recommended Posts

Boa tarde ao fórum

 

Este é o lago que eu estou a fazer/reparar:

 

Vídeo:

 

 

Fotos: Projecto de construção de lago

 

 

oAnzHPaa2i9x542pnkCDUaxO482kTtMzC8JK58H6

 

tenho este espaço para aproveitar para fazer um lago mas tem várias adversidades:

 

Problema de estanquicidade é o principal.

 

Tem também árvores por cima (cedros) que largam muita caruma.

 

tem um sistema eléctrico que eu não sei bem como hei-de isolar, que tipo de uniões usar para ficar dentro de água.

 

E o principal problema é a minha falta de conhecimentos sobre o assunto, problema esse que eu espero resolver a prazo com a ajuda dos conhecimentos aqui adquiridos, tanto ao nível da estrutura em si bem como a flora e fauna que irei lá colocar.

 

O isolamento estou a pensar em usar o sika top seal 107 mas estou com receio de o aplicar sobre os outros materiais que estão nas paredes, inclusive silicone. O que acham desta solução ?

 

Tamanho 240cm de diâmetro e 40cm de altura

 

queria fazer um lago sem filtro em que os peixes e as ervas tratem de estabelecer o equilíbrio.

 

Cumprimentos

 

P.S.: desejem-me sorte

Editado por Pedro Bernardo
Edição e correcção dos link's video e imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Tens aí um bom projeto pela frente. Para tapar essas frinchas todas, acho que sika top seal está bom, e se for preciso cimento cola. Tenho um tanque enorme que estava a verter água e a solução foi cimento cola. É o mais fácil na minha opinião. Depois podes forrar a azulejo, fica mais fácil de lavar e já ouvi dizer que o cimento não é muito adequado para os peixes a longo prazo.

 

Contudo, nunca tive problemas e tenho alguns peixes num lago feito de pedra e cimento.

 

 

Depois tens essa berma redonda que eu acho interessante e podes usar para plantas de charco/pantano.

 

Quanto à fauna e flora, o ideal era em primeiro lugar tratares da flora toda e deixares isso bem estabelecido. Tens muitas soluções económicas nos rios portugueses - Juncus, Tipha, Jarros, Agriões selvagens, papiro, ou então nas lojas de jardim também se arranja muita variedade. Se queres um bom equilíbiro sem filtro, a minha sugestão é usares plantas oxiginantes: elodea, egeria e myriophilum; e acima de tudo plantas filtrantes para a água não ficar verde: agriões de água selvagens e jacintos de água ou alface de água.

 

Consegues encontrar isso tudo em rios se souberes onde procurar. Quanto aos cedros, tenho o mesmo problema, mas parece que não afeta em nada os peixes. Vais limpando com uma rede. Se fossem pinheiros era bem pior porque acho que a caruma de pinheiro é tóxica. Cumprimentos

Editado por VVolf
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em tempos fui formado por um engenheiro da rubson e eles têm uns baldes de silicone líquido que utilizam para vedar tanques de rega e poços.

 

http://www.rubson.pt/UserControls/Homepage/Produtos/Silicone-Liquido-SL-3000/Product.aspx?tabid=2503&code=pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema maior a longo prazo que vejo, é os 40cm de altura.

Dizes que tens árvores que o tapam. Isso pode ser bom no verão e até um pouco no inverno, mas vai ter grandes flutuações de temperatura.

Outro potencial problema, são predadores que usem as árvores para estudar as presas. Com umas grutas isto resolve-se.

Que peixes pensavas em colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria agradecer a todos o tempo que dedicaram às minhas dúvidas, só hoje reparei nas respostas ao meu tópico pq não recebi nenhuma notificação automática.

 

Queria deixar aqui os últimos desenvolvimentos no meu projecto, e nada melhor do que imagens para ilustrar:

 

Comecei por tirar a pedra do centro e cavar uns 10 cm de profundidade :

 

 

-b9sWZGLJIOCZO6SNT2K1uXxTbNE_mBWf_eoFVUg

 

wzeQjVwILC9cMB1d-lKEx_rueCgguvSzz-7uSdUS

 

q3yqp9GNmYUp7DJJsLo-KSg123O4-6eQ_S3c-W7x

 

glVfecJxNTR_BbYRjJZxbBzCBYGc4X4goJ77I29l

 

oNGeAHsm8TK4giO_xgxOlStabp7VZTHyS-lLRDBN

 

iUlSMfIjxwu3GME22dXmqbGGDdXo35xP-ha0VADI

 

 

Não consigo enfatizar suficientemente o quão duro foi remover esta pedra, palavras não chegam para descrever :(

Editado por Pedro Bernardo
Edição e correcção dos link's video e imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em tempos fui formado por um engenheiro da rubson e eles têm uns baldes de silicone líquido que utilizam para vedar tanques de rega e poços.

 

Segui a sugestão de um senhor que conheço e apliquei este producto:

 

QfvjRM6Sus6wkEee6HFkm94EKvjGLmSJWz_ty8Du

 

Ainda não sei bem o resultado pq ainda está a secar

 

Aqui está a situação presente ainda em fase de secagem:

 

hq7eG0KB2X15JcvD1IjPZ9PoxNvWYIsdBlCmeBmV

 

CAEuVPLZwRwIOrl-eXPW_XU4B-eUaoXra2CGeDpp

 

 

Depois de fazer o teste para avaliar se funcionou farei uma actualização, desejem-me sorte :(

Editado por Pedro Bernardo
Edição e correcção dos link's video e imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Tens aí um bom projeto pela frente. Para tapar essas frinchas todas, acho que sika top seal está bom, e se for preciso cimento cola. Tenho um tanque enorme que estava a verter água e a solução foi cimento cola. É o mais fácil na minha opinião. Depois podes forrar a azulejo, fica mais fácil de lavar e já ouvi dizer que o cimento não é muito adequado para os peixes a longo prazo.

 

Contudo, nunca tive problemas e tenho alguns peixes num lago feito de pedra e cimento.

 

 

Depois tens essa berma redonda que eu acho interessante e podes usar para plantas de charco/pantano.

 

Quanto à fauna e flora, o ideal era em primeiro lugar tratares da flora toda e deixares isso bem estabelecido. Tens muitas soluções económicas nos rios portugueses - Juncus, Tipha, Jarros, Agriões selvagens, papiro, ou então nas lojas de jardim também se arranja muita variedade. Se queres um bom equilíbiro sem filtro, a minha sugestão é usares plantas oxiginantes: elodea, egeria e myriophilum; e acima de tudo plantas filtrantes para a água não ficar verde: agriões de água selvagens e jacintos de água ou alface de água.

 

Consegues encontrar isso tudo em rios se souberes onde procurar. Quanto aos cedros, tenho o mesmo problema, mas parece que não afeta em nada os peixes. Vais limpando com uma rede. Se fossem pinheiros era bem pior porque acho que a caruma de pinheiro é tóxica. Cumprimentos

 

Obrigado por todas as dicas e sugestões são muito enriquecedoras e de enorme utilidade. Muito agradecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo visualizar as fotos

Nenhuma das fotos ?

 

a foto que lhe queria mostrar está aqui:

 

https://goo.gl/photos/cCz7VoVVYmH43gQq8

 

https://goo.gl/photos/cCz7VoVVYmH43gQq8

 

ou então pode ver aqui o álbum completo aqui:

 

https://goo.gl/photos/BF471bVqhaCsrtPn6

 

https://goo.gl/photos/BF471bVqhaCsrtPn6

 

Cumprimentos :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser idêntico ao da rubson.

Isso diz que pode ser aplicado a rodo ?

Tem percentagem de borracha ? E se é próprio a águas potáveis ?

Informação técnica:

 

Campo de aplicação Recomendamos a adição deste produto a argamassas cimentícias de modo a melhorar a aderência a substratos difíceis, pastilha vidrada, e a formar uma película impermeável. Pode também ser utilizado como aditivo de cimento garantir a união com cimento envelhecido em reparações (pilares, lajes). Aplicação Trincha, rolo ou espátula. Características Técnicas Aspecto Cor Viscosidade Densidade - Incolor 3000 ± 1000 cP 1,00 ± 0,03 g/cm3 Secagem Repintura Nº de demãos Rendimento 3 a 4 horas 24 horas 1 a 2 6 a 8 m2/l/d Modo de aplicação Preparação do substrato As superfícies devem estar coesas, sem fendas, areias soltas, poeiras, gorduras, contaminantes e bem secas. Caso o substrato apresente contaminações de fungos e algas aplicar Solução de Limpeza de acordo com o BT. Depois proceder como para aplicações sobre cimento novo. Aplicação Agitar o produto até à completa homogeneização. Forma de adição dos componentes: 1) ARGADICOL 2) Cimento Portland (branco ou cinzento) 3) Água A proporção da mistura é de 1:1 em volume (1litro de ARGADICOL para 1litro de cimento). Deve ser adicionado o mínimo de água possível, apenas o necessário para facilitar a aplicação. Ou 1) ARGADICOL 2) Cimento Portland (branco ou cinzento) 3) Água 4) Areia Caso se pretenda um efeito areado ou um aumento da dureza da mistura. A adição de areia é realizada sobre a mistura anterior mas nunca deve ser três vezes superior à quantidade de cimento

 

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

1° Novos desenvolvimentos:

https://goo.gl/photos/ndoVHFZq8rbsz5tW8

f-LS7Zh5NOlIgTxl18cV8IHJKVJwmdxcSFnrmBBr

RZ_NoR7iW2Mq5O1bVyARDOlG405Fyq2a6ptb5Dd6

 

 

eeXhgHVwVNxFS9Uc0hY-0LBcsn6pLEZQF_qhMd-9

 

Apliquei mais producto argadicol para eliminar pequenas fugas que ainda mantinha, espero que agora fique resolvido


2° Para finalizar apliquei o arguiestaque que é a membrana de borracha para revestir o cimento técnico (argadicol).

Ficou assim: https://goo.gl/photos/Na4wnzvhFXUpaHHU8

5U1Wuhhdysu4ZPfsR0vl_hrpawUqFHshM70nbTn8

 

 

h-agXd74y7JWf4aUiL983R2lil6HMQKwK5YI7StM

Editado por escalhavardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :doofywave::doofywave:

Grande projecto, muito sinceramente estou bastante curioso para ver o resultado final, gosto muito de ser em pedra e redondo , depois aquela parte do "anel" superior :thumbup3::thumbup3: fantástico.

Fiquei foi com uma pequena dúvida, nas primeiras fotos, em que tira a pedra do meio, fiquei com a impressão que tinha aumentado a profundidade, mas depois já nas ultimas fotos, parece que voltou a "nivelar".? :eusathink:

 

 

Continuação :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas.

Este é o estado de situação do meu 1º lago:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/m1BSEsOO9q0"frameborder="0" allowfullscreen></iframe>



agora a próxima etapa é comprar peixes, ainda estou meio indeciso, queria peixes que comessem algas mas ao mesmo tempo também comessem larvas de mosquitos ... agradecia sugestões se alguém as tivesse.

Desde já obrigado ao Fórum, as vossas dicas têm contribuído muito para o desenvolvimento deste singelo projecto.

saudações

Editado por escalhavardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...