TPA's com água quente


QuiMaster

Recommended Posts

Boas a todos e a todas :smile2:

 

Tenho uma dúvida acerca de TPA's em aquários de água quente: Imaginem que a água do vosso aquário está nos 25/26ºC antes da troca. A que temperatura deve estar a "nova água"? Normalmente deixo a água da torneira a "des-clorar" (não conheço o termo correcto para o processo) durante um dia antes de a usar no aquário mas isso significa que que ela vai ficar bem mais fria, especialmente durante o Inverno...

 

Já agora aproveito este tópico para uma outra dúvida minha: num aquário de ~19 L (5 galões) com um betta e alguns camarões (Específicos do dito aquário na minha assinatura) qual deveria ser a frequência das TPA's? E que percentagem de água?

 

Um abraço

Quim

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Quim,

 

Eu quando faço TPA (aqua de 300L brutos, aprox. 240L água) utilizo um bidão de 60L, o qual encho por 2x para perfazer uma TPA de 50%.

 

Utilizo água aquecida que retiro directamente do chuveiro. Faço por não oscilar +/- 2ºC.

 

Para verificar a temperatura simplesmente coloco o termómetro do aquário no bidão e já sei a posição da torneira para colocar a água à temperatura desejada.

 

As minhas TPA's são sempre semanais, considerando que o aquário tem fertilização EI.

 

No meu aqua de camarões (27L) faço semanal ou de 15 em 15 dias, sendo este sem qualquer fertilização.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumptos

 

João Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Pereira, obrigado pela ajuda!

 

Fertilização EI? E já agora, no caso do teu aquário de camarões (27L) qual é a percentagem de cada TPA (aproximadamente)? É só para ter uma ideia do que me espera ...

 

Só mais tarde é que reparei nisto:

 

Utilizo água aquecida que retiro directamente do chuveiro. Faço por não oscilar +/- 2ºC.

 

 

O que fazes em relação ao Cloro então?

Editado por QuiMaster

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Quim,

 

Nos camarões faço 50% de cada vez. Nestes vai direto, nem me preocupo com cloro nem com temperatura. Não faço qualquer fertilização. O aqua está no escritório e sem termostato. A temperatura de hoje é de 22ºC. Aqui não desde dos 20. Os Red Cherry aguentam dos 15 aos 28º.

 

Quanto à fertilização EI podes procurar tópicos aqui no fórum com explicação do que é.

 

No aqua de 300L, utilizo acondicionador por causa do cloro, mas aplico direto no bidão aquando da transfega para o áqua.

A cloramina é demasiado valorizada pelos aquariofilistas. A menos que seja em exagero (que sentes pelo cheiro) dificilmente será um problema.

 

Cumptos

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui igual, tpas diretas da torneira para o aquário. No meu caso vai para o balde e depois do balde para o aquario, logo já vai remexida, a maior parte do cloro sai por essa ação.

 

Além disso só faço tpas de 25%, logo com a dissolução é tranquilo. O aquario está a 24/25 graus, nunca baixa mais de 2 graus, o que é normal em qualquer curso de água.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui igual, tpas diretas da torneira para o aquário. No meu caso vai para o balde e depois do balde para o aquario, logo já vai remexida, a maior parte do cloro sai por essa ação.

 

Além disso só faço tpas de 25%, logo com a dissolução é tranquilo. O aquario está a 24/25 graus, nunca baixa mais de 2 graus, o que é normal em qualquer curso de água.

 

Entendido, thanks :thumbup3:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim? Eu moro na zona oeste, aqui a agua também sai branca de vez em quando. Nao vejo onde isso possa ter implicações, se for do aquário para o balde e do balde para onaquario, ainda para mais metida em chuveiro, a maioria do cloro já foi a vida. Desde que não seja para fazer tpas de mais de 50 por cento é pacífico

http://www.saemas.com.br/dica/a-agua-da-minha-casa-sai-branca-da-torneira-e-muito-cloro.html

 

E fica feliz por sair branca, vem bem oxigenada ;)

 

Convém sempre tentar saber as origens das coisas antes de adivinhar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais