Do 0 again...


devilspeed999r

Recommended Posts

Boas,

após vários anos sem ter aqua, tentar voltar devagarinho...

tudo o que de momento tenho foi re-aproveitado, ainda não gastei 1€...

Filtro foi o primeiro que tive há cerca de 25 anos atrás... :whocares: (não perguntem, liguei e funcionou como se fosse novo,só alterei os filtrantes)

Aquecedor veio do aqua da outra amiga cá de casa (tartaruga = 2º amor da minha mais que tudo) pois está tão big que decidimos há algum tempo passa-la para agua fria.

Por incrível que pareça as plantas estão a dar-se extremamente bem, já tive de fazer poda passado 1 mês(estive fora) e replantei pois agarraram logo...

 

 

Aqua:

60x30x40

(deixa ver se pega o bicho para poder investir em maior)

Plantas:

dois tipos diferentes que não faço a mínima ideia do que são...(foram pescadas de um tanque no Jardim da Musica en Odivelas)

Luz:

para já um candeeiro led e uma barra emergência led que tinha lá por casa(esta é de momento a prioridade: luz de jeito entre led e t5)

Substrato:

areão e 1 cm de turfa(já me deu bons resultados há muitos anos)

Fauna:

estão na calha guppys(para já é o que se pode)

Fotos:

1_zpsbf9eaqrf.jpg

Proximos upgrades:

tapar a traseira com cartão preto, CALHA, um pouco mais de areão...

agradeço criticas/dicas construtivas...

em especial quanto á iluminação,ando a pensar o que mais lowcost consigo para tirar a que está de momento, Sinceramente dói só de ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

decidi voltar a trás e fazer isto como deve de ser...

livrei-me das plantas e removi o areão...

estou a pensar em algo deste género(teste visual com o que tinha ca por casa e desculpem a foto do tlm):

 

IMG_20161028_211610_zpsrjysxtya.jpg

 

colocar umas anubias nanas presas nos ramos e fundo por decidir...

 

precisava que me dessem uma ideia do que utilizar como substrato e acima de tudo a quantidade que devo precisar...

 

agradeço desde já a ajuda.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse substrato que tens no aquário é de que? Eu recomendava um saco de 9L de tropica ou um de 9L ADA Amazónia sem mais nada por baixo. Fica-te por 35€ na Aquasabi. Se optares por por fértil por baixo o investimento é maior e corres o risco de misturar no futuro ao mudar plantas ou peças do layout de sitio. Além disso se quiseres desmontar e voltar a montar o aquário poderá reaproveitar o substrato. Caso uses o fértil por baixo fica tudo misturado e acabas por ter que mandar praticamente tudo fora.

 

Quanto a calha, eu prefiro LED, mas o investimento é maior. Neste momento recomendo a chihiros Seria A, relação qualidade preço é muito boa. Mas tens T5 mais baratas.

 

Abrazzi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse substrato que tens no aquário é de que? Eu recomendava um saco de 9L de tropica ou um de 9L ADA Amazónia sem mais nada por baixo. Fica-te por 35€ na Aquasabi. Se optares por por fértil por baixo o investimento é maior e corres o risco de misturar no futuro ao mudar plantas ou peças do layout de sitio. Além disso se quiseres desmontar e voltar a montar o aquário poderá reaproveitar o substrato. Caso uses o fértil por baixo fica tudo misturado e acabas por ter que mandar praticamente tudo fora.

 

Quanto a calha, eu prefiro LED, mas o investimento é maior. Neste momento recomendo a chihiros Seria A, relação qualidade preço é muito boa. Mas tens T5 mais baratas.

 

Abrazzi

desde já obrigado pela opinião.

 

1º a questão-não é substrato, apenas areia vulcanica(sem nutrientes) que tinha cá por casa de uma montagem de há anos, mas não vou utilizar, era mesmo só para "testar" o layout...

 

quanto ao substrato,era o que eu estava a pensar(9l Aquarium Soil TROPICA), até porque acho que me vou "fartar" dos 60cms em pouco tempo e passar para maior(o ultimo que tinha tido era de 140x60x60)...

porem estou com receio que as plantas precisem de mais e depois gasto o mesmo em injeçoes de micro/macros...não?

 

Iluminação, fui pelo lowbudget 2*t5 com calha,pela mesma razão acima referida.

 

thanks

Editado por devilspeed999r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fertilização liquida tens smp que fazer e o substrato podes reaproveitar depois noutra montagem. Consegues poupar bue se fizeres a fertilização EI. Eu mando vir os da aqua rebell, estou mt satisfeito.

Para mim umas medidas excelentes para aquascaping é 90x45x45...

Ficava bem umas pedra entre os troncos, daria um ar mais natural.

Abrazzi

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao layout eu aproveitava todos os troncos e ramos e raminhos e punha tudo do lado direito a apontar para o esquerdo. E depois claro uns apontamentos de umas pedras bonitas aqui e ali.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fertilização liquida tens smp que fazer e o substrato podes reaproveitar depois noutra montagem. Consegues poupar bue se fizeres a fertilização EI. Eu mando vir os da aqua rebell, estou mt satisfeito.

Para mim umas medidas excelentes para aquascaping é 90x45x45...

Ficava bem umas pedra entre os troncos, daria um ar mais natural.

Abrazzi

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

oki, acho que vou mesmo seguir a dica. bigsmile

depois coloco fotos do layout.

 

Boas, em relação ao layout eu aproveitava todos os troncos e ramos e raminhos e punha tudo do lado direito a apontar para o esquerdo. E depois claro uns apontamentos de umas pedras bonitas aqui e ali.

 

a principio era essa a ideia, mas depois gostei da ideia da "queda de pedra sobre ramos" a ideia é fazer com quer pareça que os ramos foram esmagados por uma queda de pedra...

de qualquer modo antes de finalizar a montagem ainda vou testar essa e outras ideias ideia para ver o resultado,ainda não tive foi tempo...

 

 

Enquanto não encher estou sempre a tempo,

obrigado pelas dias. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é isso mesmo, vai "brincando" com os troncos, diferentes posições. As pedras são boas para segurar o substratos. Fica bem se conseguires fazer um bom declive. Pesquisa nos projectos de aquascaping para tirar umas ideias. Quanto as pedras podes aproveitar e ir dar um passeio e apanhar umas.

 

Eu pessoalmente faço assim com o substrato, tenho cerca de 3 a 4 sacas de 9L de tropica reutilizado no meu aquário montado a cerca de 2 semanas. Não tive que investir aproveitei tudo. Por regra a iniciantes não recomendo usar diferentes substratos porque nesta fase temos sempre tendência de melhor o aquário e acabamos por misturar tudo. Quer seja fértil e inerte quer seja com areão decoraticos, fazer os rios etc. Não se aplicando a 100% porque já tens experiência em aquariofilia. No entanto não vou dizer que o fértil por baixo não seja bom, obviamente que ajudam as plantas a absorver os nutrientes em contrapartida passado 6 meses essa fonte já se esgotou. A meu ver e já discutido noutro tópico, o ADA Powder Sand já oferece algo novo como uma colónia de bactérias contudo o valor já dispara muito e sinceramente o substrato quer da ADA quer da tropica são excelentes para cultivar qualquer planta sem fértil por baixo. Estes dois em relação a outros tem a particularidade dos grãos absorverem os nutrientes pela coluna de agua e posteriormente passar as plantas. Preferia comprar uma saca extra de 3L de ADA(Amazonia Powder) / Tropica(Aquarium Soil Powder) (grão é muito pequeno comparado ao normal e ajuda a planta de tapete a segurar melhor) para por no final de tudo antes de plantar o aquário.

 

Isto tudo para dizer que existem varias maneiras de montar um aquário, não quer dizer que uma esteja bem e a outra mal. Tens que fazer a que melhor se adequa a ti.

 

Abrazzi

Editado por RaposoAlves
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais obrigado pelas dicas..

 

Sim, é isso mesmo, vai "brincando" com os troncos, diferentes posições. As pedras são boas para segurar o substratos. Fica bem se conseguires fazer um bom declive. Pesquisa nos projectos de aquascaping para tirar umas ideias. Quanto as pedras podes aproveitar e ir dar um passeio e apanhar umas.

 

Eu pessoalmente faço assim com o substrato, tenho cerca de 3 a 4 sacas de 9L de tropica reutilizado no meu aquário montado a cerca de 2 semanas. Não tive que investir aproveitei tudo. Por regra a iniciantes não recomendo usar diferentes substratos porque nesta fase temos sempre tendência de melhor o aquário e acabamos por misturar tudo. Quer seja fértil e inerte quer seja com areão decoraticos, fazer os rios etc. Não se aplicando a 100% porque já tens experiência em aquariofilia. No entanto não vou dizer que o fértil por baixo não seja bom, obviamente que ajudam as plantas a absorver os nutrientes em contrapartida passado 6 meses essa fonte já se esgotou. A meu ver e já discutido noutro tópico, o ADA Powder Sand já oferece algo novo como uma colónia de bactérias contudo o valor já dispara muito e sinceramente o substrato quer da ADA quer da tropica são excelentes para cultivar qualquer planta sem fértil por baixo. Estes dois em relação a outros tem a particularidade dos grãos absorverem os nutrientes pela coluna de agua e posteriormente passar as plantas. Preferia comprar uma saca extra de 3L de ADA(Amazonia Powder) / Tropica(Aquarium Soil Powder) (grão é muito pequeno comparado ao normal e ajuda a planta de tapete a segurar melhor) para por no final de tudo antes de plantar o aquário.

 

Isto tudo para dizer que existem varias maneiras de montar um aquário, não quer dizer que uma esteja bem e a outra mal. Tens que fazer a que melhor se adequa a ti.

 

Abrazzi

yep, é mais ao menos o que penso, quando tinha o big aqua tinha substrato fértil com areia de praia por cima, mas na altura decidi um layout e levei-o até ao fim.

neste aqua acho que vou querer variar mais devido ao tamanho ser menor...

ontem fiz um novo layout sem substrato e conto fazer mais um ou dois para ter ideias e pedir aqui opiniões..

encomendei hoje AQUARIUM SOIL 9L que me chegam amanha..

comprei um ehein 150 classic usado para poupar no espaço interior do aqua... basicamente a coisa começa a compor-se...

vou atualizando comforme possivel...

 

abraço

 

 

Quanto ao substrato acho que devias ler

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252517&page=2#entry1385630

Vê as diferenças entre ada e tropica

obrigado pela dica, já li e concordo com a visão do RaposoAlves, para quem não tem ideia fixa de layouts, manter-me com solo nao fertil dá-me mais abertura para "inventar"...

como mencionei acima optei pela tropica pois é "bom" e não me doí tanto na carteira...

espero que corra bem.. :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não discordo de usar fértil, ainda para mais num low-tech, no entanto na minha opinião não vale a pena pelos motivos que mencionei em cima. Cabe agora cada um decidir o melhor caminho para si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigsmile

 

 

amanhã vou aproveitar o passeio com a esposa e vamos arrecadar mais umas pedras para a montagem...

quarta já devo ter mais layouts.

 

thanks pelas dicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

força nisso!!!

Estás a levar as coisas com clama e isso é meio caminho andado para o sucesso.

Quando olhei para a primeira foto até me assustei, mas agora parece que estás bem encaminhado.

Se é para um LT a iluminação não necessita de ser muito intensa.

 

Abraço e vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, thanks pelos feeds..

 

agora sim, já gosto do que vejo...

ontem foi dia de finalizar layout e sem duvida melhor a olhos vistos...

ADA amazonia 10l faz a diferença, pedras testada (teste do vinagre), cozidinhas para o jantar e depois de horas com a senhora da casa fazer layouts, lá chegámos ao que pretendíamos...

aproveitei a visita á aquaden e vieram duas petit para adoçar a vista e começar como deve de ser o ciclo de azoto... :tongue:

ehein com ceramica+carvão ativado+lã ehein+esponja e deu nisto(ainda um pouco bassa como é normal):

430011231_zpsmejwghny.jpg

 

logo começo com tpas diárias durante 3 dias depois durante 1 semana 2 em 2 dias( o amazonia vai ter nutrientes a barrote no inicio)... :thumbup3:

falta ainda traseira e uma lateral escuras para tapar a parafernalia traseira..

 

podem e devem dar opiniões...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toca a meter plantas! Isso assim está muito vazio e facilmente tens dissabores sem as plantas para puificar a agua.

yep, estou em conversações para:

40 pés Marsileia Hirsuta (fundo)

2* Anúbia nana para colocar 1 de cada lado da rocha grande

que parece??? :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

fizeste o teste a essas pedras? desconfio que são calcárias..., essa cor...

 

se forem vais ter um problema :rolleyes:

 

bom layout!

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

fizeste o teste a essas pedras? desconfio que são calcárias..., essa cor...

 

se forem vais ter um problema :rolleyes:

 

bom layout!

 

cumps,

fiz sim senhor, o belo do vinagre não fez qualquer reacção(a foto tambem não ajuda,são bem mais vermelhas do que parece, tenho de trabalhar a cor na foto porque é do tlm)...

Obrigado... :smile2:

 

ontem tpa(e próximos 5 dias organizados para diárias), duas anubias a caminho na segunda(made in Madeira) e após conversações com a senhora da casa optou-se por Musgo Cristmas para fundo em vez de Marsileia Hirsuta...

Dêem opiniões de onde acham que ficariam bem, estou a pensar no musgo junto do aquecedor e no canto frontal oposto...

 

Já agora, e aproveitando que ainda falta umas semanas para pensar na Fauna, o principal e já decidido sendo guppys... Acham que uns Blue Jelly se davam? ou que equipa de limpeza devo optar? devido ao tamanho do aqua,talvez os camarões sejam melhor hipotese? :eusathink:

Editado por devilspeed999r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um low-tech não gosta de mexidas, não gosta de trocas de água.

Um LT é para se manter com níveis de CO2 baixos o que acaba por não ser verdade quando fazes TPA.

Ao iniciares, "enche" isso de plantas e desfruta.

As plantas vão adaptar-se ao meio, consumir esses nutrientes e algas nem vê-las.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal de ontem para hoje os troncos encheram de fungo branco/transparente...

Fui medir níveis e:

 

Ph >6.4

Cl2 0.8

Kh 6

Gh >3

 

No2 0

No3 10

 

É normal?O que faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal,

 

Tens várias formas de te livrar disso, aspirar com a mangueira nas tpas, tirar os troncos para fora e raspar (e se possivel ferver), e meteres fauna que comam isso (exemplo ancistrus, caracóis, )

 

Não é preocupante é normal.

 

Eu não me ralo tenho peixes que comem isso, não vou deitar comida para o lixo e eles agradecem. mas como tenho muitos troncos tenho aspirado sempre nas tpas. Já quase não tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ppl,obrigado pelas respostas...

 

A fauna sei que ajudava,mas como estou na primeira semana do ciclo de azoto,acho que não é grande ideia...

Para além de k o ph está baixissimo não?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.