Boma de circulação ou power head


Recommended Posts

Ola malta :)

estou a precisar de aumentar um bocado a circulação do meu aquário estou a pensar em algo como +/- 600l/h extras (mudar de filtro não vejo necessidade ;) )

a duvida é qual comprar pois o que me poderá incomodar mesmo é o barulho que elas fazem, ja vi pessoalmente a eheim compact 1000 a trabalhar e aquilo imite bastante vibração e barulho ( apesar de nas descrições dizerem que são silenciosas ).

vi estas duas powerheads que a nivel de circulação seriam suficientes e baratas

 

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-internos-filtragem/216-powerhead-eheim-aquaball-2100225-10113.html

http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-internos-filtragem/710-odyssea-powerhead-ex350-2100901.html

 

 

alguem com experiencia com elas ou com outras que sejam mesmo silenciosas? obrigado desde de já ;)

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual as medidas do aquário e que filtro tens?

 

Plantado ? Apenas comunitário? CO2 de injecção ou não?

 

Porque achas que tens que aumentar a circulação?

Que te leva a concluir isso?

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100x40x40 ( 160l ) o filtro é o jbl e901, plantando sim mas pouco para agora não uso co2. O filtro movimenta bem a superficie da agua mas em baixo no retorno apenas vejo circulação até pouco mais de metade do aquario fica cerca de 40cm do aquario sem movimentacao em baixo a preocupação é que aumentando a fauna a circulacao seja ainda mais reduzida. o filtro debita cerca de 450l/h reais que vão baixando ao longo do tempo até fazer a limpeza do mesmo a Amonia e os nitritos estao sempre a 0 o que me leva a concluir que não haja necessidade de o mudar visto que ele esta a filtrar bem.

gallery_78362_4701_79674.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Efectivamente o 901 está quase quase no limite das forças para um metro de vidro. O que te acontece é que a água chega bem ao outro lado do Outflow mas depois tens retorno até meio do aquario e a partir daí abranda assustadoramente. Basta meteres umas folhas a boiar pelo aquario para teres essa percepção. Do meio do aquário até ao lado onde está o INflow é uma zona morta.

 

E essas curvas tão acentuadas dos tubos dos JBL não ajudam à festa. Consegues maior rendimento se aplicares tubos IN e OUT da Eheim que são curvilineos perfeitos e ter não mais de 50 cm de Tubo desde o filtro às ligações de entrada no aquario. (A água pesa dentro do tubo e força o trabalho do Rotor - fisica)

 

Eu colocava o OUTflow do lado onde está o IN (Direito) mas à frente do aquario a apontar para o lado oposto. Tenho quase a certeza que assim fica melhor em termos de rendimento.

 

Uma bomba Eheim do lado esquerdo no vidro detrás ao fundo para ajudar a água retornar à posição onde tens o IN e tens o assunto parcialmente resolvido. Parcialmente porque vais ficar com a zona central do aquario (uns 20 de comprimento por 10 cm largura mesmo ao centro) onde se irá depositar toda a lixeira e possível inicio de foco de algas. Porque com a bomba vais ter um movimento da água mais circular.

 

Solução caso optes por Aquisição de CO2 no futuro e mais plantas:

 

Vendes esse JBL e compras o Eheim Pro 4/600 de 1250 Litros / Hora e ficas altamente bem servido para as medidas desse aquário. Vais ficar surpreendido :)

 

Grande abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais