Substratos, o quê e onde ?


Recommended Posts

Bom dia.

Estou a montar um aquário 90*45*45 low tech.

 

A grande dúvida rrcai sobre os substratos.

O inerte para camada superior estou inclinado para 2 baldes de http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/specialgroundblack40e

 

E para fértil ?

 

Jbl proscape volcano mineral ? 9L a 25e

 

Ou

 

Tropica plant growth 2.5L a 12e (precisaria de 2 unidades )

 

Opinioes, sugestões, prós e contras, onde encontrar o melhor preço?

 

Sei que usando inerte e fértil se tiver de desmontar é quase para esquecer está terra :/ alternativas ? A correr bem será para ficar montado mais de 1 ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pretendes um lowtech não precisas de usar um substrato fértil por baixo, podes optar por um substrato argiloso que absorva e liberte aos poucos os os fertilizantes que vás adicionando na água. Marcas e produtos há muitos quer em lojas fisicas quer online, aí terás que fazer as contas ao que pretendes gastar quer nos produtos quer nos portes ou nas deslocações até às lojas...

 

Quanto aos produtos que mencionaste infelizmente nao te posso ajudar pois nunca os utilizei. Talvez outros membros te possam dar o feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André, para o meu 90x45x45 usei 30 kgs de areão... Acho que precisas no mínimo de 3 sacos de 9L para poderes fazer declives, ou então, encheres com alguma coisa por baixo para fazer altura.

 

Aquando a montagem, e já que não vais pôr fértil, mete só uns 2cm à frente que assim consegues poupar muito a fazer a elevação para trás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O André diz que é Lowtech..

 

Não quero parecer indelicado nem me levem a mal mas vou apenas expressar a minha opinião porque nunca fui muito de acordo com a expressão Low tech ou High tech, Existe é verdade porque alguém em algum tempo à muitos anos atras decidiu classificar um aquario com pouca luz (menos de 0.5 W / litro) e sem CO2 como sendo Low tech.

 

Eu não concordo lá muito com essa analogia. Para mim a partir do momento em que um aquario leva qualquer planta que seja necessita de Luz, CO2, fertilização e "terra". É a natureza no seu estado. Umas necessitam mais, já outras menos conforme os requisitos de cada planta. Assim não consigo classificar qualquer plantado nem como LOW ou HIGH.

 

Para mim, os requisitos de um plantado são terra+Co2+Luz+fertilização. Se é Low ou high isso agora..

 

Dito isto o André que veja qual o seu objetivo.

 

Só peixes com areão e umas rochas?

Peixes e plantas?

 

E aqui sim há diferenças. Se não vai meter qualquer planta e pretende apenas ter fauna com um areão base as contas mudam de figura. Exclui-se os ferteis e outras coisas mais.

 

Agora se o objectivo é ter plantas, nem que sejam umas facilissimas Valisnérias ou Anubias ou outras ditas faceis, eu faria o projecto a pensar no Futuro. Porque mesmo estas por muito pouco que precisem tambem têm necessidades como as outras.

Pode não comprar já CO2 bem como outro tipo de equipamentos mas penso que deve considerar preparar o aquario na sua base para evoluir adquirindo um bom substrato com fertil.

 

Ele quer ter o aquario pelo menos durante um ano. Nós já sabemos como é..monta o aquario e a partir daí começa a ver o que todos nós vimos e sentimos.. evoluir. Comprar mais plantas, mais um tronco aqui e ali, e aos poucos a querer fazer a "casinha" bonita.

 

Por isso o conselho que te dou é pensa à frente. Não penses apenas no momento actual.

 

Sobre quantidades deixo as proporções do meu 100/40/40

 

Usei 9 litros de Substrato Fertil Tropica Plant Growth e 18 Litros de Tropica Soil (grão de argila).

 

Mas lá está.. é um plantado cheio. Tudo depende do que o André quer fazer não apenas hoje mas amanha.

 

Um 90/45/45 já é um aquario com medidas excelentes e sem ter uma boa dose de plantas e algumas rochas ou troncos acho que vai ficar meio vazio/despido. :(

 

E depois lá vai o André às compras!

 

Abraço a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com tudo menos com a parte do fértil, se for fertilizar a coluna é desnecessário. O que pode fazer é cápsulas nas plantas que necessitem de um boost. Um dos maiores erros que fiz no início foi usar fértil por baixo. Como qualquer iniciante, mexemos, plantamos, re-plantamos, testamos. O fértil só complica, liberta nutrientes para a coluna, suja o substrato todo, fica difícil de reaproveitar.

Eu deixei de usar e não sinto falta nenhuma.

 

 

Edit : por baixo do substrato, o melhor é teres uma boa cama para uma boa colónia de bactérias, isso é que vale muito.

Editado por ignace
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ignace.

 

Sim com fertil não se aproveita o granulado, caso no futuro queira fazer outra montagem e queira aproveitar o granulado seria muito dificil separar ambos.

 

É verdade. É o unico inconveniente,

 

Mas já discordo de que fertilizando apenas a coluna de água seja suficiente porque a maioria das planta são radiculares. E aí concordo com os técnicos da ADA e da Tropica. Por alguma razão eles os têm.

 

Vê o ADA Amazonia por exemplo é um substrato fertil (o da Tropica é o Plant Growth) em NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos entre outros (minerais), e por tal motivo não carece de muito fertilizante na coluna de água. Daí que eles apenas recomendam Potássio. O ADA Brighty K.

Nota que não é em vão que a ADA apenas recomenda o K nos primeiros meses. É precisamente por carregarem com fartura o grão deles.

Para teres uma ideia, o Amazonia tem cerca de 100 vezes mais nutrientes "trancados" nos grâos de argila do que qualquer outro substrato (analisado pelo Barr e com reports lá no site do bacano) e claro estes começam a ser libertados logo após o grão ser submerso.

E é aqui que entra a defesa do Power Sand (que é um fertil) por baixo do Amazonia (ou do Tropica plant Growth no caso da tropica - metodo distinto) porque depois com o tempo os níveis de concentração dos nutrientes no grão amazonia começam obviamente a esgotar, mas todos os detritos orgânicos que se instalaram no Power Sand (que são pedras porosas) vão fornecer nutrição às raizes. Os grãos serem de argila não é um acaso icon_e_wink.gif A argila absorve e redistribui nutrientes para as raízes a partir da coluna de água mas a maioria alojam-se na Power Sand tipo um depósito percebes?. Está lá sempre um nivel elevado de nutrientes.

No caso da tropica os nutrientes que estão na coluna de água são repassados pelo Soil para o Growth.

E é por isso também que como sabes não devemos mexer nos substratos porque ao faze-lo libertamos niveis de de nutrientes (sobretudo Amonia) para a coluna de água e depois dá o que a gente sabe né..

Eu na minha modesta opinião concordo com o uso de substratos ferteis. Há uma maior garantia de estabilidade do sistema, que a simples adição de nutrientes na coluna de água não dá.

Até porque nunca sabemos o consumo de um aquario. Daí até que a rapaziada que usa "EI" introduza nutrientes na agua por excesso. Já para terem a certeza que não ha falhas. Porque não contam com o tal deposito de reserva.. ;)

 

Grande abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Segundo conversas que tive com o André ele não quer algo muito exigente. Quer ir para plantas fáceis.

 

Quer fazer algo como fiz no jungle fingers. Com pouco dinheiro mas agradável.

 

Nesse Aqua tinha, assim como neste, só o plant growth e areao por cima. Areao esse que já me arrependi de pôr por ser muito duro. Se na altura soubesse dessa argila expandida da solaqua tinha o posto. Visto que é bem mais económico que o Ada ou o tropical soil e apesar de ser inerte faz o serviço do areao mas melhor.

 

Por isso aconselho duas coisas. Ou só argila da tropica/ada/Jbl ou fértil e essa argila inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal.. se é argila não é inerte.. a argila vai absorver tudo o que está na água e criar depósito no fundo.

Não tendo nenhum fertil por baixo chega a um momento de "Equal Point - equilibrio" e tudo o que se mete na coluna de água fica apenas na água. deixa de haver depósito/retenção que o fertil faz.

 

A argila é um aglomerante e só deixa de o ser se solidificada.

Se estou errado peço desculpa mas acho que foi o que estudei.

Se o solo argiloso deixar de receber agua (chuvas) e compactar tornando-se sólido é que deixa de ser absorvente. O mesmo se passa com os graos argilosos que metemos nos aquarios.

 

Se estão embebidos são transmissores e absorventes. Logo não são inertes.

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo telemóvel não consigo colocar aqui fotos do esquema do aquário.

Já comprei o filtro http://www.pet4you.net/peixes/outlet/eheim-profissional-3-2073.html

 

Se calhar foi má aposta

 

Depende Andre..

 

O teu 90/45/45 dá 180 litros brutos. Descontando areao e substratos e outros materiais como sendo rochas e troncos etc. és capaz de ficar com 130/140 litros reais e até porque não enches até ao limite do vidro. O ideal seria o modelo a seguir a esse com 1250 / Hora. Por mais 40 euros compravas o Eheim Pro 4 /600 e servia que nem uma luva e é uma máquina infernal.

 

Fala com o Sr. da loja para possivel troca imediata. Acho que o mesmo é acessivel.

Já falei com ele algumas vezes e foi sempre impecável.

 

Abraço

Não compres nada sem perguntares à rapaziada.. já te tinha alertado. A pressa é a pior inimiga do Hobby.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava me a referir como inerte substratos que não alterem quimica da água. O Amazónia como disseste anteriormente está carregado de nutrientes, o tropica tem alguns mas esse da solaqua diz que é inerte. Ou seja não é carregado com nutrientes nem liberta amónia.

 

Basicamente, na minha opinião e especulando um bocado pois nunca o usei, esse substrato é basicamente leka mas com grão mais pequeno e talvez não "envidraçada" por fora.

 

Posso estar a dizer asneiras a torto e a direito, mas se estiver por favor corrijam-me ;)

 

Abraço


Descrição do substrato na loja online:

 

Substrato inerte preto à base de argila

 

Substrato 100% natural;
Extremamente poroso;
Diâmetro adequado à fixação das raízes das plantas;

Substrato de Argila de alta qualidade, em que a sua estrutura interna contribui para uma eficaz colonização de bactérias benéficas à filtragem do aquário. O seu formato permite a circulação de água através das raízes e facilita o enraizamento das plantas, mesmo das mais exigentes.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, estava a referir me à minha sugestão da amazonia, pois a amazonia absorve da coluna e vai libertando para as raízes, outros Substratos não conheço, mas muitos são similares. O powersand special é que vem "fértil" , o normal não é mesmo pelo motivo que referi, das bactérias?

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ignace,

 

O Special é que traz os aditivos Bacter 100 e o Clear etc. De resto é tudo igual ao Power Sand Normal.

 

Abração

 

"Power Sand

Power Sand is base substrate material designed for providing nutrients to the roots of aquatic plants and promoting growth of substrate bacteria. Porous volcanic stones secure the water circulation, and organic nutrients promote the growths of bacteria. Please select right size, S, M, L according to the depth of aquarium tank"

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Também não disse o contrário amigo. Está no limite.

 

O ideal seria o modelo a seguir a esse com 1250 / Hora. Por mais 40 euros compravas o Eheim Pro 4 /600 e servia que nem uma luva e é uma máquina infernal.

 

 

Já está comprado apenas te recomendo isto:

 

Tenta montar o filtro de forma a não ter mais de 40 a 50 cm de tubo desde as entradas até ao aquário e poucas curvas ( ;) )para tirares o máximo rendimento dele. Muita extensão de tubo equivale a ter muito mais água para fazer subir e isso esforça o rotor e é menos rendimento.

 

Depois não metas o carvão mas apenas as cerãmicas, lã e a esponja azul final.

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Depende Andre..

 

O teu 90/45/45 dá 180 litros brutos. Descontando areao e substratos e outros materiais como sendo rochas e troncos etc. és capaz de ficar com 130/140 litros reais e até porque não enches até ao limite do vidro. O ideal seria o modelo a seguir a esse com 1250 / Hora. Por mais 40 euros compravas o Eheim Pro 4 /600 e servia que nem uma luva e é uma máquina infernal.

 

Epá, então o que dizer do meu aquário? Tem as mesmas dimensões, um termo externo e um reactor de co2 acoplados em dois velhinhos eheim classic 2213(420 l/h dizem eles :P ) em série e pasme-se com uns lily pipes chinocas!!! Devia estar tudo parado e no entanto...

 

Paulo, eu percebo a tua ideia, é sempre melhor poder contar com mais e melhor material mas nem sempre temos dinheiro para tal, mais vale comprar aquilo que podemos e aos poucos ir ampliando/melhorando do que estoirar tudo logo à partida. Quando tiramos a carta de condução não compramos logo um Ferrari, pois não? Mais importante que ter material de topo é saber o que fazer com eles, com a experiência e o aprofundar do gosto pelo hobby vem mais e melhores equipamentos, assim evita-se despistes à primeira curva e desistências prematuras.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo o filtro chega e sobra, excelente compra, eu preferia o acima mas não é por aí. Esse dá perfeitamente. O importante será montar o inflow e o outflow no sitio correcto.
Quanto ao substrato, 3 sacos de 9L Ada ou tropica era o ideal, se a carteira não permite usaria 2 que da para safar. Indiquei o ADA pela aquasabi porque está a um excelente preço e para mim um dos melhores do mercado senão o melhor. Qt ao fértil, esquece isso vais querer tirar e por plantas, mexer pedras de sitio e por ai fora, vais misturar td e passado um ano nem o aquario está bonito nem podes desmontar e aproveitar o substrato, depois terás que investir novamente. Se puseres só esse basta desmontar td e deixar o substrato numa caixa durante umas semanas ao sol e está novo em folha. Agr a decisão é tua se queres por fertil por baixo mete, não digo que não seja bom mas passado 6 meses já as plantas absorveram td e não está la a fazer nd. Ainda por cima queres plantas low tech, td plantas que lançam grandes raizes. Posso te até dizer que tive cryptocorynes durante um ano só com substrato da tropica e não tive quaisquer problemas, até tive uma delas a dar flor o que é raro no estado submerso.
A única coisa que terás de fazer é a fertilização líquida na coluna de água, mas isso vais ter que fazer com ou sem fértil.
A fertilização líquida não é mais nem menos do fornecer alimento às plantas e é composto por:
- Macro nutrientes (Nitrato/Potassio/fosfatos) (N/P/K)
- Micro nutrientes (Ferro e oligamentos)
Se fores ao site da aquasabi eles tem lá uma secção de fertilizantes. Eu uso os da Aqua rebell, são dois frascos, um de macros e outro de micros, basta seguir a bula, é fácil e tem td o que as plantas precisam.

Já agora qual é a iluminação que tens no aquario? este será um factor importante para o sucesso de um aquario plantado, low ou high-tech e qual é o tipo de harscape que tencionas usar na montagem? Se quiseres partilhar poderemos ajudar na escolha das plantas. Relativamente à iluminação se a nao tiveres adquirido ainda posso te recomendar a calha Chihiros Série A, são boas e um preço qualidade muito boa, encontra na casa dos discus em lisboa, representante em portugal.

Abc

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha aki este substrato da tropica, acabadinho de sair de uma montagem de um ano. Desmantlei o aquario ontem e tirei o substrato hj e este já e reutilizado.

aab080723cef95c101315953792e63c5.jpg

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA é o melhor, dpx tropica e tlv dpx JBL mas deste último nao me pronuciu mt pk nunca o usei. Mas sem dúvida que escolhia o ADA se pudesse escolher entre os três.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais