jbl proflora bio 80 eco ou tropica plant growth 60


Andre Henriques

Recommended Posts

boas pessoal eu estou para adquirir um kit de co2 desses simples e mais baratos.

estive a ver o jbl proflora bio 80 eco e também o tropica plant growth 60..

não sou um perito mas achei mais jeito ao kit da tropica do que o da jbl.. e vi outros se não me engano chamava-se neo c02.

destes 3 qual me indicam para um aquário de 40 litros.

 

 

cumps,

 

André

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

claro que o ideal era um sistema pressurizado, mas com qualquer um desses ficas bem servido, se bem que o sistema da tropica é o que ocupa mais espaço dentro do áqua, também tenho ouvido falar bem do neo co2.

 

é experimentares biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o da Tropica. Esses sistemas são fracos. Tem de se forçar um pouco a injecção para se conseguir tirar bom proveito deles.

Além disso ao longo do tempo ficam bem mais caros que os pressurizados. Posso dizer que num aquário de 60 litros com o sistema da Tropica estava a gastar cerca de 1 lata por mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é a seguinte.

Se não tens plantas exigentes, adquires o sistema de spray da Tropica que custa uns 19 e dá-te para quase 3 meses se encheres a campânula até meio.

Entretanto juntas dinheiro e compras um sistema pressurizado por uns 130.

O Natal está quase a chegar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal hoje tive um pouco de tempo :rolleyes: e fui comprar um kit de co2... fui á aquastudio e comprei o neo co2 ::D: .amanha de manha já está pronto :dance: ...aquilo fica sempre a deitar co2 para o aquário (40 litros) ou tem de se interromper o fornecimento de co2.....desculpem lá mas eu sou um noob no que toca ao co2,,,, :fart004::shocked028::eusathink: ,,

se alguém me puder esclerecer esta dúvida agradecia.

cumps,

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

é sempre a deitar CO2, vai vigiando a fauna fora do fotoperíodo, se vires que andam muito à superfície a tentar respirar é sinal que o CO2 é demasiado, podes levantar o difusor ou ligar uma bomba de ar.

 

não te assustes que não deve ser necessário, eu tenho pressurizado sempre ligado e nunca houve azar.

 

sim, o CO2 faz baixar o pH em cerca de meio grau.

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

não te assustes que não deve ser necessário, eu tenho pressurizado sempre ligado e nunca houve azar.

 

 

sempre ligado porquê? isso não é desperdiçar co2? ou trás alguma vantagem?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

sempre ligado porquê? isso não é desperdiçar co2? ou trás alguma vantagem?

boas,

 

tenho vários redutores simples, e como tenho CO2 à borla (extintores que passam da validade), é mais prático do que estar sempre a fechar e a abrir.

 

no único redutor que tenho com válvula elétrica de corte, aquilo nunca fechava nem abria como deve ser, e para não haver oscilações optei por ter sempre ligado também, não me tenho dado mal biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal as 16h de hojecompletava as 24 h para o liquido se tornar em gelatina ...como diz na embalagem juntei á mistura um pó que cheira mal...

e água entre os 40 e 50 graus.

até agora ainda não fez nenhuma bolha...

o que acham que pode ser...

eu tinha a garrafa ao lado do aquario...

agora vou exprimentar em cima

Editado por Andre Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal eu nao estava a entender-me com aquele co2. mesmo depois de 4 horas aquilo nao criava pressao nenhuma na garrafa. Então o que eu fiz foi aproveitar a garrafa...tirar aqula gelatina toda do fundo lavar aquilo tudo bem...em seguida ja desesperado fiz um co2 caseiro(basicamente o principio é o mesmo )pus 3 chavenas do café com açucar, meia colher de bicarbonato de sódio e 1pacote de fermipan e pus um bocado de água... A garrafa nao ficou cheia de agua... Nessa garrafa pus uma uniao c/torneira(para segurança... Nao vá aquilo rebentar )passa por uma pedra difusora dentro de uma garrafa de coca cola (1lt)também quase cheia, tem outro tubo que vai para o difusor dentro do aquario.

 

Quando pus o difusor no aqua ia sem agua nenhuma .quando o pys la dentro ficou com agua e um bocado de ar. Na mangueira passa-se o mesmo .

Editado por Andre Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pouco tirei o difusor de dentro do aqua. Tirei a agua do difusor e soprei la para dentro...é normal aquilo fazer tanta pressão que p ar nao consegue sair....? Estou um bocado confuso ..

Se me ajudarem agradeço..como ja referi eu sou um noob no que diz respeito ao co2

 

Cumps

 

 

André

 

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rapaziada,

 

"sim, o CO2 faz baixar o pH em cerca de meio grau."

 

Atenção.. O CO2 até pode fazer baixar em mais de um grau o PH e isso equivale a mais de 30 PPM de Co2 diluido no aquario.

E a velocidade com que baixa um grau depende muito do KH da água que serve de valvula.

Mas posso adiantar que com um KH de 5 ou inferior podem levar o aquario a uma descida vertiginosa do PH a ponto de riscos indesejaveis com a fauna. E estas bruscas oscilações de PH e CO2 (porque em norma a rapaziada não o tem ligado 24 horas) levam a algas.

Com o sistema de CO2 de levedura e a sua própria instabilidade já se pode calcular até onde podem levar o PH da água.

Quanto a ter o CO2 ligado 24/7 é possivel e já o pratiquei também. E muito benéfico para a Flora pois contrariamente ao que é propagado as plantas tambem usam CO2 à noite e não só por este motivo mas desse modo temos um valor constante de CO2 no aquario e quase zero flutuação.

Eu já o fiz. Tinha permanente uma bolha por segundo mais coisa menos coisa. Ao cabo de 3 ou 4 dias o CO2 fixou-se. O valor injectado versus o que era consumido estava estabilizado.

E claro o maior beneficio.. quando as luzes ligavam já o CO2 estava nivel e o PH estabilizado. As plantas começavam a produzir O2 passado menos de uma hora. Tinha crescimento brutal. Foi uma boa fase de um dos aquario que já tive. Depois andei a mexer e estraguei tudo., azelhice e falta de paciencia.

Mas facto é que o aquário nessa fase estava fantástico. Bons resultados mesmo. Gastava quase uma garrafa de 2 kg em dois meses.

De manha e à hora de almoço o co2 estava com uma bolha por segundo

 

André,

Isso foi o inicio da fermentação. Tens que ter muito cuidado com isso por varias razões.

Já vi garrafas fazerem bum! (a mim no passado) foi um estardalhaço de todo o tamanho..

Entupi um difusor que foi para o lixo. A "espuma" ou fermentação chegou mesmo à pedra difusora e entupiu.

Depois isso agora vai injectar em crescendo e passado uns dias (3 ou 4 ) começa a perder pressão e a debitar cada vez menos.

Estas flutuações de CO2 vão ser uma dor de cabeça para ti a curto prazo.

Se fosse a ti reconsiderava. Não andes a gastar dinheiro em soluções médias de recurso pois no fim acabas por gastar mais dinheiro que se investires num sistema de Co2 como deve ser. Vale mais esperar, poupar uns trocos e depois investir do que andar a gastar dinheiro nessas hipotéticas soluções. É o meu conselho.

Solução de CO2 para a maioria dos aquarios por 100 euros:

Kit de CO2 completo com valvula solenoide da CO2Art

https://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve">https://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve</a></p>

2_zpsg4u1hixs.jpg

Loja Ecoarium:

 

Viv Beetle Glass Diffuser 40 MM

http://www.ecoarium.com.pt/pt/difusores-co2/616-viv-beetle-glass-diffuser-40o-2100144-10075.html">http://www.ecoarium.com.pt/pt/difusores-co2/616-viv-beetle-glass-diffuser-40o-2100144-10075.html</a></p>

Extintor: 10euro
Conta bolhas e valvula de retorno 10 a 15 euro

Ficas com um sistema de CO2 excelente. Daqui assunto arrumado.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para um aquário de 40 litros, o Paulo que me desculpe, mas um difusor Viv de 4 cm é um exagero :ohmy:

 

gastas 35 mocas num regulador bom simples + 5/10 € num extintor no OLX, + difusor e mangueiras, com cerca de 50€ fazes a festa para 6 meses, depois é só comprar outro extintor (+ 5/10 aérios) e dura outros 6 meses :cool2:

 

claro que isto sou eu a opinar, os aérios são teus :tongue:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola António boa noite.

É a pensar no futuro. Vale uma aposta que daqui a uns meses o nosso amigo está aí com um projecto maior?

Quando sugiro equipamentos é logo a pensar em termos futuros porque a malta sabe como é. . Estamos sempre a querer dar um passo em frente.

 

Como disse é um sistema de co2 para a maioria dos aquários.

Eu faço isto porque tal como a malta que se inicia também eu cometi esses erros no início. . Comprava à medida.. passados uns tempos queria evoluir e... toca de comprar tudo de novo.

 

A tua análise está correctíssima apenas que serve só para este aquario.

 

Grande abração

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e outra coisa.. optei pelo de 40 porque a diferença para o de 30 é menos de 10 euros e a investir. . Pela diferença de preço nao pensava duas vezes em comprar o de 40. Foi so por isso também.

Uma vez mais bem haja António.

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Percebo a lógica do Paulo, pois muitos de nós começámos mesmo com coisas pequenas e depois quisemos evoluir... e ficámos condicionados com o material, mas pode haver um meio termo ;)

 

A solução indicada pelo António é uma e bem em conta e se o orçamento é condicionado talvez seja a melhor opção ;)

 

Se achares que pode investir mais um pouco com 50~60 (na loja que o Paulo indicou) já tens um regulador completo com válvula solenoide para cortar o CO2 ligada a uma tomada de relógio barata, e inclui também válvula de ajuste fino. Nessa mesma loja tens difusores eficientes com bons feedback's por parte de quem comprou e estamos a falar em 10~12 euros já com válvula anti retorno e não ficas condicionado a não poder evoluir para algo maior no futuro.

 

Já tens algumas dicas para ajudar (espero) a decidir, agora sistemas caseiros, não tens qualquer controle nem débito constante vais andar com oscilações de CO2, e para isso mais vale não teres ;)

 

Dá também um olhinhos na lojas patrocinadoras do forum, por vezes há promoçoes de kit's completos com garrafa de 2kg + regulador + solenoide + válvula de ajuste fino + anti retorno + tubo + difusor, a preços excelentes

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais